Eu já contei (há anos!) sobre o Paradoxo de Fermi. Afinal, com tanto espaço no Espaço, por que nenhum nos visita? Eu diria que é porque eles sabem que no planeta Terra tem tudo que não presta, principalmente brasileiros e ninguém merece sair de algum sistema planetário longínquo para chegar aqui e ser passado pra trás por algum brasileiro metido a esperto.
Claro, vem aquela xaropada da Equação de Drake etc e tal, mas agora o pessoal, por pura falta do que fazer, criou um novo método para estimar a probabilidade de vida surgir além da Terra, criando os parâmetros totalmente novos, estimando muito otimisticamente que deve haver pelo menos 36 civilizações avançadas capazes de transmitir sinais de comunicação aqui mesmo na Via Láctea. Vocês sabem o que isso significa?
Continuar lendo “Pesquisa mostra quantos aliens podem ficar fofocando a nossa vida”


Como buscar vida em outros planetas sem nem saber como começar? A busca pela vida fora da Terra começa por entender a vida como a que surgiu aqui, por falta de parâmetro melhor. Com isso, a melhor saída é traçar um paralelo aqui na Terra ao analisar a vida aqui, em todos os cantos.
Eu adoro globos terrestres. Eles são ótimos modelos didáticos, já existindo já séculos. Uma bonita peça de decoração e educacional, tendo ajudado a muitos como entender a geografia de nosso planeta, informações cartográficas etc. Mas você sabe como um globo é feito?
Tomar decisões não é algo fácil. Mesmo na parte que nos não estamos ligados do tipo: que diabos acontece quando decidimos por algo? Nossas decisões, desde escolher qual pé iremos usar para dar o primeiro passo até escolher o momento de esmagar os nossos inimigos envolvem cálculos realizados por redes de neurônios que abrangem nosso cérebro.
Muitos de vocês devem imaginar que grandes descobertas científicas no campo da Astronomia é feita em imensos laboratórios, telescópios avançadíssimos ou com um monte de Zé Mané que nem sabe geografia de Ensino Fundamental e critica a “ciência gringa” enquanto faz o seu trabalho (cof… cof…) com os dados do Hubble. Você estaria certo, exceto pela última parte, mas não é só isso. Alguns astrônomos amadores já descobriram cometas
Chegou o sabadão. Claro, estamos na quarentena (alguns) e meio que sem ter o que fazer. Bem, que tal passar o tempo montando um satélite? Quando eu era garoto, montava muitos modelos de papel (não existia smartphones nem internet na época). Era um passatempo muito legal e eu me recrimino até hoje por não ter dado o devido valor. Mas você não precisa ser idiota como eu era. Monte seu próprio telescópio espacial!
As pessoas são imbecis e ninguém aqui discorda disso. Sim, parte de vocês que estão me lendo é formada por idiotas, também, e eu já estou com sérias dúvidas ao meu respeito. Mas algumas maluquices são malucas demais até mesmo para os padrões dos idiotas. Daí chega alguém malandro e vocês sabem o que acontece quando duas pessoas saem de casa achando que vão se dar bem se encontram, né?
Este panorama mostra “Glen Torridon”, uma região ao lado do Monte Sharp que o Curiosity está explorando. O panorama foi tirado entre 24 de novembro e 1º de dezembro de 2019, quando a equipe do Curiosity estava de folga no feriado de Ação de Graças.