Câncer: Otimismo de pacientes não melhora doença

pacientecancer.jpgO estado emocional positivo ou negativo de um paciente com câncer não afeta, nem direta nem indiretamente, sua sobrevivência ou a evolução da doença, segundo um estudo que publica a revista “Cancer”, da Sociedade Americana de Câncer.

O estudo de 1.093 casos de pacientes com câncer na cabeça e no pescoço foi dirigido pelo psicólogo James Coyne, da Universidade da Pensilvânia.

“Chegamos à conclusão de que não há efeito do bem-estar emocional no tratamento do câncer”, disse Coyne. “A sobrevivência ao câncer é, basicamente, um assunto biológico”.

“Os pacientes com câncer não deveriam se culpar se em alguns momentos se sentem pessimistas”, acrescentou. “Ele não pode controlar seu câncer. Para alguns pacientes essa notícia pode trazer algum tipo de aceitação”.

A pesquisa sobre a saúde humana continua analisando se a mente, por meio de um estado psicológico ou emocional, tem a capacidade de curar doenças.

O artigo afirma que diversas provas apontam que, no caso de doenças graves, como câncer avançado, a mente não influencia no resultado, mesmo assim, o debate continua aberto não só em meios científicos, mas também entre o público.

O assunto tem importância particular porque se fosse possível provar que as emoções afetam o curso e o resultado de um câncer, então a psicoterapia poderia ser empregada como complemento ao tratamento da doença.

A equipe de Coyne analisou os dados de dois estudos de grupos de pacientes com câncer na cabeça e no pescoço “para determinar se o bem-estar emocional no começo do estudo poderia contribuir para a recuperação”.

Dos 1.093 pacientes que completaram o questionário sobre a qualidade de suas vidas durante o tratamento, 646 morreram ao longo do estudo.


Fonte: G1

14 comentários em “Câncer: Otimismo de pacientes não melhora doença

  1. E nenhum Jecasus ira aparecer para cura-los… nem anjos.. nem deus… nada de nada !

    Curas divinas nao existem. Existem é crentes mal-informados sobre as suas doencas e baixissima compreensao do tratamento que recebem, que ja dao o credito a seres imaginarios pelas suas “curas”, esquecendo-se do valor dos medicos.

    Os medicos deveriam ser remunerados em dobro pelos crentes mal-agradecidos, a titulo de compensacao.

    Curtir

  2. Bom… pode ateh ser q o otimismo n faça milagres e vcs tem todo o direito d n acreditar neles…. e sim na mínima probabilidade d cura q alguns sortudos conseguem a seu favor. Bom… mas eu ainda acho q eh melhor alguem com otimismo ow pelo menos procurando ter esperanças do que jogar tudo para o alto, entrar em um quadro de depressão e talvez piorar ateh mais o seu estado de saúde. Assim como reações químicas trazem sensação de prazer, alegria, etc… tb acho q pode ocorrer o inverso mesmo n sendo algo realmente significante para a medicina. E sobre pessoas q n morreram tristes eu conheço sim. É claro q ninguem fica feliz em morrer >.>
    Mas como o canedof disse, melhor morrer feliz do que triste… difícil e até raro sim… mas se eh possível, que seja dessa forma.

    Curtir

  3. Concordo com Rev.Peterson,nada como uma boa equipe médica e mesmo assim,não é certeza de algo.Se pensamento positivo fizesse algo,ninguém perderia um ente querido ou teria doente no mundo.

    Curtir

    1. Titia
      tuamutef@hotmail.com
      201.51.89.75

      @Solange,
      Filhotinha, a gente precisa lembrar de uma coisa: em todo estudo humano, dizemos que as causas são multifatoriais. São vários os fatores que causam um cenário adequado para o sucesso ou para o insucesso do quadro.
      Com todas as condições acadêmicas para se compreender a situação, ainda assim eu perdi um ente querido para o câncer.
      Crianças morrem todos os dias. Parece tão injusto. Porque não nos damos conta de que
      As causas são multifatoriais.

      Solange, de verdade,
      Há muita coisa que não compreendemos: quanto menos compreendemos, mais sofremos. Quando estudamos mais e mais, com sinceridade,
      As respostas acabam aparecendo.

      Pensamento positivo faz diferença na prática diária, é só perguntar para os médicos que atuam há mais de 10 anos no Setor de Oncologia de qualquer hospital.
      Na dúvida, pesquisar sempre.

      Curtir

  4. otimismo n faz milagres mas pode ajudar sim… uma boa equipe médica faz grande diferença tb ( uma q n esqueça toalhas dentro das pessoas como jah ocorreu aki no BR =P ).

    Curtir

  5. Eu acredito q Deus cura, sim.. mais na Biblia ta escrito faça sua parte q eu lhe ajudarei.. nao adianta fika em ksa esperando Deus vim lá de cima para cura-lo. Deus deixou a medicina e a abençoou. Por isso devemos procurar ajuda terrena e celestial. Agora se alguem morreu feliz ninguem sabe, pq ninguem veio do plano espiritual para dizer. Quem sabe no plano superior estaum melhores q nós. Obrigada.

    Curtir

  6. Assim, temos a seguinte experiência com uma pessoa com dor de cabeça:

    1) Aspirina + Oração ==> Deus cura a dor, mediante a oração.

    2) Aspirina SEM Oração ==> Deus é tão maneiro que nem precisou rezar pra ele e ele me curou.

    3) Oração SEM Aspirina ==>: Ahhhh, deus usa a dor para me fazer uma pessoa melhor…

    Já que alguém pode não ter entendido, mando incluso o desenhinho :-D

    http://cectic.com/comics/138.png

    Curtir

  7. Affff…Sem comentarios a respeito da pesquisa….
    A questão do portador não e ser otimista, primeiro que é impossivel ser otimista frente às diversas situações que enfrentemos em relação ao câncer. ninguem é otimista enquanto você toma NO MINIMO 5 injeções de morfina p parar a dor terrivel que se esta sentindo no cranio, sem contar que sua cabeça está 5cm maior, devido a evolução do tumorr.. Acho que a questão é o quanto que o psicologico da pessoa influencia na evolução do câncer, seja ele qual for. Ah e eu não sei qual a profissão de vocês, mais posso garantir que médico não faz milagre..

    Curtir

  8. Titia
    tuamutef@hotmail.com
    201.51.89.75

    Oi, Filhotinhos! Titia é suuuuper fã do Ceticismo Dot Net,
    Sempre que posso peregrino por cá,
    Mas hoje temos uns detalhezin indigestos que Titia precisa proseá.

    Primeiro, sabiam que pesquisas podem ser encomendadas? Hum? Hum?
    Essa “pesquisa” da Sociedade Americana do Câncer realmente não parece tendenciosa? Justo no País Oficial da Especulação, do-Boato-para-desabar-empresas-da-noite-para-o-dia? Tu juuuura que não? Pois que depois de tantos avanços sobre estatísticas de sobrevida dos pacientes cujo emocional era favorecido mesmo em face do quadro clínico menos favorável, surge essa “pesquisa” justamente da ACS, murchando a bola da tropa que lida todo dia com os pacientes de Oncologia. Tu jura?
    Titia foi garimpá. ESSE é o texto original publicado na internet:
    http://pressroom.cancer.org/index.php?s=43&item=68
    Filhotinhos, em tudo sempre procurem beber da Fonte Original. Lembram da brincadeirinha do “Telefone-Sem-Fio”?

    UM artigo tendencioso NÃO irá fazer desabar
    Tantos resultados já comprovados sobre a melhora do quadro clínico por consequência de uma melhora no estado emocional do paciente.

    Chega de manipulação. Chega. Não digam amém pra todo texto publicado dos EUA. Tu jura que a Verdade só mora lá? Sério?

    Segundo, acho delíííícia desmascarar mitos, A-DO-RO, mas esse nosso site merece artigos mais pesquisados, Lealcyyy, mesmo que tal investigação em busca de um artigo bem fundamentado nos leve à mais completa exaustão.
    Titia ixprica, Lealcy: os pesquisadores do Ocidente já estão juntando as peças que há milênios são pilastras funcionais (porque… funcionam!) para a prática terapêutica do Oriente, a Ayurveda na Índia e a Medicina Chinesa etc. etc. etc.
    E aqui no Ocidente chamamos de Psiconeuroimunologia: não se trata de uma Ciência, é apenas e tão somente a reunião de conhecimentos já compreendidos de forma lógica e cartesiana nos meios acadêmicos, a Anatomia e a Fisiologia reunidas, o Sistema Nervoso atuando sobre o Sistema Imunológico.
    Nada mais acadêmico, nada mais Ocidental.
    Coisa mesmo de Cético, Filhotinhos, senão eu lá não estaria.
    E se um místico aparecer por lá falando em fadas, nóis bota pra fora a vassouradas. Saca?

    O Cético não é o que apenas nega.
    Senão seríamos iguaizinhos ao crente, que apenas aceita.

    E esse artigo, Lealcy, tá parecenu assim, ó “puts, os norte-americanos da Sociedade Americana do Câncer dizem que o emocional não interfere em nada. Então se eles disseram que não interfere, então não interfere e ponto final.”

    E quanto a essa frase final de impacto, de fechamento,
    “Dos 1.093 pacientes que completaram o questionário sobre a qualidade de suas vidas durante o tratamento, 646 morreram ao longo do estudo.”
    Na verdade, para uma pesquisa acadêmica, essa frase não disse muita coisa.
    É o tipo de frase que gera impacto em leigos. Um pastor poderia usar essa mesma frase. E os crentes se espantariam, se comoveriam, chorariam etc. etc. etc.
    Pessoas morrem, e quando o espaço amostral (quantidade de seres estudados) aumenta, o número de sucessos aumenta e o número de insucessos, idem.
    Oncologia (câncer) e Hematologia (sangue) são reconhecidamente Áreas da Medicina com alto índice de óbitos.
    Analizar as reais condições de cada um dos pacientes, seu verdadeiro estado emocional e o estado do ambiente em que habitam é fundamental.
    O nome dessa investigação desgastante é Ciência.

    Médicos e outros profissionais da Área da Saúde, alguns Nova Era (que geralmente batalham por outras opções de Cura) e alguns Céticos como Titia. Psiconeuroimunologia é um conjunto de pensamentos, mas acima disso, um conjunto de resultados.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Psiconeuroimunologia

    Quem nunca estudou na escolinha que o Sistema Nervoso é dividido em 3: Central, Autônomo e Periférico? E que o Sistema Nervoso é responsável pela regulação/interpretação dos estímulos externos/ambientais? Hein? Hein?

    Depois de vários artigos científicos e resultados (que não tenho como postar aqui, porque esses artigos custam, são adquiridos em centros de pesquisa e eu num tô com paciência pra traduzir agora) sobre a atuação do Sistema Nervoso sobre o Imunológico e a melhora de doenças, a Medicina começa a responder.

    1. Hospital em São Paulo apresenta e incentiva Manobras Terapêuticas Não Farmacológicas como Terapias Complementares:
    http://www.einstein.br/espaco-saude/tecnologia-e-inovacao/Paginas/alivio-extra-contra-o-cancer.aspx

    2. Dissertação de Mestrado apresentada à USP sobre os Benefícios de Terapias (de Impostação de Mãos) como Reiki e Johrei etc. sobre os Sistemas Hematológico e Imunológico de Camundongos (seres que possuem mais de 95% de compatibilidade com humanos):

    Clique para acessar o Disserta_Oliveira_RMJ.pdf

    3. Outra Dissertação de Mestrado apresentada à USP, essa especificamente sobre o Reiki em Granulomas:

    Clique para acessar o Efeitos+do+reiki+em+hamsters+com+tumor.pdf

    Pra ser Cético, antes de tudo, rala-se muito. Exaustivamente.
    Os dois artigos que linkei não enfocam no estado emocional gerando melhora no quadro clínico, justamente oferecem enfoque na eficácia das práticas estudadas. São usados camundongos justamente para mostrar que a prática funciona, o paciente acreditando ou não.

    Já obtivemos melhores respostas orgânicas quando os pacientes estão mais harmonizados, mais equilibrados emocionalmente,
    E maior número de casos de reincidência do tumor e maior número de óbitos nos grupos humanos mais pessimistas.
    Perguntem para profissionais da Saúde que atuem no Setor de Oncologia há mais de 10 anos. Perguntem se o estado emocional do paciente auxilia na remissão do processo tumoral. Perguntem. Garimpem.
    Quem pegou carona no link do site G1 oferecido pelo(a) Lealcy, leu o comentário de uma provável profissional da Saúde:
    Liana 07/07/2008 16h01
    “Sem comentários a respeito da pesquisa realizada! Trabalho com paciente oncologicos e digo com toda certeza que o estado emocional do paciente influência DEMAIS no tratamento, seja qual for ele. Lembrando de desde que a pessoa descobre a doença, seu estado emocional já está também completamente abalado ”

    Além dos relatos de profissionais que vivenciam a realidade diária do paciente de Oncologia, há ainda vários artigos científicos onde a bioquímica não mente. Só o humano mente.

    Filhotinhos, não é só negar. Tem crente que nega a Paleontologia. Titia ouviu, numa alegre tarde de sábado, uma crente dizênu numa rádio que foi o Diabu quem criô os dinossauro, pra distrai os cientista. Pois é, pois é, pois é.

    Por favor, procurem.
    Não leiam um texto e engulem como Verdade pronta, sem mastigar.
    Por mais macio que pareça.

    #Beijomeliga.

    Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.