Terapia reverte diabetes do tipo 1

As 10 melhores idéias de Leonardo Da Vinci
Encontrado gene dos canhotos

Uma nova terapia experimental reverteu a diabetes tipo 1 em ratos, em parte graças a um novo enfoque no combate à resistência à insulina nessa forma da doença, afirma um grupo de pesquisadores nos Estados Unidos.

Com o estudo, os cientistas mostraram pela primeira vez que tratar a inflamação vinculada à resistência à insulina, assim como o componente auto-imune (de “guerra civil” no organismo) da doença pode revertê-la, se ela for detectada a tempo. “Acreditamos que esse é o primeiro estudo que mostra que a inflamação nos tecidos sensíveis à insulina desempenha um papel importante nessa doença”, disse Terry Strom, pesquisador da Escola Médica de Harvard e co-autor do estudo.

A diabetes tipo 1 é uma desordem auto-imune na qual o próprio sistema de defesa do corpo ataca as células do pâncreas que produzem a insulina, hormônio que regula o açúcar no sangue. O resultado é que o paciente não pode produzir insulina suficiente, e por isso deve complementá-la com versões sintéticas do hormônio, em geral por meio de injeções. A doença aumenta os riscos de outras complicações, que vão de problemas no coração à cegueira e a danos nervosos.

No experimento, os pesquisadores trataram ratos com uma diabetes incipiente com um coquetel de três substâncias que impediram que as células T do sistema de defesa do organismo destruíssem as células do pâncreas que produzem insulina. Eles também eliminaram a inflamação que afetava a capacidade dos tecidos dos músculos, da gordura e do fígado de utilizar adequadamente a insulina.

Os ratos foram tratados durante um período de 14 a 28 dias, e depois de cinco a sete semanas 95% deles tinham níveis normais de açúcar no sangue. Os bichos também conseguiram controlar seu nível de açúcar durante 300 dias. Em contraste, os ratos não medicados desenvolveram hipoglicemia e a maioria morreu em cerca de sete semanas, inclusive com tratamento de insulina.

O trabalho está na revista científica “PNAS” (www.pnas.org).


Leia mais sobre a diabetes.

As 10 melhores idéias de Leonardo Da Vinci
Encontrado gene dos canhotos

Quer opinar? Ótimo! Mas leia primeiro a nossa Polí­tica de Comentários, para não reclamar depois. Todos os comentários necessitam aprovação para aparecerem. Não gostou? Só lamento!