Mito 13 – Macs são à prova de ataques por malware.
Mitômetro: 5,0
Os mais crédulos viram sua esperança desaparecer quando o perito em segurança Dino Dai Zovi levou para casa o prêmio de 10 mil dólares por ter conseguido seqüestrar remotamente um MacPro rodando Mac OS 10.4.
Ele levou menos de dez horas para encontrar uma vulnerabilidade do QuickTime da Apple e construir uma página na web capaz de explorá-la (mas é preciso ser justo: a versão Windows do QuickTime também é vulnerável a esse ataque). Em entrevista ao Computerworld (EUA), Zovi afirmou aque o Mac OS é menos seguro do que o Vista (deu até para ouvir Steve Jobs ranger os dentes após essa declaração).
Esta não é a única ameaça conhecida no Mac. Em janeiro, outro pesquisador, Kevin Finisterre, e um cracker conhecido apenas como LMH finalizaram o projeto Mês dos Bugs da Apple, o que identificou uma vulnerabilidade de segurança no Mac a cada dia. Em fevereiro, os primeiros worms para o Mac OS 10 foram identificados. Considerados de baixo risco, o OSX/Leap-A se propagava pelo programa de comunicação instantânea iChat ao encaminhar a si mesmo para a lista de contatos do usuário.
Na realidade, usuários de Mac tem menor probabilidade de encontrar vírus do que usuários Windows, mas só porque malwares para Windows existem em número muito maior.
Mito 14 – Impressoras jato de tinta que usam cartuchos que combinam cores são mais dispendiosas do que aqueles que usam cartuchos com cores separadas.
Mitômetro: 1,0
Eis aqui um exemplo que é verdade. “Em um cartucho de cores combinadas, se a tinta amarela acabar, você terá de substituir o cartucho todo caso queira imprimir algo nesta cor”, afirma Cheryl Taylor, da Epson. Isso quer dizer que os cartuchos com cores individuais maximizam sua eficiência e acabam custando menos.
Charlie Brewer, do Hard Copy Supplies Journal, confirma esse fato. “É mais dispendioso imprimir com a maior parte dos cartuchos que combinam cores do que com os trabalham com as cores separadamente. Agora, ha casos em que um único cartucho de uma única cor custa mais do que um cartucho que oferece todas as cores”, diz ele.
Veja como fazer seus cartuchos renderem mais na matéria “Impressão: evite o desperdício”.
Mito 15 – Se alguém conseguir invadir seu PC ou se ele se tornar um zumbi, você vai perceber.
Mitômetro: 4,0
Não necessariamente, afirma Lawrence Baldwin, da MyNetWatchman, empresa que faz monitoramento de redes.
Se um hacker transformar o seu PC em um spambot, por exemplo, a bandeja de sistema pode alertá-lo de que o computador está enviando centenas de e-mails. Isso se o seu programa de segurança estiver configurado para analisar as mensagens que são enviadas.
Freqüentemente, os malwares fecham os programas antivírus, firewall e até o Windows Update para que possam tomar conta do seu sistema. Baldwin diz que o usuário nem percebe, até ser advertido pelo provedor de que seu endereço IP foi detectado por um bot ou porque as mensagens enviadas por esse usuário começam a ser rejeitadas. E acrescenta: “Não se pode confiar totalmente em suas soluções de segurança para proteger seu computador”.
Então como dizer se o seu PC está comprometido? Caso a máquina de repente ficar lenta ou demorar para ligar ou desligar, existe uma chance de ela estar infectada. Mas estes também podem ser sintomas de inúmeros outros problemas que não têm nada a ver com malware. “Na web, ou se é esperto, ou é melhor ficar fora dela”, completa Baldwin.
Fonte: PC World
