Verdades e mentiras sobre quinze mitos tecnológicos

Mito 10 – Acesso 3G ilimitado é realmente ilimitado.

Mitômetro: 3,5

Quando os provedores apresentam seus planos da dados em banda larga, raramente lhe dão o direito de fazer o que você quiser com esse acesso. Mas alguns provedores são piores do que outros.

Até recentemente, a Verizon Wireless anunciava um plano banda larga “ilimitado” que na realidade não era. Embora os usuários da tecnologia EVDO pudessem surfar na web, enviar e receber e-mails, o contrato proibia os usuários de enviar ou receber arquivos, visualizar webcams ou usar serviços de VoIP.

A empresa também utilizava um “medidor” limitado a 5 GB em cada conta. Caso esse limite fosse ultrapassado em determinado período poderia haver rompimento do contrato. Meses negando o fato, a empresa – sem alarde – acrescentou essa informação no contrato e deixou de anunciar o serviço como sendo ilimitado.

Já o contrato da Cingular (atual AT&T) explica que seu plano 3G ilimitado “não pode ser utilizado para upload, download ou streaming de vídeo, música ou jogos”. Diferente da Verizon Wireless, ela não impõe nenhum tipo de limite, embora ainda possa fazer o monitoramento para se assegurar de que o uso da banda não está muito alto.O pacote ilimitado EVDA da Sprint não impõe restrições no volume de dados nem proíbe download, upload ou streaming. Contudo, a Sprint “se reserva o direito de limitar ou suspender qualquer tráfego pesado e contínuo que impacte na performance da rede”.

De acordo com Miachel Ginsgerg, presidente do portal 3G EVDOinfo, a empresa já enviou alertas sobre uso abusivo da banda, com baixo nível de reclamações por conta disso e sem que tivesse de bloquear o acesso de nenhum usuário até agora.

Mito 11 – Máquinas de raio-X em aeroportos podem apagar ou danificar cartões de memória em câmeras fotográficas.

Mitômetro: 5,0

A segurança aeroportuária é explícita ao afirmar que as máquinas de raio-X não afetam nem as câmeras digitais nem cartões de memória. Na realidade, cartões CompactFlash, SD e Memory Stick podem ser mais resistentes do que você possa supor.

Testes realizados pela revista Digital Camera Shopper mostraram que os cartões de memória saíram ilesos de um mergulho em um copo de refrigerante, de uma sessão completa na máquina de lavar, do atropelo de um skate e das mãos de uma criança de seis anos.

Mito 12 – Uso excessivo do telefone celular pode causar câncer.

Mitômetro: 2,5

De acordo com agências do governo dos Estados Unidos, usar o telefone celular não causa tipo algum de problemas de saúde, a não ser que você o utilize enquanto está dirigindo, uma vez que pode se envolver em um acidente de trânsito.

Entretanto, ele pode causar interferências em marca-passos, aparelho de surdez e desfibriladores. Só isso? Não exatamente.Muitos estudos sobre o efeito da radiação gerada pelos celulares na saúde não são conclusivos ou são contraditórios, levando entidades de saúde pública a exigir que mais pesquisas sejam realizadas. Um estudo finlandês publicado em agosto pelo jornal Proteomics identificou que algumas pessoas geneticamente predispostas podem sofrer com esse tipo de radiação.

Aproveitando o tema, não há evidências de que falar ao telefone durante o abastecimento do seu carro cause explosões. Mas a FCC, agência da telecomunicações dos EUA, adverte: “Enquanto a ameaça gerada por dispositivos sem fio é remota, existem riscos potencias de ignição em postos de gasolina decorrente de eletricidade estática”.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.