Mito 4 – O Google pode encontrar qualquer coisa na internet e, uma vez que tenha localizado a sua informação, ela não pode mais ser apagada.
Mitômetro: 4,0
Embora pareça mesmo que, às vezes, os dedos invisíveis do Google possam tocar tudo, a realidade dos fatos é diferente. O Google irá localizar algo na web apenas se houver um link dessa página com ele, afimar Danny Sullivan, editor-chefe do Search Engine Land. “Caso você não deseje que sua informação seja localizada, então não a deixe disponível na internet de nenhuma forma, ou assegure-se de que estes dados só possam ser vistos por quem tiver uma senha, por exemplo”, diz.
Você também pode impedir que a ferramenta de busca (searchbot) do Google indexe o seu site – ou mesmo pedir para que eles removam páginas que já tenham sido indexadas – seguindo as orientações fornecidas pela empresa. Caso o seu site já esteja na teia do Google, vai levar um tempo para que os resultados sejam varridos do cache do sistema de buscas.
A questão mais complexa é sobre como remover informações pessoais do Google se elas estão em um site sobre o qual você não tem controle. A saída é pedir educadamente para o dono deste site para remover a página ou impedir que o Google faça a indexação dela. Em caso de recusa e se o site possuir informações como seu número de CPF, por exemplo, ou material protegido por copyright, é possível pedir diretamente ao Google para que remova esta informação de seus índices.
Em último caso, empresas como a ReputationDefender cobram cerca de 30 dólares para tentar – sem garantia de que consigam – eliminar esse tipo de informação para você.
Mito 5 – Comprar no eBay é algo extremamente seguro.
Mitômetro: 3,5
O maior site de leilões do mundo e seu serviço de pagamento online PayPal oferecem um arsenal de ferramentas para se proteger de fraudadores, falsários, etc. Mas não é 100% seguro.
“Quando se utiliza o PayPal para adquirir um item físico no eBay.com, você automaticamente está obtendo um seguro de 200 dólares na transação”, afirma Catherine England, porta-voz do eBay. Entretanto, utilizar modalidades de pagamento como ordem de pagamento, cheque e transferência eletrônica podem representar riscos. O PayPal também não cobre itens não-físicos, como software e documentos eletrônicos.
Mito 6 – Não deixe imagens estáticas permanecerem muito tempo na tela de seu TV de plasma para evitar queimar o dispositivo.
Mitômetro: 2,0
O plasma se queimar não é um mito, mas não chega a ser algo com que as pessoas devam se preocupar. De acordo com CrutchfieldAdvisor.com, monitores e TVs de plasma e de tubo podem queimar quando “uma imagem estática permanece no display por um tempo muito longo. Com o passar do tempo, estas imagens podem, mesmo, deixar uma marca definitiva na tela”.
Dallas Simon, da Crutchfield, diz, contudo que isso é extremamente raro porque as imagens são atualizadas com freqüência, por exemplo, quando entra o intervalo comercial ou quando se muda de canal. Mas pode realmente ser um problema para quem é vidrado em games e que pode ficar por horas a fio em um mesmo estágio, até ultrapassá-lo, frisa André Sam, especialista em vendas da Best Buy, nos Estados Unidos. Isso porque alguns itens permanecem estáticos na tela, como títulos de estatísticas, pontuação, barra de energia, etc.
“Como qualquer outro tipo de tecnologia, qualquer uso abusivo dela pode quebrá-la”, aplica Paul Meyhoefer, vice-presidente de marketing da Pioneer Electronics. “Dito isso, as novas gerações de TVs de plasma sofreram melhorias significativas em itens como fósforo, estrutura de célula e filtros para minimizar esse problema”.
