O Everest é por si só uma maravilha. Ele pode ser apenas uma montanhona gigantesca, intransponível, inexpugnável, mortífera e um desafio para qualquer mortal insano suficiente para tentar domá-la. Muitos tentaram, poucos conseguiram. Ao ser perguntado por que subir no Everest, George Mallory simpl0esmente disse: "porque ele está lá". Talvez seja isto que mova o Homem, a simples existência de um desafio.
Tag estrelas
Como ver o universo orbitando o Buraco Negro
Os buracos negros são um dos mais interessantes "objetos" no Universo. Eles são invisíveis e só podem ser detectados por causa dos eventos ao seu redor. A forma como a luz se desvia, devido à intensa força gravitacional do lugar indica que ali tem algo muito, muito poderoso. E este lugar é o Buraco Negro. Nada pode chegar perto de um buraco negro (e de minha parte, "perto" seria algo mais próximo do que eu aqui e o buraco negro do outro lado da galáxia). Entretanto, somos seres curiosos e gostaríamos de saber como seria se pudéssemos orbitar um buraco negro.
Continuar lendo “Como ver o universo orbitando o Buraco Negro”
3 exoplanetas são encontrados pelos cientistas da ESO, e todos estão no ponto certo!
Uma equipe de astrônomos da Agência Espacial Europeia (ESO) não se contentou com apenas um exoplaneta, e com o auxílio de novas observações, descobriram que não é um ou dois planetas, mas três! Estes três planetas, de acordo com estudos, são potencialmente habitáveis; mas não se anime, isso ainda não implica que algum ET implicante vem colocar uma sonda no seu bumbunzinho (ainda).
Os traços biológicos de uma catástrofe estelar
Quando uma estrela já não aguenta mais, está totalmente de saco cheio e vê seu contra-cheque as forças internas são tão grandes que a gravidade não consegue mais segurá-las, ela explode de forma violenta e avassaladora. Claro, isso vai depender do seu tamanho, já que o nosso Sol "apenas" se transformará numa gigante vermelha, devorando todos os planetas rochosos, para depois encolher, não restando vestígios de Mercúrio, Vênus, Terra e nem Marte. Se ela fosse mais massiva, se transformaria numa supernova e durante sua explosão, toda a sua massa estelar seria expulsa, espalhando sua poeira, de quem somos filhos.
Agora, cientistas alemães estudam a origem do Cosmos por uma outra frente: por vias biológicas, onde fósseis dão indícios da magnífica e temerosa explosão de uma supernova.
Continuar lendo “Os traços biológicos de uma catástrofe estelar”
A beleza devastadora do Sol
Hoje é quarta-feira, e só restaram as cinzas. O Carnaval encerrou-se ao meio-dia, Hora de Brasília. Alguns afortunados (eu inclusive, com a graça de Ártemis!) só voltarão ao trabalho na segunda-feira. Até esta micro-férias acabará. Tudo acaba. Até mesmo o Sol terá seu fim um dia.
Mas não será hoje. Nem amanhã. Responde isso quem puder.
Dos átomos ao pó
Nós não somos nada. estamos aqui simplesmente por causa de compostos químicos reunidos. Não há diferença entre eu, você e uma barata. Nossas químicas são basicamente a mesma; e toda ela veio de elementos produzidos mediante as temperaturas e pressões colossais atuando no interior de estrelas que há muito explodiram. Das cinzas às cinzas, do pó ao pó, do pó ao Homem, do Homem ao pó.
O vídeo abaixo é uma animação que ilustra o fim estupendo de uma estrela massiva, explodindo de forma magnífica, quando a relação entre as forças do interior do seu núcleo não podem ser contidos pela força gravitacional. A estrela explode e lança pelo espaço tudo que foi produzido na sua imensa fornalha nuclear. Continuar lendo “Dos átomos ao pó”
O Sol em todas as cores, todas as cores do Sol
É um fato: não podemos olhar pro Sol diretamente. Sua grandiosidade, moldada às custas de muita energia produzida em seu interior, ofusca e pode nos cegar. Só com instrumentos especiais podemos acompanhar o relato diário de sua vida, sua ira e sua atividade. O órgão responsável que vigia, estuda e monitora o Sol, é o Observatório Dinâmico Solar (Solar Dynamics Observatory, SDO). Eles usam diversos equipamentos para fotografar e filmar o Sol. E reunindo partes das imagens obtidas, obtemos o mosaico abaixo.
Continuar lendo “O Sol em todas as cores, todas as cores do Sol”
Descoberta primeira evidência da destruição de um planeta por sua estrela. Mas o Universo é perfeitinho
Há uma ideia extremamente idiota, estúpida, burra e totalmente fora de propósito que o Universo é bonzinho. Não é. Só alguém de visão limitada acha que vivemos em um universo harmônico e perfeito. Não vivemos. Planetas explodem, cometas se chocam com o que tiver pela frente e estrelas explodem em supernovas, levando tudo consigo. Agora, cientistas têm evidências do aniquilamento de um planeta, sordidamente devorado por uma estrela.
Estrela de Krypton agora está no mapa
E aquele que nasceu de forma diferente veio à Terra para nos salvar. Ensinou-nos sobre verdade e justiça, sempre usando seu poder para ajudar as pessoas. A vantagem é que ele não foi parar num ridículo pedaço de pau. Estou falando do Super-Homem, claro. Como todo fã de quadrinhos sabemos, Krypton orbitava uma estrela vermelha, a qual fez o favor de explodir levando todo mundo com ela. Jor-El sabia que vinha uma catástrofe eminentes, mas o Conselho de Krypton devia ser formado por políticos brasileiros, cortaram a verba do cara e o impediram de divulgar a informação. Deu no que deu.
A questão é: afinal, que diabos de estrela era aquela? Não que isso sequer fosse discutido, mas não custa nada dar um pouco mais de detalhes. A DC correu atrás e se consultou com quem eu considero um dos melhores divulgadores da Ciência da atualidade: Neil deGrasse Tyson.
Uma viagem pelos confins do Universo
Eu sou um admirador do Universo. Todo ele, como uma coisa única,. um sistema único, algo incomparável, até que me mostrem outro universo. Seu tamanho é absoluto, suas dimensões causam um nó no nosso pensamento primitivo, incapaz de racionalizar com perfeitção algo que escape do alcance de nossos olhos.
Eu os convido para uma viagem por ele, entre aglomerados globulares, galáxias e tudo que estiver pelo caminho.
