Grandes Nomes da CIência

Biografias de cientistas conhecidos ou não tão conhecidos assim. Curiosidades e fatos sobre suas pesquisas, inclusive gente anônima que fez ciência e não recebeu os devidos créditos. Mais »

Livro dos Porquês

A sabedoria e o conhecimento. Isso é Poder! Abra sua mente, aprenda mais sobre questões básicas (e complexas) e tire suas dúvidas, de forma mais didática possível, sem ser aquelas aulas chatas de colégio. Mais »

Grandes Mentiras Religiosas

O mundo não é tão bizarro quanto fazem parecer. Mentiras e enganações para ludibriar as pessoas, lindamente desmontados, de forma a trazer à luz a desonestidade para tentar lhe fazer parar de pensar e simplesmente aceitar o que querem que você pense. Mais »

Caderno dos Professores

Para quem quer ensinar e muitas vezes se pergunta como abordar um tema. Como deixar a aula interessante, como levar conhecimento aos seus alunos por meios que pedagogos lhe odiarão, mas serão amados pelos estudantes. Mais »

 

Inferno Desmascarado

AS ORIGENS DO INFERNO

Se você chegou até aqui, e pensou em tudo o que foi dito, conseguiu perceber que não tem nada no livrinho mágico que sustente a ridícula crendice do Inferno Cristão. Se você ainda acredita nele, você tem duas opções: Fique com o popozão aí sentado e prestando atenção no titio, ou feche a janela do seu navegador e vá pro Inferno que você acredita, mas sem encher o saco dos outros. Ninguém tem culpa por saber usar a cabeça, além de ficar balançando-a para cima e pra baixo, dizendo “amém” a qualquer bobagem que seu pastor, padre ou pai-de-santo fala.

Muito bem, se você está lendo este parágrafo, você usou o seu livre-arbítrio para ficar aqui e aprender alguma coisa. Ótimo! Assim, eu lhe pergunto: Você seria capaz de me dizer de onde diabos veio este mito chamado “Inferno”?

Voltemos a Hades e seu reino. Idiotas podem achar que ele estaria mais próximo, numa teologia comparada, a Lúcifer. Mas, não é bem assim. Pelo contrário! Se você prestar muita atenção, Hades se assemelha mais ao próprio Javé, cognominado Senhor dos Anéis Bíblico (ou Omni Tripla Ação). Analisa comigo:

  • É Hades quem decide o destino das almas dos mortos.
  • Hades quem comanda os Campos Elísios (na mitologia judaico-cristã, seria o Céu, Paraíso, Heaven ou as Bahamas. Dê o nome que quiser. 😛 ). E não só isso, mas também o Érebo e o Tártaro.
  • Hades quem recompensa os bons e justos e abomina os injustos, sendo as Erínias (deusas encarregadas de castigar os crimes, especialmente os delitos de sangue) recrutadas para ajudar a Hades nesta missão.
  • Hades seria um princípio de castigo implacável após a morte, na melhor semelhança “Deus castiga”.

Assim, Hades, el malvadón, não seria apenas o deus fidamãe que vai te punir. Se você foi um cara maneiro, ele o recompensará. Logo, tome bastante cuidado com o que você anda armando, então. Está bem? 😉

Com isso, fica clara a semelhança entre Hades e Javé. Com relação a ser deus criador ou não, nem mesmo Javé começou como um deus criador na mitologia judaica. Tanto é que muitas vezes ele é chamado de Senhor dos Exércitos (I Samuel 1:3 , I Reis 18:15 e I Crônicas 17:7 , só de exemplo). Mas, eu deixarei o desenvolvimento desse assunto para outro dia, kids.

Tudo muito bem, tudo muito legal, mas e o lago de fogo? Nós o encontraremos em outra mitologia ainda anterior à dos gregos: A mitologia egípcia.

Isso mesmo, pessoal! Mais um Ctrl+C / Ctrl+V hebraico dos mitos da galera do Nilo. Aqueles “baby sitters” de cabras nunca foram muito bons em criar uma mitologia própria; desse modo, o que fizeram? Copiaram o deus do Zoroastrismo dos persas, a Criação dos babilônios, a lenda de Sargão dos sumérios, até chegar no conceito de inferno, que não ficou bem explicado até hoje.

Daí, o que aconteceu em seguida? Os primeiros cristãos, que logo de início se apossaram da Bíblia hebraica (com aquele besteirol de cobras falantes, insetos com quatro patas e chuvaradas torrenciais) e cozinharam com um monte de mitos egípcios (mais uma vez), gregos, romanos etc. Mas, ainda não tinham uma coisa: algo que fosse empregado para controlar as massas, isto é, alguma coisa pra punir pessoas. Pessoas como os mantenedores deste site, que vivem contribuindo com a venda de analgésicos a crentes que tentam defender as bobagens bíblicas (eu deveria pedir um percentual de lucro das companhias farmacêuticas por causa disso).

Pelo sim, pelo não, é fácil observar que uma religião em ascensão precisa amarrar lacunas teológicas que sobram à beça, num texto que é uma evidente “colcha de retalhos”. Assim, o que os religiosos fazem? Pulam e sapateiam através do uso de hermenêutica (ou seria embromenêutica?), contextos apologéticos absurdos e terminam numa teologia doida, buscando uma “explicação” satisfatória para o pós-vida, unicamente como ferramenta de controle de massas, para que os interesses da igreja se mantivessem firmemente estipulados e controlando a população com ameaças macabras e promessas lindinhas. Para qualquer questionamento, vinha a ameaça de arder nas profundas. MUAHAHAHAHAHA

Essa era apenas a cultura de uma época que aceitaria com muita naturalidade que tanto sacerdotes como os governantes criassem histórias divinas favoráveis as leis que redigiam, pois era anterior ao conceito de divisão entre estado e religião. O governo era o representante divino de acordo com a época e o que alegassem seria provindo da divindade, de modo que ficasse incontestável a autoridade do governante.

Isso nos faz lembrar o que Napoleão disse: “Religião é o que impede o pobre matar o rico”. Foi assim com os egípcios, gregos, sumérios, babilônicos, romanos, hebreus e todos os povos que viviam por ali na época. Todos apresentando leis que afirmavam ter recebido de alguma divindade. Verdade inquestionável. Cala a boca!

De qualquer forma, existem fontes diversas sobre os egípcios de textos gregos e traduções de hieróglifos mencionando a idéia de cidades egípcias que possuíam “lagos sagrados” onde seria a área de enterros e funerais. Se lembrou do Geena e o lixão? Pois, é.

Se tomarmos muito da mitologia egípcia, sempre é mencionado um “lago sagrado” como no caso de Acherusia, o lago próximo à cidade de Menfis (me refiro ao do Egito e não o lar do Elvis). Lá seu corpo seria conduzido a um julgamento de 42 juizes e se não houvesse acusações ele receberia a benção do sacerdote, e viveria feliz pra sempre noi reino dos mortos. Lindo, não?

Nisso, Hórus conduziria o corpo do defunto num barco para a terra dos mortos (lembrou de algo?). Anúbis, o deus-cabeça-de-cachorro (tudo bem, era um chacal. Deixa de encher o saco) então iria pesar o coração da pessoa numa balança e se fosse mais leve que uma pena ele receberia as “bênçãos” de uma vida eterna num paraíso entre os deuses.

Seus outros dois destinos seriam uma forma de purgatório em que a alma iria reencarnar em outros animais até voltar a reencarnar na forma humana durante um período de 3mil anos ou para os pecadores a destruição de ser pelo fogo eterno. Hummmm, interessante, né?

Tudo isso você pode ler AQUI, para não dizer que estou inventando lorotas.

Bom, se você tem mais de meio neurônio percebeu que Hórus serviu de base para Caronte, o barqueiro, da mitologia grega, indo direto para o reino de Hades. Abaixo, mostramos a foto de um papiro de Bakenmut, da 21ª dinastia (cerca de 1069 – 945 A.E.C.). Podemos perceber os corpos dos condenados sendo cozidos no Lago de Fogo.

lago_fogo.jpg

Outras representações do Lago de Fogo dos egípcios podem ser vistos AQUI.

Visto isso, pergunto: Como surgiu o Inferno Católico?

Não se sabe com clareza. Sabemos que Dante o apresentou na Divina Comédia (na verdade,o título original é Commedia. Mais tarde que recebeu a alcunha de “Divina” por Giovanni Boccaccio). Na obra, Dante viaja por todas as instâncias do pós-vida (segundo a doutrina católica), desde o Inferno até o Paraíso. Você pode lê-la AQUI.

Obviamente, a obra de Dante é recheada com os mitos gregos e romanos. Seu guia durante a viagem é ninguém menos que Virgílio, o autor de Eneida (a obra pode ser encontrada tanto em português, como no original em latim, AQUI) e isso é bem esclarecedor.

Em resumo, a Igreja Católica pegou o que aparecia de mais aterrador e vestiu com uma fantasia cristã e pronto! Controle das massas no capricho, saindo do forno.

Uma punição exemplar é útil em qualquer sistema político ditatorial. E nisso incluem-se as religiões. Um conceito como o do Inferno Eterno é muito útil e o catolicismo se atirou nisso como raposas atacariam um galinheiro. As pessoas não prestam muita atenção nas bem-aventuranças que podem conseguir sendo boazinhas, mas erguem logo as orelhas por causa de uma boa ameaça. E é isso o que o Inferno é: AMEAÇA!!

Eu nunca vi um religioso te chamando pra igreja pra você ser um cara legal e sentar no colo de Jesus (mesmo porque, eu sou heterossexual e não curto isso). Mas, toda hora aparece um chato pentelhando aqui e nos ameaçando com essa besteirada de lago de fogo, sofrimento eterno e que meu time será rebaixado até a terceira divisão do campeonato. Afinal, é só o que estes idiotas sabem fazer: ameaça, ameaça e ameaça. Bem, azar o deles.

Você não vê crente tentando converter os outros alegando “venha comigo e vamos para o paraíso”. O que você vê é “fique aí e queime no inferno então, seu porco infiel”. Obviamente, eu daria muita risada com a primeira frase, mas riria ainda mais com a segunda. Enfim, o negócio é rir da cara desses idiotas. 😀

Agora, chegamos ao fim do artigo. Na última página onde mostraremos que dependendo do bestão cristão, você irá para um lugar diferente.

Sobre André Carvalho

και γνωσεσθε την αληθειαν και η αληθεια ελευθερωσει υμας

Pages: 1 2 3 4 5 6 7

  • A João Ferreira de Almeida é uma tradução da King James. Mas eu gosto da Bíblia de Jerusalém.

  • Breno Bernardes

    Testemunhas de Jeová 2 x 0 crentolhos e chatólicos

    Administrador André respondeu:

    Ah, sim, pois os primeiros a verem que inferno não existe bibliocamente foram os TJ’s, né?

    Breno Bernardes respondeu:

    Não, mas entre os três, eles ganharam.

    Administrador André respondeu:

    3? Vc sabe quantas vertentes cristãs existem HOJE, filho?

    Breno Bernardes respondeu:

    Imagino que muitas, mas citei os protestantes e católicos que acreditam na trindade.

  • Denner

    Muito bom o artigo, André. Mas ainda tenho dúvidas sobre essas passagens:

    “E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna”. Mateus 25:46
    “Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;” Mateus 25:41
    “Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno.” Mateus 18:8
    A quê Jesus estaria se referindo nesses versículos? Mesmo quando eu era cristão, eu não acreditava, achava o inferno uma ideia sádica e cruel, não compatível com um deus infinitamente misericordioso, mas quando lia esses versículos, tinha sérias dúvidas sobre a teologia do inferno.

  • observer

    O Chicão tá quase virando ateu. Procede essas declarações?

    http://www.mundohistoria.org/temas_foro/religi-n-filosofia-pensamiento/no-hay-fuego-infierno-ad-n-eva-no-son-reales-expone-papa-f

    Administrador André respondeu:

    Me diga ONDE na Bíblia fala de Inferno.

    JCFerranti respondeu:

    @André, com isso me surge uma dúvida: Onde na Biblia fala dos castigos e sofrimentos aos que não acreditam em Deus após a morte?

    Administrador André respondeu:

    https://ceticismo.net/religiao/inferno-desmascarado/

    JCFerranti respondeu:

    @André, 😳 putz que vergonha, me perdi totalmente com os comentários que nem me toquei de olhar em qual artigo estávamos!

    observer respondeu:

    @André, não vi em lugar nenhum, mas o pessoalzinho do convento acha que tem, o Chicão acha que não tem. Já perguntou a eles?

    Administrador André respondeu:

    Vocês parecem que não sabem em que artigo estão. Ler faz bem, experimentem!

    observer respondeu:

    @André, na verdade existe o conceito, judaico, de um local para onde vão os mortos, SHEOL (aramaico) ou Hades (grego), apenas um local de descanso eterno – mais ou menos isso. Transformaram isso num inferno.

  • Spartacus

    Muito bom cara. Parabéns por jogar um pouco de luz sobre o mundo da ignorância religiosa.
    Abraço.

  • Carlos

    se o inferno não existe o céu também não,sendo assim nem Deus existe,pois se um criador não pode punir os erros de suas criaturas,logos todos podem erra sem medo,e se não ha punição de inferno,porque temos cadeias e prisões,cadeiras elétrica e outros se os homens podem matar e punir quem querem sem mesmo ter os criados ou formado alguém,porque Deus não?se não existe inferno o que se farra com os homens maus? e onde esta o lúcifer se é que ele existe?.

    NestorBendo respondeu:

    Isso tudo, em bom português, significa o quê?

  • Não vou nem pedir os laudos, pq eu sei que vc não vai dar. Mas leva seu pastor no INCa pra curar todo mundo lá, que eu quero ver. Pode ser pronto socorro de hospital.

    Raquel Oliveira respondeu:

    Não teria problema nenhum em lhe enviar os laudos, a propósito , em que mundo você vive ? Eu sinceramente não acredito que uma pessoa nunca tenha presenciado um milagre. O pastor que me curou não era daqui do Brasil, ele é coreano e não fica fixo em um lugar ele viaja o mundo todo curando as pessoas assim com Jesus fazia .

    Pryderi respondeu:

    Podendo estar em todos os hospitais do mundo, faz “milagres” na igreja.

    AHAM

    Almeida respondeu:

    Eu sinceramente não acredito que uma pessoa nunca tenha presenciado um milagre.

    O problema desses milagres é que eles são meio tímidos já que ninguém vê.
    Só em igrejas…
    Que nunca filmam…
    E não deixam ninguém ver…

  • Elaine

    Prova primeiro q foi pólio e aí a gente conversa. Flw vlw

  • Hermeto Nelson Spohr

    O
    Inferno de Dante é lenda e nunca existiu e por que deveríamos acreditar nele?

  • Hermeto Nelson Spohr

    “Dante” é ficção!!

  • Hermeto Nelson Spohr

    Vocês acreditam na mentira?

  • Brad Ferreira

    O artigo resume bem a trajetória que o inferno percorreu até chegar nos nossos dias. Só acho um precipitado dizer que foi tudo maquiavelicamente combinado, planejado, conduzido para que fosse assim. É mais provável que( levando em conta fontes históricas disponíveis) a Igreja num determinado momento no afã de recrutar rebanhos e aumentar sua renda e poder, foi absorvendo as superstições e pavores mais bisonhos das localidades do Império em que chegava. Por isso que tem santo para todos os gostos. Vamos lembrar que mesmo depois do cristianismo ser reconhecido como religião oficial pelo Império Romano, muitas outras vertentes cristãs anatematizadas pelos romanos sobreviveram mundo afora até século VI e meados do século VII. Marcionitas, nestorianos, aianos (discípulos de Ário), maniqueístas (vertente que reverenciava Jesus dentre outros “profetas”) etc:.

    Quem se ferrou mesmo foram os ebionitas, grupo mais “judaico” de todas as vertentes cristãs.

    Para fechar o cânon com chave de ouro, apresentaram o inferno tal qual se concebe hoje, no livro do Apocalipse.

    Vamos dar um desconto, pois na Antiguidade não haviam filmes e a gama de literatura de entretenimento e jogos que temos hoje. Era natural portanto criar histórias e épicos que a um tempo servisse para distrair e assustar as pessoas com propósitos políticos ou religiosos.

    Um desconto aos antigos, melhor dizendo. Porque acreditar nessas coisas hoje é pior que a simples burrice.

    Se serve de consolo, nem todas as vertentes cristãs sustentam esse “Inferno” romano.

  • KNOWEDGEPOWER

    Ok André bom artigo, mas há sim uma referencia
    que o inferno é lugar de tormento:
    Virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe,
    E separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes.
    Mateus 24:50,51

    Pryderi respondeu:

    Sublinha aí a parte Inferno, por gentileza, que eu não consegui ler. Porque o que eu li é os ímpios ficariam afastados, chorando. Me mostra a parte de tormento eterno, sim?

    KNOWEDGEPOWER respondeu:

    Aqui está (mateus 25:46)
    46 “E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.”

    Pryderi respondeu:

    Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
    Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.
    E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.
    Mateus 25:44-46

    Em que parte está dizendo que isso acontecerá quando morrerem? Ainda meio longe da ideia de Inferno, não?

    Claro que para crentinhos é Inferno.

    Aliás, kolasin aiwnion é “lugar de tormento”, não “tormento eterno”. Vai estudar

    trustnoone respondeu:

    gostaria das fontes, as quais você tira o original da biblia

    NestorBendo respondeu:

    Recomendo o

    http://www.blueletterbible.org

    Divirta-se no seu ostracismo.

  • trustnoone

    André,

    Tenho visto que em seu primeiro parágrafo afirma que não há
    nenhuma referência de inferno eterno na bíblia. Mas encontrei uma indicação que o
    inferno é tormento, (mesmo que não seja eterno) em Lucas 16:23

    23 “E no inferno, ergueu os
    olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.”

    Tradução literal de Young:

    “and in the hades having lifted up his eyes, being in torments, he doth
    see Abraham afar off, and Lazarus in his bosom,”

    Como você afirma:” Voltando a
    Hades, seu nome era usado para designar tanto o deus como o seu mundo.”

    E então concluo que Lucas estava querendo afirmar nessa parábola
    que Hades poderia ser um expressão popular para
    denominar o inferno

    Pryderi respondeu:

    Lucas era grego. Ele chupou mitologia grega e fez uma salada, mas dizer que o mundo de Hades é igual a Inferno é a mesma coisa que dizer que o reino de Poseidon é uma jacuzzi.

    trustnoone respondeu:

    Ok me convenceu,
    Então o inferno não é nada do que dizem. por exemplo ele não é um lago de fogo ardente como dizem.

    trustnoone respondeu:

    ok me convenceu, mas o inferno não nada do que a igreja prega como por exemplo o lago de fogo certo?

  • A busca por refutações alicerçadas no literalismo não possui valor ou crédito argumentativo, afinal, o que importa se é Hades, sheol, tártaro?

    Importa que seu livro não tem o conceito de inferno como vocês, cristão, pregam. Ou seguem o seu livro, ou arrumem outra religião. Escolher só o que quer, não vale. E sim, tenho que usar o texto literal. ou então eu posso dizer que não existe um deus só porque a Bíblia falou. Vc seguir um deus e acreditar em Jesus é apenas seguir a Bíblia literalmente.

    O que sustenta o âmago da idéia não deveria ser o enlace punitivo?

    Não da forma como os cristãos pregam. Não tem uma punição eterna segundo a Biblia. Fim.

    Se pode traduzir_se em um mesmo contexto, se o valor final se dará na mesma medida, o que importa se a palavra “inferno” foi criada posteriormente apenas por razões particulares de diferenciação doutra doutrina?

    Porque não é o mesmo castigo.

    Em que mudaria isso a concepção final de haver um” estágio” onde suas injustiças serão devidamente cobradas?

    Mentir é pecado. Cristãos mentem ao afirmar isso. Bíblia fala que não deve prestar falso testemunho. Todos os cristãos serão punidos.

    Ahm tá… vc vai falar que aí não vale pois é ser literal.

    Mais está para o” convenientismo “de não se permitir ser cerceado em seus deliberados anseios humanos está a convicção do descrédito espiritual daquilo que desesperadamente esperneiam a refutar.

    E com muita propriedade. Não existe inferno conforme vocês pregam na Bíblia. Fim. Vocês mentem.

  • Se de maneira que algo possa ser expresso de forma como um ignorante vá entender, sendo lateral a determinado ponto, paralelo,mas não exatamente tal como o é de fato, ilegitimaria o cerne da questão?

    Sim.

    Mesmo que os resultados sejam da mesma grandeza, quer para o melhor ou para o pior do merecido, apenas colocados trivialmente a moldes interpretativos simplistas?

    Não foi eu quem inventou a religião.

    Só porque convém, ponto!

    Religiosos são mestres nisso.

    Falso testemunho faz referência ao ato de apoiar com testemunho ardil contra uma verdade, caso não tenha absorvido tal ínfima sabedoria.

    Tradução: mentir para sustentar um ponto.

    Se sua esposa lhe perguntar acerca da aparência dela após acordar, e ouvir de você um comentário animador, mesmo sendo este irreal, não é caracterizado “falso testemunho”, nem deveria ser, ou a própria convivência seria impossível.

    Eu não minto pra minha mulher. Se ela estiver com um vestido horrível e perguntar o que eu acho, serei honesto com ela. Claro, pessoas acostumads a mentir faem com tanta desenvoltura que não acham nada de mais.

    Anote aí caro,que por isso o Deus que cremos diz abertamente estar e ser acima da lei

    O deus que vc crê é o Jesus? Porque ele não falou isso, não.

    e não ser apenas uma filosofia onde 6 é meia dúzia e ponto final.

    Crentes e suas frases sem sentido.

    Isso porque ELE, e apenas O MESMO pode saber de tudo, de quanto, do que é para ter uma certeza irrefutável sobre determinado assunto e suas diversas formas dedutivas e limitadas humanas, o que leva a erros, equívocos e precipitações.

    Deus que sabe tudo que só fez besteira porque nunca sabia o que ia acontecer.

    Paz humano!

    Paz, ungulado!

  • Apenas isso? Sim? Refutações pueris?

    Vc fez uma pergunta, eu respondi. Qual o problema? Assim não dá para vc tergiversar, fugindo do assunto? 😉

    Nem eu, nem alguém, ela se fez presente, se fez acontecer. Religião é interação homem x divindade, relação. O nome é apenas subjetividade.

    Não foi o caso de Josias, que inventou uma religião, fez uma reforma e montou seu conjunto de leis.

    Chamamos isso de Torah (não, não desminta, pois é o que acadêmicos e historiadores como Bart Ehrman, Geza Vermes, Karen Armstrong Israel Finkelstein etc bem demonstram em seus trabalhos, os trabalhos que eu li e vc não)

    Sem a religião vc está livre e desempedido para ser e fazer o que quiser. Ah, mas existem leis humanas…..sim,existem

    Feitos pelos mesmos humanos que escreveram livros religiosos. A diferença é que leis são bemmais eficientes. Vc não avança sial vermelho porque Jesus pediu. Não avança pq vai tomar 10 pontos na carteira e pagar multa. E eu bem sei que vc fez umas barbeiragens no trânsito.

    mas são práticas apenas quando são observáveis. Fora disso, estamos apenas atrelados a nosso caráter moral solitário, e até onde está o seu?

    Num lugar melhor do que o muitos religiosos, que não são punidos pelo seu deusinho mágico. E sim por ação do sistema jurídico, que muitas vezes não pode fazer nada, porque as leis são feitas por bancadas religiosas para proteger estes religiosos. Legal, né?

    Tem feito algo ultimamente onde a lei humana não percebe

    Não sou obrigado a fazer nada senão por efeito de lei. Tipo, não sou obrigado a dar contribuições a entidades filantrópicas. Se o faço, não é porque seu livro diz. De outra forma, porque vc não apedreja homossexuais, apesar do seu livro mandar? Pq a lei impede. Que tal? 😀

    Tem feito algo imoral de acordo com a religião mas sente se bem em não ser cobrado por isso?

    Como trabalhar num sábado, comer bacon e/ou beber uma cerveja? Ainda bem que lei nenhuma me punirá por isso. Quer dizer… leis no Brasil, diferente de países teocráticos, baseados em religião.

    Redutivo e minimalista demais seu ponto de observação.

    É sua opinião. Você tem o direito de tê-la e eu pouco me importar.

    A casa branca indagou Einstein sobre a polêmica teoria da relatividade q destrói fundamentos do espaço tempo.

    Mentira. Me mostre o documento oficial dizendo isso.

    “1 minuto em um campo de batalha parece durar horas,horas com uma mulher na cama parece durar 1 minuto”.
    Mentiu ele ou deu um corpo diferente a uma verdade, sem que no entanto a ilegitimasse?)

    Isso chama-se metáfora. Mas sua Bíblia diz o que? Não ir além do texto. Não alterar um til ou um jota. Ser literal. Não reclame comigo. Reclame com os redatores da Bíblia que vc não leu.

    Penso que ela deva concluir que casou se com um rochedo, desprovido de emoções ou sentimentos para com os outros

    Ou pode pensar “casei com um homem honesto, que não mente, não engana e dirá sempre a verdade”. Mesmo porque, ela gosta quando sou direto e falo o que penso. Você pode mentir à doidado pra sua mulher, mas é um problema seu e dela, não meu. Ainda assim, a minha gosta de franqueza absoluta e sempre falamos a verdade um pro outro, mesmo as incômodas, mas isso é algo que você, seguidor de um livro que diz descaradamente que o próprio deus mente e induz os outros à mentira, jamais compreenderá. O restante é relincho seu porque foi pego com as calcinhas na mão e ficou sem argumento. Ad hominem, a vida sagrada dos religiosos.

    Jesus fora uma parte de Deus que representou o todo

    Não é dito isso na Bíblia.

    porém sem o mesmo ser o todo, no caso, não enquanto vivo como homem, após isso, tornou se o todo novamente.

    Não é dito isso na Bíblia. Aliás, Jesus blasfemou 🙂

    Claro, vc vai negar, mas estão lá “Porra, Pai, tu me abandonou, cacete!”.

    Filosofias costumam traçar pontos de vista determinantes sobre e apenas o que seus olhos de carne e cérebro pequenino consegue captar

    Na verdade, a filosofia, em sentido exato do termo, significa “amizade à sabedoria”, é um exercício cognitivo e reflexivo. Por exemplo, vc NUNCA vai questionar se a Bíblia está certa. Vc foi adestrado a crer nela, e JAMAIS irá questioná-la. Eu sim.

    Mas eu não tenho arreios sociológicos, chamados “religião”

    jamais teria descoberto outros continentes pois os olhos não viam o além do horizonte, e a mente não possuía evidências pragmáticas sobre o que estava por lá

    Em compensação, estes mesmos navegadores acreditavam em monstros marinhos. A observação, o levantamento de dados, a experiência física provou que eram apenas historinhas para colocar medo nas pessoas.

    Não muito diferente do seu deus.

    Imaginaram, sabiam mesmo sem provas q havia mais do que seus recursos biológicos poderiam supor. O mesmo faz a Nasa hoje.

    Tinha que escrever merda.

    Sempre soube camarada…..vi inúmeros casos de retaliação e provocamentos seu aqui sobre “religiosos não lerem o próprio livro”.

    Eu, não.

    Se a teoria da relatividade de Einstein diz q o tempo é apenas mais uma grandeza criada

    Quem disse isso foi Newton, ignorante.

    como pode VC dizer q o Criador não navegaria nas lacunas do tempo?

    Bom… ele se arrependeu várias vezes segundo a mitologia judaico-cristã. Se ele pode ver além do tempo, acho que esqueceu o óculos em casa. Em várias vezes ele é pego desprevenido.

    Não saberia o quê se o mesmo transita sobre um força q só existe para nós?

    Pergunta pra Jó, que seu deus aceitou foder a vida do sujeito por uma aposta e perdeu. Sim, Jó blasfemou. he he he. Deus precisou aparecer pra ele e dar um esporro. Mas tem final feliz. Deus deu pra ele (na verdade foi a mulher, mas beleza) OUTROS FILHOS. Os primeiros morreram, se foderam. E tudo poruma aposta que Satã saiu vitorioso ao provar que, sim, Jó só era amigão de Deus pq tinha tudo.

    não voltarei a argumentar com quem pretende seguir uma lógica pobre de contraste

    Vc não vai porque não pode. É ignorante demais para debater comigo. Mas eu tenho CERTEZA que você voltará. Dedinho de crente não aguenta quieto e precisa destilar besteiras. Afinal, precisa espalhar sua palavras de fé. Sem elas, sua religião é vazia e tola. Pode voltar não me incomodo. Pessoal gosta de ver pessoas falaciosas como vc pulando num pé só para responder questões básicas
    Paz humano!

  • A Torá, criação de homem, escrita séculos antes previu acontecimentos históricos, queda da Babilônia entre outras.

    Só que não. Historidores (e não o seu pastor) concordam que Torah foi composta a partir do século 6 AEC. Babilônia já nem existia mais. Assim é fácil prever. Quer que eu faça uma previsão? Em 1939 a Alemanha vai invadr a Polônia. Daqui a 2 mil anos, um idiota que ler isso é bem capaz de achar que eu previ, mesmo.

    Antecipou a ciência ao dizer que a terra estava suspensa sobre o “nada”

    Boçalidade bem conhecida e refutada aqui: https://ceticismo.net/religiao/grandes-mentiras-religiosas/a-ciencia-confirma-a-biblia-que-antecipou-a-ciencia/

    E não, não está suspensa e muito menos sobre o nada. 😀

    Filho, vc não sabe nem do seu livro, não começa a falar algo de ciência, não. Ok? Vai passar mais vergonha.

    Invejo esses homens, seria hoje afortunado com conhecimentos além de meu tempo assim, o mestre da bolsa de valores

    Curiosamente, nenhum deles inventou um carro, nunca inventaram remédios. Os caras não inventaram nem o aço!

    Não, não, nem um pontinho, mas se irá me cobrar por falhas minúsculas inerentes a limitada capacidade humana….uau, vc é mais rígido q o próprio Deus

    Ué. Seu deus mandava expulsar da tribo quem tocasse uma punheta. Amaldiçoava mulheres que estavammenstruada (maravilha de perfeição em termos de projeto), e mandava matar quem sequer seguisse outro deus.

    Se bem que há outra diferença crucial entre mim e seu deus. Eu existo.

    Na verdade minha religião ensina sobre algo ou alguém com capacidade de cobrar o ínfimo do indivíduo, da cobrança irredutível e impiedosa e ele não é o Criador, sinto te desapontar

    Seu deus manda matar filhos rebeldes, esmagar criancinhas em rochedos, rasgar barrigas de mulheres grávidas, matar todas as mulheres que não forem virgens, e as que forem podiam ser escravizadas.

    Não, você nunca leu o seu livro. Ou está se fazendo de besta. Ignorância ou desonestidade?

    Qual lei protege única e exclusivamente os religiosos? Faça-me conhecer por favor, preciso tirar proveito disso.

    Abrir uma conta bancária como pessoa jurídica sem sê-la, realizando aplicações financeiras isentas de IR e IOF, imunidade tributária a todos os templos religiosos de impostos que incidam sobre o patrimônio, a renda ou os serviços relacionados com suas finalidades essenciais, as quais são definidas pelos próprios criadores. Ou seja, nada de pagar IPVA, IPTU, ISS, ITR e outros impostos em nome da igreja. Isenção do serviço militar obrigatório a sacerdotes, direito a prisão especial, poder consumir quaisquer substâncias psicotrópicas, mesmo que estejam caracterizadas como ilícitas, preservação de seus bens, que gozam de proteção especial contra desapropriação e penhora.

    Quer mais? Porque tem MUITO mais. E eu posso simplesmente registrar qualquer igreja que terei tudo isso, sem nem precisar TER uma igreja. Por que não faço? Pois é… chama-se honestidade, aquilo que você diz que religião ensina e não precisei dela para ter. Já líderes religiosos não pensam assim. Se existisse um deus eles seriam punidos, não é mesmo? NÃO, PÉRA! Quem será punido serei eu, pq não acredito neste seu deus, o grande Senhor dos Exércitos, hiper poderoso que não pôde vencer um outro povo porque eles tinham carros de ferro e a hebreuzada ainda usava bronze.

    Apedrejamento invalidado com a doutrina do Messias.

    O messias que disse que não aboliu nenhuma lei. Ops!

    Anteriormente havia o zelo com a necessidade da perpetuação da espécie e a honra familiar

    Antigamente deusão não era bom professor, né?

    afinal um pai de família sendo atracado por outro homem não é algo fácil de concordar mesmo nos dias atuais

    Só se for por vc. Eu não vejo nada demais. Mas, sacumé, eu não sou um psicopata que manda apedrejar homossexuais. Não, péra. Vc falou que o seu Messias revogou. Não, péra. Saulo de Tarso amaldiçoou homossexuais. Afinal, qual está valendo?

    Não, amiguinho. Vc não ama aos demais como a ti mesmo, caro hipócrita!

    porém Cristo enfatizou q o amor pela vida do homossexual deveria exceder o ódio pela prática do mesmo

    Não, ele não falou isso. Vc dê a parte. Tem que ser exatamente isso que vc escreveu. Não, péra. Ele falou para amar aos inimigos. Não, péra, ele falou que não revogou as leis, então, elas estão valendo. Não, péra, ele falou para dar a outra bunda, digo, a outra face. Não,péra, Saulo de Tarso…

    Sua Bíblia é uma bagunça, e aí fica fácil para gente desonesta e hipócrita escolher a parte que convir no momento que estiver em um debate e for espremido que nem laranja. Só que vocês são como massa de pão: tratam de tentar escapar por entre os dedos sem dar uma resposta efetiva. Não é à toa que Marcionitas odiavam o deus judaico, achando-o um psicopata. Agora vc vai me dizer que Marcionitas não eram cristãos de verdade, quem era eram os ebionitas e… Ihhhhh, melhor não mencionar os cristãos que não aceitavam Jesus.

    Seguidores da Torá bebiam, Jesus nunca proibiu beber

    Isso que dá não conhecer a própria religião, impedidndo de entender que eu estava falando de muçulmanos.

    Não, amiguinho, vc escreve muito, mas tem a profundidade de um pires.

    Biografia, Einstein, Genius

    Não é a biografia oficial. Lamento. Não me pego a série de TV

    O não ir a um til além do escrito referia-se a não altera-las, mas interpreta-las em contexto sempre fora permitido já q o próprio Jesus o fez qd disse que o “bacon” contaminava o homem com bactérias da carne

    Acabei de olhar a Bíblia e não vi em qual evangelho Jesus falou para não comer bacon por causa das bactérias. Aliás, bacterias mágicas que só estavam no bacon, mas não em carneiros. Deve ser na parte dos coelhos, aqueles seres ruminantes. Ops…

    O mesmo previu q a exigência do sábado era para q o homem não fosse explorado continuarmente em seus afazeres, quer fosse por seu empregador ou por suas próprias ganâncias

    Então ele sendo judeu violou leis judaicas, já que nem lavar as mãos antes de comer lavava (e vc ainda diz que ele falou de bactérias!). Eu acho que foi errado ele ir pr cruz. Deveria ser apedrejado, então. E ningém ia falar nada. Obrigado por dar uma prova que isso não aconteceu, como todos os acadêmicos atestam. 😀

    Minha nossa, eu dizer p minha esposa q ela esta bela apesar de não aqui é caracterizado como mentira grandiosa

    Ah, então vc não gostou de uma acusação absurda? Mas me acusar de ruim por falar a verdade pode, né? Vocês são muito previsíveis. Tão previsíveis quanto hipócritas. Mas, claro, rezando vãs repetições em igrejas, tinha que ser hipócrita, mesmo, cf Mateus cap. 6

    Antes era o verbo, e o verbo habitou com ele, e ele era o verbo

    Desculpe, mas em que ponto está falando Jesus? Aliás, dá uma pesquisadinha para saer o ue significa “verbo” em hebraico antigo. Vai lá dar uma pesquisadinha (óbvio, vc não vai).

    Se a partir de hoje, vc passasse a pensar como Djon Lennon

    Isso é marca de mostarda?

    gostar do mesmo q ele, aceitar o q ele aceitava, procurar sentir o mesmo q ele sentia, não existe aqui a relação tão próxima a vc ser praticamente idêntico a ele?

    Não. Se eu seguir os preceitos de Confúcio, eu não serei Confúcio. Serei alguém que segue Confúcio. Tanto é que nenhum cristão é chamado de Confúcio, nem Jesus é chamado de Confúcio, apesar de Confúcio falar as mesmas coisas que Jesus, com a diferença que veio 500 anos antes.

    Seria ousadia dizer q pareciam vcs serem um só?

    Ousadia, não. Burrice, sim.

    até pq minha sensatez n me permite confiar exclusivamente numa ciência q muda de teoria inúmeras vezes e declara n conhecer um décimo do cérebro,um quarto da biologia, e praticamente um nada do universo conhecido, menos ainda do q está além desse universo

    Melhor é acreditar num livro já provado falso inúmeras vezes, mas ainda sustenta que é verdade, mesmo com incongruências científicas, históricas e geográficas, conforme todos os acadêmicos e historiadores atestam. Mas vc quer que seja verdade, então, é.

    Mas quando está com dorzinha, toma um dorflex. Não confia na ciência, mas não pula para fora da janela do 30º andar, nem enfia o dedinho na tomada. Ô, mas vc acredta na ciência, sim. Ou não. De repente a química está errada. Bebe ácido de bateria. A Química pode estar errada. Dê uma martelada na mão. A Física já se provou falsa várias vezes. Deixe-se picar por um escorpião, já que ninguém sabe se a biologia está certa ou não.

    Bem, vc é livre p crer q o universo e a vida jogaram bilhar por bilhões de anos até q num passe quase de mágica tudo se entrelaçou em harmonia e fundiu tudo que há.

    Eu gostaria de ver o livro de ciência que disse que isso aconteceu num instante. pode me mostrar? Não, péra. Seu livro é que diz que PUFF, apareceu um elefante.

    A NASA n encontra evidências nenhuma sobre vida extrahumana mas deduz ser muito improvável e ilógico supor q apenas nós, nesse universo grandioso ao extremo e até a possíveis inúmeros outros e mesmo a distintas possíveis dimensões, existir a vida apenas aqui!

    Diz o cara que acha que todo o universo foi feito para toscos morando num terreno agreste no meio do deserto do Negev, quado vários impérios tinham surgido, acabado, surgido outros e dominou os toscos do Negev, que foram salvos por… outro império. Deus? Não, Ciro da Pérsia.

    Acho proporcional, já que parece se tratar de…,.um credo?

    Não, uma hipótese, como há tantas outras. Lembre-se: NASA é composta por vários cientistas. NASA não diz nada. Pesquisadores dizem. Os mesmos pesquisadores que dizem “bem, algum planeta tinha que ter vida primeiro. por não o nosso?”, e outros acreditam que vida apareceu em outros planetas primeiro. Mas, claro, é difícil dialogar ciência com alguém que acha que Jesus mencionou bactérias.

    A propósito: sabe quem estabeleceu a lei da hereditariedade? Um monge. Sabe quem criou a teoria do Big Bang? Um padre. Sabe quem e ignorante por não entender nada disso, ficando com um arreio religioso sem poder olhar ro lado, pois seu medinho do deus malvado impede, acabando por flar uma torrente de asneiras? um outro religioso. No caso, vc.

    Pobrezinho do ignorantinho não sabe que a Academia de Ciências mais antiga do mundo é a do Vaticano, recheada de prêmios Noel. Sabe a ciêcia que vc desdenha hipocritamente pois a usa diariamente? Eles lá a seguem, sem deixar de acreditar em deus. Por isso eles são melhores que você. Se bem que qualquer pode ser, facilmente.

    Newton disse…corroborou? Concluiu? Esmiuçou? Ah sim, despropositada mente

    Eu não estou bem certo do que esta frase sem sentido quer dizer. Eu apontei que, mais uma vez, história da ciência não é seu forte. E sim, tempo é uma grandeza,mas, claro, não espero que vc saiba o que isso significa.

    Arrependido já estava antes mesmo de fazer

    E fez por que? Talvez um deus maior que ele tenha mandado. A primeira repartição pública celestial.

    mas o caminho precisava ser doutrinado.

    Algo obrigou deus a fazer algo que ele sabia que daria merda, pq era preciso, já que esse deus menor er incompetente para fazer direito da primeira vez e o deus maior disse para fazer assim mesmo.

    A melhor forma de não seguir a religião de alguém é deixá-la falar que ela mesma mostra o quanto é imbecil.

    Já foi severo alguma vez mesmo contra a vontade e sabendo q sentiria com peso,mas q teria q fazer p que algo ficasse bem claro?

    Não. Sempre fiz a coisa certa da primeir vez quando eu tionha um vislumbre do que poderia dar errado. Quando fiz e deu errado eu posso dizer em minha defesa que não sou onisciente nem onipotente.

    Obrigado por reduzir seu deus à insignificância.

    Pela frieza empática constatada aqui por suas próprias letras calculo q já mas q isso não o impediu de demonstrar o q pensava sobre a questão.

    Ou sou frio ou empático. Claro, alguém ignorante o suficiente (ou desonesto intelectual) para passar batido por contradições ainda piores na Bíblia, não posso esperar coisa melhor de você, não é mesmo?

    Bem, papo tá bom, mas dou o fim por aqui. Suas falácias, bobagens e amostras de retardo mental consomem tempo precioso. Inté.

    Porque até agora nada de provar que o Inferno existe conforme os religiosos pregam.