Narcisistas adoram tirar onda em redes sociais

O título parece um sonoro lampejo do óbvio. Talvez porque seja, mesmo. Mas Ciência é baseada em testar hipóteses, por mais óbvia que pareçam. Sendo assim, pesquisadores começaram a estudar pessoas e suas relações com redes sociais e chegaram à conclusão que narcisistas adoram tanto a si mesmos que fazem de tudo para aparecer, inclusive enchendo a droga do saco, de forma que você e todo mundo saibam disso.

Desde o número de amigos, até a quantidade de postagens por dia (normalmente, um monte de inutilidades, lixo e merda em geral), tudo isso já vem sendo tabulado há muito tempo em cerca de mais de 60 estudos. Agora, uma revisão completa e tabulação desses dados dá maior acurácia ao que vem sendo analisado nesse tempo todo.

Continuar lendo “Narcisistas adoram tirar onda em redes sociais”

10 Anos de Ceticismo.net

São 3.986 posts (sem contar este aqui), 169 páginas com matérias especiais, 49.840 comentários e muita informação. uma história de muito, muito tempo, ainda mais em termos de Internet, em que um ano é muita coisa. Fiz amigos, alguns desafetos, gente me xingando, gente me elogiando, gente que buscou a informação que precisava, enfim… Migramos de mídia, participações em alguns podcasts (ok, só um, o SciCast, mas vários episódios), convite para ir no CampusParty (ok, só por causa do SciCast, mesmo), convite para escrever em outros sites (infelizmente, já não existem mais. Serei o culpado?) e hoje estamos no YouTube, no Canal do Ceticismo.net.

No dia 29 de outubro de 2006, foi publicado o primeiro de nossos artigos. Sim, o Ceticismo.net hoje faz dez anos, um dos mais antigos sites de divulgação científica e pensamento crítico da Internet Brasileira, e há muita história, e ela começa antes de 2006.

Continuar lendo “10 Anos de Ceticismo.net”

5 Mitos da Ciência

Por mais que avança o nosso conhecimento, ainda ficamos presos a ideias tortas sobre pesquisa científica, Algumas acabam criando proposições totalmente infundadas, e alguns mitos, seja lá de onde vieram, acabam se perpetuando, por mais que informemos que aquilo não existe. Ideias como só usamos 10% do cérebro, a regra dos 5 segundos, lemingues se suicidam, vacinas causam autismo e que a água muda de estrutura mediante o estado emocional de quem estiver por perto ainda são contados e replicados, mesmo quando falamos que não há nenhum embasamento.

Aqui veremos esses 5 mitos e explicaremos porque estas idiotices não passam disso: idiotices.

Continuar lendo “5 Mitos da Ciência”

O nascer e pôr da Terra em alta resolução

A Lua sempre nos fascinou. Ela estava lá. Bem na esquina. O único astro mais próximo da gente e que nos acompanha desde milênios sem tentar nos matar. Dinossauros que o digam. As máquinas já foram lá. o Homem já foi lá. Mais máquinas voltaram lá. Voltaremos a pisar nela um dia mais uma vez? É difícil, já que é mais desafiador ir à Marte, e mais recompensador, também, nem que seja para comer umas batatas fritas com Mark Watney.

Em 2007, a sonda Kaguya, lançada pela Jaxa, a Agência Espacial Japonesa, tirou várias fotos. Agora, essas fotos em alta resolução foram liberadas, E é simplesmente… LINDO!

Continuar lendo “O nascer e pôr da Terra em alta resolução”

Hidrogênio e oxigênio na água explodem?

O hidrogênio é um gás altamente inflamável. O oxigênio é um poderoso comburente. Sendo a água composta por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, por que a água não pega fogo nem explode?

É uma pergunta corriqueira, mas fica sem resposta na maioria dos casos. Para isso existe o YouTube. Para isso existe O LIVRO DOS PORQUÊS

Continuar lendo “Hidrogênio e oxigênio na água explodem?”

Internet Brasileira 2.0: Nada de criança assistindo

Já faz longos 10 anos que publicamos A nova Internet brasileira: Um guia ilustrado!, uma sátira às leis idealizadas pelo Eduardo Azeredo. Todo mundo achou engraçado na época, mas o tempo passa e as “boas” ideias sempre votam à baila. Assim, temos vindo aí o projeto de lei 2.390/2015 (viram a data? Pois é). Este projeto de lei altera a Lei nº 8.069, de 12 de julho de 1990, criando o Cadastro Nacional de Acesso à Internet, com a finalidade de proibir o acesso de crianças e adolescentes a sítios eletrônicos com conteúdo inadequado.

O que é considerado inadequado? Calma que tenho que perguntar ao Grande Irmão!

Continuar lendo “Internet Brasileira 2.0: Nada de criança assistindo”

Por que eu fiz Química?

Sim, eu fiz Química. Todo mundo me pergunta o por quê. Eu não teria grandes motivos para explicar uma coisa que nem eu sei ao certo. Entretanto, há alguns fatos a serem considerados e analisar como eu acabei nessa profissão.

Além disso, é bom saber por que você deveria fazer Química ou seguir uma outra profissão. Sim, é mais um vídeo.
Continuar lendo “Por que eu fiz Química?”

Reações Químicas

Reações químicas são o processo pelo qual nós temos uma ou mais substâncias e conseguimos obter muitas outras… ou apenas uma só. Nossas indústria, nossas casas e até o interior de nossos corpos é uma constante sucessão de reações químicas.

Essas reações nunca são iguais, cada uma dependendo da natureza das substâncias envolvidas. Sendo assim, que tal darmos uma olhadinha em alguns poucos exemplos? Eis mais uma edição em vídeo do LIVRO DOS PORQUÊS!

Continuar lendo “Reações Químicas”

Facebook apaga foto de uma criança nua e pessoal reclama

Facebook tem uma política muito rígida no tocante a nudez, peladices e periquitas coaxando, pererecas piando e pintinhos voando (ou algo assim). Teve o caso de uma dona que tomou flag porque apareciam os seus cotovelos e o algoritmo do Facebook brecou, “pensando” que eram seios. Isso causa certos problemas e inconvenientes por causa dos falsos positivos, mas isso tudo é gerenciável.

Agora o caldo entornou quando a primeira-ministra da Noruega desafiou os poderes messiânicos do Facebook e postou foto de uma menina menor, totalmente nua. O algoritmo, claro, mandou a foto pro limbo, e a primeira-ministra ficou possessa, pois se acha no direito inalienável de postar nudes de crianças.

Desnudando a loucura do mundo, esta é a sua SEXTA INSANA!

Continuar lendo “Facebook apaga foto de uma criança nua e pessoal reclama”

Os Ácidos

Ácidos são substâncias interessantes, incríveis e… perigosas. Acham que só porque algo tem “ácido” no nome, é algo vindo de Satã para acabar com as nossas vidas. Mas é injusto. Ácidos estão dentro de nós, à nossa volta,

Por mais que as pessoas tenham medo dos ácidos, ainda assim sentem  curiosidade, e é para isso que existe este canal: para dar respostas às suas curiosidades sobre a Ciência.

Continuar lendo “Os Ácidos”