A questão do casuísmo

A presença da ciência em nossos dias é o que se chama de truísmo – uma verdade tão clara que enunciá-la se torna uma redundância das mais desnecessárias. Ninguém negaria que vivemos em um mundo em que os frutos da ciência cada vez mais se tornam presentes em nossa vida cotidiana. E esses frutos não se limitam a essa gama de ferramentas da vida prática e material que o desenvolvimento da tecnologia possibilitou. Mais do que isso, adentram o mundo do pensamento e das visões de mundo.

Eis aí outro truísmo: o crescimento da ciência é responsável pelo aumento da adesão aos pareceres científicos na própria sociedade não-especializada – isto é, ao menos no setor cientificamente alfabetizado da população. Tal fato é assim tão evidente pois é claramente visualizado hoje e mesmo à luz da história (nas épocas “não-científicas”, não houve difusão do “pensamento científico” na sociedade [Ex.: Idade Média]; nas épocas “científicas”, deu-se o contrário [Ex.: Séculos XVII/ XVIII]; e hoje, por excelência uma época de alto desenvolvimento da ciência, há, comparativamente, um número elevado de pessoas que confiam nas capacidades da ciência).

Clique aqui para ler o restante deste artigo »

As raízes profundas das doenças genéticas

cromossomo.jpgÉ uma coisa interessante que existe em nós, animais vertebrados. Nosso genoma não foi repetido uma vez, mas muitas e muitas vezes. Achava-se que o excesso de genes acaba sendo descartado e perdido para todo o sempre, mas parece que não é bem assim, como mostra a pesquisa de Aoife McLysaght do Trinity College em Dublin, Irlanda.

À guiza de informação, Aoife (pronuncia-se “Áife”) é uma moça muito bonita, como todos os irlandeses costumamos ser. Mas não precisam acreditar em mim. A página dela pode ser acessada AQUI.

Continuar lendo “As raízes profundas das doenças genéticas”

Como se livrar de um spammer

Não há ninguém que discorde: Spammers são um estorvo! Se bem que o spammer não ache isso.

Convenhamos, é um saco ter que receber um monte de lixo internético. Desde os milhões que estão à minha disposição num banco no Congo até os oferecimentos de viagra, v1agra /|agra etc. todo dia sempre algum débil mental envia e-mails não solicitados com propagandas ridículas. Todo dia o Akismet daqui cata centenas de links que bots insistem em mandar, como coisa que iria passar algum dia. Uma pentelhação sem fim. Agora, eu resolvi contra-atacar. Depois do Telemarketing-Fu do Silveira, eu lanço o Spam-Jitsu. Vejam só como se deve proceder.

Continuar lendo “Como se livrar de um spammer”

Grandes Nomes da Ciência: William Kamkwamba

william_kamkwamba.jpgMuito dificilmente você se lembrará – ou mesmo terá conhecimento – deste nome. Não só pela difícil pronúncia, como pelo fato dele ter nascido nos cafundós do Judas lá no meio da África, num lugar desolado, pobre e abandonado chamado Malawi.

William Kamkwamba nasceu em 5 de agosto de 1987. Era um garoto que, como eu, amava os Beatles e os Rolling Stones não sofria do mal do conformismo. Ele não aceitava que as coisas – mesmo sendo muito ruins – são imutáveis, tendo que aceitá-las simplesmente e pronto. Cientistas não se curvam perante o infortúnio e ficam se lamentando da vida; eles vêem esses infortúnios como uma oportunidade, um estímulo, um desafio. E desafios existem para serem vencidos! Esta é a história do garoto que domou o vento.

Continuar lendo “Grandes Nomes da Ciência: William Kamkwamba”

Voz dos Alienados 12

Eu adoro quando escrevem para o Fale Conosco. Sério! Sempre aparece uma sugestão de artigo, uma palavra amiga (desgraçado, Jesus vai te matar hoje!) ou até mesmo um email de congratulações, como o que a Rachel enviou. Mas nem só doces mensagens de amor e carinho (FDP, como ousa dizer que Deus não existi? Que ódio, se eu te pego na rua, tu vai vê só) nosso email recebe. também recebemos algumas doideiras, como esta que Mr. Alexandre F. (ele assinou assim, mesmo, eu só abreviei o sobrenome para proteger o idiota de si mesmo) nos mandou. Confira:

Continuar lendo “Voz dos Alienados 12”

Arca de Noé encontrada: Fraude ou ingenuidade?

arca_noe2.jpgSinceramente, eu não sei qual é a ligação freudiana que os fundamentalistas cristãos t~em com a Arca de Noé, um dos maiores mitos bíblicos. Podem ver que o artigo sobre o Dilúvio é bem mais concorrido do que s que falam de Jesus. Deve ser porque eles estão prestes a mudar de deus, não se importando se o Jóquei de Jegue tenha existido ou não. Bem, os céticos já sabiam a resposta há muito tempo, da mesma forma como sabem a resposta sobre a Arca: besteira!

Agora, a comunidade está em polvorosa (ok, não é tanto assim). Pesquisadores evangélicos da Igreja da Arca de Noé (em inglês Noah’s Ark Ministry) encontraram, nada mais nada menos que… A Arca de Noé! UAU!!! Adivinhem onde eles encontraram? Na Turquia, no famigerado Monte Ararat, onde Ron Wyatt “achou” vestígios da Arca, para depois ser ridicularizado pelo próprio Answer in Genesis, o mais conhecido site criacionista. E se nem criaBURRIcionista acredita nesta besteira… Ah, bem, crente precisa acreditar nas coisas.

Continuar lendo “Arca de Noé encontrada: Fraude ou ingenuidade?”

Indiano diz que não come nem bebe nada há 70 anos

prahlad_jani.jpgPrahlad Jani é mais um daqueles velhinhos com cara de coitadinho, mas que se você der mole afana sua carteira na boa. Ele também alega que não é muito chegado a banho, e não vê água e sabão em todos esses anos também. Claro que muitos idiotas estão acreditando na conversa mole e o Ministério da Idiotice Defesa acha que pode usar seus poderes X-men para fazerem soldados perfeitos que não comem, bebem, dormem e nem fazem fuk-fuk (essa parte eu realmente acredito que o velho não faz). Continuar lendo “Indiano diz que não come nem bebe nada há 70 anos”

Pregador britânico é preso por dizer que homossexualidade é pecado

Dale McAlpine é um daqueles crentes retardados que acham que não fazem nada de mais se tratarem seus semelhantes de forma imbecil, usando pretextos bíblicos para vociferar sua homofobia idiota, só por não ter tido o direito de usar um vestido na festa de formatura. Ok, a parte do vestido é uma especulação, mas não deve ser muito diferente da verdade.

O que acontece é que o distinto inglês se achou no direito de espalhar panfletos dizendo que homossexualidade era pecado e todos os homossexuais estariam condenados ao inferno que ele, McAlpine, acredita e quer que pessoas normais acreditem também. Resultado? Foi em cana! Continuar lendo “Pregador britânico é preso por dizer que homossexualidade é pecado”

Livro de Michel Onfray acusa Freud e charlatanismo

michel_onfray.jpgFreud é conhecidíssimo. Virou lugar-comum o bordão “Freud explica…”, e todos já ouviram falar no austríaco esquisitão (deve ser algo na água que faz os austríacos serem meio birutas). Alguns acham que freud é um gênio, outros que nem tanto, que ele foi superado pelos seus discípulos. Só que agora, Michel Onfray, autor do Tratado de Ateologia, chega chutando o pau da barraca e mete os dois pés no peito dos adoradores do velhinho do charuto. Para ele, Freud não passa de um charlatão, mentiroso, fracassado e defensor de regimes totalitários. Só não chamou de bobo, feio e chato, porque aí era demais (ou não).

Continuar lendo “Livro de Michel Onfray acusa Freud e charlatanismo”

Israelense é preso por alegar que possui um esperma sagrado e ter estorquido dinheiro de incautos

O mundo governado por Hades se mostra cada vez mais maluco. Cérbero anda dormindo no ponto e deixando uns idiotas escaparem pelo rio Estige, e Caronte é um bom fidamãe, aceitando suborno. Um homem israelense foi preso com uma acusação para lá de inusitada: Abuso Sexual.

O que tem de inusitado nisso? Foi a maneira que ele abusou das desavisadas (sim, plural). Ele as convencia que era possuidor de um sêmen santo, ou esperma sagrado ou alguma loucura nesse sentido. E você que pensou que seu vizinho era esquisito só porque não lhe cumprimenta de manhã…

Continuar lendo “Israelense é preso por alegar que possui um esperma sagrado e ter estorquido dinheiro de incautos”