Seres humanos possuem mordida mais poderosa entre os primatas

morder.jpgOlhando-nos no espelho, não parecemos grande coisa. Ossos não muito grossos, um corpo frágil, sem garras e/ou presas. Com certeza, não somos predadores; o que nos diferencia (mas não muito) de outros animais é que usamos estratégia, mas isso outros mamíferos também usam, como é o caso dos grandes felinos.

Uma equipe de pesquisadores estudou diversos tipos de mandíbulas de vários animais. O tubarão branco (Carcharodon carcharias) é uma das espécies com a mais poderosa das mordidas, mas quando voltamo-nos para os mamíferos – em especial os primatas – nós, ridículos seres humanos, somos os que possuímos a mordida mais forte. NHAC!

Continuar lendo “Seres humanos possuem mordida mais poderosa entre os primatas”

Chimpanzés formam bandos para matar vizinhos e expandir seu território

macaco-mau.jpgVocê talvez seja daqueles que acham que a Natureza é linda, ética e primorosa, como nos desenhos do Walt Disney. Para sua tristeza, devo informar que não é bem assim e nem que o ser humano é o único FDP do mundo natural. Há criaturas tão ruins, sacanas e perversas como ele, senão pior.

Que chimpanzés (carinhosamente chamados de “chimps”) formam uma classe de macacos.. como direi, espíritos-de-porco, já é bem sabido. Agora, sabe-se também que nossa tendência ao territorialismo e à guerra não é exclusiva de nos, Homo sapiens, mas os próprios chimps são lutam e assassinam outros de sua espécie, visando expansão de seu território.

Continuar lendo “Chimpanzés formam bandos para matar vizinhos e expandir seu território”

Grandes Nomes da Ciência: Hermann Schatzmayr

Estamos acostumados a ler sobre muitos cientistas pelo mundo afora. Mas há pouca divulgação aqui no Brasil de homens e mulheres que ampliam o conhecimento e ajudam a melhorar a vida das pessoas. Tais pessoas deveriam ser reconhecidas, ter seus nomes mencionados em colégios, merecem ser reconhecida pelo que fizeram, fazem e pelo muito que farão.

Uma das pessoas que, com certeza, merece respeito no meio científico brasileiro é Hermann Gonçalves Schatzmayr, nascido em 1935 no Rio de Janeiro e a quem eu tive o prazer de conhecer certa vez, ainda que por poucos instantes. Assim, é com consternação e tristeza que eu relato que o ilustre Dr. Schatzmayr não estará mais orientando e servindo à Ciência. Ele faleceu ontem (21/06), aos 75 anos de idade. Continuar lendo “Grandes Nomes da Ciência: Hermann Schatzmayr”

Como as bactérias ajudam nosso sistema imunológico

bacteria_imunologico.jpgQue bactérias ajudam a impulsionar o nosso sistema imunológico é fato bem conhecido.Entretanto, pesquisadores da Loyola University Health System descobriram como as queridas bactérias conseguem esta proeza.

Em artigo publicado no periódico Journal of Immunology, a drª Katherine L. Knight – professora e chefe do Departamento de Microbiologia e Imunologia da Faculdade de Medicina da Universidade Loyola de Chicago – relata sua descoberta. Por sinal, ela fica muito bem naquele guarda-pó.

Continuar lendo “Como as bactérias ajudam nosso sistema imunológico”

A vida secreta da água em temperaturas muito baixas

O mundodas substâncias é muito esquisito. Tão esquisito que algumas pessoas acham que isso é sinal que tem alguém (tão esquisito quanto) por trás disso tudo. Com a água não é diferente. E#la sempre foi um mistério, mas não tão misterioso assim, e suas propriedades físicas e qu[ímicas s]ão incríveis. Obviamente, toscos aegarão que ela foi “desenhada” para ser assim, logicamente. Mas quem dá ouidos a pessoas que costumam acreditar em cobras falantes?

Muito provavelmente, você aprendeu no colégio que as substâncias apresentam os 3 estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Obviamente, nem todas as substâncias apresentam estes estados físicos, mas a água não só apresentas estes estados físicos, como outros. Para bagunçar ainda mais isso, químicos da Universidade de Utah confirmaram a coexistência de gelo e água líquida depois que há solidificação em temperaturas muito baixas.

Continuar lendo “A vida secreta da água em temperaturas muito baixas”

Voz dos Alienados 15

Bom, pessoal, estamos na segunda-feira. Imagino que vocês, pessoas sérias que são, estão no trabalho dando duo (ou nem tanto), checando e-mails da gerência que não dizem nada e prontos para reuniões toscas só para verem os chefes falarem que vocês estão vagabundeando e precisam trabalhar mais.

Pensem que eu estou aqui para mostrar como a vida pode ser pior ainda, principalmente quando temos que ler um monte de tosqueiras sem sentido nos e-mails e comentários que deixam aqui. Senhoras e senhores, esta é mais uma Edição do Voz dos Alienados, sua coletânea de artigos favorita. Continuar lendo “Voz dos Alienados 15”

Onda de calor pode ter sido a responsável pela morte dos moradores de Pompeia

pompeia.jpgPompeia é o que pode se dizer de emblemático. Como uma ação natural violenta pode liquidar de uma vez só todos nós, pobres macaquinhos pelados, sem aviso nem nada. A erupção do vulcão Vesúvio, ocorrida no ano 79 E.C., matou tudo o que estava ao seu redor. A Natureza nunca teve nada de boazinha. Toneladas de pedras, cinzas e morte caíram do céu, soterrando a cidade por 1600 anos, até que as ruínas foram descobertas e o horror do que aconteceu naquele fatídico dia 24 de agosto veio à tona.

Pompeia vem sendo estudada ao longo desses séculos e nunca houve consenso direito sobre o que aconteceu que matou todos os moradores… até agora!

Continuar lendo “Onda de calor pode ter sido a responsável pela morte dos moradores de Pompeia”

Violência esportiva: Sul-africano é morto por querer assistir futebol ao invés de programa evangélico

Esporte: Um modo de conciliar os povos, deixando as desavenças de lado e reforçando a paz entre os povos… A não ser se sua família for extremamente evangélica ou islâmica, é claro!

Segundo notícia trazida pela Lilian, David Makoeya, um sul-africano de 61 anos, foi assassinado barbaramente por sua família só porque estamos em época de Copa do Mundo e o pobre homem queria ver o jogo da Alemanha com a Austrália. Como os simpáticos cristãos queriam ver um programa evangélico, mais ou menos nos moldes do Show da Fé ou alguma coisa escrota nesse sentido, houve uma disputa pelo controle remoto. A mulher e os filhos mataram o pobre homem, já que seguem as regras dispostas por um deus justo, bom e misericordioso.

Esta é mais uma futebolística SEXTA INSANA!

Continuar lendo “Violência esportiva: Sul-africano é morto por querer assistir futebol ao invés de programa evangélico”

18 de junho: Feliz dia do Químico

molecule.gifNo início era a Singularidade e o limite onde a variação de Entropia tendia a zero. Tudo era pequeno e quente até que o fluxo do Destino mudou o curso da História quando não havia História. Energia sofreu variações, partículas se juntaram, prótons foram criados na Sinfonia Eterna e estes se juntaram a nêutrons e elétrons. Os primeiros compostos começaram a existir, junto com a mais maravilhosa das ciências, existindo desde os bilhões de anos de todo o Universo (morram de inveja, toscos que veneram Ciências Humanas, vocês são muito novinhos).

E assim que o tempo fora criado, a mais poderosa das deusas olhou para baixo e disse: Chegado está o momento de eu me expandir e criar meu séquito. Que todos os átomos dêem origem à substâncias, segundo minhas Leis! Que todas as substâncias se combinem segundo minha Vontade, pois eu sou sua Deusa, sem rival ,e cingi a todos quando não me conheciam.

Mais tempo passou-se até que na esfera que mais parecia o Inferno aconteceu. A Química olhou e disse: Minha Vontade está sendo feita e que nasça a minha irmã mais nova, pois tais compostos replicaram-se por sua própria conta e algo deverá olhar por eles. Que assim nasça a Biologia.

Pouco tempo depois, cerca de 3,5 bilhões de anos, uma bolsa de substâncias químicas olhou pro céu e perguntou o que era tudo aquilo. Olhou de volta para terra abaixo de seus prolongamentos e perguntou-se se podia mudar seu ambiente. Viu chamas e questionou-se o que aconteceria se colocasse coisas ali ou se misturasse caldos de vegetais, pedras, madeira ou seu próprio sangue. Neste exato momento, a poderosa deusa sorriu, pois este era seu primeiro filho, este era o Primeiro Químico, pai de todos os cientistas!

Continuar lendo “18 de junho: Feliz dia do Químico”

As novas formas de vida ao redor do monte Santa Helena

monte-santa-helena.jpg18 de maio de 1980 é uma data que entrou para a história do sudoeste do estado norte-americano de Washington. Nessa data, às 08h32min, as forças do Senhor do Escuro interior da Terra rebelaram-se e o que se sucedeu foi a maior erupção vulcânica da história dos EUA, onde 57 pessoas morreram (sim, apenas 57 e já foi muito). A coluna de cinzas elevou-se a mais de 20 km na atmosfera e atingiu 11 estados. Só para terem uma ideia, o topo da montanha reduziu-se em 400 metros.

O que parecia uma tragédia total mostrou que o filme do Jurassic Park estava certo: a Natureza sempre dá um jeito. As forças da Seleção Natural não param, e o que se viu é algo que não existe na mente de muitas pessoas cegas pelos antolhos mentais do criaBURRIcionismo. Num lugar onde havia uma grande diversidade biológica, proliferando principalmente em árvores, o que se sucedeu com o extermínio daqueles seres vivos foi a proliferação de outros seres vivos, mais adaptados à paisagem lunar que se formou então. A Seleção Natural dá, a Seleção Natural toma…

Continuar lendo “As novas formas de vida ao redor do monte Santa Helena”