Os livros climáticos escritos para sempre

Todo mundo adora cavernas. Aqueles ambientes sombrios, misteriosos, claustrofóbicos, com paredes de rochas e possivelmente pedras preciosas. Claro, todo mundo adoro mesmo pelo monitor, pois aqui ó que eu vou me enfiar num buracão no chão, com risco de ficar enterrado vivo. Para geólogos (aquele pessoal que tem pedras na cabeça), é o paraíso, principalmente quando se pode ter muitas informações nas rochas. Informações que fala como a Terra surgiu, como o relevo se formou e – olha que maneiro! – saber das mudanças climáticas que têm acontecido no imenso diário gravado em pedra pelos fenômenos naturais.

Continuar lendo “Os livros climáticos escritos para sempre”

A exuberante vida nas cavernas submersas em Yucatan

A Península de Yucatán, no México, é bem famosa pelo pedregulhão do mal que caiu lá, mandando bela quantidade de seres vivos para a vala, com os dinossauros liderando a fila da extinção. Mas nem só por meteoros a península de Yucatán é famosa. Ela guarda muitos tesouros, como rios subterrâneos e cavernas inundadas. Um mundo só dela, com bactérias que se se alimentam de metano nas frias cavernas esquecidas, que só verdadeiros aventureiros têm coragem de ir para explorar um mundo que parece que parou no tempo.

Continuar lendo “A exuberante vida nas cavernas submersas em Yucatan”

Inscrições antigas elucidam sobre mudanças climáticas

A história humana se baseia no registro de histórias e histórias ("estória" com "e" é neologismo inventado por Guimarães Rosa. O certo é "História" em ambos os casos). Desde cedo relatamos detalhes de nossa vida, de nosso mundo ao redor, de nosso universo, mesmo que esse universo seja medido em alguns metros. Esses contos de um passado longínquo nos faz aprender muito, como é o caso das pinturas rupestres encontradas em uma caverna na China, com inscrições únicas que nos fazem saber muita coisa. Até sobre mudanças climáticas.

Continuar lendo “Inscrições antigas elucidam sobre mudanças climáticas”

Réplica de pintura rupestre será aberta para visitação

Eu acho que foram dois passos marcantes na história da Humanidade. Não a invenção do computador. Isso seria discutível em vários pontos, principalmente na parte de ter que se definir o que é um computador. Internet também não. Para mim, os dois passos marcantes foram a criação de pinturas rupestres e a invenção da Escrita. O primeiro foi um dos passos mais importantes para nos separar de outros animais. nós fazemos arte, porque nos expressamos e transmitimos mensagens. Aranhas tecem suas teias e abelhas fazem suas colmeias depois de bilhões de anos de tentativa e erro, mas nenhuma mensagem é passada ali. Até parece que aqueles artrópodes não pensam!

Pinturas rupestres são lindas pela arte inerente delas, pela sua simplicidade e pela comunicação vinda dos primórdios da Humanidade. É uma maravilha que elas existam, e uma pena que não possamos admirá-las. Pelo menos, até agora!

Continuar lendo “Réplica de pintura rupestre será aberta para visitação”