Etiquetas inteligentes ficam mais inteligentes

Por Mark Alpert

A proliferação de dispositivos de identificação de rádio-freqüência (RFID) durante a última década tem sido nada menos do que incrível. Mas uma das promessas mais abrangentes da revolução RFID – a de que esses dispositivos irão substituir o onipresente código de barras – ainda não se realizou devido ao custo. Então pesquisadores vêm tentando construir RFIDs de um material mais barato: plástico.

Em 2005, um grupo de engenheiros no Imec, companhia com sede em Leuven, Bélgica, superou um enorme obstáculo ao construir um diodo feito de pentaceno, composto orgânico que tem propriedades semicondutoras. Antes do grande avanço do Imec, dispositivos orgânicos eram considerados lentos demais para fornecer energia para chips RFID. O passo seguinte surgiu no começo do ano quando um grupo liderado por Eugenio Cantatore, dos Laboratórios de Pesquisa da Philips em Eindhoven, na Holanda, anunciou que criara uma etiqueta RFID completamente funcional, toda feita de componentes eletrônicos de plástico. Um chip desse tipo será bem mais simples de fabricar do que uma etiqueta baseada em silício porque o design pode ser impresso de forma direta no substrato de plástico. A eliminação da complexa montagem pode pavimentar o caminho para etiquetas RFID de baixo custo incorporadas na embalagem do produto. E como leitores de RFID têm um alcance de alguns metros, os caixas de supermercado podem acelerar o processo do pagamento escaneando todo o conteúdo de um carrinho ao mesmo tempo.

Enquanto isso, engenheiros nos Laboratórios da Hewlett-Packard projetaram um chip miniatura sem fio que poderá um dia substituir etiquetas RFID em muitos mecanismos. Chamado de Memory Spot, o chip pode armazenar até quatro megabits de memória flash e transferir esses dados para um leitor na velocidade de 10 megabits por segundo. Ele pode ser embutido em passaportes, cartões postais, rótulos farmacêuticos e pulseiras de hospitais.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.