Conforme os computadores se tornam mais rápidos e potentes, também pode parecer que ficam mais lentos. Se isso estiver acontecendo, então a resposta a seu paradoxo pode estar no seu software antivírus.
O software antivírus é projetado para manter seu PC livre de vírus e vermes de computador. Ele faz isso efetuando uma varredura no sistema de arquivos do seu PC, procurando por vírus conhecidos.
Muitos produtos antivírus também verificam automaticamente os arquivos que estão sendo transferidos de e para seu computador, bem como anexos de e-mails que chegam. Se um vírus for identificado, você será informado e o software tomará as providências para remover a ameaça de vírus.
Excelente na teoria, mas devido à sua função, o software antivírus tem um impacto no desempenho. A questão é, qual o impacto que causa? Se o tempo de resposta do seu PC com proteção antivírus leva você a pensar em ler o jornal ou fazer tricô, então você tem um problema. Você precisa se perguntar se a relação entre perdas e ganhos vale a pena e descobrir como a perda de desempenho pode ser minimizada.
Defesa contra vírus
O software antivírus deveria ser o cinto de segurança e o air-bag de seu PC. Mas a evidência de testes produzida recentemente na ThePCSpy.com mostra que isso pode fazer você se sentir como se estivesse dirigindo com pneus vazios e freio de mão puxado. Se você estiver sentido-se assim, quais são suas alternativas?
A forma mais simples de defesa é evitar toda a interação do PC com o mundo exterior. Nada de e-mails, conexão de rede e arquivos provenientes de outros computadores.
Realmente não é nada prático, mas é extremamente seguro e barato. Só não espere que seus colegas entendam o porquê de você enviar suas correspondências por fax e ditar seus arquivos por telefone. Uma explicação sussurrada, do tipo “medidas antivírus, nível 8”, pode lhe dar uma aura de mistério, mas nem todo mundo quer atuar como figurante dos “Arquivos X“.
Um regime de providências menos drásticas também pode mantê-lo seguro. Elas incluem:
- Manter-se em dia com as atualizações: você pode ter apenas horas ou dias para proteger seu sistema.
- Usar um firewall: hoje em dia, é quase impossível viver sem um firewall.
- Varredura para detecção de vírus: faça isso regularmente e sempre que suspeitar que algo não vai bem.
- Usar o bom senso: especialmente em relação a plug-ins, clientes de bate-papo e clientes de compartilhamento de arquivos.
A questão é: você está preparado para implementar essas medidas regularmente? Se a resposta for “não” ou “não tenho certeza”, então você deve investir em uma solução prática e adquirir um software antivírus eficaz, atualizado e corretamente configurado para funcionar em seu PC.
O compromisso
Está claro que o software antivírus tem um impacto no desempenho. Em casos extremos, ele pode fazer com que PCs novos funcionem com um desempenho igual ao de máquina de três anos atrás. Embora ninguém alegue que o software antivírus tem intenções maliciosas, esse problema de desempenho pode deixar você frustrado e fazê-lo questionar sobre seu real valor.
Se você determinar que precisa de um software antivírus para se manter seguro, certifique-se então de investigar sua reputação e impacto no desempenho. Tenha em mente que você pode configurar seu software antivírus para melhorar o desempenho. Embora uma redução no nível de segurança possa melhorar o desempenho, também pode aumentar sua exposição a perigos.
Por exemplo, ao clicar no ícone Kapersky e selecionar configurações, você pode alterar a freqüência em que o banco de dados do antivírus é atualizado, bem como o nível de proteção em tempo real. Com o F-Secure e o Norton, é possível fazer alterações similares no nível de proteção, elevando-o ou reduzindo-o conforme apropriado. Em todos os casos, é aconselhável ler toda a documentação do produto antes de fazer quaisquer alterações.
Se você trabalhar conectado à rede de uma empresa, é provável que o departamento de TI já esteja executando um software antivírus baseado no servidor. Descubra então qual o nível mínimo de varredura necessário em seu PC pessoal e implemente-o.
Investigue como configurações diferentes podem ser armazenadas e ativadas, por exemplo, quando você usar o laptop do escritório em casa. Investigue as configurações que permitem que o software faça a varredura quando seu laptop não estiver executando qualquer outro software. Mantenha seu software antivírus atualizado e programe tarefas intensivas para iniciarem antes que você chegue ao trabalho ou durante seu intervalo de almoço.
