Grandes Nomes da CIência

Biografias de cientistas conhecidos ou não tão conhecidos assim. Curiosidades e fatos sobre suas pesquisas, inclusive gente anônima que fez ciência e não recebeu os devidos créditos. Mais »

Livro dos Porquês

A sabedoria e o conhecimento. Isso é Poder! Abra sua mente, aprenda mais sobre questões básicas (e complexas) e tire suas dúvidas, de forma mais didática possível, sem ser aquelas aulas chatas de colégio. Mais »

Grandes Mentiras Religiosas

O mundo não é tão bizarro quanto fazem parecer. Mentiras e enganações para ludibriar as pessoas, lindamente desmontados, de forma a trazer à luz a desonestidade para tentar lhe fazer parar de pensar e simplesmente aceitar o que querem que você pense. Mais »

Caderno dos Professores

Para quem quer ensinar e muitas vezes se pergunta como abordar um tema. Como deixar a aula interessante, como levar conhecimento aos seus alunos por meios que pedagogos lhe odiarão, mas serão amados pelos estudantes. Mais »

 

As mil faces de Jesus: O mau-caratismo religioso

Você sabe como Jesus é, certo? Cabelos levemente cacheados, barbudo, alto e com cara de quem nasceu na Palestina, não é mesmo? Mas, aí somos obrigados a perguntar: Tem certeza? De onde você tirou esta idéia? Você sabe como era a aparência do X-Man Palestino ou sabe apenas a descrição que lhe disseram? Para ser sincero, eu acho que você deveria rever os seus conceitos.

Tomemos a única fonte confiável (eu disse “confiável” ?) da existência de Jesus: A Bíblia. Dê uma procurada lá pela descrição do Jóquei de Jegue. Pode ir, eu espero. Achou? Hummmm, procura de novo. E então? Não achou nada, certo? É exatamente isso que examinaremos, pois vamos analisar de onde veio a representação do David Copperfield Bíblico e como podemos descobrir fraudes documentais através disso. Siga-me, Watson, e veja como é elementar.

Para princípio de conversa, não há NENHUMA descrição física de Jesus no Novo Testamento. Ainda assim, apareceram milhares de ícones, pinturas, moedas, estátuas, desenhos, rabiscos e pichações de todo tipo ilustrando-o. Interessante, não é? Mais interessante ainda é saber que boa parte dessas representações muitas vezes não concordam entre si.

A referência iconográfica direta a Jesus começa no século IV, aproximadamente. Daí em diante, todas as demais são apenas cópias dos estilos anteriores. Estas cópias geraram mais cópias (com alguma “liberdade expressiva” por parte dos artistas) e assim sucessivamente.

Claro que ninguém é maluco (ou não deveria ser, pelo menos) de desenhar algo sem o menor vestígio ou indicação. Pois, é. E as Ovelhinhas do Senhor bradarão alto, insistindo que se há representações artísticas, é porque aconteceu uma dessas duas coisas (ou as duas simultaneamente):

1) Deus os inspirou divinamente
2) Os artistas tiveram em mãos documentos descritivos sobre o X-Man Palestino.

Isso é evidência de muita coisa, não é? Afinal, Deus em sua omnipotência, omnisciência e outros “omni” é capaz de fazer com que todos enxerguem a verdade como ela é. Isso somado aos documentos e relatos históricos pode-se construir uma imagem do sujeito que alegam ter ressuscitado mortos e bancado o serviço de buffet durante uma festança, certo?

ERRADO!

Vamos detonar de vez aquela babaquice falaciosa que os cristãos insistem em jogar aos quatro ventos. Eles estão sempre enchendo o saco com as citações de Flávio Josefo, Cornélio Tácito, Publius Lentullus, Pôncio Pilatos etc.

O mau-caratismo é imenso e só perde para a burrice de repetirem, que nem papagaio, o que uma determinada fonte (completamente falaciosa, ridícula e estúpida) traz, usando isso como se fosse a verdade definitiva.

Aqui estudaremos as mais comuns citações sobre G-zuis, inclusive os textos de:

  • Flávio Josefo
  • Cornélio Tácito
  • Públio Lêntulo
  • Pôncio Pilatos
  • Volume Archko entre outros.

Na página a seguir, veremos a principal fraude que alegam ser uma das mais irrefutáveis provas que Jesus existiu: Flávio Josefo.

Sobre André Carvalho

και γνωσεσθε την αληθειαν και η αληθεια ελευθερωσει υμας

Pages: 1 2 3 4 5 6 7 8

  • Vc faz jus ao seu nick. Em nenhum momento, G-zuis bebe vinho. E em nenhum momento é dito que seus discípulos eram nazireus.

    Por falta do que fazer, vc não só está comentando em um monte de artigos velhos, como está postando besteira.

  • Caca

    @Rodrigo Amaral 666,

    Isaac Mayer Wise acredita que a passagem “o que era chamado Cristo” foi uma adição posterior feita por um tradutor cristão. John Remsburg diz que essa foi uma adição feita no século III. George Albert Wells reitera o ponto de vista de Remsburg e diz que essa passagem foi incorporada ao texto principal com o tempo retirada uma nota de rodapé feita por um copista cristão.

  • Pendragon

    @Eliane, Você está coberta de razão querida. O Chico Xavier era Emmanuel, que era Públio Lêntulo. Agora eu vejo sentido em viajar na Hellmann’s ❗

  • Pendragon

    @Juliana, Desculpe me intrometer, mas aquilo que você sentiu na igreja foi catarse. Catarse segundo Aristóteles é a purificação das almas por meio de uma descarga emocional provocada por um drama. Sente-se isso num show de rock tb. – Ou, para alguns, vendo a novela.
    Sabe… Você estava perdida e foi num lugar cheio de gente perdida, e fez parte de uma massa… Isso te diminuiu em releção a esse processo e você se sentiu parte de algum acontecimento. Aqui também se fala de religião, tem gente de todo tipo e está sempre acontecendo coisas, mas não cobra dízimo… Fique por aqui.

  • Pendragon

    @nildo,
    Uma mulher estava morrendo e evocou (invocou) a Deus: Ficou boa! Deus existe! Uma outra mulher sadia e crente morreu repentinamente: Deus não existe!

  • ThiagoSouza

    André me tire uma dúvida. É verdade que 90% da população mundial não acredita em Jesus ?

    Administrador André respondeu:

    Sugiro que vc pare de frequentar fóruns de ateus de fins-de-semana.

    paulojr_mam respondeu:

    @ThiagoSouza, Deve ser verdade, mas enquanto não acreditam em Jesus, acreditam em Alá, Maomé e vários outros mitos igualmente… qual seria a palavra (pra não ofender)?… falaciosos.

  • Ah, como eu adoro seus posts! E as suas respostas nos comentários também!
    Você é que devia ser idolatrado e venerado! rsrs brincando

    Realmente, muito bom esse blog!

    Administrador André respondeu:

  • celina

    gostei desta resposta a unica q vi em todos os posts que procura nao agredir as pessoas do ponto de vista religioso as vezes o que mais deixa as pessoas chateadas, sao as respostas do estilo(pagar sapo) parabens abbadon

  • celina

    galera parem de ficar humilhando familia dos outros que isto nao presta vai por mim experiencia propia

  • vall

    infeslimente, doutrinas varias hoje em dia, não estão pensando em salvar alma
    nenhuma, estão querendo é mais uma fonte que lhe trazem dinheiro, é para isto eles são capazes de usar todo tipo de golpe baixo, enfiando na cabeça dos adeptos, principalmente o medo ( que sem deus, podem lhes acontecer coisas dasagradaveis como passar fome, ser assaltado, que caiam em vicios como beber,drogas e vendem a ideia que com deus mal nenhum lhe acontecerá) eles usam muito a violencia na tv, e muitas fofocas para trazer as pessoas presas a doutrina do mal, inventam teatrinhos e varios testemunho mentiroso, que deixam que não tem entendimento maravilhados, tentam e domina as pessoas lhe falando deus lhe vai trazer prosperidade e saúde (coisas que o egoísta mais gosta) isola a pessoa e está fica a não ter aonde se agarrar, então começa a atacar as outras pessoas, para que está não fuja, e vem pressão de todos lados, que muitos ate falam em suicidio, tal quanto a pessoa fica enfraquecida, mas poem bravatas em seus pequenos celebros que são fortes, controla até sua vida particular, e dão toda especie de palpite, como se fosse uma marionete lhe impondo o que eles determinar, ate mesmo para comprar uma maquina de lavar roupas, estes falam compra um tanquinho, que o tanquinho economisa agua fato que não condis com a verdade, que só para enchaguar as roupas o tanquinho gasta mais , a caixa de descarga eles falam, regula esta para que desça pouca agua no vaso ( resultado, a descarga fica incompreta e tem que dar outras descarga) e assim são mais outras mil formas que eles usam para eles explorar. (como eles mesmo dizem a mesquinhes da pessoa) e estas ficam maravilhadas que ao menos poupa de raciocinar quanto é dois mais dois, tenho muito para falar mas não quero ser entediante, mas entre outros é os metodos que estes cananhas usam para fazer a lavagem celebral nas pessoas. (virgilias,jejuns e muita pressão).
    muitos até pode pensar este é um derrotado (digo tenho muitos bens materiais mais nem por isto me trazem orgulho)
    ou é um revoltado (tenho muita pena e ver o que a doutrina de homens estão fazendo com seus adeptos).

    Administrador André respondeu:

    Alguém presenteie esta criatura com um dicionário, por favor?

    Guilherme H respondeu:

    @vall, Com essa magnífica escrita, você que deve ter sofrido “lavagem celebral”…

    Toma, vai estudar:
    http://livraria.folha.com.br/catalogo/1141222/meu-primeiro-dicionario-caldas-aulete

    voix69 respondeu:

    @vall,

    Imagino que você tenha, de fato, muita coisa para falar (escrever).
    E se for algo interessante nós queremos ouvir (ler).
    Então aqui vão uns conselhos (que, como diz o ditado, se fosse coisa boa ninguém dava… 😎 ):

    – Procure usar a ortografia corretamente. Isso facilita a compreensão da frase.
    – Procure usar a gramática.
    – Procure ordenar seus pensamentos em parágrafos.

    Não pense que estou sendo boçal. Não é isso. 😉
    De fato, só quero poder ler e entender o que você escreve.
    E do jeito que está…está difícil.

    Morte respondeu:

    @vall, Ai, que dor de cabeça!

    Apocalyptica respondeu:

    @vall, Veio o seguinte na minha mente. Dalton Trumbo escreveu o Johnny vai à guerra sem vírgula pois afirmava que o pensamento não tinha pontuação, por que q ele colocou parágrafos?

  • daniel.machadotalk

    Se toda essa história sobre o G-Zuis for verdadeira então eu serei do Diabo (criando uma nova religião para adorar esse Deus), pois o mesmo só quer nos ajudar a ganhar a vida enquanto que o salvador só quer nos mandar para o inferno.
    Lamentável crer nessa idiotice cristã, pior que durante minha infância e depois de um hiato em minha fase adulta, caí no conto do vigário.
    Felizmente me salvei há tempo.

  • cleia

    sera porq em todo site ateu que visito sempre debocham do cristianismo mas nunca do islamismo? sera porq sempre fazem figuras toscas de jesus mas nunca tem a coragem de fazer insultos a maomé? sera q e como sempre dizem ateus sao ateus mas nao sao loucos? e se tiver algum ai com coragem suficiente de a cara pra bater e faça estes insultos ao isla, pra ver o que uma religiao violenta msm

    Administrador André respondeu:

    sera porq em todo site ateu que visito sempre debocham do cristianismo mas nunca do islamismo?

    Porque você é burra, preguiçosa e analfabeta, ou teria visto que eu já falei MUITO dos camelinhos de Alá: http://ceticismo.net/?s=islamismo

    sera porq sempre fazem figuras toscas de jesus mas nunca tem a coragem de fazer insultos a maomé?

    http://ceticismo.net/2012/09/13/camelinhos-de-allah-surtam-por-causa-de-filme-vagabundo/

    Crentinha burrinha. :mrgreen:

    sera q e como sempre dizem ateus sao ateus mas nao sao loucos? e se tiver algum ai com coragem suficiente de a cara pra bater e faça estes insultos ao isla, pra ver o que uma religiao violenta msm

    A Inquisição e as Cruzadas os ensinaram a odiar.

    PianoCat respondeu:

    @André, Sem falar na campanha de ódio contra os judeus.
    Quantos documentos foram forjados com a intenção de culpar os judeus de deicídio? Quanto ódio não foi incitado por estes autores cristãos?

    Administrador André respondeu:

    “Os cristãos devem queimar as sinagogas e os judeus. Devem tirar os livros e os Talmudes deles, pois esses contém só mentiras e blasfêmias. Devem ameaçar de morte os rabinos que ensinem. Devem proibir os judeus de viajar. Devem obrigar os judeus a trabalhar em serviço manual e não adquirirem profissão”.
    “Os judeus são arrogantes, teimosos e de coração de ferro como demônios”.
    { Martin Luther, “On the Jews and Their Lies” (1543), Traduzido por Martin H. Bertram, editado por Franklin Sherman, vol.47, pp. 121-306, em Luther’s Works, de Jaroslav Pelikan e Hehnut T. Lehmann ( Filadelfia,. Fortress Press e St. Louis, Concórdia Publishng House, 1962-1974).

    PianoCat respondeu:

    @André, Este é um ótimo exemplo de fruto do ódio semeado no início da cristandade.
    Só pra ficar claro, não estou questionando a autenticidade de obras como esta citada por você, André.
    Os documentos aos quais me refiro são os evangelhos apócrifos forjados em nome de Pedro, Pilates e Nicodemus. Todos estes com fortes mensagens anti-judaicas.

    “Ao acusar os Judeus de rejeitarem seu próprio messias, os Cristãos puderam simultaneamente declarar a inocência de Jesus e seus seguidores para as autoridades oficiais do governo e aos observadores pagãos interessados. Reivindicando serem os únicos representativos da anciã religião judaica, os Cristãos não apenas tentaram substituir os Judeus, mas também forneceram um senso de antiguidade às suas próprias reivindicações religiosas. […] Ao retratar os Judeus como se fossem os inimigos imorais de Deus, os Cristãos puderam se passar como seres de moral superior, e que não representavam perigo à ordem social.
    Dentro desse turbilhão de ataques e contra-ataques, alguns autores Cristãos introduziram as armas da falsificação literária. O objetivo último da igreja era estabelecer ela mesma como verdadeira e, é claro, mostrar que todas as outras religiões eram, como consequência, falsas.”
    Bart D. Ehrman – “Forged – Writing in the Name of God – Why the Bible’s Authors Are Not Who We Think They Are (2011), tradução livre, posição 2871

    Administrador André respondeu:

    Mais antissemita que o próprio evangelho de João?

    PianoCat respondeu:

    @cleia, O Islã é uma religião tão tosca quanto a sua, a única diferença é que há muitos poucos representantes proferindo esta crendice específica por aqui, por isso vemos menos notícias no cenário regional. Mesmo assim não quer dizer que elas não existam, como citado pelo André.

    Em Mat.10-34 Jesus disse que não veio trazer a paz, mas sim a espada, e dentro citações atribuídas a ele nada poderia ser mais historicamente verdadeiro do que esta frase.
    Se você acha que a sua religião é feita de paz e amor você deveria estudá-la melhor. E quando eu digo estudar melhor eu estou falando da disciplina científica chamada História, e não da sua bíblia, que é tão confiável historicamente quanto Peter Pan.

  • PianoCat

    Pois é…
    O antissemitismo é reforçado conforme a ordem cronológica dos Quatro Evangelistas. João foi o último, e é o mais carregado de mensagens contra os Judeus.

  • sandra oliveira

    so existe um versiculo na biblia que e verdade,conhecerei a verdade e verdade vos libertara,a verdade e que e tudo mentira!!!!!

  • sandra oliveira

    curioso,fiquei pensando aqui,se faço todasas vontades de satanas aqui na terra,quando eu morrer ele nao pode me castigar eternamente no fogo do inferno nao,ora ele tem e que me tratar bem po,aja visto que fiz tudo que ele quis em vida,uai!!!!!!

  • lisangelo

    Curiosamente, o Espiritismo, em especial os admiradores do Chico Xavier, atribuem grande valor a carta do Publio Lentulo já que este personagem aparece no romance psicografado “Ha 2000 Anos”. Ja li alguns artigos inclusive, com extensa documentação provando que o tal sujeito teria existido. Acredito ser tudo muito tênue e também a afirmação de que depois ele iria ter ido viver em Pompéia, fruto da imaginação (com um toque de esquizofrenia) do médium, reunindo a tal carta e a cidade que deve ter aparecido bastante nas noticias da época do romance psicografado que foi 1939.

  • Watashinomori

    Como esse post é antigo ele perdeu uma descoberta fascinante sobre a aparência de Jesus, nosso Salvador. Eis aqui a evidência que iluminará vossos caminhos e libertará vossas visões: https://31.media.tumblr.com/e1d67faa80f006ebe44ec0f01e34b6f7/tumblr_inline_n5wplkhpnt1rp2l9y.png

    Eu precisava muito postar isso, desculpa reviver posts antigos… mas… era SUPER pertinente kkkkkkk (não sei se dá pra colocar a imagem direto no comentário, mas só o link gera um suspense).

  • O mesmo que disse para odiar os pais e executar quem não concordasse com ele. Aliás, ele chamou de hipócritas quem se reunia em igrejas e fazia vãs repetições de orações.

    Isaias respondeu:

    Nao entendi… onde ele diz pra odiar os pais e executar quem não concordasse com ele?

    Pryderi respondeu:

    Evangelho de Lucas. Dá uma olhadinha

    Isaias respondeu:

    Voce está parecendo politico em epoca de eleição. Acho que voce quer tomar o lugar que ele conseguiu

    Pryderi respondeu:

    Ué? Você nunca leu integralmente os evangelhos?

    NestorBendo respondeu:

    Se eu um dia for profeta de alguma seita maluca, que seja do pastafarianismo.

    Eu realmente preferiria que o mundo fosse um lugar melhor.

    Ademais, você realmente não considera errado esmagar crianças contra rochedos? Nem mandar as pessoas odiarem os seus familiares, nem mandar matar quem discorde de você?

    Você leu à Bíblia, mesmo? Sabe usar o Google, Yahoo, Bing ou coisa similar? Está mesmo interessado em manter um debate nivelado?

  • NestorBendo

    Vamos fazer um teste quanto ao que você considera errado:

    Salmo 137:9 – Feliz daquele que pegar os teus filhos e esmagá-los contra as rochas.

    Talvez assassinar crianças não seja assim tão errado para você.

  • Jefferson De Moura Junior

    Pq você se incomoda, digo gasta o tempo tentando colocar na cabeça das pessoas uma opinião sua cara, André guarde para si sua opinião e crenças, ninguém quer saber disso, a atitude de vcs todos q postam coisas se chingando e se chamando de animal e cego no sentido pejorativo é extremamente desumana e literalmente irracional, cadê a “evolução” de vcs, bom eu sou “evoluído” ao ponto se saber respeitar as opiniões contraditórias as minhas, sou cristão acredito sim no Senhor Jesus, em Deus, e acredito em algumas teorias científicas, afinal vários cristãos da idade média eram cientistas, por exemplo Newton, não perco meu precioso tempo q eu posso ajudar alguém ( pq é isso q importa, ajudar o meu próximo, não chinga-lo nem ofende-lo) do q me envolver em discussões q não vão levar ninguém a lugar nenhum, pelo contrário só vai provocar mais rivalidade e contendas.

    Pryderi respondeu:

    Pq você se incomoda, digo gasta o tempo tentando colocar na cabeça das pessoas uma opinião sua cara

    POr que vc se incomoda com meu site, vindo reclamar da minha opinião?

    André guarde para si sua opinião e crenças

    Jefferson, guarde para si sua opinião e crenças

    ninguém quer saber disso

    Ninguém quer saber a sua opinião, Jefferson.

    a atitude de vcs todos q postam coisas se chingando e se chamando de animal e cego no sentido pejorativo é extremamente desumana e literalmente irracional

    a sua atitude de vir aqui reclamar é extremamente desumana e literalmente irracional

    cadê a “evolução” de vcs, bom eu sou “evoluído” ao ponto se saber respeitar as opiniões contraditórias as minhas

    cadê a “evolução” expiritual? Bem eu sou evoluído ao ponto se saber respeitar as opiniões contraditórias as minhas, não invadindo sites religiosos para impor as minhas ideias e reclamar das opiniões dos donos do site.

    sou cristão acredito sim no Senhor Jesus, em Deus, e acredito em algumas teorias científicas

    Eu sou uma pessoa normal que se baseia em fatos e em todas as teorias científicas, não apenas as que me agradam.

    afinal vários cristãos da idade média eram cientistas, por exemplo Newton

    Newton era da Idade Moderna. E sim, vários cristãos eram cientistas. Eles não ficavam invadindo lugares enchendo o saco com suas opiniões, porq que eles eram cultos, porque ficavam estudanbdo. Siga este exemplo.

    não perco meu precioso tempo q eu posso ajudar alguém

    O seu comentário prova que perdeu, sim. Ajudar as outras pessoas na sua mente é fazer elas aceitarem a sua opinião. “Oh, salvei mais uma alma pro senhor Jesus, assim minha vidinha ridícula e sem sentido passa a valer alguma coisa para, quem sabe, eu ser feliz quando morrer, porque sou um in´putil incapaz de melhorar minha própria vida, pois perco a merda do meu tempo indo num site cético reclamar das postagens lá”.

    Você é patético, filho. Procure ajuda.

    pq é isso q importa, ajudar o meu próximo, não chinga-lo nem ofende-lo

    Isso dito por alguém na frente do computador enchendo o saco nos sites das pessoas.

    do q me envolver em discussões q não vão levar ninguém a lugar nenhum, pelo contrário só vai provocar mais rivalidade e contendas.

    Tem que ser muito retardado para não perceber que foi exatamente isso que você fez.

  • Jefferson De Moura Junior

    Cara mais uma vez te digo a gente ama e vive para um Deus de amor, não de ódio e rancor, respeita nossa opinião de crença e como vc disse cada um é livre para escolher o q quiser acreditar não precisa de impulso de ninguém, aliás quem disse da liberdade não é vc é a bíblia q vc tanto abomina, ela q diz q temos o livre arbítrio.

    Pryderi respondeu:

    Cara mais uma vez te digo a gente ama e vive para um Deus de amor, não de ódio e rancor

    O deus que manda matar cidades, saquear, pilhar, escravizar mulheres virgens, esmagar criancinhas em rochedos, fazer profetas comerem cocô e praticar genocídiso.

    E não tem essa de tempo da Graça. Seu Jesus disse que não veio revogar nenhuma lei.

    respeita nossa opinião de crença e como vc disse cada um é livre para escolher o q quiser acreditar não precisa de impulso de ninguém

    Você quer que eu respeite a SUA opinião, não escrevendo no MEU site o que eu quero escrever? Vai à merda, sujeito. Eu nunca fio na sua igrejinha falar o quanto vocês são ridículos (não que não sejam).

    aliás quem disse da liberdade não é vc é a bíblia q vc tanto abomina, ela q diz q temos o livre arbítrio.

    Timóteo 2
    Que a mulher aprenda em silêncio com toda a submissão. Pois não permito que a mulher ensine, nem tenha domínio sobre o homem, mas que fique em silêncio.

    Êxodo 21, 20
    Se alguém ferir a seu escravo ou a sua escrava com pau, e este morrer debaixo da sua mão, deve ser castigado; mas se sobreviver um ou dois dias, não será castigado; porque é sua propriedade.

    Isaías 13
    Todo o que for achado será trespassado; e todo o que for apanhado, cairá à espada. E suas crianças serão despedaçadas perante os seus olhos; as suas casas serão saqueadas, e suas mulheres violadas seus filhinhos serão despedaçados, e as suas mulheres grávidas serão fendidas.

    Números 31
    Agora,pois, matai todos os meninos entre as crianças, e todas as mulheres que conheceram homem, deitando-se com ele. Mas todas as meninas, que não conheceram homem, deitando-se com ele, deixai-as viver para vós.