A vida no interior das células

The Inner Life of a Cell (A vida interior de uma célula) é uma animação de três minutos criada pelos estudantes de biologia da Universidade Harvard, usando os softwares Newtek Lightwave 3D e o Adobe After Effects. Não é o que se pode chamar de uma obra capaz de concorrer a um Oscar com filmes de animação como os que são produzidos pela Pixar ou a Dreamworks, se bem que, ao meu ver, ganha em disparado deles. Vejam o filme e depois me digam se eu não tenho razão. Continuar lendo “A vida no interior das células”

Dinossauro chinês compatibiliza dados sobre evolução desse grupo

por Alexander Kellner

Imaginem a seguinte cena: num dia ensolarado e de temperatura elevada, dois dinossauros famintos e com um calor tremendo ouvem um urro longínquo. Há dias sem comer, os répteis, à beira da fadiga, caminham apressadamente para o local. Lá chegando, se enchem de esperança: um terceiro dinossauro agoniza na lama. O infortunado estava com sede e não resistiu a avançar para a pequena poça de água no centro de um grande lamaçal, mesmo quando suas patas afundavam perigosamente. Acabou preso, sem poder sair. Mais que depressa, os dois novos visitantes avançam sobre o animal, que julgam ferido, na ânsia de saciar a sua fome. Outros que se enganaram e também não conseguiram mais sair do lamaçal! Mesmo fracos, se debatiam bastante, mas acabaram por perecer no local.

Ficção? Pode ser. No entanto, essa é a interpretação dada por pesquisadores para um dos mais interessantes achados dos últimos anos na paleontologia: um verdadeiro “bolo” de dinossauros! Continuar lendo “Dinossauro chinês compatibiliza dados sobre evolução desse grupo”

Fóssil encontrado em São Paulo tem características de crocodilo e de tatu

Crocodilo-tatu. Esse nome, que parece saído de um conto de fadas, é a denominação do novo réptil pré-histórico brasileiro, o Armadillosuchus arrudai. O animal pertence ao grupo dos crocodilomorfos, parentes dos crocodilos atuais, mas apresenta características nunca antes encontradas nesses espécimes, como uma couraça similar à do tatu e a capacidade de mastigar alimentos, o que sugere uma versão diferente para o clima no fim do Cretáceo, há 90 milhões de anos, quando ele viveu. Continuar lendo “Fóssil encontrado em São Paulo tem características de crocodilo e de tatu”

Aranhas constróem cópias falsas de si mesmas para enganar predadores

Os animais tendem a proteger-se dos predadores de formas bastante surpreendentes, às vezes. Seja através de mimetismo, onde fingem ser algo que não s]ao (como no caso do bicho-pau), seja como camuflagem (como os camaleões), mesclando-se com o ambiente. São verdadeiros mestres dos disfarces, mas nada surpreendeu tanto quanto o caso de uma aranha da espécie Cyclosa mulmeinensis, pois a danada (ao que parece) é o primeiro caso de animal que cria uma réplica de si mesma, e em tamanho real, afim de enganar predadores. Não, ela não brota de vagens, portanto, não são extraterrestres invadindo nosso planeta (pelo menos, eu espero). Continuar lendo “Aranhas constróem cópias falsas de si mesmas para enganar predadores”

Novos fósseis primatas sugerem antepassado asiático dos humanos

Segundo a nova pesquisa na revista Proceedings of the Royal Society B, em 01/06, um novo fóssil de primata encontrado em Miamar (antigamente conhecido como Birmânia, e mais anteriormente do Rambo colocar os pés lá) sugere que o ancestral comum dos seres humanos, macacos e símios evoluíram a partir de primatas na Ásia, na África não como muitos pesquisadores acreditam. Obviamente, este é o ponto onde os débeis mentais começam sua ladainha escrota sobre o homem ter vindo do macaco, que nossa tia é a Chita ou qualquer outra idiotice vinda de gente que acredita em unicórnios, insetos que possuem quatro patas e morcegos são aves. E macacos são a designação genérica para 200 espécies de primatas. Os seres humanos descendem de um ancestral comum com os primatas. Nao do macaco, como dizem os religiosos.

Primeiramente, Quem veio do que? Homens e macacos vêm do mesmo tronco evolutivo, cada um se desviando para “galhos” diferentes. Homens são primatas simiiformes, ou seja, somos SÍMIOS (APE, em inglês). Símios, caros apedeutas de livro-de-suvaco, são quaisquer membros que pertençam à superfamília dos Hominidae; de uma forma leiga, podemos dizer que são macacos antropomorfos, numa clara alusão à semelhança corporal com os seres humanos (Hominidae => Homem, sacou?). Em outras palavras, é como dizer que qualquer macaco se se pareça com um ser humano (até nas atitudes, se bem que muitas pessoas fazem mais “macaquices” que os macacos em si). Como exemplo, podemos citar o próprio ser humano, gorilas e chímpanzés. Notou algo que eles tê em comum? Olhe pra trás de você e você saberá… Continuar lendo “Novos fósseis primatas sugerem antepassado asiático dos humanos”

Evolução dos mamíferos é mais rápida em regiões quentes

Um estudo realizado na Nova Zelândia sugere que a evolução molecular dos mamíferos é mais acelerada em regiões de climas mais quentes. Os pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Auckland analisaram pares de mamíferos da mesma espécie e descobriram que o DNA dos que vivem em climas quentes muda com mais rapidez.

Essas mudanças em que uma parte do código genético é substituída por outra – são conhecidas como “microevoluções” e representam o primeiro passo em direção à evolução. Segundo os pesquisadores, o estudo ajudaria a explicar a riqueza da biodiversidade dos trópicos, já que a taxa de evolução seria maior nessas regiões mais quentes. Continuar lendo “Evolução dos mamíferos é mais rápida em regiões quentes”

Ameaças e Defesas numa Pandemia

cienciaO progresso científico-tecnológico trouxe inúmeros desafios à humanidade. No segmento da saúde, descobertas fundamentais foram feitas após a Revolução Industrial, particularmente com o início da era pasteuriana, em fins do século XIX, e permitiram expectativa média de vida, ao menos em países socialmente desenvolvidos, em torno de 80 anos atualmente.

Entre algumas conquistas básicas, na saúde, estão para disponibilidade ampla de água potável, tratamento dos esgotos, coleta regular de lixo e, entre outras medidas de higiene, vacinas, técnicas desenvolvidas para o diagnóstico de doenças e seu tratamento, especialmente com antibióticos, no caso de doenças infecciosas.

Clique aqui para ler o restante deste artigo »

Ancestrais do homem moderno tinham cérebro minúsculo e usavam mais o olfato do que a visão

A conclusão, colocada como título desta matéria, é de um estudo feito por pesquisadores do Canadá e dos Estados Unidos, que modelaram em computador o cérebro de um primata que viveu há cerca de 54 milhões de anos. O modelo virtual foi montado a partir de um crânio fossilizado encontrado no Wyoming, nos Estados Unidos. A análise será publicada esta semana no site e em breve na edição impressa da revista Proceedings of the National Academy of Sciences. Continuar lendo “Ancestrais do homem moderno tinham cérebro minúsculo e usavam mais o olfato do que a visão”

Fósseis apontam ligação entre aumento da temperatura e extinção em massa há 200 milhões de anos

Fósseis de plantas podem ajudar a compreender as possíveis causas para a extinção em massa que ocorreu na transição do período Triássico para o Jurássico, 200 milhões de anos atrás. Um estudo aponta que a diversidade da flora do leste da Groenlândia caiu abruptamente logo antes desse evento de extinção, em um período em que houve um leve aumento do gás carbônico na atmosfera. Continuar lendo “Fósseis apontam ligação entre aumento da temperatura e extinção em massa há 200 milhões de anos”

Ameaças e Defesas numa Pandemia

O progresso científico-tecnológico trouxe inúmeros desafios à humanidade. No segmento da saúde, descobertas fundamentais foram feitas após a Revolução Industrial, particularmente com o início da era pasteuriana, em fins do século XIX, e permitiram expectativa média de vida, ao menos em países socialmente desenvolvidos, em torno de 80 anos atualmente.

Entre algumas conquistas básicas, na saúde, estão para disponibilidade ampla de água potável, tratamento dos esgotos, coleta regular de lixo e, entre outras medidas de higiene, vacinas, técnicas desenvolvidas para o diagnóstico de doenças e seu tratamento, especialmente com antibióticos, no caso de doenças infecciosas. Continuar lendo “Ameaças e Defesas numa Pandemia”