Assimilar a informação que você fez besteiras não é agradável. Ninguém gosta de estar errado. Eu mesmo não gostaria caso algum dia alguém finalmente conseguisse demonstrar que eu errei algum dia da minha vida. De qualquer forma, os antigos já diziam que é errando que a gente aprende, o tipo de coisa que pensamos quando um médico corta a sua perna direita fora quando deveria cortar a esquerda. O importante é saber como o cérebro reage frente ao erro e como se prepara para lidar com a situação.
Categoria Cultura
O preconceito pode não ser culpa do preconceituoso. Ou pode?
Não adianta tentar negar: todos nós somos — em maior ou menor grau — detentores de algum tipo de preconceito. Desde coisas que chamam de música, como funk ou os baby, baby, baby da vida, até o modo como nosso vizinha anda vestido, passando por preferências sexuais, cor de pele ou times de futebol, o ser humano mostra que não está muito familiarizado com a vida em companhia de outras pessoas que julgam não fazer parte de um determinado grupo.
Pesquisadores britânicos estudam até que ponto isso é algo particularmente vindo de uma decisão consciente de nossa gambiarra evolutiva chamada "cérebro" ou por simples pressão social.
Continuar lendo “O preconceito pode não ser culpa do preconceituoso. Ou pode?”
Voz dos Alienados 41
Ê-lerê. Chegou a sexta-feira (FRIDAY! FRIDAY! FUN! FUN! FUN!) e o mundo de Hades… bem, o mundo de Hades continua a lesma lerda. Entre as sandices nossas de cada dia e o trânsito ridículo do Rio de Janeiro, com este amaldiçoado Rock in Rio pairando sobre nossas cabeças, vemos que o peçoau continua com suas tosqueiras. Não adianta tentar entender, deve ser alguma tetrassomia no cromossomo 21 ou em algum outro. De qualquer forma, nós aqui jamais deixaríamos de contribuir para com a sua diversão do fim-de-semana. Com vocês: VOZ DOS ALIENADOS!
A disputa dos bolos racistas
O mundo ficou pior quando o Coitadismo se aliou ao Politicamente Correto. Isso gerou o CPC, que mais deveria ser PQP. Quando se fala que a política retardada de cotas no Brasil, muitos acabam achando que isso é mexer em vespeiro. Azar. O Brasil tem cota até para garantir um número mínimo de mulheres nas câmaras municipais, estaduais e federal desde 1995. Salvo engano, e que milady Fátima me corrija, o Artigo 5º, Inciso 1 da Constituição Federal garante igualdade entre homens e mulheres em direitos e deveres. Pois bem, legal, fantástico, maravilhoso. Eu posso eleger qualquer mulher que eu queira, mas e se eu não quiser? Hein? Mas temos que resguardar um mínimo de 30% de cadeiras para elas. Ok. Vamos a outro vespeiro. Cotas para negros, mulatos e… indígenas têm direito a cotas? Sim, têm. E quem estuda, independente de sua etnia? Ah, não. Este terá que esperar que os cotistas peguem as vagas, o que sobrar é que será dividido. Lindo.
Algumas ações insanas como essas acabam em acontecimentos que mais parecem algo saído de uma esquete de programa humorístico, como oferecer bolos mais baratos para negros, latinos e mulheres. Outros alunos contraatacaram oferecendo bolos mais baratos para caucasianos. Hoje é dia 27 de setembro, dia de Cosme e Damião e não ganhei merda nenhuma. Saco!
O teorema Macaco Infinito QED
Eu sei. Alguns idiotas acham que um mínimo de possibilidade demonstra uma impossibilidade. Aquela besteira da falácia de Hoyle não se sustenta já que aviões não se reproduzem e não possuem base química de autossustentação, isto é, não possuem um sistema químico. Ter um sistema químico não garante que você tenha um ser vivo, mas sem um sistema químico, você com certeza não terá um ser vivo. A besteirada de Hoyle esbarra nos limites de vida do ser humano, ridiculamente inferior ao de uma tartaruga. Eu comentei isso na segunda parte do artigo Evolução x Criacionismo, onde demonstrei que uma ação infinita executada por um número infinito possui uma probabilidade infinita de acontecer.
Um dos teoremas que melhor ilustra isso é o Teorema do Macaco Infinito, que diz que se tivermos um macaco digitando aleatoriamente pode acabar reproduzindo uma obra de Shakespeare. Isso é possível? Sim, é e foi provado… pelo menos, em nível computacional.
Um mapa interativo da Internet
Você está aí, refestelado no sacrossanto recesso de seu lar (ou fingindo que está trabalhando, numa sala sufocante e com um bando de idiotas em volta) pensando o que fazer da vida. Então, recebe aquele e-mail maravilhoso avisando que se você repassar aquela mensagem, a Sony-Ericsson (uma das maiores fabricantes de notebooks do mundo) irá lhe dar um notebook novinho em folha, e se você repassar mais uma mensagem, a Microsoft, juntamente com a AOL, irá lhe dar dinheiro digrátis, pois Bill Gates é rico pra caramba e não faz questão de poupar dinheiro para gastar com um perdedor que nem você.

Você já parou para pensar qual o caminho que este monte de besteiras ridiculamente idiota e-mails bem intencionados faz? Dúvidas são coisa do passado. Aqui podemos saber qual o trajeto que seus e-mails percorrem, tendo mais conversa fiada para jogar para a loira banguela da máquina de xerox.
Negros possuem maior carência de vitamina D que brancos, ambos morando na mesma região
Eu sempre leio (o mais que posso) todo tipo de publicação científica. Isso me ajuda a me manter informado, ajuda nas minhas aulas e ajuda a trazer mais informações para vocês. O problema é que muitas dessas publicações são "mais do mesmo". Eu, ainda assim, trago estas notícias à guiza de informar e falar mais sobre algo que (ao menos para mim) é algo que não tem nada de novo, mas é desconhecido por muita gente. Portanto, este será mais um capítulo no Livro dos Porquês.
Cientistas norte-americanos estudaram homens negros (não, não uso "afro-americano", pois não sou idiotinha politicamente correto. O nome da etnia é "negra". Não gostou, azar) e brancos vivendo no mesmo lugar. A pesquisa constatou que homens negros possuem uma maior carência de vitamina D do que os brancos que vivem na mesma região. Há um motivo para isso, mas se você for fundamentalista, pare de ler, aceite que isso é coisa de Jesus e que os negros ofenderam YHWH (sim, eu já li isso em algum fórum de discussão com crentes retardados à solta).
Le tour du monde avec YouTube
Costuma-se dizer que o Universo conspira para certas atitudes. Dizem que há o fator "serendipidade", onde nos apegamos a pequenos acasos e fazemos uso de maneira eficiente. Este é o caso de um vídeo feito com a técnica lapso de tempo (ou time lapse), que me recomendaram por e-mail, vi no site do Bad Astronomer e no "tumblér" do Cardoso. É um filme feito através de fotos tiradas na frente da Estação Espacial Internacional, uma vez que orbita o nosso planeta durante a noite.
Parlamento holandês edita lei que proíbe o uso da burca
O medo é algo intrínseco a todos os seres vivos com um sistema nervoso decente. Quando aplicado em larga escala, o medo acaba virando paranoia. Paranoia em larga escala pode acarretar em coisas lindas como perseguição, ódio e guerra (além de achar que todas as mulheres de seu trabalho estão tendo um caso com você). Qualquer foco do medo, junto a agitação política, não tem bons históricos de finais felizes. E isso é o que parece se desenhar na Holanda, onde nesta sexta-feira foi promulgada uma lei proibindo terminantemente o uso das burcas, niqabs e outras vestimentas características das mulheres muçulmanas.
Continuar lendo “Parlamento holandês edita lei que proíbe o uso da burca”
Lingodroids: A Era dos Robôs Fofoqueiros
Uma das melhores sequências do Exterminador do Futuro 2 é quando um John Connor meio grandinho para quem tem 10 anos tem um, digamos, debate ético com o Schwarza sobre não matar pessoas, em que a máquina dos infernos fica com aquela expressão inexpressiva (mas hein?) perguntando "Why?". Acima dos problemas filosóficos envolvidos, há o problema da linguagem, em que a máquina possui problemas na compreensão da linguagem humana. Isso, não obstante, não é só um problema da relação homem-máquina, mas no modo que máquinas se comunicam entre si.
Você deve estar imaginando porque a sua TV deveria conversar com seu reprodutor de Blu-Ray (apesar que o meu não se reproduz. Devem tê-lo castrado na loja. Raios!), mas a questão seria em termos de máquinas robóticas, que atualmente nada mais são que meros "paus-mandados" que fazem (ou deveriam fazer) o que se programara previamente. Assim, quando você chega perto daqueles robozinhos meigos que sussurram de noite "morte aos humanos, morte aos humanos", pode ter certeza que ele não está planejando um levante com outros robozinhos assassinos.
Pelo menos, não era assim antes da chegada dos lingodroids…
