Grandes Nomes da Ciência: Simon Stevin

O homem com roupa estranha e gola esquisita está de pê, no campo molhado. O vento faz farfalhar sua capa. Os pés molhados não esfriam seu ânimo. Olhando a construção, e sentindo que o vento é seu amigo, mas o barulho ensurdecedor de madeira batendo agride sua autoestima, seu bom gosto e sua técnica.

O homem sabe que pode resolver aquilo. Ele resolve, usando talvez a mais inútil de todas as coisas à primeira vista. Ele com seu cérebro, o homem usa os poderes frios dos números para fazer milagres.

O homem é Simon Stevin, e se Simon diz pros números “Ajudem-me”, os números fazem o que Simon mandou.

Continuar lendo “Grandes Nomes da Ciência: Simon Stevin”

Como a Lua pode ser tão grande nas fotos?

Esta semana me fizeram uma pergunta sobre a Super-Lua, quando a Lua encontra-se no perigeu e eu expliquei aqui o que era isso. A pergunta era “Se a Lua não fica tão grande assim, como as fotos mostram-na muito grande?”

É uma boa pergunta, que à primeira vista pode ter um quê de misterioso, mas nada é tão misterioso quando a gente sabe o porquê das coisas. Se ao menos os Porquês estivessem organizados num livro, eu o chamaria de Livro dos Porquês, com capítulo em Óptica e Fotografia.

Continuar lendo “Como a Lua pode ser tão grande nas fotos?”

Grandes Nomes da Ciência: Otto von Guericke

Os cavalos de batalha estavam alinhados. Dois grupos, de oito cavalos. Seus mestres mal estavam conseguindo contê-los. Eles estavam ali, prontos! A um coando e o Rei veria o poder do homem à sua frente. A multidão estava ansiosa. Os cavalos relinchavam, batiam as patas, as correias retesadas, as correntes se esticando.

O homem balança a cabeça para os mestres dos cavalos. Os cavalos usam toda a sua força muscular, as correias ficaram mais retesadas ainda, as correntes. Os chicotes estalavam, mas nada acontecia, pois um imenso poder estava ali atuando, o poder invisível, o poder que nos esmaga diariamente, e mal percebemos. O poder da atmosfera.

Esta é a história de Otto von Gericke, o diplomata-cientista que dominou a atmosfera!

Continuar lendo “Grandes Nomes da Ciência: Otto von Guericke”

O que é Supersaturação?

Volta e meia aparece pessoal compartilhando vídeos. Eu acho muito legal, principalmente se é para aguçar a curiosidade científica. O problema é quando inferem conceitos errados. Um deles é o gelo quente que, segundo o pessoal que compartilha vídeos etc., é o momento em que há solidificação de um líquido, liberando calor.

Mas as coisas não são tão simples assim, e para coisas mais complicadas é que existe o LIVRO DOS PORQUÊS!

Continuar lendo “O que é Supersaturação?”

Nem sempre se pode contar com a Matemática

Eu gosto muito de Matemática. com ela pode-se provar qualquer coisa, até mesmo que a Matemática está errada (esta piadinha foi dita por um amigo meu do IMPA). Com ela podemos analisar coisas de diferentes maneiras, fatalmente obtendo resultados diversos e, o mais incrível, tais resultados estarão corretos, mesmo que sejam totalmente diferentes entre si. Como demonstrar isso? Que tal pegar a sua calculadora e/ou smartphone?

Hummm, acho que eu posso considerar iosso como mais um capítulo do LIVRO DOS PORQUÊS!

Continuar lendo “Nem sempre se pode contar com a Matemática”

Cartinha aos futuros cientistas

Eu recebo muitas mensagens. Algumas me elogiam, outras tiram dúvidas, outras reclamam que eu sou muito ácido e ofendo o coraçãozinho puro das pessoas. Agora, uma mensagem que eu recebi chegou a ser tocante. Uma menina de 18 anos que quer fazer Ciência, mas ninguém disse como, e vemos que há algo muito errado no Brasil, quando nem mesmo professores parecem ter amor pelo que ensinam nem se entusiasmam.

Assim, vou reproduzir o e-mail e respondê-lo aqui mesmo.

Continuar lendo “Cartinha aos futuros cientistas”

“O Princípio”: O melhor documentário de todos os tempos (pelos motivos errados)

Eu AMO documentários! Vocês sabem: aquilo que costumava passar no Discovery e History Channel, antes do Hitler do Passado e da Segunda Guerra Alien, ou algo assim. Hoje, pelo menos, temos a National Geographic Channel do Brasil que passa Cosmos… em SD, só faltando ser dublado pelo Marcelo Gleiser.

Existem documentários que eu adoro de montão… mas pelos motivos errados, como aquela palhaçada chamada "Spelled", mostrando como os criaBURRIcionistas são pobres coitados, expulsos dos institutos de pesquisa, só porque não publicaram uma linha de seu trabalho. Bandidos! Agora, a pérola é um MA-RA-VI-LHO-SO documentário chamado "The Principle": um a pérola do conhecimento que procura demonstrar que a Terra não orbita o Sol. Não orbita nada. Estamos aqui: ho-ho-ho!

Continuar lendo ““O Princípio”: O melhor documentário de todos os tempos (pelos motivos errados)”

Quando o Ceticismo.net fala sobre Método Científico

O SciCast, um podcast sobre Ciência. É um projeto legal que se propõe a levar a Ciência, discutindo temas que vão desde fabricação de cerveja até viagens interestelares. Eles convidaram grandes luminares para participar (ah, sim! Também chamaram um cara que está começando na Internet agora: o Gilmar do E-Farsas, e acabou que eu recebi um convite especial (mas muito amado) de participar dele.

Minha participação de estreia foi sobre o Método Científico e você poderá ouvi-lo aqui em baixo, ou baixando no seu xing-lingzão de 10 merréis:

Continuar lendo “Quando o Ceticismo.net fala sobre Método Científico”

Pesquisa fala o que já sabíamos: Estudante brasileiro não sabe pensar

Sabe aqueles ufanistas que ainda acreditam na qualidade da Educação Brasileira? Pois é, continuarão acreditando, pois o fator "Realidade" nunca é levado em conta. Pena que a vida real é dura e não está nem aí pro que as pollyanas pensam ser.

O novo exame do PISA não só avaliou a nossa catátrofe educacional em nível de conhecimento, mas também se os alunos tinham capacidade de pensamento lógico e resolução de problemas. Antes de você continuar, um spoiler: os alunos não têm nem uma coisa nem outra).

Continuar lendo “Pesquisa fala o que já sabíamos: Estudante brasileiro não sabe pensar”

Olimpíada Brasileira de Astronomia está com pires na mão pedindo ajuda. AJUDE!

O comitê organizador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) podia estar roubando. O comitê, coordenado pelo prof. dr. João Batista Canalle, podia estar matando ou enchendo seu saco no domingo de manhã, perguntando se pode lhe falar um pouquinho sobre Kepler.

Eles estão humildemente, e com todo respeito, pedindo uma contribuição sua. E, claro, você dará depois de saber do que se trata.

Ah sim. isso é a sua SEXTA INSANA!

Continuar lendo “Olimpíada Brasileira de Astronomia está com pires na mão pedindo ajuda. AJUDE!”