A Internet pública e livre morreu. As empresas privadas venceram

Nos anos 1990, havia um vilão claro na História da Internet: as redes proprietárias pertencentes ao que hoje chamam de Big Techs (na época eram chamadas de empresas fidaputas, mesmo). Havia a AOL, a CompuServe e a Microsoft, com sua Microsoft Network (abreviada para MSN, que se resumiu a um serviço de mensagens instantâneas) recém-lançada. Eram serviços que funcionavam como condomínios fechados: você pagava a mensalidade, entrava no ambiente controlado pela empresa, consumia o conteúdo que ela selecionava e não saía dali para lugar nenhum. Bill Gates chegou a escrever um livro inteiro, A Estrada do Futuro, celebrando esse modelo de conectividade, sendo que parte da maravilha que ele descrevia era, convenhamos, a própria rede da Microsoft. A Internet aberta mal aparecia.

As pessoas reagiram com indignação saudável. Não queriam jardins murados. Não queriam intermediários decidindo o que podia ser lido, publicado ou discutido. Queriam um bosque a ser explorado, uma rede descentralizada, livre, construída sobre protocolos públicos que nenhuma empresa controlasse. Lutaram por isso e conseguiram. E foi lindo enquanto durou. Continuar lendo “A Internet pública e livre morreu. As empresas privadas venceram”

Depois da Microsoft, Apple entra na mira de piratas virtuais

apple_hunt.jpgDurante anos, a Microsoft foi o principal alvo de piratas virtuais que exploravam brechas de segurança em busca de ganhos financeiros. No entanto, indica um estudo da empresa de segurança Sophos, o ano de 2007 indicou uma tendência da expansão desse tipo de golpe tendo como vítimas os usuários dos computadores Mac, da Apple.

“O estudo revela que, em 2007, o crime organizado bateu pela primeira vez à porta dos Macs com a intenção de roubar dinheiro. Códigos maliciosos já existiam para esses computadores, mas até recentemente os criminosos não viam esses usuários como vítimas [de golpes financeiros]”, afirma a empresa. A pesquisa analisa o cenário do ano passado e também traça tendências para 2008. Continuar lendo “Depois da Microsoft, Apple entra na mira de piratas virtuais”