Por que eu fiz Química?

Sim, eu fiz Química. Todo mundo me pergunta o por quê. Eu não teria grandes motivos para explicar uma coisa que nem eu sei ao certo. Entretanto, há alguns fatos a serem considerados e analisar como eu acabei nessa profissão.

Além disso, é bom saber por que você deveria fazer Química ou seguir uma outra profissão. Sim, é mais um vídeo.
Continuar lendo “Por que eu fiz Química?”

Máquinas moleculares: Quem ganhou o prêmio Nobel de Química 2016 e por quê

Um grupo de cientistas ficou muito feliz esta semana. Levaram algumas coroas suecas para casa, suas esposas acharam o máximo e tudo acabou em festa. E não, não é roteiro de algumas revistas suecas. É o resultado de outro tipo de publicação. Saiu o prêmio Nobel de Química 2016, que contemplou o trabalho de três pesquisadores com um módico prêmio de 8 milhões de Ann-Margrets.

Enquanto físicos constroem as maiores máquinas do mundo para compensar suas anatomias, químicos desenvolvem as menores máquinas porque… Bem, não temos problemas de autoestima. :D 

Mas afinal, pelo que foi o prêmio Nobel de Química? Merece um LIVRO DOS PORQUÊS!

Continuar lendo “Máquinas moleculares: Quem ganhou o prêmio Nobel de Química 2016 e por quê”

Um álbum de família do Sol

Enquanto você se preocupa com as fanfics que rolaram nas eleições, besteiras vindas pelo WhatsApp, maluquices em geral, resultado de jogo de futebol entre outras coisas, deixe-me compartilhar algo que eu acho legal. O Sol. Sim, o Sol, nosso amigo Sol, que está lá, que é longe daqui. Entre várias “fotos” que foram tiradas no alvorecer da fotografia, quando ainda se chamava daguerrótipos, o Sol estava lá, lindo e imponente.

Continuar lendo “Um álbum de família do Sol”

Pesquisadores sequenciaram DNA no Espaço

Sequenciamento de DNA já virou carne de vaca. Isso se faz em qualquer porqueira de lugar, como o interior da Somália, nos confins do sudeste asiático e até no Brasil. O que antes era caríssimo, hoje tá bem baratinho de se fazer. Mas daí vem a pergunta: E no caso de precisarmos fazer isso no Espaço? Vai que a gente pousa em Europa (eu sei! Nada de pousar em Europa. Mas vai que…) e encontra alguma forma de vida lá? Sequenciar seu DNA seria um dos primeiros passos, certo?

Bem, pesquisadores da NASA não só acharam que isso poderia ser feito como efetivamente o fizeram. Não, não estou falando de ter encontrado vida em Europa (o satélite). Mas o sequenciamento de DNA no Espaço.

Continuar lendo “Pesquisadores sequenciaram DNA no Espaço”

Uma beleza infinita elevada ao quadrado

Fotografar à noite é legal, mas é uma droga. Sim, eu já tentei. Fica lindo com aqueles zilhões de granulações aparecendo, mesmo com flash (óbvio que não era flash profissional). Fotografar céu noturno? Piorou! Não só fotografar na cidade é perda de tempo, por causa da poluição luminosa, como sempre é melhor usar máquinas mais… caprichadinhas.

Uma dessas gracinhas é a ME20F-SH da Canon. Uma camerazinha safada de apenas 2,2 megapixels. Uma merreca. Pouca coisa. Ela só está custando quase umas 20 mil doletas. Deve ser por causa do seu absurdo ISO 4 milhões (sim, QUATRO MILHÕES!!). Esta bagaça capta a luz de qualquer coisa, e é por isso que Bem Cannales a usou para o seu time lapse. Um absurdo de bonito!

Não vou nem falar muito. Olhem que lindeza!

Continuar lendo “Uma beleza infinita elevada ao quadrado”

As Bases

Já vimos sobre os Ácidos, os perigosos ácidos. Mas tudo na Química pode ser perigoso, mesmo aquelas que parecem ser boazinhas por neutralizarem os ácidos. Elas são as bases.

Aqui veremos algumas curiosidades sobre elas, e como elas podem ser bem perigosas, se não manuseadas com cuidados. Do que as bases são capazes em várias fases?

Continuando a série de vídeos sobre Funções Químicas, aprenderemos um pouquinho a mais sobre bases em mais um LIVRO DOS PORQUÊS

Continuar lendo “As Bases”

Os negros pontos invisíveis e uma ameaça perto de você

Vamos direto ao ponto, pois detesto dourar pílulas: Seu cérebro é uma bosta e seus olhos, uma merda. Você pensa que eles são ótimos, mas isso é só porque você só tem eles. Se tivessem coisa melhor, trocariam na mesma hora. Alguns alegam que esses órgão são a prova definitiva de um projetista inteligente. Bem, se isso é o melhor que ele pode fazer, não estou minimamente impressionado.

Você tem todo direito de amar todos os seus órgãos, mas eu sou obrigado a dizer que eles funcionam muito mal. Uma prova disso é que nem um ponto preto você consegue enxergar direito.

Continuar lendo “Os negros pontos invisíveis e uma ameaça perto de você”

Reações Químicas

Reações químicas são o processo pelo qual nós temos uma ou mais substâncias e conseguimos obter muitas outras… ou apenas uma só. Nossas indústria, nossas casas e até o interior de nossos corpos é uma constante sucessão de reações químicas.

Essas reações nunca são iguais, cada uma dependendo da natureza das substâncias envolvidas. Sendo assim, que tal darmos uma olhadinha em alguns poucos exemplos? Eis mais uma edição em vídeo do LIVRO DOS PORQUÊS!

Continuar lendo “Reações Químicas”

Proxima Centauri mais próxima de você do que você imagina

Se você não mora numa ostra, sabe da descoberta de Proxima Centauri, uma estrela do tipo anã vermelha, que dista da Terra a ridícula distância de 4,22 anos-luz. A luz demora pouco mais de 4 anos para chegar até lá, o que é praticamente a mesma coisa que levantar do sofá e ir ajeitar o quadro pendurado na parede em frente, em termos astronômicos. Essa estrelinha que brilha, brilha, mas ninguém a vê por ser pequenininha, foi descoberta em 1915 por Robert Innes, sem a ajuda de um astrólogo, já que eles nunca conseguem perceber a ação de corpos celestes que não foram descobertos ainda.

A estrela possui um exoplaneta chamado Proxima Centauri b, que foi anunciado em 24 de agosto de 2016. Estima-se que como ele está em algo semelhante como a Goldlock Zone, possa ter vida lá, embora que ache que é muito cedo para afirmar isso.

Continuar lendo “Proxima Centauri mais próxima de você do que você imagina”

Eppur si muove: A Terra que não está parada

Vocês sempre podem contar com vídeos em Time Lapse. Eu os adoro e sempre que possível postarei aqui. Ele mostra lugares que muitos de nos não iremos, numa faixa de tempo que escapa a nossa percepção. Não estamos preparados para o muito lento e o muito rápido.

Normalmente, as fotos são com um plano fixo, com o céu se desvelando por cima, num imenso balé cósmico, embora saibamos que não é bem assim. Nós que estamos bailando pelo Cosmos. Então, não seria mais lógico que nos time lapse a Terra é que estivesse se movendo?

Continuar lendo “Eppur si muove: A Terra que não está parada”