Grandes Nomes da CIência

Biografias de cientistas conhecidos ou não tão conhecidos assim. Curiosidades e fatos sobre suas pesquisas, inclusive gente anônima que fez ciência e não recebeu os devidos créditos. Mais »

Livro dos Porquês

A sabedoria e o conhecimento. Isso é Poder! Abra sua mente, aprenda mais sobre questões básicas (e complexas) e tire suas dúvidas, de forma mais didática possível, sem ser aquelas aulas chatas de colégio. Mais »

Grandes Mentiras Religiosas

O mundo não é tão bizarro quanto fazem parecer. Mentiras e enganações para ludibriar as pessoas, lindamente desmontados, de forma a trazer à luz a desonestidade para tentar lhe fazer parar de pensar e simplesmente aceitar o que querem que você pense. Mais »

Caderno dos Professores

Para quem quer ensinar e muitas vezes se pergunta como abordar um tema. Como deixar a aula interessante, como levar conhecimento aos seus alunos por meios que pedagogos lhe odiarão, mas serão amados pelos estudantes. Mais »

 

Jesus Cristo e Super-Homem: A necessidade do herói mítico

A teologia de Jesus e o Super-Homem

Muito representativo, não? Ainda mais se levarmos em conta as expressões iconográficas, como as imagens que retratam o aparecimento de ambos, bem como suas mortes. A bem da verdade, ainda tem muito mais similaridades do que essas. Foram apontadas apenas as principais, e só estas já nos chamam a atenção para as personagens.

Tudo bem que o Super-Homem não nasceu de uma virgem, ele veio em estado embrionário de seu planeta natal e aterrissou aqui já como bebê. Isso é fácil de explicar por causa da Relatividade de Einstein. Quanto mais rápido um corpo viaja, mais lentamente o tempo passa para este corpo. Assim, o jovem Kal-El viajou por milhares de anos, mas para ele foi só um aninho (ou meses, as HQ’s não disseram claramente e nem isso é importante de fato).

Não obstante, num mundo que não sabia o que era inseminação artificial e muito menos DNA, tal desenvolvimento embrionário fora de um corpo vivo era totalmente estranho à época. Miraculoso, até. Algo semelhante a uma “imaculada concepção”, já que não houve ato sexual e, portanto, livrando o jovem kryptoniano de um possível caso de “pecado original”.

De qualquer forma, os Evangelhos não esclarecem (e nem poderiam) a natureza genética de Jesus. Ele foi gerado no ventre de Maria, isso está bem claro. Mas, não informa se o Espírito Santo a fecundou com alguma espécie de “Espermatozóide Santo” ou se Deus implantou o embrião já formado no ventre dela, criando a primeira barriga de aluguel da história.

Trocando em miúdos, os Evangelhos não conseguem informar se Jesus tinha características genéticas de Maria ou exclusivamente do “Espermatozóide Santo”.

Isso pode até parecer que não tem importância, mas tem; e muita!

O Monofisismo era uma doutrina do século V, elaborada por Eutiques e admitia que Jesus possuía uma só natureza: a divina. Esta doutrina foi considerada herética pelo Concílio de Calcedônia em 451 E.C. (Era Comum) e isso gera um sério problema que mistura Ciência, História e Teologia.

Se Jesus tinha a carga genética de Maria, então era meio humano e meio divino. Só que ela (Maria) não é vista como “santa” fora do círculo católico. A própria “Ascensão de Maria” só passou a figurar como dogma católico em meados do século XX. Assim, esta metade humana de Jesus não pode ser levada em conta.

Entretanto, se Jesus fosse gerado apenas (e somente apenas) por um Santo DNA, ele seria unicamente divino, como os Monofisistas afirmavam. Só que tal proposição é rechaçada pela maioria das vertentes cristãs atualmente, e algumas nem sabem informar ao certo.

Os mitos de hoje são melhor elaborados que os de antigamente…

Saindo do âmbito genético e indo para a filologia, o nome de ambos são, de certa forma, similares.

Kal-El, segundo seus criadores, seria um nome que, em kryptoniano, teria o significado de “filho das estrelas”, já que ele veio na forma embrionária conforme foi dito. No entanto, o mais curioso é que em hebraico o nome Kal El tem o significado “amigo de Deus”.

Religiosos costumam relacionar Isaías e Mateus para demonstrar que Jesus receberia o nome de Emanuel.

Isaías 7:14 – Portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel. (versão João Ferreira de Almeida)

Isaiah 7:14 – Therefore the Lord himself shall give you a sign; Behold, a virgin shall conceive, and bear a son, and shall call his name Immanuel. (versão King James)

Mateus cap. 1

20. Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo.
21. Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados.
22. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor falou pelo profeta:
23. Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, que se chamará Emanuel, que significa: Deus conosco.

É claro que isso não é mais aventado e só se pode sugerir que foi uma forçada de barra pelo redator de Mateus. Ainda sim, é curioso ver que um dado amigo de Deus teria, em tese, Deus próximo a si. Logo, que estivesse com o amigo de Deus, também estaria perto deste. Em suma, Deus estaria com quem permanecesse próximo ao amigo de Deus.

As próprias representações gráficas do Super-Homem e de Jesus mostram incríveis similaridades. Desde a representação do nascimento de ambos, até suas mortes, conforme visto acima na tabela. É famoso o gesto do Super-Homem de abrir repentinamente a camisa, mostrando o grande S que é seu símbolo; da mesma forma, Jesus é muitas vezes retratado apontando para o próprio peito, mostrando o “Sagrado Coração”.

superman.jpg sagrcor.jpg

Examinando diversos heróis legendários, isso não surpreende muito. A maioria deles carrega um amuleto, símbolo, desenho ou algo similar sobre o peito, de forma que possa ser bem reconhecido. Desde a armadura dourada de Alexandre Magno, passando pelos romanos, a armadura de Perseu, o escudo em formato de concha de Aquiles, os amuletos celtas etc. Todos os heróis, seja em termos de ficção, como os reais (no caso, os brasões de cavaleiros, ordens militares etc.) são ostentados logo no peito, para estarem bem evidentes e mostrar ao opositor “com quem eles estão falando”.

A representação iconográfica de Jesus não foge a esta norma, já que fica patente que ele “deseja” que você olhe bem de onde vem o “poder” dele.

Na próxima página, estudaremos os contextos políticos durante a criação dos mitos Jesus e Super-Homem.

Sobre André Carvalho

και γνωσεσθε την αληθειαν και η αληθεια ελευθερωσει υμας

Pages: 1 2 3 4 5

  • Rafael T.M

    Muito bom…

  • Rafael T.M

    “Por vezes o mundo real é intragável…”

    Certamente!

    Nossa, palmas para quem escreveu o artigo. Muito bom.

  • Robson Fernando

    Há um erro no texto, quando mostra o ranking de quem é mais “herói mitológico”:

    “Como vocês podem ver, Shiva, o deus hindu, possui mais atributos “heróicos” do que Jesus.”

    O deus hindu que aparece na lista é Krishna, e não Shiva.

    Administrador André respondeu:

    Correção feita. Obrigado. 😉

  • adorei pesquisar nesta pagina é muito interessante ,você que esta do outro lado fica absmado com tanta história,interessante, você aprende e tbm ensina bjos da sua amiga taiala priscila

  • Augusto

    Eu acho que deveriam ler mais a biblia e participar mais de eventos religiosos,
    pois existe um Deus vivo que nos liberta e que nos cura. Não gostamos quando fala de Jesus como “Mito” pois esta comprovado e consumado nas escrituras e num mundo espiritual que ele está no nosso meio…

    Mais ele te pedoa de todos os pecados!!!!

    Deus abençoe vcs…

    Abbadon respondeu:

    Eu acho que deveriam ler mais a biblia e participar mais de eventos religiosos

    Ler o que exatamente ? Mitologias, lendas, fabulas, contos, historinhas copiadas de outras religies ? Aprender como matar quem trabalhar no sabado, apedrejar pessoas, cortar fora as maos e o penis, massacrar povos, odiar meus pais, etc ?

    Eventos religiosos, para que ? Ser enganado pelo pastor ?

    pois existe um Deus vivo que nos liberta e que nos cura.

    As prisoes continuam lotadas e os hospitais estao abarrotados de doentes.

    Não gostamos quando fala de Jesus como “Mito” pois esta comprovado e consumado nas escrituras e num mundo espiritual que ele está no nosso meio…

    E continua um mito. Nao foi provada historicamente e arqueologicamente a existencia desse ser na vida real. O onus da prova é seu. Nao gostou ? Problema seu.

    Mais ele te pedoa de todos os pecados!!!!

    Que pecados ? Onde ? Cade ? E acaso pedi perdao ? Nao devo satisfacoes a ninguem.

    Deus abençoe vcs…

    Que Thor te abencoe !

    Administrador André respondeu:

    Ele perdoa meus pecados? Então ele que vá se foder!

    Próximo?

    Thales respondeu:

    @André,
    eu euvi essa frase na comunidade Ateus do orkut, kkk
    tenha certeza, vai ser a próxima a entrar no livro de auto-ajuda Ateu.
    você foi ridículo, nada mais que isso….
    que Javé Deus te abençoe MUITO André!

    (na hora de me abençoar escolha Shiva, porque amo ela em Final Fantasy, e gosto da destruição) 😉
    há não…. é o Abbadon que abençoa… não o andré … kkkkk

    ainda prefiro discutir
    vegetarianos x carnívoros
    (nesse blog tem algo sobre isso ? )

    Administrador André respondeu:

    Oi, Marina. Você é: Thales | thales8_potter@hotmail.com | 189.77.50.133

    ZzXx respondeu:

    HAHAHAHAHA

    De dia é Marina, de noite é Thales.

    Wilhelm respondeu:

    Caraca de novo,

    Sr. Augusto, todos aqui ou a maioria ja leu bastante a bíblia, e não só os mesmos versos que o pastor / padre / (insira aqui seu sinônimo de picareta estelionatário favorito) mandam ler, mas uma leitura completa de tudo que está lá contido. De uma olhada pelo site que você vai ver que de conhecimento bíblico o pessoal do site tá cheio.

    Quanto a libertação e cura você poderia falar exatamente ao que você se referia?

    Jesus é um mito mas acredite todos estão loucos para verem provas concretas (não vale a lógica circular da bíblia, que diz que é a palavra de Deus, e por isso tudo que está nela está certo, porque ela é a palavra de Deus, mas ela que diz que é a palavra de Deus, mas por ser a palavra de deus tudo que está nela é verdade etc etc etc ad infinitum) que isso é uma mentira seja você o primeiro a apresentá-las. Uma coisa que é importante atentar é que mesmo que acontecesse de um crente provar que todas as leis e teorias científicas estão erradas isso não prova o cristianismo certo.

    Para ele se provar certo ele precisa de argumentos que em si não possam ser refutados com provas contrárias. Afinal provar que a ciência poderia estar errada não prova que não existe o espaguete voador. E provar que todas as outras alternativas não cristãs estão erradas sem provas de que o cristianismo está por sua vez certo so coloca ele em uma posição igual todas as outras alternativas refutadas

  • Marina

    vocês desmascaram Jesus para….. Ateus ?
    qual a graça disso ?
    eu pelo menos cheguei a conclusão que os Ateus estão evoluindo.
    kkkkkkkkk

    Abbadon respondeu:

    @Marina,

    E vc consegue provar que estamos errados, em vez de fazer comentarios sobre nos ?

    Ah, é claro que nao… vc nao tem provas, nenhuma evidencia, nenhuma refutacao, nada solido ou verificavel..

    Bem, podemos concluir que vc ainda nao comecou a evoluir.

    😀

    Administrador André respondeu:

    Oi Marina | marina@yahoo.com | 189.77.50.133

    Considerando que vc vai continuar achando que Jesus existiu, mesmo sem provas, que importância isso tem pra vc? Medo que a gente esteja certo?

    Wilhelm respondeu:

    @Marina,

    È realmente um erro falar que o cristão evoluiu dos macacos

    Abbadon respondeu:

    @Wilhelm,

    Ser um cristao criacionista é realmente uma ofensa para os pobres macacos.

  • Z

    E tem mais.
    Se a biblia prova a existencia d jesus

    As hq’s provam a existencia do Superman

    ^^v

    Heartless_and_Soulless respondeu:

    @Z, :mrgreen: :mrgreen: 😆 😆
    Essa eu quero ver eles refutarem…

  • Neo.

    Ótimo artigo!
    O site ta de parabéns, vou mandar o link para alguns amigos. 😉

  • 110

    achei errado essa tabela (2), pois na minha opinião ela apresenta uma informação de forma a forçar algo, como a semelhança entre o super-homem e Jesus. Isso para mim é como tentar jogar com os dados afim de chegar em algum lugar.

    OBS: Se a intenção do texto é justamente essa, por qualquer razão, por favor desconsiderar o meu comentário, pois errei ao não perceber isso.

    Administrador André respondeu:

    Opinião: vc tem o direito de tê-la e eu de ignorá-la.

    110 respondeu:

    exatamente, mas tipo eu estou levando esse site a sério, tipo eu só gostaria de entender melhor esse (sei lá) “tópico”. Mas tudo bem, deixa pra lá.

    Administrador André respondeu:

    Já ouviu falar de mitologia comparada?

    110 respondeu:

    @André,

    bem, não. Até fiz uma pesquisa rápida google, mas não achei nada.

    Administrador André respondeu:

    Procurar no Yahoo Respostas não o fará ser mais inteligente.

    Rafael respondeu:

    @110, Tipo assim, se tivesse sido um comentário tipo assim, sem nenhuma palavra tipo, tipo assim eu acharia um comentário tipo assim pertinente. Visto que tipo assim, li muitos tipos, tipo assim não achei um comentário digno de tipo assim ser objeto de maiores considerações!
    O maternal veio agora debater aqui no Cet.net? 👿

    110 respondeu:

    @Rafael, Bem, essa agressão supondo que sou criança, ou até mesmo bebê é relevante? Senão, julgo desnecessário esse seu comentário.

    Resposta ao andré, tudo bem, está certo, mas essa não era a minha intenção, e sim ter pelo menos um conhecimento superficial do que se tratava. Por isso fiz uma pesquisa rápida no google. Esse assunto espero terminar por aqui, tendo em vista que ninguém precisa se justificar mais, se é que alguma vez precisou.

    Questão que deixo em aberto, apesar de ser um tanto fora de contexto do tópico, mas dentro do assunto ceticismo.net, existe algum preconceito para com novatos aqui?

    110 respondeu:

    @110, aliás, agora reparei em mais uma coisa, o único comentário que falou sobre o artigo em si, foi o meu primeiro, os demais foram comentários e críticas ao meu comentário. Talvez uma excessão a isso que escrevi foi o segundo comentário do andré, porém ñ tenho certeza, tendo em vista que não entendi muito bem o que ele quis dizer com “mitologia comparada”, se está falando sobre o que alguns fazem que é comparar algumas histórias, como o filme “zeitgeist” ai sim já ouvi falar e dai sim está dentro do contexto.

    Administrador André respondeu:

    Você NUNCA ouviu falar de mitologia comparada? Sua pesquisa não foi superficial, foi vagabunda, mesmo. Até mesmo a Wikipédia tem artigo sobre isso: http://en.wikipedia.org/wiki/Comparative_mythology

    Administrador André respondeu:

    Não temos preconceitos. Só com preguiçosos. pesquisas rápidas não farão de vc mais esperto.

    Rafael respondeu:

    @110, Minha intenção não foi agredir, mas fazer como diz o sábio André, me divertir com quem vem aqui tentando dar uma de galo com argumentos toscos.

    Mas não te preocupa, eu também tive uma fase mística, acreditando em teorias da conspiração, ufos, bobagens esotéricas, mas o estudo honesto e de mente aberta me mudou, e eu passei a enxergar as coisas como elas realmente são. Quem sabe tu não chega lá também.

  • 110

    tá agora entendi o andré. Tudo bem, oq eu quis dizer desde o principio, foi o seguinte, na página 2 (2), existe uma tabela e eu discordo da forma de escrita dela perante os “fatos”², pois é como se ela tomasse partido e quisesse forçar as semelhanças. Não q elas ñ existam, mas parece forçado. Acho q agora expliquei-me melhor. Além do mais, não tem necessidade de relacionar o assunto em questão com o trazido por você, pois estou me referindo na forma do autor do artigo escrever as coisas como querendo enfatizar algo, não o assunto “Jesus Cristo e Super-Homem: A necessidade do herói mítico”

    Rafael, pagar de galo? Bem, pense oq quiser, mas me respeite, principalmente quando vc julga saber oq penso. Se bem, que não entendi muito bem, oq disse no segundo parágrafo, pois começa fazendo comparações (como se eu fosse aquilo), e na última oração, tu paga de superior dizendo q nunca chegaria a seu nível.

    (tá, confesso, eu realmente fiz uma pesquisa vagabunda, só coloquei no google “mitologia comparada” e como ñ vi nenhum link nos 3 primeiros nem me importei em ir atrás).

    ²fato em ” “, não por concordar ou discordar com a existência de qualquer relação com a realidade, mas fato no sentido de ser assim a história dos personagens referidos.

    Administrador André respondeu:

    oq eu quis dizer desde o principio, foi o seguinte, na página 2 (2), existe uma tabela e eu discordo da forma de escrita dela perante os “fatos”², pois é como se ela tomasse partido e quisesse forçar as semelhanças. Não q elas ñ existam, mas parece forçado.

    Parece forçado? Por quê? porque eu coloquei-as lado-a-lado ou porque eu alterei as histórias?

    Além do mais, não tem necessidade de relacionar o assunto em questão com o trazido por você, pois estou me referindo na forma do autor do artigo escrever as coisas como querendo enfatizar algo

    O autor do artigo (eu) apenas fez uma comparação entre os evangelhos e ua obra clara de ficção. Como o próprio artigo diz, eu poderia comparar com qualquer obra mitológica, como a história de Hércules, Aquiles etc. Por isso, eu coloquei a escala de heróis de Raglan, que até mesmo Joseph Campbell referenciava.

    (tá, confesso, eu realmente fiz uma pesquisa vagabunda, só coloquei no google “mitologia comparada” e como ñ vi nenhum link nos 3 primeiros nem me importei em ir atrás).

    Então, cuidado com o que vc escreve, afim de não sugerir falsa pesquisa ou tema inexistente, mesmo. Recomendo livro O Herói de Mil faces, do Campbell.

  • Kaoani Figueredo

    A cada dia que passa me divirto mais com esses artigos.. muito bom mesmo..
    😀

  • Ari dark

    A cada dia que passa me divirto mais com esses artigos.. muito bom mesmo.[2]
    Adorei esse site! 😀

  • rogcr

    essa seção do site não recebe comentários faz tempo ,o último foi em dezembro de 2011 . eu queria comentar a seção titulada doze “provas da inexistência de deus ” mas lá não tem espaço mais . bem , newton falou que nenhuma grande descoberta é acompanhada de uma suposição ousada.eu concordo com ele e afirmo que no caso de vocês a suposiçao ousada foi supor que todas as idéias existentes no universo são inteligíveis pelo seu cérebro ,pois a própria bíblia afirma que existem ciências não inteligíveis por mim em Salmos ,aliás ,se eu soubesse tudo eu seria deus .

    além disso quero que vocês mencionem apenas uma lei física ou química do mundo espiritual .Não sabem ,né?Mas se existem conceitos não inteligíveis por nós no campo da física e química então pode ser que também existam conceitos não inteligíveis no campo da psicologia e psiquiatria .

    outra coisa qual recurso persuasivo é mais poderoso , o argumento oral ou o experimento .O experimento ,certo ? aliás uma teoria só é válida se passar pelo experimento .Por isso que a teoria do big bang e da evolução sempre serão teorias mortas .Mas a bíblia não é morta porque ela tem experimentos esses experimentos são ,por exemplo ,a libertação a cura de doenças e as profecias e por isso que o evangelho sempre foi grande porque ele tem fundamento experimental . mas negar um fato usando argumento oral é ridículo ,concorada ? Imagine numa aula de física de hidrostática um professor pegar uma bola de isopor mergulha-lá completamente na água e depois sotá-la mostrando que seu empuxo é maior que o peso e um aluno falar assim : professor , se você soltar essa bola de isopor submerssa ela fica em repouso porque seu peso é igual ao seu empuxo.Se ligô , ele tentou derrubar o experimento usando um argumento oral ,ou seja ,tentou derrubar um elefante com uma formiga . quado li teoria de vocês vi que ela está boa só que mesmo assim vocês não conseguiram me convencer porque quando ela é submetida a um experimento não passa.

    Há quanto tempo as igrejas mostram o reino através de milagres e libertações na IURD IMPD e igreja da graça e até hoje nunca ninguém derrubou o experimento deles .Até hoje não teve sequer um dossiê mostrando que milagres e revelações são farças e olha que essa igrejas são perseguidas:fazem dossê denunciando compra de fazendas , jatos ,helícópteros por parte de seus lideres ,mas nunca teve um dossiê contra os experimentos bíblicos especificamente.

    mas o texto de vocês ficou bom. Vocês levantaram questões que todos nós já refletimos pelo menos uma vez na vida.

    rogcr respondeu:

    na parte do experimento do empuxo faltou falar que quando o professor soltou a bola ela subiu e também teve alguns erros de português .I am sorry!

    Administrador André respondeu:

    Já estamos acostumados com analfabetos como vc.

    Administrador André respondeu:

    newton falou que nenhuma grande descoberta é acompanhada de uma suposição ousada.eu concordo com ele e afirmo que no caso de vocês a suposiçao ousada foi supor que todas as idéias existentes no universo são inteligíveis pelo seu cérebro ,pois a própria bíblia afirma que existem ciências não inteligíveis por mim em Salmos

    Bíblia: o livro que fala que coelhos ruminam, morcegos são aves e insetos possuem 4 patas. E a prova que seu Jesus existiu é…?

    além disso quero que vocês mencionem apenas uma lei física ou química do mundo espiritual .Não sabem ,né?Mas se existem conceitos não inteligíveis por nós no campo da física e química então pode ser que também existam conceitos não inteligíveis no campo da psicologia e psiquiatria .

    Psicólogo e psiquiatra: duas coisas que vc está precisando.

    outra coisa qual recurso persuasivo é mais poderoso , o argumento oral ou o experimento .O experimento ,certo ? aliás uma teoria só é válida se passar pelo experimento .Por isso que a teoria do big bang e da evolução sempre serão teorias mortas

    Principalmente para quem é analfabeto em Ciência e nunca abriu um livro de ensino fundamental.

    Mas a bíblia não é morta porque ela tem experimentos esses experimentos são ,por exemplo ,a libertação a cura de doenças e as profecias e por isso que o evangelho sempre foi grande porque ele tem fundamento experimental .

    Bíblia: o livro que diz que dragões existem, assim com sátiros, serpentes falantes e unicórnios.

    mas negar um fato usando argumento oral é ridículo ,concorada ?

    Não usei um argumento oral. Aqui é um blog escrito e não um podcast.

    Imagine numa aula de física de hidrostática um professor pegar uma bola de isopor mergulha-lá completamente na água e depois sotá-la mostrando que seu empuxo é maior que o peso e um aluno falar assim : professor , se você soltar essa bola de isopor submerssa ela fica em repouso porque seu peso é igual ao seu empuxo.Se ligô

    O professor de História diz que mediante evidências arqueológicas e relatos históricos da época, não havia escravos ghebreus no Egito, judeus não libertavam prisioneiros na Pessach, não houve nenhuma ziquizira no templo e nem que que o reinado de Herodes foi contemporâneo ao censo de Quirino. O aluninho com problemas mentais diz que é verdade, pois está na Bíblia.

    quado li teoria de vocês vi que ela está boa só que mesmo assim vocês não conseguiram me convencer porque quando ela é submetida a um experimento não passa.

    Qual experimento vc faria para relacionar relatos de heróis míticos com outra figura tida como histórica, mas que falha em termos documentais?

    Há quanto tempo as igrejas mostram o reino através de milagres e libertações na IURD IMPD e igreja da graça e até hoje nunca ninguém derrubou o experimento deles

    Qual miagre? Este: https://ceticismo.net/2012/06/04/serva-do-senhor-da-a-luz-3-caveiras-malignas-salva-nos-jesus/

    Até hoje não teve sequer um dossiê mostrando que milagres e revelações são farças

    Nah, nah. Primeiro, vc tem que provar que são verdadeiros. mostre os laudos médicos antes e depois do milagre.

    e olha que essa igrejas são perseguidas:fazem dossê denunciando compra de fazendas , jatos ,helícópteros por parte de seus lideres ,mas nunca teve um dossiê contra os experimentos bíblicos especificamente.

    Bíblia: o livro que diz que a Terra é chata feito pizza, que o sol apareceu depois das plantas, que a Lua tem luz própria e existem mosntros marinhos.

    mas o texto de vocês ficou bom. Vocês levantaram questões que todos nós já refletimos pelo menos uma vez na vida.

    Duvido que vc tenha lido.

    krebys respondeu:

    @rogcr, Me permita fazer umas observações no seu texto:

    “além disso quero que vocês mencionem apenas uma lei física ou química do mundo espiritual .Não sabem ,né? ”

    Então, o problema é a existência deste mundo espiritual. Mundo que ninguém nunca viu, ou voltou de lá pra contar. Então sendo um “mundo” não estudado, como ele teria leis… Eu não posso afirmar que ele não existe, mas se eu afirmar que ele existe, eu teria que provar… vc consegue provar?

    “aliás uma teoria só é válida se passar pelo experimento .Por isso que a teoria do big bang e da evolução sempre serão teorias mortas”

    Teoria Cientifica é diferente do termo popular de “teoria”. Pesquise como funciona em ciência para que uma hipótese se torne uma Teoria Cientifica, vc terá uma grande surpresa. E o Big Bang e a Evolução são teorias cientificas. Fikdik,

    “Há quanto tempo as igrejas mostram o reino através de milagres e libertações na IURD IMPD e igreja da graça e até hoje nunca ninguém derrubou o experimento deles .Até hoje não teve sequer um dossiê mostrando que milagres e revelações são farças e olha que essa igrejas são perseguidas:fazem dossê denunciando compra de fazendas , jatos ,helícópteros por parte de seus lideres ,mas nunca teve um dossiê contra os experimentos bíblicos especificamente.”

    Eu queria comentar sobre isso, pois há muitos anos os evangélicos vem acusando os outros credos cristãos (aka catolicos) sobre farsas, sobre adoracao de imagens, sobre mentiras e sobre o passado negro deles.
    Mas poxa vida!!! Uma rapida busca no Youtube vc vê cultos onde pastores usando de meios tecnologicos e orkut/face pra enganarem seus fiéis dizendo ter o don da revelação e profecia. Ou então o don de linguas estranhas que falam sempre a mesma coisa.
    A briga entre eles, chorando na televisao que estao sendo perseguidos, mas andam por ai com seus carros importados e tem mansoes. Uma verdadeira guerra isenta de impostos e fiscalizacoes.
    Quantas e quantas denuncias de que os milagres sao farsas tambem. Quando pedem provas todos dao seu jeitinho de arrumar uma desculpa. Pra falar a verdade, nao eh preciso investigar, nem fazer dossiê de milagres, curas, revelacoes… esta na cara que sao mentiras, que sao farsas.

  • Pingback: Papiro encontrado diz que Jesus teve esposa… ou nao! » Ceticismo.net()