Pareidolia e o Vale da Estranheza

pareidoliaA pareidolia é o fenômenos de ver e ouvir coisas que não estão lá. Trata-se meramente de nossa capacidade de reconhecimento que entra em curto e queremos ver coisas que, em princípio, não estão lá. Mas, as semelhanças fazem com que façamos ligações mediante nossa vivência. Assim, pessoas vêem Jesus em torradas, monstros em explosões e santas em vidraças.

Aliado a isso, algumas vezes temos sensações desconfortáveis, onde não gostamos do que vemos ou mesmo o repudiamos, à medida que alguma coisa tenta ser algo, mas não consegue chegar perto. É o Vale da Estranheza.

O presente artigo esmiuça nossa herança evolutiva, correlaciona a nossa capacidade de reconhecermos rostos desde nosso nascimento, e como isso nos influencia ao ver o mundo que nos cerca.

Continue lendo AQUI.

Feliz Natal!

Bem, pessoal, chegou o Natal. Ho! Ho! Ho! Mas, imagino que vocês já sabiam disso.

Este é o primeiro natal que passamos juntos aqui no novo domínio, Ceticismo.net. Em nome dos mantenedores, colaboradores, comentaristas e dos crentes toscos que vêm aqui nos xingar, desejando que tenhamos dores atrozes, sofrimentos infindáveis e que Javé, o Senhor dos Anéis Bíblico, nos encha de desgraças, desejamos Boas Festas!

Foi um ano muito muito legal compartilhar com vocês muitos de nossas opiniões, trouxemos notícias, artigos e diversão, sob a forma jocosa como nosso espião Sabino (é codenome, gente. Ninguém em sã consciência colocaria esse nome no próprio filho), que nos mostra como são frágeis as idéias criaBURRIcionistas, imitando como um crente que defende as besteiras do Desenhista InteliJUMENTO faria. Isso aliado a muitas mensagens carinhosas, derivadas do amor cristão, como estas abaixo:

Filho do Capeta

Chá de Cogumelo

Sem Convencer

Obrigado, pessoal. Eu desejo o dobro a todos vocês.

E por falar em mensagens, nosso Fale Conosco ficou lotado de e-mails perguntando se podíamos fornecer mais informações sobre a Fátima, Mirtes, Fabiane, Fabi e Karoline. Bem, gente, eu não sou de divulgar informações pessoais assim, sem mais nem menos. Mas, as meninas posaram para uma foto natalina. Os autógrafos estão no verso da foto. Basta virar o monitor pra ver.

Participantes femininas do Ceticismo.net

Obrigado pela participação de todos vocês. Como último presente, deixamos um videozinho de Natal .

Feliz dia de Mitra, pessoal!

Padre escroto diz a crianças que Papai Noel não existe

Eu tenho amigos de todos os credos. Desde judeus, cristãos, ateus, muçulmanos, agnósticos, macumbeiros e até um que acredita em divindades indígenas (sério!). Isso passando por defensores de ufologia, astrologia e até que o Lula é um bom presidente e o Vasco tinha condições de ficar na primeira divisão. Eu não implico com eles se eles não ficarem me “vendendo” suas crenças. Conversamos sobre estes assuntos, mas sem proselitismo de nenhum lado.

Particularmente, sempre achei que o cristianismo é a religião mais escrota do mundo. Sua estupidez em impor (nem que seja pelas armas) a sua crença é algo nojento e seu modo discriminatório é abusivo. Sua ânsia de dominar o mundo, visando expandir para a galáxia inteira, é algo insaciável e vemos isso nos mínimos detalhes, como foi o caso do padreco vagabundo lá da Itália que teve a ousadia de querer acabar com um dos mais belos mitos que a humanidade criou: Ele disse que Papai Noel não existia, diretamente a uma igreja repleta de crianças! Continuar lendo “Padre escroto diz a crianças que Papai Noel não existe”

Papa quer salvar pessoas dos gays

Estamos na semana de Festas! O Mau Velhinho – o Papa Chico Bento XVI – anda meio surtado. Provavelmente, por não saber se Jesus Jóquei de Jegue nasceu no Rio Grande do Norte ou no Pará, posto que anda em dúvida se comemora o Natal ou Belém. Liguei pra Fátima (a cantora) perguntando se ele era conterrâneo e ela deu com o telefone na minha cara (se fossem os seios, seria morte certa).

O Imperador Bento Palpatine soltou mais uma de suas inúmeras pérolas porquinas, dentro do chiqueiro chamado “Vaticano”, mostrando-se mais competente que o Lula no quesito: “Falar Bobagens”. Segundo ele, a humanidade precisa ser salva dos homossexuais, assim como florestas devem ser salvas do desmatamento.

Continuar lendo “Papa quer salvar pessoas dos gays”

Vaticano condena células-tronco e clonagem

Nada como a chegada do fim-de-semana! Pássaros cantando, sol brilhando e, se você não der muita sorte, um mar de lama invade a sua casa por culpa de um poder público retardado que não investe em infra-estrutura.

Deixando tais coisas de lado, o Império do Mal Vaticano mais uma vez dá o ar de sua graça sem graça, afirmando mais uma vez que a vida é sagrada, que aborto é crime hediondo e que quem não aceitar isso irá se entender com Satã. Nada de novo sob o Sol (que para eles ainda deve girar ao redor da Terra).

A Igreja Chatólica aparece mais uma vez vendendo sua ladainha irritante que a vida é um bem maior e merece ser defendida. Além disso, os toscos padrecos condenaram a fertilização artificial, a pesquisa de células-tronco embrionárias, a clonagem humana, as pílulas anticoncepcionais e até anti-gripais, posto que Vírus também são seres vivos (e mais inteligentes que os Pedófilos de Cristo). Continuar lendo “Vaticano condena células-tronco e clonagem”

O Messias Desmascarado

Os judeus estão aguardando, pois eles são pacientes. Uma das coisas que eles mais aguardam (e, para eles, a mais importante) é o advento do Messias.

Segundo a crença judaica, esse cara viria pra detonar geral e colocar tudo na sua devida ordem, desfazendo tudo que há de errado no mundo e trará paz e prosperidade (para eles, claro; eles que inventaram a crença). Só que atualmente, não são só os judeus que esperam o Messias. Tem muita gente aguardando o cara. E o pior é que já vieram muitos.

Quem é (ou quem deveria ser) o Messias? De onde surgiu essa crença e como entender o significado disso tudo? Herói ou profeta? General ou milagreiro? Homem justo ou um maníaco homicida que terminou por praticar suicídio coletivo?

Aqui não usaremos de azeite, ungiremos a todos com a verdade.

Jesus Cristo, a maior farsa de todos os tempos

Jesus Busters

Palavras do papa Leão X: “Quantum nobis prodeste haec fabula Christi”! (“Quanto nos é útil esta FÁBULA de Cristo!”)

“A fábula de Cristo é de tal modo lucrativa que seria loucura advertir os ignorantes de seu erro.” – Papa Leão X

“Não creria nos Evangelhos, se a isso não me visse obrigado pela autoridade da Igreja”. São palavras de Santo Agostinho. Com sua cultura e inteligência, poderia hoje estar no rol dos que não crêem.

Leia o restante deste artigo clicando aqui.

Nem só Jesus Cristo tinha poder

Por Widson Porto Reis

Apolônio de Tiana

Ele nasceu do útero de uma virgem e seu nascimento foi anunciado por um anjo. Reuniu ao seu redor um grupo de leais seguidores a quem transmitiu uma avançada mensagem de igualdade e fraternidade. Foi um agitador das massas e suas palavras tanto desagradaram aos romanos que acabaram por matá-lo. Em vida fazia inúmeros milagres: curava inválidos, anulava pragas, expulsava o demônio das pessoas e certa vez até ressucitou uma menina. Mas o maior dos seus feitos foi sua própria ressurreição, é claro. Uma vez completada sua missão, tomou seu lugar ao lado do Pai, do Espírito Santo e de sua própria mãe, também alçada aos céus, deixando aos seus seguidores em terra a dura tarefa de explicar como tinha tanta gente no céu se Deus era para ser único.

Ah sim, esqueci de dizer que não estou falando de Jesus Cristo. Estou falando de Apolônio de Tiana.

Leia o restante deste artigo clicando aqui.

Astrônomo diz que Jesus pode ter nascido em junho

Boa Taaaaaaaaaaaaaaaaaarde, Vietnã Céticos!

Para deixar seu dia mais feliz, nada como as imbecilidades loucas pelo mundo afora. Eu sou o senhor Rourke André, e trago para vocês mais uma loucura proposta por estúpidos que querem aparecer.

Uma pesquisa pra lá de suspeita, realizada por um astrônomo australiano mais suspeito ainda, sugere que Jesus Jóquei de Jegue, Grão cavaleiro do Burrico, Secador de Figueiras e famoso por andar com 12 machos e uma vagaba, teria nascido no dia 17 de junho e não em 25 de dezembro.

Sim, eu espero pacientemente que vocês acabem de rir. Continuar lendo “Astrônomo diz que Jesus pode ter nascido em junho”

Cérebro é uma gambiarra evolutiva

Engenheiros americanos costumam usar a gíria “kluge” ao se referirem a soluções improvisadas para problemas em projetos. A falta de iluminação numa casa nova pode rapidamente ser resolvida, por exemplo, com um fio desencapado, uma lâmpada velha, uma extensão e esparadrapo. Esse tipo de gambiarra, diz o psicólogo Gary Marcus, da Universidade de Nova York, é também a melhor analogia para descrever a mente humana.

“Kluge” é o título do novo livro de Marcus, dedicado a mostrar como nossas faculdades mentais mais caras – consciência e raciocínio lógico – foram construídas pela evolução aproveitando estruturas cerebrais primitivas, na falta de algo melhor. Dá para o gasto, mas o preço que pagamos por não sermos fruto de um “projeto inteligente” é que nossa gambiarra cerebral freqüentemente entra em curto-circuito. Continuar lendo “Cérebro é uma gambiarra evolutiva”