Entra semana, sai semana. Começamos mais uma sessão, onde o reino de Mordor abre seus portões maléficos e uma turba de orcs acéfalos conseguem escapar, cavalgando em trolls sem-noção. Wargs desistiram de passar por aqui e, por isso, os elfos estão entediados. Entretanto, ainda aparece uma ou outra sandice que merece ser postada, e hoje, nós temos duas pelo preço de uma. Enjoy yourselves!
Autor André
Por que a Lua parece maior quando está próxima do horizonte?
A resposta, como na maioria dos grandes mistérios da humanidade (ok, não é um graaaaaaaande mistério, mas é interessante saber), a Lua sempre nos fascinou; e uma das coisas fantásticas sobre ela é o fato dela parecer maior quanto está próxima ao horizonte do que quanto está no zênite, isto é, bem acima de nós. Este é o primeiro de vários artigos explicando coisas simples, curiosidades que envolvam a ciência, perguntas que quando somos crianças não temos medo de fazer, mas quando adultos ficamos com vergonha, pois seria (em princípio) algo que as pessoas pensam que todos deveriam conhecer. Esta é a série “O Livro dos Por quês”.
Assim, vamos nos perguntar: Por que, diabos, a Lua parece ser maior quanto está próxima ao horizonte, quando está “nascendo”? Eu responderia “Efeito Denorex” (parece, só parece, mas não é). A bem da verdade, não é só com ela que isso acontece. Acontece também com o Sol, nosso amigo Sol. Se bem que não é só com a Lua e o Sol que tal coisa acontece, mas TUDO que observamos nessas condições terá seu tamanho aparente maior do que se estivesse acima de nós.
Continuar lendo “Por que a Lua parece maior quando está próxima do horizonte?”
A questão do casuísmo
A presença da ciência em nossos dias é o que se chama de truísmo – uma verdade tão clara que enunciá-la se torna uma redundância das mais desnecessárias. Ninguém negaria que vivemos em um mundo em que os frutos da ciência cada vez mais se tornam presentes em nossa vida cotidiana. E esses frutos não se limitam a essa gama de ferramentas da vida prática e material que o desenvolvimento da tecnologia possibilitou. Mais do que isso, adentram o mundo do pensamento e das visões de mundo.
Eis aí outro truísmo: o crescimento da ciência é responsável pelo aumento da adesão aos pareceres científicos na própria sociedade não-especializada – isto é, ao menos no setor cientificamente alfabetizado da população. Tal fato é assim tão evidente pois é claramente visualizado hoje e mesmo à luz da história (nas épocas “não-científicas”, não houve difusão do “pensamento científico” na sociedade [Ex.: Idade Média]; nas épocas “científicas”, deu-se o contrário [Ex.: Séculos XVII/ XVIII]; e hoje, por excelência uma época de alto desenvolvimento da ciência, há, comparativamente, um número elevado de pessoas que confiam nas capacidades da ciência).
Clique aqui para ler o restante deste artigo »
Planta carnívora e aranha lutam por recursos
Sabemos bem que os animais competem por recursos naturais. Em outras palavras, duas espécies podem luar por determinado alimento, como é o caso dos leões, guepardos e hienas na savana africana, que sempre disputam as deliciosas carnes de um antílope. Agora, cientistas da Universidade do Sul da Flórida descobriram que isso não fica só no nível de esp´[ecies ou ordens, mas de reinos também. Estudos indicam que a aranha-lobo e a planta carnívora do gênero Drosera (a saber, Drosera capillaris) disputam arduamente pelo alimento circundante, já que o aracnídeo se alimenta de insetos, tal qual a drosera.
Continuar lendo “Planta carnívora e aranha lutam por recursos”
Novo gabinete britânico corta o próprio salário
Depois que o trapalhão do Gordon Brwn renunciou ao cargo de primeiro ministro da Inglaterra, seu sucessor, David Cameron (que não tem nada a ver com cinema), já chegou rasgando. Explico: seu gabinete já deixou claro que cortará o salário de todos os ministros em 5%. A Inglaterra é ou não é umpaís totalmente dvcerso do que possamos imaginar?
Continuar lendo “Novo gabinete britânico corta o próprio salário”
As raízes profundas das doenças genéticas
É uma coisa interessante que existe em nós, animais vertebrados. Nosso genoma não foi repetido uma vez, mas muitas e muitas vezes. Achava-se que o excesso de genes acaba sendo descartado e perdido para todo o sempre, mas parece que não é bem assim, como mostra a pesquisa de Aoife McLysaght do Trinity College em Dublin, Irlanda.
À guiza de informação, Aoife (pronuncia-se “Áife”) é uma moça muito bonita, como todos os irlandeses costumamos ser. Mas não precisam acreditar em mim. A página dela pode ser acessada AQUI.
Como se livrar de um spammer
Não há ninguém que discorde: Spammers são um estorvo! Se bem que o spammer não ache isso.
Convenhamos, é um saco ter que receber um monte de lixo internético. Desde os milhões que estão à minha disposição num banco no Congo até os oferecimentos de viagra, v1agra /|agra etc. todo dia sempre algum débil mental envia e-mails não solicitados com propagandas ridículas. Todo dia o Akismet daqui cata centenas de links que bots insistem em mandar, como coisa que iria passar algum dia. Uma pentelhação sem fim. Agora, eu resolvi contra-atacar. Depois do Telemarketing-Fu do Silveira, eu lanço o Spam-Jitsu. Vejam só como se deve proceder.
Grandes Nomes da Ciência: William Kamkwamba
Muito dificilmente você se lembrará – ou mesmo terá conhecimento – deste nome. Não só pela difícil pronúncia, como pelo fato dele ter nascido nos cafundós do Judas lá no meio da África, num lugar desolado, pobre e abandonado chamado Malawi.
William Kamkwamba nasceu em 5 de agosto de 1987. Era um garoto que, como eu, amava os Beatles e os Rolling Stones não sofria do mal do conformismo. Ele não aceitava que as coisas – mesmo sendo muito ruins – são imutáveis, tendo que aceitá-las simplesmente e pronto. Cientistas não se curvam perante o infortúnio e ficam se lamentando da vida; eles vêem esses infortúnios como uma oportunidade, um estímulo, um desafio. E desafios existem para serem vencidos! Esta é a história do garoto que domou o vento.
Continuar lendo “Grandes Nomes da Ciência: William Kamkwamba”
Voz dos Alienados 12
Eu adoro quando escrevem para o Fale Conosco. Sério! Sempre aparece uma sugestão de artigo, uma palavra amiga (desgraçado, Jesus vai te matar hoje!) ou até mesmo um email de congratulações, como o que a Rachel enviou. Mas nem só doces mensagens de amor e carinho (FDP, como ousa dizer que Deus não existi? Que ódio, se eu te pego na rua, tu vai vê só) nosso email recebe. também recebemos algumas doideiras, como esta que Mr. Alexandre F. (ele assinou assim, mesmo, eu só abreviei o sobrenome para proteger o idiota de si mesmo) nos mandou. Confira:
Arca de Noé encontrada: Fraude ou ingenuidade?
Sinceramente, eu não sei qual é a ligação freudiana que os fundamentalistas cristãos t~em com a Arca de Noé, um dos maiores mitos bíblicos. Podem ver que o artigo sobre o Dilúvio é bem mais concorrido do que s que falam de Jesus. Deve ser porque eles estão prestes a mudar de deus, não se importando se o Jóquei de Jegue tenha existido ou não. Bem, os céticos já sabiam a resposta há muito tempo, da mesma forma como sabem a resposta sobre a Arca: besteira!
Agora, a comunidade está em polvorosa (ok, não é tanto assim). Pesquisadores evangélicos da Igreja da Arca de Noé (em inglês Noah’s Ark Ministry) encontraram, nada mais nada menos que… A Arca de Noé! UAU!!! Adivinhem onde eles encontraram? Na Turquia, no famigerado Monte Ararat, onde Ron Wyatt “achou” vestígios da Arca, para depois ser ridicularizado pelo próprio Answer in Genesis, o mais conhecido site criacionista. E se nem criaBURRIcionista acredita nesta besteira… Ah, bem, crente precisa acreditar nas coisas.
Continuar lendo “Arca de Noé encontrada: Fraude ou ingenuidade?”
