Grandes Nomes da Ciência: Erasto Mpemba

A série Grandes Nomes da Ciência é uma das que  eu mais gosto. Principalmente quando jovens mostram-se com poder de observação incrível e deduções espetaculares. Não se conformam com "ah, é assim porque deve ser" e pronto, como foi o caso da menina canadense que descobriu uma Supernova. EU queria ter descoberto uma motherfuckin’ supernova. Enfim, temos que nos contentar com o que somos e onde estamos, independente do que o futuro ingrato possa nos trazer. fatalmente, estamos sujeitos a uma vida de ostracismo e se você nasceu nos confins da África, está ferrado. Vão te colocar, no máximo, pra fazer sorvete e olhe lá.

E foi por causa de um sorvete que Erasto Mpemba escreveu seu nome nos livros de Ciência.

Continuar lendo “Grandes Nomes da Ciência: Erasto Mpemba”

O Vidro

O vidro pode ser considerado como uma das mais belas invenções do homem, sendo não só agradável aos olhos, como ao toque. Sua beleza fascina as pessoas há muito, muito tempo. Desde milênios até a data atual, nada se compara ao vidro, cuja origem de sua descoberta perdeu-se nas brumas do tempo. Aprendemos a manipula-lo de diversas formas e ele marcou fundo a história da civilização. São tantos os seus tipos, tantas as suas aplicações, que mal paramos para refletirmos o que é o vidro e como ele pode ser o que é.

Aqui aprenderemos mais sobre os vidros, suas propriedades e aplicações, desmistificando boatos e analisando-o suas características. Esta é uma edição especial do LIVRO DOS PORQUÊS.

Clique aqui para ler o restante deste artigo »

Segundo Bento XVI, o Universo é criação de Deus

Imagino a sua cara do tipo poker face, perguntando-se: "Ahan, e daí?". Se não está assim, está com cara de feliz, abanando o rabinho e dizendo "Eu sabia, Yupiiiiiiiiiiiiii!!!!!!!!". Há ainda aqueles que estão vociferando por aí gritando "Não! Não! Não!". Alguém consegue imaginar qual é a minha expressão? Dou uma pista: A imagem ao lado. Mas parece que eu sou o único vulcano na área, pois sinceramente não sei porque este estardalhaço em uma notícia idiota e pra lá de óbvia: "O Papa diz que quem foi o responsável pelo Big Bang foi Deus"

Vocês esperavam que ele dissesse o que, bando de acéfalos?

Continuar lendo “Segundo Bento XVI, o Universo é criação de Deus”

Mexicanos combatem o crime com exorcismo

Cap. Nascimento? Meh! Vocês não entendem nada de combate ao crime, bando de incrédulos! Assim, o problema dos altos índices de criminalidade não poderiam ser atribuídos a outra criatura que não o Senhor do Escuro, Sinistro Inimigo do Mundo, Príncipe das Trevas, Mestre da Feitiçaria e Pérfido Antagonista. Ele, o insidioso, nefasto, crápula, Morgoth, digo, Sauron, digo, Javé, digo Satanás! Sim, Satã está entre nós MAAAAAAHAHAHAHAHAHAHA (e o corno não paga aluguel aqui e ainda traz a minha sogra a tiracolo).

A Santa Madre Igreja Católica no México defende que é preciso fazer um "trabalho espiritual" para conter a violência do país.Eu pensei que quem fazia trabalhos eram ciganas, videntes e mães-de-santo. Os advogados da Apple ICAR entraram com um processo mostrando quem é realmente a proprietária da patente. O Império do Mal ganha mais uma.

Continuar lendo “Mexicanos combatem o crime com exorcismo”

Os milagres do Eclipse

Eclipses, ao contrário de pseudoobras literárias, são coisas que nos fascinam desde que a humanidade, bem, se entendeu por serem seres humanos. Há bilhões de anos que eles ocorrem, milhões de anos que a Lua fica no caminho do Sol, obscurecendo a Terra e enchendo os pobres habitantes de temor, para algum tempo depois o júbilo tomar o lugar da apreensão. Tudo isso orquestrado pela mais fraca das forças: a Gravidade.

Junto com o fenômeno, a ignorância nos fez acreditar que algo de ruim estava acontecendo. Os antigos chineses achavam que a Lua (ou o Sol, dependendo se o eclipse era lunar ou solar) estava sendo devorada por um dragão maléfico. Na Índia, o mito era semelhante; onde Rahu, a serpente, devora Suryadev (o Sol) ou Chandra (a Lua). É o mito do Navagraha (em sânscrito: os 9 reinos). As pessoas viam com apreensão o astro-rei ser tomado por uma força maligna; mas em toda boa história, o bem prevalece e o Surya volta com seu esplendor, derrota os antigos espíritos do mal, relegando-os a uma forma decadente.

Continuar lendo “Os milagres do Eclipse”

Marquem em suas agendas: O fim do mundo foi antecipado pro dia 21 de maio

Desde que eu me entendo por gente, pouco depois de ter tocado o Monolito Negro, eu escuto "profecias" sobre o fim do mundo estar próximo. Um dos primeiros, creio, foi uma reportagem do Fantástico. Isso não é legal do ponto de vista de uma criança. Só depois é que uma senhora, amiga da família deu-me uma lição definitiva sobre o caso: O mundo não acaba, quem acaba somos nós. No entanto, isso não impede que loucos e fanáticos em geral fiquem papagaiando o fim do mundo na próxima semana, mês ou até no ano 2012; mas, de acordo com o teólogo Harold Camping, desista das ferias que você pretendia tirar nas ilhas gregas, ou nos Alpes Austríacos. O fim do mundo está com os dias contados: será em 21 de maio de 2011, e eu já fiz empréstimo bancário para ser pago a partir do segundo semestre.

Continuar lendo “Marquem em suas agendas: O fim do mundo foi antecipado pro dia 21 de maio”

Missionários cristãos invadem Coreia do Norte

A Coreia do Norte não é um país peculiar. Não passa de uma republiqueta vagabunda, com um governo que atua com mão de ferro, bem aos moldes de Cuba. Poderiam alegar isso em face de ser um regime comunista, e alguns toscos associam o regime brutal lá com o ateísmo. Se isso fosse verdade, o Afeganistão seria um paraíso, assim como o Paquistão e outros "Istão" soltos por aí. Claro, que veremos o argumento que eles são muçulmanos e terroristas, como coisa Dubai é uma barbárie só e Cingapura – um regime capitalista, mas tão ateísta quanto a China (oficialmente, a China não é capitalista) – estaria fadada a um regime assassino também. Em contraposição, vimos os efeitos de regimes psicóticos e fascistas como o de Pinochet, Papa Doc, Trujillo entre outros. Preciso mencionar os chamados Anos de Chumbo do Brasil? Pois, é. nenhum deles era ateu. A Coreia do Norte é mais um paisinho ridiculamente inepto, vivendo de sua ameaça à Coreia do Sul e com a propaganda de ser anti-americanista, coisa que os afegãos e iranianos também são. Mundo complicado, esse. Agora, o governo do poderoso e inigualável guerreiro Kim Jong-il, usando seu eterno espanador na cabeça, receberá uma invasão: não de tropas armadas, mas de um exército de ovelhinhas do Senhor, o que já se provou ser muito mais danoso.

Continuar lendo “Missionários cristãos invadem Coreia do Norte”

Eftikhes to Neon Ethos

Hoje é o último dia do ano. Esta é uma forma idiota de começar uma mensagem de fim-de-ano, posto que estou falando o óbvio. Eu poderia começar a mensagem declamando Shakespeare, citando uma frase idiota como a de um título de filme ou simplesmente indo direto ao assunto. Tenho o direito de ficar pensativo sobre o que escrever, como escrever e a forma adequada a escrever e descrever sobre este ano.

Continuar lendo “Eftikhes to Neon Ethos”

Bactéria demonstra possível origem dos primeiros sistemas imunológicos

Mais cedo ou mais arde, em qualquer debate sobre Evolução em contraposição a pseudociências chega sempre o pseudoargumento que o sistema imunológico meio que apareceu do nada. Se fosse assim, organismos simples não o apresentariam, mas não é bem o caso. Este é o foco de estudo do dr. Xiaoxue Wang e do dr Thomas Wood, professor do departamento de Artie McFerrin de engenharia química na Universidade  Texas A & M, que analisa como as bactérias incorporam o DNA de vírus invasores em seus próprios processos de regulação, desvendando alguns segredos do sistema imunológico.

Continuar lendo “Bactéria demonstra possível origem dos primeiros sistemas imunológicos”

Living Earth Simulator, o Simulador da Terra Viva

Lembra-se de tudo de melhor em termos de ficção científica? Pois, parece que está para se tornar realidade. Desde os primórdios, escritores de FC introduzem conceitos como Inteligência Artificial e mundo gerados por computador. Sim, eu sei o que você está pensando: Matrix Neuromancer, um ícone do Cyberpunk (quando terminar de ler este artigo, faça algo de bom na sua vida e compre o livro. Não vai se arrepender).

Agora, o que antes estava restrito à imaginação dos autores mais consagrados estará disponível no mundo real (se é que você sabe o que é real). Cientistas pesquisam em modelos computacionais de forma a reproduzir todas as variantes caóticas que constituem os sistemas climáticos e disseminação de doenças. Em outras palavras, eles criarão uma "Terra em Bits", um simulador da vida na Terra. Second Life? Meh!

Continuar lendo “Living Earth Simulator, o Simulador da Terra Viva”