O Messias Desmascarado

Os judeus estão aguardando, pois eles são pacientes. Uma das coisas que eles mais aguardam (e, para eles, a mais importante) é o advento do Messias.

Segundo a crença judaica, esse cara viria pra detonar geral e colocar tudo na sua devida ordem, desfazendo tudo que há de errado no mundo e trará paz e prosperidade (para eles, claro; eles que inventaram a crença). Só que atualmente, não são só os judeus que esperam o Messias. Tem muita gente aguardando o cara. E o pior é que já vieram muitos.

Quem é (ou quem deveria ser) o Messias? De onde surgiu essa crença e como entender o significado disso tudo? Herói ou profeta? General ou milagreiro? Homem justo ou um maníaco homicida que terminou por praticar suicídio coletivo?

Aqui não usaremos de azeite, ungiremos a todos com a verdade.

Nem só Jesus Cristo tinha poder

Por Widson Porto Reis

Apolônio de Tiana

Ele nasceu do útero de uma virgem e seu nascimento foi anunciado por um anjo. Reuniu ao seu redor um grupo de leais seguidores a quem transmitiu uma avançada mensagem de igualdade e fraternidade. Foi um agitador das massas e suas palavras tanto desagradaram aos romanos que acabaram por matá-lo. Em vida fazia inúmeros milagres: curava inválidos, anulava pragas, expulsava o demônio das pessoas e certa vez até ressucitou uma menina. Mas o maior dos seus feitos foi sua própria ressurreição, é claro. Uma vez completada sua missão, tomou seu lugar ao lado do Pai, do Espírito Santo e de sua própria mãe, também alçada aos céus, deixando aos seus seguidores em terra a dura tarefa de explicar como tinha tanta gente no céu se Deus era para ser único.

Ah sim, esqueci de dizer que não estou falando de Jesus Cristo. Estou falando de Apolônio de Tiana.

Leia o restante deste artigo clicando aqui.