Um supernatal para vocês

Esse é o 18º natal que passamos juntos: eu, vocês e o blog. Eu usei essa imagem primeiramente em 2007 e o mundo mudou um bocado. Já começa com as renas usando celular flip. Atualmente, tem um sem números de celulares. (se quiserem presentear alguém, nem que seja a você mesmo, clica neste link. Tio André vai ganhar um dinheiro e vocês não pagarão a mais). Ainda assim, já havia a necessidade de registrar fatos nas mídias sociais, quando a mídia social da época não tinha o volume que temos hoje, e estamos reduzindo para ficar tudo no Twitter, mesmo.

Continuar lendo “Um supernatal para vocês”

Artigos da Semana 235

Estamos nos aproximando do natal, jingle bells etc e tal. Todo ano eu escrevo uma mensagem de natal, mas como hoje é dia 10 e estou pouco inspirado, vai diretão: taqui os artigos da semana.

Continuar lendo “Artigos da Semana 235”

IA vai tirar o emprego de pedagogos (promete?)

O sociólogo italiano Domenico De Masi escreveu um livro chamado “O Ócio Criativo”. Em linhas gerais, a vida seria dividida em três elementos: trabalho, estudo e jogo. Ao se equilibrar estes três, se tem um ócio criativo e o trabalho da pessoa é mais produtivo. Claro, o livro é daqueles cheios de lugares-comuns e que não levam a nada mais que a frase que eu descrevi. O problema é que parece que leram esta baboseira por alto, não entenderam e acharam que a ociosidade deixa a pessoa criativa. Ainda mais em geradores de texto via IA como é o caso do Chato do GePeTo.

Continuar lendo “IA vai tirar o emprego de pedagogos (promete?)”

Rússia não gosta de concorrência e expulsa Satã de lá

Rússia é… a Rússia, e sempre podemos esperar coisas… russas da Rússia. Além de haver um surto de acidentes, seja caindo pela janela, escadas ou se engasgando com chás, a Rússia enfrenta questões e máxima importância que precisam da atenção governamental. Assim, as autoridades Ivanianas designaram que Satã, não, mermão, e declarou que o Templo Satânico é uma organização indesejável, alegando que o grupo apoia entidades extremistas e terroristas. Continuar lendo “Rússia não gosta de concorrência e expulsa Satã de lá”

Meganhas de Shiva são melhores que meganha 2 pastel e 1 chopps

O policial adentra ao recinto. Tira o quepe, enxuga o suor que poreja na sua fronte, seu óculos escuros foi cuidadosamente colocado no bolso da camisa. Silêncio. Em volta, todos os presentes não emitem som. Anos de experiência e altas habilidades de percepção estão à prova mais uma vez. O policial passa seus dedos de pele azeitonada pelos grossos fios do seu volumoso bigode, ostentado com orgulho. Os olhos de águia do policial perscrutam o ambiente. Lentamente ele se abaixa e seu uniforme cáqui perfeitamente passado e vincado cede às dobras quando o policial fica de cócoras olhando para alguma pista no chão. Hummmmm. O policial se ergue, olha para uma das pessoas e faz sinal com o dedo para que ela se aproxime. Ela se aproxima e o interrogatório começa. Continuar lendo “Meganhas de Shiva são melhores que meganha 2 pastel e 1 chopps”

O sistema de revisão por pares já não funciona para garantir o rigor acadêmico

A revisão por pares é uma característica central do trabalho acadêmico. É o processo pelo qual a pesquisa acaba sendo publicada em um periódico acadêmico: especialistas independentes examinam o trabalho de outro pesquisador para recomendar se ele deve ser aceito por uma editora e se e como deve ser melhorado.

A revisão por pares é frequentemente assumida como garantia de qualidade, mas nem sempre funciona bem na prática. Cada acadêmico tem suas próprias histórias de horror de revisão por pares, variando de atrasos de anos a múltiplas rodadas tediosas de revisões. O ciclo continua até que o artigo seja aceito em algum lugar ou até que o autor desista. Continuar lendo “O sistema de revisão por pares já não funciona para garantir o rigor acadêmico”

Éfeso: a Cultura transformada em Jóia transformada em História

Sejais bem-vindo, ó ilustre viajante; a vós abro a minha magnífica cidade de Éfeso! É uma honra inestimável receber-vos neste lugar onde o passado e o presente se entrelaçam em uma dança eterna de história e esplendor. Permiti-me ser o vosso guia nesta jornada inesquecível por um dos mais grandiosos tesouros da Antiguidade. Continuar lendo “Éfeso: a Cultura transformada em Jóia transformada em História”

CyberJesus 2.0 com IA e catupiry vai ouvir seus pecados

Agora, tudo é IA. Tem que gente que até IA passar a trabalhar, mas não vai mais. Algumas IA são ótimas, tão ótimas que até fazem piadas melhores que essa bosta que eu acabei de escrever e deverIA tomar vergonha na cara. Tem IA para todos os gostos, geradores de texto, imagens, códigos de programação, conselhos espirituais etc.

Péra, conselhos espirituais? Sim, there’s na AI for that.

Usando a IA para ter péssimos conselhos sem ter que ser bolinado na sacristia, esta é a sua SEXTA INSANA! Continuar lendo “CyberJesus 2.0 com IA e catupiry vai ouvir seus pecados”

Ministério do Gérson adverte: bobagens políticas fazem mal à saúde

Estamos na frescura da vez, discutindo sexo dos anjos em nível nacional. Primeiro, começaram com papo de jornada de trabalho 6×1 em pauta e celulares no colégio. Eu olhando para pessoal se digladiando nos twitters da vida já sabendo o que vai acontecer, mas as pessoas são burras e querem ficar se digladiando como chimpanzés guerreando entre si, que nem a macacada de 2001. Continuar lendo “Ministério do Gérson adverte: bobagens políticas fazem mal à saúde”

Cadê o ouro?

Eu fiquei pensando outro deia sobre o ouro. Todo mundo gosta de ouro, e isso não é de agora. O ouro tem sido valorizado pelos humanos desde os tempos pré-históricos. Evidências arqueológicas sugerem que os humanos estavam minerando ouro já em 4000 A.E.C., com alguns dos primeiros artefatos de ouro conhecidos datando da antiga Mesopotâmia. Somando tudo o que foi minerado até hoje, o montante de ouro estaria na casa das 244.000 toneladas métricas, aproximadamente. Com esse montante, poderíamos construir um cubo 23,21 metros de aresta, o que seria quase um prédio de 8 andares.

A grande pergunta que fica: onde está este ouro todo?

Continuar lendo “Cadê o ouro?”