Nem só Jesus Cristo tinha poder

Apolônio de Tiana

Por Widson Porto Reis

Ele nasceu do útero de uma virgem e seu nascimento foi anunciado por um anjo. Reuniu ao seu redor um grupo de leais seguidores a quem transmitiu uma avançada mensagem de igualdade e fraternidade. Foi um agitador das massas e suas palavras tanto desagradaram aos romanos que acabaram por matá-lo. Em vida fazia inúmeros milagres: curava inválidos, anulava pragas, expulsava o demônio das pessoas e certa vez até ressucitou uma menina. Mas o maior dos seus feitos foi sua própria ressurreição, é claro. Uma vez completada sua missão, tomou seu lugar ao lado do Pai, do Espírito Santo e de sua própria mãe, também alçada aos céus, deixando aos seus seguidores em terra a dura tarefa de explicar como tinha tanta gente no céu se Deus era para ser único.

Ah sim, esqueci de dizer que não estou falando de Jesus Cristo. Estou falando de Apolônio de Tiana.

Continuar lendo “Nem só Jesus Cristo tinha poder”

Elemento 111 da tabela periódica é batizado como Roentgênio

roentgenio.jpgO elemento número 111 da tabela periódica foi batizado oficialmente como roentgênio, em cerimônia no instituto científico alemão GSI de Darmstadt, presidida pela ministra de Pesquisa e Ciência, Annette Schavan. O nome homenageia o físico Wilhelm Conrad Roentgen, que descobriu os raios-X. Continuar lendo “Elemento 111 da tabela periódica é batizado como Roentgênio”

Deus criou o mundo usando o MS-DOS

Deus, num dia de falta do que fazer, resolve sentar-se em frente ao seu computador e  brincar com novo aplicativo MS-DOS.

C:>Criar homem.exe
Homem criado.

C:>Fazer o homem multiplicar e povoar a Terra e dominar os peixes as aves, e ter domínio sobre todas as coisas que estejam sobre a Terra.
Excesso de caracteres Continuar lendo “Deus criou o mundo usando o MS-DOS”

Moralidade, Ética e Religião

Por Marcos de Almeida

É possível que haja uma moralidade sem religião? É necessário existir um deus ou deuses de modo a que isso se torne indispensável para a moralidade? O fato de que algumas pessoas não são religiosas, as impedem de ser, automaticamente, morais? E se a resposta a estas questões exigirem a crença em uma divindade, qual das religiões é o real fundamento para a moralidade? A grande constatação é que ao olhar-se o quadro mundial dos dias de hoje, é possível afirmar que existem conflitos em número equivalente ao das religiões e pontos de vista religiosos. Continuar lendo “Moralidade, Ética e Religião”

Uma nova era no estudo dos neandertais

Por Bernardo Esteves

Nosso conhecimento sobre os hominídeos mais próximos do Homo sapiens – os neandertais, extintos há cerca de 30 mil anos – é inferido a partir de fósseis e artefatos deixados por eles. Mas isso está prestes a mudar: com a determinação de seqüências de DNA do núcleo de células dessa espécie, dois grupos de pesquisadores inauguram esta semana um novo capítulo no estudo dos homens de Neandertal, que deve levar ao seqüenciamento do genoma dessa espécie. Continuar lendo “Uma nova era no estudo dos neandertais”

Uma estranha forma de ver o mundo

Por Adilson de Oliveira

 A compreensão do mundo a nossa volta é uma tarefa que tem sido realizada por filósofos e cientistas há milhares de anos. Várias tentativas já foram empreendidas, algumas com sucesso e outras com fracasso. No caso particular da física, muitas teorias e modelos já foram propostos e refutados. Atualmente ela está fundamentada em duas grandes teorias: a teoria da relatividade geral de Einstein e a mecânica quântica. Continuar lendo “Uma estranha forma de ver o mundo”

Brasil descarbonizado

Por Sérgio Abranches

Principais obstáculos para um futuro sem carbono estão em questões institucionais e comportamentais

O Brasil pode assumir a liderança na busca de um futuro de energia sem carbono. Nossa matriz energética está centrada na hidroeletricidade. Fomos os pioneiros na utilização de etanol como combustível. Adotamos o primeiro carro 100% a álcool há décadas. Estamos atrasados no uso do biodiesel, mas os investimentos estão crescendo rapidamente. A integração entre hidroeletricidade e bioenergia tem tudo para nos colocar na vanguarda da oferta de energia de baixa emissão de gases estufa. Podemos até sonhar em só ter energia limpa e renovável para todos os usos, em poucas décadas. Continuar lendo “Brasil descarbonizado”

Ministros chegam a acordo sobre revisão do Protocolo de Kyoto

Ministros que participam da reunião sobre clima da ONU decidiram nesta sexta-feira revisar o Protocolo de Kyoto em 2008 e adotaram outras medidas sobre o combate em longo prazo ao aquecimento global, segundo autoridades. O acordo dos 35 países ricos pode ser um passo importante para que países em desenvolvimento, como China e Índia, sejam mobilizados quando o Protocolo de Kyoto expirar, em 2012. Continuar lendo “Ministros chegam a acordo sobre revisão do Protocolo de Kyoto”

Esmalte dos dentes indica que hominídeo antigo tinha dieta variada

Por Ciara Curtin

O hominídeo Paranthropus robustus pode não ter tido uma dieta tão especializada quanto se imaginava. Usando uma nova técnica de laser, antropólogos examinaram os dentes desses hominídeos e descobriram que, na realidade, o primata comia diversos tipos de alimentos. Continuar lendo “Esmalte dos dentes indica que hominídeo antigo tinha dieta variada”

Abu Musa Jabir ibn Hayyan (Geber)

Abu Musa Jabir ibn Hayyan (???? ?? ????) (c.721–c.815), também conhecido pelo nome latino “Geber“, foi um alquimista islâmico proeminente, além de farmacêutico, filósofo, astrônomo, e físico. Ele também foi chamado de “o pai de química árabe” pelos europeus. A origem étnica dele não é clara, embora a maioria das fontes o atribuem a origem arábe ou persa. Geber é responsável pela introdução da experimentação na alquimia, assim como a invenção de vários processos importantes usados na Química moderna, como as sínteses dos ácidos nítrico e clorídrico, a destilação e a cristalização. Continuar lendo “Abu Musa Jabir ibn Hayyan (Geber)”