Introdução
Primeiramente, o que são múmias? Este termo deriva da palavra árabe medieval mūmiya (مومياء) e por causa da palavra de origem persa “MUM”, que significa “cêra”. Basicamente, “múmias” eram corpos embalsamados e preservados com substâncias cerosas, que depois deu lugar a substâncias betuminosas. Já o termo “mummy”, em inglês medieval, foi definido como “preparação médica da substância das múmias”, datando de 1599 E.C..
A bem da verdade, não se sabe quem descobriu a primeira múmia. Parece que elas sempre foram conhecidas desde sempre, mas nunca se deram ao trabalho de estudá-las até meados do século XVIII, início do século XIX.
Fontes a partir de 1615 definem múmias como “um corpo humano ou animal desidratado pela exposição ao Sol ou ar, também aplicado à carcaça congelada de um animal inserida no gelo pré-histórico”. Esta definição é interessante, e veremos bem mais para frente exemplos sobre isso. Antes, vamos falar de alguns povos e suas múmias. Depois falaremos do por que as múmias estão… bem, mumificadas.
Achamos que apenas os egípcios das dinastias mais famosas mumificavam seus reis. Bem, tudo isso é falso. Eles não foram os primeiros, não mumificavam apenas os reis e sequer fizeram apenas trabalhos de máxima qualidade.
Assim, começaremos com outro povo, um pouquinho mais distante do que as quentes areias saarianas…

Ótimo artigo! Acho que seus textos longos são o maior atrativo deste site.
CurtirCurtir