Teoria da Reencarnação

Por José Moreira da Silva

Eu tenho um cão e um gato. Eles aprenderam a fazer coco e pipi no local certo. Sabe por que? Porque eu os pego no ato e levo para o local adequado e ao mesmo tempo fico gritando, “Não pode!”

Esse método funciona porque o cão ou gato percebe o que está fazendo e associa a desaprovação com o ato que esta praticando. E com o tempo eles aprendem a não fazer suas necessidades em nenhum outro local a não ser o indicado.

Se você vir o cachorro fazendo suas necessidades em um local proibido, esperar uma hora e depois xingá-lo, não funciona. Ele não vai aprender nada porque não sabe o motivo de estar sendo punido. Sendo assim, é pura perda de tempo e até crueldade, puni-lo.

O mesmo acontece com uma criança. Se uma criança não sabe porque está sendo punida porque não lembra do que fez, a punição é cruel e injusta, sendo assim até com as crianças convém punir em tempo hábil.

Vamos a reencarnação. Nela, eu estaria na mesma condição do cão. Estaria sendo punido por um crime que não sei que cometi. Se eu não lembro de nada, a punição sempre será injusta para mim.

Vou dar-lhe um outro exemplo prático. Suponhamos que você esteja aprendendo a dirigir. Eu te ensino tudo que tem que fazer. Passamos uma tarde inteira treinando e no dia seguinte, você esquece tudo que lhe ensinei. Tenho que começar tudo de novo. E assim por diante. É óbvio que você nunca vai evoluir dessa forma. Nunca vai aprender nada assim pois o processo de aprendizagem é cumulativo. É como a adição. Todo dia vai se acrescentando algo até chegar a um total. Esse total seria o que você aprendeu. Sem memória não há aprendizagem.

Outro detalhe, a memória é mais importante do que se imagina. A memória é aquilo que somos. Quando somos criança absorvemos aquilo que dizem a nosso respeito. Para uma pessoa dizem, “Você é brasileiro, teu nome é José, e sua mãe é fulana e assim por diante.” Você é o resultado de tudo que dizem que você é e mais as experiências que você teve acrescido as suas tendências genéticas. Dependendo da sociedade que nascer, você será totalmente diferente. Se você tivesse nascido nos EUA, hoje seria outra pessoa. Se tivesse nascido na Etiópia, também. Tendências naturais fora e além de seu controle equivalem a pelo menos 90% do que você é. E isso é um fato cientifico”.

Mas a sua personalidade não poderia se desenvolver dentro de nenhum sistema cultural sem memória. Imagine se você ensina a seu filho quem ele é, sobre sua família, suas raízes, sua cultura e assim por diante e ele esquece tudo no dia seguinte? Não haveria evolução alguma. Como somos aquilo que lembramos que somos, a teoria da reencarnação cai por terra ai.

O karma também é um conceito difícil de engolir. O karma é como se fosse o próprio Deus. Ele fica anotando tudo que você faz, momento a momento, e depois manipula as circunstâncias para você sofrer pelo que fez ou conseguir bençãos. Esse tipo de sistema não é compatível com o livre arbítrio. Ou seja, para o karma fazer você pagar ou ser recompensando, ele teria que manipular pessoas e circunstâncias para esse fim. Sendo assim, as pessoas não seriam livres. Ou pelo menos a grande maioria de suas ações não seriam geradas por si próprias, pois elas teriam que cumprir a vontade do Karma. E assim o Karma estaria usando uma pessoa para punir outra. Digamos que usa alguém para lhe dar uma surra porque você deu uma surra em outra pessoa em outra vida. Essa pessoa que está te dando uma surra hoje para puni-la vai ser punida também? Se você está sendo estuprada, você está pagando pelo que fez antes, então o estuprador está apenas cumprindo a vontade de Deus fazendo você pagar ou estaria ele iniciando a ação e gerando karma? E se é o caso, então você não pode explicar todos os seus sofrimentos baseando-se em vidas passadas. Muito do seu sofrimento seria sem causa mesmo. Está vendo? O tipo de controle que o karma teria que ter sobre todas as pessoas seria algo incompreensível.

É muito mais fácil imaginar que as pessoas fazem o que querem e sofrem ou não conseqüências de seus atos dependendo das circunstancias e não de uma força invisível controlando às mesmas. É mais simples e prático e lógico. O livre arbítrio exige o acaso. Somente num sistema imprevisível como é o nosso a liberdade poderia existir. Liberdade de decidir o que é certo e errado. Se existir uma força controlando tudo, ninguém é livre e punições e recompensas se tornam injustiças.

O arrependimento só é possível com a memória. Se eu não lembro que fiz algo ruim, então como vou me arrepender? No campo individual a teoria da reencarnação é totalmente inútil. Se você aceitar a teoria da reencarnação, tudo de ruim que acontece com você, você pensa que é punição por faltas passadas e ai agüenta calado. Aceita numa boa. Consola-se pensando que é um criminoso e que tudo que lhe acontece é merecido. É por isso que sociedades que aceitam essa teoria não trouxeram evolução social. Quem nasce pobre se conforma com a pobreza pensando que na próxima vida vai nascer melhor já que foi bom nessa. E o que é ser bom? Agüentar tudo calado e aceitar sua condição social é bondade? A história mostra que não. A Europa só evoluiu e arrastou o resto do mundo quando pessoas em condições sociais inferiores se revoltaram. Se acreditassem na reencarnação nunca fariam isso.

Essa crença leva ao conformismo. Já que todos são criminosos, aceitam todo sofrimento numa boa sem reclamar. Se o ser humano aceitasse o sofrimento, o mundo não teria evoluído. Qualquer teoria que leve a aceitação do sofrimento é nociva à sociedade. O sofrimento tem que ser reduzido ou eliminado o máximo possível. Qualquer tipo de sofrimento é injusto. Só isolamos alguém na cadeia para reduzir o sofrimento e não para aumenta-lo. É melhor um sofrendo que vários.

Quando o ser humano primitivo queria algo, simplesmente ia e tomava. Depois passou a viver em sociedade. E ai a natureza selecionou um sistema para garantir a sobrevivência. Quando digo que ela selecionou, não estou dizendo que ela fez isso de propósito. O que aconteceu foi o seguinte: milhares de animais morreram porque não tinham um sistema que funcionasse. Quando um sistema que funcionou surgiu, ele permaneceu.

Esse sistema desenvolvido pelos animais sociais é o sistema hierárquico. Ou seja, todo grupo de animais tem um chefe. Isso funciona, porque sem um chefe (o chefe é o mais poderoso da turma), os animais lutam o tempo todo entre si. O chefe apareceu para manter a paz e garantir a partilha dos recursos. Antes da existência do líder, a vida social era uma luta constante.

O que tem isso a ver com a reencarnação?

O sistema hierárquico entre os animais sociais funciona. Se você examina-lo atuando em vários grupos de animais sociais verá que é um fator positivo e explica muitos fatos.

A reencarnação não explica as coisas a contento.

A vida social é injusta porque as pessoas nascem diferentes. Uns nascem inteligentes, fortes e bonitos. Enquanto outros nascem feios, burros e fracos. Ou então uns nascem com algumas dessas qualidades e sem as outras. O fato é que sempre existe um membro da sociedade superior ao outro de algum modo. Essa superioridade é individual e não racial. Tanto que existem burros e inteligentes em todas as raças. Assim como feios e bonitos e assim por diante. Você acha que se a Sandy tivesse nascido na Etiópia, ela teria se tornado o sucesso que é? Tudo que você é, é resultado de muitos fatores. Agora dizer que a Sandy nasceu assim porque ela foi melhor que alguém que nasceu na Etiópia na outra reencarnação é puro elitismo. Você está dizendo que a Sandy é melhor que uma criança da Etiópia não só por causa das circunstancias em que nasceu como também moralmente. Você está dizendo que ela é rica, bonita, canta bem porque é moralmente superior a quem nasceu na Etiópia. Está dizendo que uma pessoa saudável, rica e bela é moralmente superior a uma pessoa aleijada, feia e pobre. Por isso a idéia da reencarnação é o pensamento mais elitista e arrogante que conheço para explicar fatos naturais.Daí que quem crê na reencarnação não é melhor que quem crê em céu e inferno. O resultado é o mesmo. Os paises evoluídos são os céus e os paises pobres são os infernos.

A teoria da reencarnação surgiu para explicar a injustiça do nascimento. Uma pessoa há muito tempo atrás perguntou, “Por que uns nascem superiores e outros inferiores?” Isso é uma injustiça! Daí ele desenvolveu a teoria da reencarnação para explicar a justiça e injustiça do mundo. Só que ela não funciona por causa dos fatores citados acima. Ao invés de trazer justiça ao sistema, ela trás mais injustiças ainda.

Porque um ser humano sente pena do outro? Por causa de uma coisa chamada empatia. E não por causa da reencarnação. A empatia depende muito da sensibilidade de cada um. Tem gente que nunca consegue se por no lugar do próximo, e ai se mostram muito insensíveis. A reencarnação procura mostrar que os insensíveis ainda terão que nascer muito para desenvolver a sensibilidade. Mas o fato é que é a sociedade de cada um que determina esse grau de sensibilidade e não o individuo mesmo. Quanto mais avançada moralmente uma civilização maior à capacidade de ser por no lugar do outro. Exemplos, quanto mais avançada é a cultura de um individuo mais sensível ele é. Europeus se preocupam com os direitos dos animais porque suas necessidades básicas foram preenchidas. Crianças da Etiópia sofrem tanto que não conseguem pensar em ninguém a não ser elas mesmas. Se a reencarnação fosse um fato, ninguém nasceria em condições que promovessem a insensibilidade e a violência e sociedades menos evoluídas desenvolvem mais esses fatores. De novo a reencarnação se mostra elitista. Ela está dizendo de fato que quem é sensível è mais evoluído moralmente, esquecendo de todos os fatores sociais e naturais que levam uma pessoa a ser assim.

O que você é é determinado pelo seu corpo, sua família, sua sociedade. Tantos fatores que o próprio Buda, que apoiava a teoria da reencarnação porque nasceu na Índia, questionou a mesma e no final disse que não temos um ego de fato. Que o que somos é uma relação de vários fatores e que se você analisar tudo no final chegará à conclusão que o ego ou alma não passa de fantasia.

Outro detalhe. A população aumentou bastante nos últimos 500 anos. De onde estão vindo todos esses espíritos? Muita gente faz terapia de vidas passadas, mas matematicamente a grande maioria estaria aqui pela primeira vez, mas os “terapeutas” nunca falam para ninguém que essa é sua primeira vez. Qualquer um que procurar fazer essa terapia será dito que já passou por aqui antes. A lei da estatística diz o contrário.

A reencarnação também é uma teoria oposta a Deus e a Cristo. Qual a necessidade para Deus num sistema de causa e efeito como a reencarnação? Toda a ação gera uma reação e todo o processo é automático. Para que serviria Deus? Por isso o budismo é um sistema essencialmente ateu. Alguns outros sistemas querem juntar reencarnação e a idéia de Deus, mas não conseguem..

E também se você evolui de vida em vida nascendo em condições cada vez melhores, qual a necessidade para um salvador? No sistema reencarnacionista, um salvador é inútil.

Só que no sistema reencarnacionista as idéias de inferno e céu e medo permanecem. E até bem mais reais. O inferno é um país como o Afeganistão e o paraíso é um país Europeu ou os Estados Unidos. Você se torna bom para nascer nos EUA e evita o mal para não nascer na Etiópia. É a idéia do medo que predomina do mesmo modo.

130 comentários em “Teoria da Reencarnação

  1. :oops: André, acho que vc não sabe o que é de fato reencarnação. Aconselho vc a ler mais sobre o tema. Vc cometeu inúmeros erros sobre o assunto. E com isso está passando informações erradas para as pessoas. Na verdade vc não está contribuindo com a verdade…

    Um dos seus erros grosseiros foi não entender porque o esquecimento do passado é necessário… E comparar este esquecimento com o ato dos animais fazerem os serviços básicos da vida…

    …..

      1. Não digo “errado” mas desinformado, conforme proposta do site exposto.
        De qualquer forma o site tem algo de útil, até para análises de pensamentos e comportamentos pessoais.

          1. Existimos realmente? Somos carne e osso? Somos um aglomerado de moléculas? Somos energia? Somos frequência de rádio? O que somos meu amigo? Ponha isso num papel.

          2. IPATI Instituto de Pesquisas Avançadas em Transcomunicação Instrumental?

            Fala sério! Me traga Nature, Science ou algo do gênero. Este seu site sem NENHUMA PUBLICAÇÃO indexada vc pode enfiar na bunda

            E não precisa voltar.Não vai me dar nenhum artigo, mesmo

          3. Vc interpretou mal meu comentário

            Eu estava refutando o Cadu Melin, mostrando que as publicações da transcomunicação não seguem a metodologia científica.

            Sou comentarista assíduo do cet.net

    1. Eu fui espírita por muitos anos. A maior parte da minha vida para ser mais exato, e nunca vi nenhuma prova da reencarnação, apenas a velha história: “tenha fé”.

      “esquecimento do passado é necessário”

      Algumas das justificativas espiritas:

      Para que nós não nos sintamos culpados, humilhados pelos nosso erros passados. (Só que se nós soubéssemos o que exatamente estava errado seria bem mais fácil corrigir, não?)

      Para que nós não permaneçamos atrelados aos nossos vícios passados. (Bem, nós acabamos repetindo vários deles já que nós não sabemos que já tínhamos feito isso antes)

      Ou de acordo com o Livro dos espíritos:

      “392 Por que o Espírito encarnado perde a lembrança de seu passado?

      – O homem não pode nem deve saber tudo. Deus em Sua sabedoria quer assim. Sem o véu que lhe encobre certas coisas, o homem ficaria deslumbrado, como aquele que passa sem transição do escuro para a luz. O esquecimento do passado o faz sentir-se mais senhor de si.”

      “Deus quer assim”, Que boa justificativa, heim? Acho que nesse ponto do livro, Kardec já estava sem idéias originais (se é que alguma idéia dele foi original).

      “homem ficaria deslumbrado, como aquele que passa sem transição do escuro para a luz”

      Que m#@$a é essa? Na transição do escuro para o claro a pupila que está dilatada se contrai para que possa passar menos luz. Enquanto o processo não termina, nós nos sentimos incomodados pelo excesso de luminosidade que entra no nosso globo ocular, apenas isso. Uma maneira de evitar isso seria aumentar gradativamente a luminosidade (a transição que ele está falando). Deus, o omnipotente, não foi capaz de fazer isso?

      E a melhor parte:

      “O esquecimento do passado o faz sentir-se mais senhor de si.”

      Você, um espírito eterno, que está num processo evolutivo, em que se aprende com os erros passados, de repente esquece tudo o que lhe aconteceu antes, ou seja, você esquece o que é certo e errado, e tem que aprender tudo de novo. E (não se assustem), você fica mais confiante :shock:

      Será que isso só soa idiota para mim? Será que na época do Kardec já era comum as pessoas abastadas usarem cocaína?

      Sinceramente, não vejo justificativas coerentes para a perda da memória na reencarnação. Nem vejo razões para acreditar na reencarnação, ou no espiritismo em geral. É como o AmadeusXIII disse, e eu concordo plenamente:

      “a doutrina espírita é completamente doida”

      Mas se você tem alguma prova de estamos enganados, mostre-nos.

      1. @Edmilson,

        Salve.

        Conheci o site a pouco é já foi pro favoritos! Curti muito a discussão acima.
        Como diria o Millôr, o livre pensar é só o pensar, sem as rédeas do julgamento ou agremiação.
        Continuando no clima: – Paz e liberdade a todos! Indistintamente.
        Senão caímos na vala comum do praticado antes, pelos “cristãos” frente aos “bárbaros” e hoje pelos EUA, Assim:
        Que minha liberdade não custe a opressão dos demais.
        Que minha paz aqui, não custe a guerra alhures,
        Que o meu “way of life” não seja insensível aos critérios do próximo, a ponto de se considerar o “único certo” inexoravelmente imposto aos demais, como forma de “endireitar” o mundo e torná-lo um lugar melhor pra mim viver”(sic…). etc. etc.

        Assim:

        Deduzir* – Concluir mediante raciocínio sobre observação de fenômenos da realidade.
        Crença** – Fé religiosa, opinião, confiança em um dogma.

        Pois é, como estabelecer parâmetros usando a lógica do raciocínio sobre questões empíricas de fé que implicam na imponderabilidade de um dogma.?.
        Tanto uma como outra, fé e razão decorrem da curiosidade humana de classificar e identificar, de experimentar a realidade e dar repostas às perguntas do consciente inconformado, por não poder dar forma nem medida ao sentimento, aos questionamentos de sua voz interior, que o assaltam cotidianamente,

        Só o conhecimento traz paz e liberta o homem. Aprofundemos, pois, como disse a Mirtes, nosso conhecimento sobre o mundo real, alicerçados no amor ao próximo, no respeito às diferenças religiosas, culturais e étnicas,
        E quando distraídos da realidade, nos assaltar a espírito, meditemos e nos lembremos, que qualquer que seja a nossa conclusão a respeito do imponderável, ficará sempre uma pergunta a ser respondida: “de onde te vem isso alma de homem? De onde te vem isto?

        “ O mundo se divide entre sábios e ignorantes, certos e errados, bons e maus, feios e bonitos… Eu defino”

      2. Caro Edmilson, seria interessante você rever alguns conceitos espíritas que vc assimilou de forma equivocada. A doutrina quando fala de “esquecimento”, normalmente utiliza a expressão “véu do esquecimento”, ou seja, um véu não bloqueia totalmente a visão e ou memória, caso contrário Kardec se valeria da expressão “parede do esquecimento” ou algo que o valha.

    2. MISTURA ESPIRITUAL
      Vc q está de leigo e inocente nesta história DA REENCARNAÇÃO – SISTEMA DE RECICLAGEM E CICLOS REPETITIVOS PERPÉTUOS…
      (isso é um sistema APRISIONADOR )
      Enfim!
      Assista o CANAL CHAMADOS A DESPERTAR!

  2. Pois é….Espiritas não gostam de ser “confundidos” com religiosos, principalmente da religião católica da qual derivam.
    Sempre as mesmas desculpas, de que voce não estudou os livros espiritas e etc. Já li os livros em qustão e quando mostro isso numa discussão eles já saem pela tangente com alguma outra desculpa, tipo que os cientistas são obtusos e não conhecem toda a “verdade”!!!!
    E quando mostramos as incongluencias mais basicas como o racismo comprovado do mediano e nada brilhante prof. Rivail ou sua ignorancia cientifica eles vem com a estorinha dos religiosos de que voce não “interpretou” corretamente o que ele quiz dizer… Ele disse que negros e asiaticos são raça inferior que não se presta a “reencarnação” de espiritos mais evoluidos, como devo interpretar isso???

    1. @Marcello, nossa… dizer que “negros e asiaticos são raça inferior que não se presta a “reencarnação” de espiritos mais evoluidos” é demais pra minha cabeça!

    2. os protestantes, que derivaram dos católicos.A verdade é individual, cada um cria a sua propria verdade,de acordo com sua conciência. A conciência evolui, e consequentemente a verdade muda também, o que era mentira no passado pode ser a verdade no presente.

  3. olha, como eu sempre digo, acreditar, ou não, é opção pessoal, e JAMAIS, deve ser imposta, á ninguém, (pena que um monte de gente não entende isso).

    A crença na reencarnação é isso opção, agora, o que eu acho que NÃO É OPÇÃO, E SIM DEVER, é a fraternidade, não essa fraternidade falsa, que vemos por aí, e sim a fraterninade real, do respeito, da educação, da tolerância.

    Mais do que acreditar em deus, reencarnação, espíritos, eu acredito no que alguns chamam de utopia, e acham inacessível.

    acredito no desenvolvimento e crescimento moral do ser humano, acredito que chegará o dia, em que cairá a ficha de todos, e bobagens como diferenças religiosas serão deixadas de lado (vamos tdos nos tonar ateus? SE esse for o caminho VIVA), acredito, que um dia cairá a ficha, contra as diferenças raciais, de cor, de sexo, de posse material.

    Quanto tempo isso vai levar? Bom, levando em consideração, que poucas pessoas fazem sua parte, acho que vai demorar MUITO, pra esse dia chegar, mas eu faço minha parte, e luto, pra conseguir o que eu acredito, é NISSO que acredito, e acho mais palpável, e plausível, chegar á esse momento da caminhada da humanidade, do que tentar provar a existência de deus, afinal se ele é eterno existia antes de nós e continuará existindo depois.

    O importante é o AGORA, ESSA vida, vidas passadas estão passadas, já era, vidas futiras, nem EU, que acredito nelas, posso dizer como a minha próxima será, então foda-se tudo, e lutemos pelo AGORA.

    Cansei de digitar, e com certeza falei algo besta! :razz: :twisted: :mrgreen:

    1. que gracinha! todas as religiões vivendo harmoniosamente!! então vamos aproveitar desde cedo nosso respeito e deixar os cristãos matarem os homosexuais, como manda a bíblia, ou respeitar os homens-bomba, eles estão apenas seguindo sua religião, poxa!! e vamos respeitar as guerras santas, imaginem que inspirador, soldados que se respeitam e matam uns aos outros, pois suas religiões mandam!! VIVA O RESPEITO AS RELIGIÕES

      ¬¬

      1. engraçado, que, estas mesmas pessoas são as primeiras a dizer que deus é amor, é tolerancia, a dizer que suas religioes pregam o amor, etc.

        não seria o caso da religião ser usada como justificativa pra cometer atrocidades?

        uma desculpa do tipo: não, eu to fazendo isso, por que deus quer, to fazendo isso, por que eles são os errados, não seguem meu verdadeiro deus, a verdadeira religião?

        mas afinal QUAL seria a verdadeira religião se cada uma prega ódio e destruição, de qualquer outra que não seja ela mesma, ou a qualquer um que pense contrário às regras dela?

        ó dúvida cruel.

        por isso que eu digo, que certas cosas, como respeito, liberdade, honestidade, etc, deveriam ser postos ACIMA de escolhas religiosas, só assim, pra serem praticados com a devida intencisade.

      2. @ZzXx, TOLERÂNCIA RELIGIOSA?DEIXA OS EVANGÉLICOS SER A MAIORIA E VERÁ SE ELES TOLERAM VER O CATÓLICO VENERANDO IMAGENS DE SANTOS?ELS CHUTARÃO ESSES SANTOS COM O UM PASTOR JÁ CHUTOU A IMAGEM DE NSOSSA SRA APARECIDA NA TV!!!
        tEMOS É DE DETÊ-LOS,SÃO MAIS PERIGOSOS DO QUE IMAGINAMOS!!

  4. OK Mirtes, voce reconhece sua crença como algo pessoal, não a está me impondo e parece aberta a discussão…Quanto a questão de existir ou não continuidade da conciencia apos a morte eu não entro na discussão, mas quanto a uma suposta influencia de espiritos no “mundo material” eu fico com a ciencia, não existe evidencias disso.
    Por esse motivo concordo que devemos viver o agora e dar significado e dignidade a essa vida que temos que, até prova em contrario, é a unica…

    Abraço

  5. Bom, eu acredito na reencarnação, mas sem esses dogmas como o do karma.
    Quanto ao conformismo, eu acho isto é relativo,veja o caso de Gandhi, ele era um fervoroso hindu (a ponto de não permitir que sua mulher que estava doente de procurar um médico e fazer o tratamento, na crença de que ela alcançaria a cura atraves da religião) e mesmo assim ele liderou a rebelião contra o império Britanico.

    O catolicismo também é um tanto conformista com seus elogios á pobreza, como por exemplo essas citações fáceis de encontrar nos sites católicos:

    “Porque a vida física não é o supremo bem. Ela nos propicia um bem maior: o compreender a verdade e amá-la. Isto é, Deus nos deu a vida material para que O conhecêssemos, como Verdade absoluta, e o amássemos livremente, como Bem infinito, para serví-Lo, e assim podermos ter, depois da morte, a vida eterna, no céu, com Deus. ” site católico montfort

    “A pobreza é péssima no dizer do ímpio” (Eccli. XIII, 30).

    “Não vos preocupeis com o que haveis de comer e de vestir. São os pagãos que pensam nisso.” Biblia

    Palavras de dois doutores e santos da igreja católica:

    Santo Afonso de Ligório: “Muitos são pobres, mas porque não amam a pobreza, não têm nenhum mérito”

    São Bernado:”Não é a pobreza que é considerada virtude, mas o amor à pobreza”

    1. Acho estas alusões ao conformismo, perante a pobresa, uma MERDA (com o perdão da palavra).

      sinceramente essa idéia deve ter sido criada por algum religioso pé rapado da idade média, com inveja do Papa rico.

      Falando sério, essa idéia de que ser rico é “pecado”, é pura balela, ao meu ver, se ser pobre fosse algo bom, nenhuma religião exaltaria que se ajudasse ao “irmão”, miserável, além do mais, acho meio ilógico, deus (se ele existir), nos dar necessidades materiais, de teto, comida, agasalho, etc, e ao mesmo tempo condenar que se vá atrás destes bens.

      Ser rico, não é “pecado”, enxergo que, se cada um lutar por aumentar seus ganhos materiais, a pobresa logo acabará, lógico que, sempre dando oportunidades aos menos favorecidos, e exitem “n”, formas de ajudar, mas não vou me aprofundar nessas formas, pois não é a razão do tópico.

      “Pecado”, seria enriquecer de forma ilícita, tirado oportunidades dos outros, roubando, mentindo, passando por cima das leis jurídicas e morais, para conseguir mais e mais riquesa, isso SIM, é prejuíso, agora o enriquecimento honesto, fruto do trabalho, trás prosperidade.

  6. o negocio é o seguinte,se tenho q a perfeiçoar meu espírito,então num prescisaria cristo ter morrido na cruz do calvário.
    se Deus enviou o seu filho unigênito para salvar a humanidade.Então se tornaria inútil o seu sacrificio.
    (Hb 9:27)”Ao homem está ordenado a morrer uma só vez,vindo depois disto o juízo final” resumindo o Homem só pode morer uma vez, depois -se ele estiver em cristo,estará no paraíso!

    1. é meio estranho pensar que alguém foi sacrificado, para redimir a minha culpa, antes mesmo de que eu nascesse.

      é mais estranho ainda saber que essa pessoa foi sacrificada, pela minha remissão, por que ao nascer eu herdaria a culpa de uma falta cometida por outra pessoa, que morreu seculos e séculos antes de meu nascimento.

      Não seriam dois inocentes, pagando por algo que não cometeram? Totalmente justo né?

    2. (Hb 9:27)”Ao homem está ordenado a morrer uma só vez,vindo depois disto o juízo final” resumindo o Homem só pode morer uma vez, depois -se ele estiver em cristo,estará no paraíso!

      E Lázaro? Foi uma exceção à regra? :grin:

      1. Abaddon, já leu aquelas teorias, sobre o fato de que Lázro não estava morto e sim cataléptico? Eu li alguns artigos assim, ou seja, explicação, em cima de explicação e nada comprovado.

        A menina que Jesus trouxe de volta também não conta? A sim o próprio Jesus disse que ela não tava morta e sim só dormindo, ô menina preguiçosa.

        1. Nao é teoria. Nem mesmo é uma hipotese.

          Na verdade, Larazo é um personagem mitologico como varios outros personagens do livro de fabulas. Afinal, nao ha praticamente nenhuma evidencia da existencia desse personagem.

          E tem mais, o mesmo livrinho cita que uns 500 ressucitaram e andaram pela cidade de Jerusalem (na ocasiao da suposta “morte” de Jesus) e ninguem viu… nao ha relatos independentes… nao ha nada de nada…

          Enfim, nao passam de lendas. Essa é a explicacao mais simples.

        2. Ah é verdade eu havia me esquecido dessa citação dos túmulos sendo abertos, no dia da ressureição de Jesus.

  7. pois, o que mais me adimira é o quanto esístam pessoas, aliás seres Humanos tão ingratos querendo se justificar dessa maneira como você disse:que é estranho alguém pargar por uma falta cometida por outra pessoa.
    acho e tenho serteza de que são pendamentos muito pobres e egocentrico de pessoas que não sabe o real amor de Deus para com a humanidade.
    mas vou esplicar :Deus deu uma chance para o Homen desfrutar de tudo q ele avia criado,resultado o Homen desobedeceu á sua ordem,vindo a ser espulso do jardim do Èden.
    com resultado disso o Homen passou a viver em pecado de desobediência,então Deus resolveu dar-lhe uma nova chace enviando Jesus para morre, ou seja Jesus não é egocentrico como o Homen,por isso que ele veio sem questionar.
    isso da o nome de AMOR ÀGAPE:Amor incondicional ou seja não importou se Eu ou Você iriamos o a ceitar ou não.
    ou até mesmo reconhecer o seu sacrifício,assim como você existem outras pessoas que pode fazer aseguinte pergunta:Eu não tenho nada aver com alguém que morreu á muito seculos a trás.
    mas saiba que Deus deu-nos uma oportunidade de viver ja queAdão não conseguiu obedecer a ele,mas mostrou seu amor quando enviou Jesus,e se isso não é suficientemente para mudar sua opinião:meucaro amigo o egoismo esta arraigado no seu mais profundo ser, e você é uma pesoa egocéntrica.

    1. pois, o que mais me adimira é o quanto esístam pessoas, aliás seres Humanos tão ingratos querendo se justificar dessa maneira como você disse:que é estranho alguém pargar por uma falta cometida por outra pessoa.

      Se eu matar alguem, vc cumpre a pena em meu lugar la na cadeia, e eu fico numa boa vida tomando agua de coco e correndo atras das meninas nos Caribes ? O que vc acha ? É justo para vc ? Sei que vc ficara muito grato por este pensamento que lhe dedico….

      acho e tenho serteza de que são pendamentos muito pobres e egocentrico de pessoas que não sabe o real amor de Deus para com a humanidade.

      É muito pobre vc achar que esse deus é amoroso com a Humanidade. De uma olhada em Genesis. Segundo as fabulas biblicas, esse deus exterminou toda a Humanidade e so poupou Noe (que era um velho bebado que amaldicoou o pobre filho que o viu nesta situacao vergonhosa). E depois em Apocalipse, onde os maravilhosos planos desse deus sao o de mandar 99,99% da Humanidade ao inferno sao revelados, mostrando o quanto nos ama.

      mas vou esplicar :Deus deu uma chance para o Homen desfrutar de tudo q ele avia criado,resultado o Homen desobedeceu á sua ordem,vindo a ser espulso do jardim do Èden.

      Ta, “esplique” para mim:

      1- Prove que esse deus existe;

      2- Prove que existiu um Jardim do Eden;

      3- Porque esse deus “todo-amoroso” expulsou o “homem” ? Esse deus nao é amoroso, misericordioso, compreensivo e que perdoa tudo, como vcs alegam ? Ele foi incapaz de perdoar ?

      4- Porque vc escreve tao mal ? Falta de estudo ?

      com resultado disso o Homen passou a viver em pecado de desobediência,então Deus resolveu dar-lhe uma nova chace enviando Jesus para morre, ou seja Jesus não é egocentrico como o Homen,por isso que ele veio sem questionar.

      Um Jesus que morreu porque quis, numa morte de mentirinha, no qual ninguem é responsavel por ela, nao tiveram participacao, nao foram consultados e nem lhes foi perguntado se queriam que morresse. Logo, nao devemos nos sentir culpados, nao devemos satisfacoes e nao seremos cobrados por isso.

      Pior, um Jesus que exige e cobra satisfacoes para ser adorado, adulado, que lhe puxem o saco, que o glorifiquem, sob ameaca de morte e inferno…. isso nao é demasiadamente egocentrico da parte dele ? Seria muito mais altruista da parte dele, se ele nao cobrasse satisfacoes, nao nos ameacasse de morte e inferno se nao acreditarmos, nao exigir fé ou crença de nos, e oferecer a ilusao do “livre-arbitrio” que consiste em apenas duas escolhas e ainda por cima, sob coerçao ?

      Um deus, se existisse, seria mais inteligente do que recorrer a esta solucao idiota e ridicula.

      isso da o nome de AMOR ÀGAPE:Amor incondicional ou seja não importou se Eu ou Você iriamos o a ceitar ou não.

      Sei. Se realmente fosse um “amor incondicional” como vc fala, nao existiria cobrancas, nenhuma ameaca de inferno, nenhum pedido de fé ou crença, nenhuma condenacao, nenhum julgamento, nada de nada. Seria apenas um amor mais altruista e verdadeiro, do que esse amor falso, fingido, interesseiro, desprovido de sinceridade e conviccao.

      ou até mesmo reconhecer o seu sacrifício,assim como você existem outras pessoas que pode fazer aseguinte pergunta:Eu não tenho nada aver com alguém que morreu á muito seculos a trás.

      Exatamente. Nao temos absolutamente NADA a ver com uma morte de um ser cuja existencia NAO FOI COMPROVADA ate hoje…. é o mesmo que vc me cobrar pelo Saci-Perere ter uma so perna…

      mas saiba que Deus deu-nos uma oportunidade de viver ja queAdão não conseguiu obedecer a ele

      Um deus que nao soube perdoar, um deus que nao conseguiu evitar a presenca da cobra, um deus que nao soube amar, um deus incapaz de deixar passar uma simples comidinha de um pedaco de fruta, um deus incompetente em administrar a situacao e contorna-la, e preferiu ter chiliques, acessos de raiva e botar a culpa em todo mundo. Lamento, esse deus nao merece meu respeito e a minha consideracao.

      mas mostrou seu amor quando enviou Jesus,e se isso não é suficientemente para mudar sua opinião:meucaro amigo o egoismo esta arraigado no seu mais profundo ser, e você é uma pesoa egocéntrica.

      Um Jesus que, segundo as evidencias historicas, nunca existiu na vida real. Nao passa de uma colcha de retalhos, juntando mitografias de diversas religioes do Oriente Medio. Logo, nao devo nenhuma satisfacao a vc. Nao adianta vc me chamar disso ou daquilo. Tudo o que vc escreveu nao passam de palavras ao vento…. falando de fabulas, mitologias, lendas, contos da carochinha para boi dormir, estorinhas..

      Vai estudar, garoto. A ignorancia esta arraigada no seu mais profundo ser, e vc é uma pessoa pouquissimo estudada e apresentou argumentos fraquissimos. Risiveis ate !

      Passar bem !

    2. Vamos por partes:

      Você dise que:

      pois, o que mais me adimira é o quanto esístam pessoas, aliás seres Humanos tão ingratos querendo se justificar dessa maneira como você disse:que é estranho alguém pargar por uma falta cometida por outra pessoa.

      minha resposta:

      E não é injusto? então posso pedir que você pague, por um assassinato cometido por outra pessoa e você achará isso legal?

      Você diz:

      acho e tenho serteza de que são pendamentos muito pobres e egocentrico de pessoas que não sabe o real amor de Deus para com a humanidade.

      Minha resposta:
      Acho que você não revisou seu texto, antes de postá-lo, veja, quantos erros!

      Você diz:
      mas vou esplicar :Deus deu uma chance para o Homen desfrutar de tudo q ele avia criado,resultado o Homen desobedeceu á sua ordem,vindo a ser espulso do jardim do Èden.

      Minha resposta:

      Qual homem fez isso? Adão, então, o que eu tenho a ver, com a merda feita pelo Adão, se nem nascida ainda eu era?

      Você disse:
      com resultado disso o Homen passou a viver em pecado de desobediência,então Deus resolveu dar-lhe uma nova chace enviando Jesus para morre, ou seja Jesus não é egocentrico como o Homen,por isso que ele veio sem questionar.

      Minha resposta:
      Sim, mas questiono, justamente isso, POR QUE Jesus teve que pagar o pato e virar bode expiatória do resto da humanidade, por culpa da merda que o Adão fez? Você não elucidou minha dúvida, ainda, sabia?

      você disse:
      isso da o nome de AMOR ÀGAPE:Amor incondicional ou seja não importou se Eu ou Você iriamos o a ceitar ou não.

      eu respondo: AMOR ÁGAPE, esse que nenhum católico apostólico que se preze, consegue ter, por um semelhante seu, que tenha uma ideologia, ou religião diferente da sua, concorda comigo? Belo exemplo que NÃO É SEGUIDO.

      Você disse:
      ou até mesmo reconhecer o seu sacrifício,assim como você existem outras pessoas que pode fazer aseguinte pergunta:Eu não tenho nada aver com alguém que morreu á muito seculos a trás.

      Eu respondo: A sim, então vocêd quer dizer, que eu tenho a ver, com as atitudes do Don Pedro 1º, afinal ele é de séculos at´ras né? Amigo, eu não tenho a ver com as atitudes nem do meu pai, então não me venha empurrar uma culpa que não é minha!

      Você disse:
      mas saiba que Deus deu-nos uma oportunidade de viver ja queAdão não conseguiu obedecer a ele,mas mostrou seu amor quando enviou Jesus,e se isso não é suficientemente para mudar sua opinião:meucaro amigo o egoismo esta arraigado no seu mais profundo ser, e você é uma pesoa egocéntrica.

      Eu respondo:
      Como pode me chamar de egocêntrica, so por que eu pedi esclarecimentos, que você até agora não os deu? Só me ofendeu, e desviou o assunto, você falou em AMOR ÁGPE, eu acho que nessa questão de amor ágape, a paciência e tolerância constam, então, porque você me taxou de egoc^ntrica, perante minhas dúvidas, ao invéz de demonstrar amor, e paciência e tentar me explicar algo?

      Seria, por que não se explica que pelo amor ágape, de Deus ele tenha permitido que um inocente fosse sacrificado pelos outros?

      1. Sem contar o fato de que até agora não se provou a existência desse éden, onde ele fica?

        Os portões ainda estão sendo guardados pelo arcanjo?

        algum humano alcançou graça o suficiente pra voltar pra lá?

        Se Deus é onisciente e blá blá blá, então ele já sabia de ante mão, que Adão e Eva, fariam merda, então por que cargas d ´água, ele logo de cara, já não fez os dois (sem citr o mito de Lilith, pra não complicar), FORA do jardim, e não disse: Olha, COMO EU SEI, que você são imperfeitos, e vão fazr mrda se ficarem aqui no Édem, então trabalhem e concertem as imperfeições e eu deixo vocês viverem aqui.

        a sim, acho que estpu fazendo perguntas bobas, né, afinal, sou egocêntrica.

  8. “O desespero incessante da vida sem Deus”

    “Os cientistas afirmam que o universo está fadado a morrer.Tudo o que existe está condenado a desaparecer sob os escombros de um mundo agonizante. Mas se o universo está fadado a desaparecer como se nunca houvesse surgido, então qual é o sentido de sua existência? Faz alguma diferença que algum dia tenha existido? No final, não fará diferença nenhuma, visto que o mundo acabará em nada. Assim sendo, o universo não tem nenhum sentido.”

    1. Mas se o universo está fadado a desaparecer como se nunca houvesse surgido, então qual é o sentido de sua existência?

      E pq a existência precisa ter sentido? Qual é o sentiodo de haver uma pedra? Entre bilhões e bilhões de galáias, com bilhões e bilhões de estrelas cada uma, se achar melhor que qq coisa que existe é de uma arrogância suprema.

      Faz alguma diferença que algum dia tenha existido?

      Bilhões de pessoas nasceram e morreram. De quantas delas você ouviu falar? Algumas das que vc NÃO OUVIU falar nasceu e morreu sem fazer nenhuma diferença.

      No final, não fará diferença nenhuma, visto que o mundo acabará em nada. Assim sendo, o universo não tem nenhum sentido.

      A verdade é triste. Nem por isso, deixa de ser verdade.

    2. Ivan, você disse que:

      “O desespero incessante da vida sem Deus”

      Pode por Favor exemplificar um caso de desespero, vindo de um hindu, ou de um Ateu, ou de um índio norte americano, ou tupi – guaraní?

      como pode afirmar com certeza, que existe desespero, numa vida sem Deus?

      E DE QUE DEUS, você está falando?

      Note que, apesar de acreditar na existência de “deus”, eu questiono várias idéias sobre ele, e nem assim, me sinto desesperada, o que me causa desespero, é ver que em nome de certos dogmas, violências são cometidas, discriminação, injustiçs socias, agressões, etc.etc.

      O que em causa desespero, é saber que não se pratica o “amai uns aos outros, em nome do amor ágape (copiando uma citação sua), e sim existe na verdade o “amar só quem te interesse amar, e de preferencia, alguém que concorde com suas idéias, suas crenças e seus ideais.”

      é uma pena toda essa hipocrizia, ninguém entende que, se Deus é eterno e existia antes da criação dos humanos, vai existir depois deles também, então pra que ficar perdendo tempo em discutir se ele existe ou não, e se podemos provar que sim, ou não? Existe o livre arbítrio, e esse livre arbítrio, pode ser usado até, pra se acreditar nele, ou não.

      O que é OBRIGAçÂO, mas não é praticado, é o aperfeiçoamento moral, a honestidade, a paciência, a lógica, a EDUCAÇÃO, a tolerância, esses atributos são obrigatóris, para o crescimento da humanidade e a cessão de uma caralhada de problemas sociais, e esse aperfeiçoamente é independente de religião, ou dogmas, um ateu, pode ser um exemplo de moral, muito maior que um evangélico e vice versa.

      então reflita, se, você tem uma moral capacitada, para melhorar seu ambiente, ou se você ainda é uma pessoa preconceituosa, que jilga segundo a cor, a sexualidade, a raça, os ganhos materias, as crenças, a etnia.

      Só assim você saberá se ama “Ágapísticamene”, seu irmão, ou somente “interesseirapísticamente”.

  9. Este mesmo raciocínio pode ser aplicado ao ser humano. Se Deus não existe, o homem está condenado a desaparecer como se nunca houvesse existido. Deste modo, no final das contas, não fará diferença nenhuma o fato de algum homem ter aparecido sobre a face da terra. A humanidade, portanto, não tem mais importância do que um enxame de mosquitos ou uma vara de porcos, pois seu fim é o mesmo. O mesmo processo cósmico cego e mecânico que a vomitou no início um dia acabará por engoli-la.

    1. Ivan,

      Essa idéia de que tem que ter havido um motivo para o aparecimento do homem e que ele, ao morrer, tem de ir a algum lugar, é típico de quem coloca o homem como Centro do Universo.

      Observe todos os demais animais não-humanos: há algum motivo para uma lontra ter aparecido? Sua existência/sobrevivência enquanto espécie, é apenas fruto da sua corrida na seleção natural, onde ‘…todos somos como Alice, no país das maravilhas; correndo, correndo, apenas para nos mantermos onde estamos…’ (frase que um cientista usou para explicar a seleção natural: todos os seres correm, correm, apenas para se manterem onde vivem, apenas para continuarem a existir).

      Somos apenas animais e nossa sobrevivência está mais ligada à nossa capacidade de nos adaptarmos ao ambiente em que vivemos do que à atuação de um ser que nos tenha criado para adorar a ele.

      Caia na real; dê-se por feliz por ter nascido e por estar vivo.E em sua vida, faça o melhor que puder.

      Se desejar continuar na ilusão doce da existência de seres imaginários que te amam e cuidam de ti, fique à vontade; mas não queira que outros vivam do mesmo modo.

      Bye.

  10. Eu quero q os senhores e senhoras me digam por favor, em que consiste o seus Ateísmo?
    ja que eu até agora, foi quem explicou as suas perguntas.

    1. Eu quero q os senhores e senhoras me digam por favor, em que consiste o seus Ateísmo?

      Em que consiste não acreditar em fadas? Pros ateus, não existe nenhuma divindade. Fim.

      ja que eu até agora, foi quem explicou as suas perguntas.

      Só na sua cabeça.

    1. Para quem acredita em um livro que fala de dragões e unicórnios, que diferença faz? Ninguém pediu pra vc acreditar. Aliás, ninguém aqui está sequer se importando com o que vc acredita. Aliás, ninguém aqui tá se importando se vc pula da ponte ou não.

      Lamento, sua tentativa de tentar se sentir importante, aliada a uma baixa auto-estima, implorando por atenção, falhou miseravelmente. C’est la vie.

      Ah, e a palavra “ateu” não possui acentos.

      1. Pra felicidade geral da nação (ou não), eu declaro que NÃO SOU Atéia (mas sou à toa) :razz:

        A propósito, Caro Ivan, ainda estou muito chateada, por voce me ofender, ao invés de usar de lógica no seu debate!

        Beijos!

        1. Ae desculpe-me se te magoei, ñ era minha intenção.
          ñ estou aqui para dizer q sou melhor q vcs do site, em primeiro lugar
          pensei q esse site era para as pessoas exporem as idéias independêntes de suas religiões.
          vi o texto q fala sobre a reencarnação e gostei, pois ñ acredito em reencarnação ou carma.
          desculpe se mostrei uma pessoa egocéntrica, ñ era minha intenção. Espero q vc me perdoe,em nome de Jesus Beijos! rsrs :oops:

        2. pensei q esse site era para as pessoas exporem as idéias independêntes de suas religiões.

          É um site cético. Qual parte de CETICISMO.NET você não entendeu?

        3. Olha, vamos esclarecer uma coisa, pra não complicar em relação à minha presença aqui no site.

          Eu tenho minha religião, até aí, foda-se eu e foda-se quem não gosta.

          Só que, religião (lá vou eu repetir isso de novo), crença, etc etc, é algo PESSOAL, ou seja, o fato de que eu acredito em Deus, não vai fazer com que entre mais dinheiro no bolso do Amadeus xiii, ou do André, ou do Abaddon (que tristeza né gente?), o contrário também é válido, pois não muda em porra nenhuma minha vida, os três serem céticos, ou ateus, ou pagãos, ou churrumeleiros.

          Quando comecei a comentar aqui no site, me tirar o maior Pêlo, porém depois que eu mostrei que não tenho vocação pra evangelisadora, começamos a nos entender legal. Todos os moderadores, sempre me respeitaram, mesmo quando eu ousei pronunciar minha posição aqui, cosa que outros crentes não fizeram.

          Acho que, acima de crenças, deve estar o RESPEITO pela liberdade das pessoas, pelo seu individualismo, e escolhas pessoais que elas fazem, somo SERES HUMANOS, e não ovelhas, escolhemos, pensamos, acreditamos e duvidamos, porém infelizmente existem alguns que pensam que a humanidade ´tem que pensar e agir toda padronisada, ter o mesmo tipo de crença, de comportamento, de pensamento, e ai daquele que “sair dos trilhos”, ou será excluído socialmente, taxado, como louco, demente, ou desajustado, ou será condenado ao fogo do inferno, discriminado, ofendido, etc. etc.

          então, que tal os crentes pararem de impor algo a contra gosto, e tentarem conversar com os não crentes, pra arrumar uma solução pros problemas socais? Várias cabeças pensam melhor, concordam? E se deus existir, vai ficar feliz de ver seus filhos dando exemplo de amor incondicional, ao trabalharem ao lado de quem não acredita nele correto?

          1. @mirtes, Não tem condição .Crente crê cegamente na bíblia que ele chama de palavras do senhor.Crê apenas quevie viemos de adão e eva ,que a arca de noé conseguiu salvar um par de cadaani anumal (frente a enorme diversidade animal que existe no mundo/),nãoacre acreditam em ciência, como por exemplo que os métodos de datação derochas rochas não são fidedignos e, como na época de jesus,quando não hahavia ainda nenhum conhecimento científico, só se podia pensar que a bela natureza só poderia ter sido criada por um Deus todo poderoso, que inclusive servia para se criar códigos de moral e ética como poe exemplo que a mulher que não se casava deveria ficar virgem para sempre.E que o homem é a cabeça da mulher.

  11. Texto muito bom, não há como engolir essa história de perda de memória na reencarnação. Só quero salientar que sou ateu, e não acredito em nenhuma das fantasias apregoadas por qualquer religião, inclusive o Espiritismo. Se a reencaranção é verdade, porque o mundo fica cada vez mais populoso? Não deveria morrer uma quantia de pessoas e reencarnar a mesma quantia de pessoas? Ah tá, tem aquela história besta de que almas reencarnam no nosso mundo vindas de outros mundos e planos, não é só o nosso planetinha que passa por esses ciclos! Enfim, tudo uma bobagem! :mrgreen: :mrgreen:

    1. Bem. Isso depende do tempo em que a pessoa passaria encarnada ou desencarnada. Se essa proporção variar com o tempo, são possíveis diversas combinações populacionais ao longo da história. Já a perda de memória é mesmo uma solução muito conveniente para ser ignorada. Os argumentos, no entanto, não derrubaram, logicamente, essa possibilidade. Daí a acreditar nela são outros quinhentos.

  12. esta reencarnação que estão dizendo eh a msma da religião hindu que diz que podemos reencarnar em outros animais também?

    1. ZzXX, me permite explicar (mesmo levando vaias), que admitimos a encarnação como animais, porém, ao contrário dos hindus, aceitamos que não retrocedemos em desenvolvimento, ou seja, encarnamos primeiro, em um copo animal, e depois, encarnamos em um corpo humano, por´m, não retornamos para o corpo animal, uma vez tendo encarnado num humano, pois não aceitamos retrocessos, aceitamos que possa haver stagnação do desenvolvimento moral, porém, nunca voltar atráz nesse desenvolvimento.

      Agora POR FAVOR, sejam piedosos com as pedradas, minha pele é senssivel (ui)

      Beijos!

        1. Amadeus Xiii seu chato!

          Mas você não acha que tá sendo um tanto soberbo em afirmar ser o último estágio evolutivo? Como pode provar que o corpo humano parou de evoluir em você?

          E outra, soberba não é necessariamente uma evolução moral.

          Tá parei, não quero brigar com vocês, nunca foi meu propósito. (emoction de língua pra fora com cara de sacana)

        2. Nhééé EU sei, que voce não quis me desrespeitar, mas rapaz, se você é a evolução suprema do corpo humano masculino, seu nome deve ser Paulo Zulu!! :shock:

  13. Espero q vcs me perdoe, pois só queria trocar idéias com vcs e ñ ser melhor ou dizer q minha religião é melhor q vcs q são Ateus.
    simplismente sou como vcs, tenho uma tese e é nela q acredito.E ñ fazer vcs
    pensar q sou o melhor tentando impor um pensamento em vcs.
    espero q vcs ñ fiquem chateados comigo! :wink:

  14. André existe muitas coisas sem explicação que só podem ser atribuídas a reencarnação,Exemplo de uma reportagem recente que se nao estou enganado passou no fantástico,fala sobre um garoto de cinco anos que nunca estudou piano e derrepente sem explicação começou a tocar de uma forma perfeita executando partituras complexas que só poderiam ser tocadas corretamente por grandes génios,a reencarnação nada mais é do que um processo evolutivo,como podem indivíduos que tiveram o mesmo acesso a cultura terem níveis de intelecto diferente,como pode uns nascerem perfeitos e outros defeituosos,Eu creio que o universo seja perfeito, e na lógica nao existiria perfeição se simplesmente os indivíduos nascessem apenas uma vez ,morressem e pronto acabou tudo,eu nao tenho a menor pretensão que vc concorde com isso,mais eu creio que sou um ser espiritual e meu corpo uma simples matéria e estou em constante processo evolutivo,no meu conceito tudo é regido pela causa e efeito, se você faz merda ela volta pra vc se vc faz coisas boas terá coisas boas também,nao sou religioso ao contrario religião pra mim é apenas uma forma de controle , uma manipulação em massa, porem seria um insulto a meu intelecto achar que nao existe um ser superior, eu creio em reencarnação mais nao fico como um alienado tentando converter as pessoas a minha forma de pensar,meus conceitos nao agridem ou prejudicam ninguém,cada um sabe o que é melhor para si.

    1. André existe muitas coisas sem explicação que só podem ser atribuídas a reencarnação
      .
      Apelo à Ignorância. Não é porque algumas coisas não possuem explicação (ainda) que vá ser prova de algum evento paranormal.

      Exemplo de uma reportagem recente que se nao estou enganado passou no fantástico

      Fonte confiabilíssima!

      fala sobre um garoto de cinco anos que nunca estudou piano e derrepente sem explicação começou a tocar de uma forma perfeita executando partituras complexas que só poderiam ser tocadas corretamente por grandes génios

      Beleza. Me mostra a publicação médica voltada para neurologia onde é relatado tal coisa. Reportagem de Fantástico pra mim não serve pra nada.

      a reencarnação nada mais é do que um processo evolutivo,como podem indivíduos que tiveram o mesmo acesso a cultura terem níveis de intelecto diferente

      Supondo que almas existem, é claro.

      como pode uns nascerem perfeitos e outros defeituosos

      Doenças genéticas? Mal-formação? Hábitos insalubres dos pais? Eventos climáticos? Poluição? Posso citar inúmeros fatores. O seu baseia-se na suposta existência de uma alma, criada por um deus bom, justo e misericordioso, mas que pune uma pessoa, sem ela ter consciência do que ela fez ou mesmo SE fez alguma coisa.

      Eu creio que o universo seja perfeito

      Se vc acha que uma supernova explodindo e aniquilando qualquer coisa perto (em termos astronômicos) é algo perfeito, é com vc.

      e na lógica nao existiria perfeição se simplesmente os indivíduos nascessem apenas uma vez, morressem e pronto acabou tudo

      Sua opinião, sem embasamento. O mundo não tem que ser perfeitinho só porque vc tem medo do que tem do outro lado da morte. Comparado a MY Cefei, vc não é nada, meu caro. Estrelas morrem sem deixar rastro, a não ser elementos mquímicos e radiação. Não vejo porque míseras formas baseadas em carbono, com uma massa tão ridícula que nem uma atração gravitacional decente proporiona, tem que ser melhor.

      eu nao tenho a menor pretensão que vc concorde com isso,mais eu creio que sou um ser espiritual e meu corpo uma simples matéria e estou em constante processo evolutivo,no meu conceito tudo é regido pela causa e efeito, se você faz merda ela volta pra vc

      Não é o que eu tenho visto no mundo. A recompensa teria que ser dada aqui mesmo.

      se vc faz coisas boas terá coisas boas também

      Se vc faz coisas boas visando um prêmio, ou para fugir do Inferno, então vc é um ser bem desprezível. Einstein rules!

      nao sou religioso ao contrario religião pra mim é apenas uma forma de controle , uma manipulação em massa, porem seria um insulto a meu intelecto achar que nao existe um ser superior

      Ele é tão superior que fez pessoas imperfeitas. Será que ele se diverte? Seres humanos são o Playstation de Deus?

      eu creio em reencarnação mais nao fico como um alienado tentando converter as pessoas a minha forma de pensar,meus conceitos nao agridem ou prejudicam ninguém,cada um sabe o que é melhor para si.

      Taí uma coisa que concordo plenamente.

      1. “eu creio em reencarnação mais nao fico como um alienado tentando converter as pessoas a minha forma de pensar,meus conceitos nao agridem ou prejudicam ninguém,cada um sabe o que é melhor para si.”

        Palmas pro André Hard, que sabe pensar, independente da concordãcia, ou não, com sua crença!

      2. @André, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk que resenha vc fez sobre meu comentário( será que eu causei tanta discórdia ou isso já faz parte do seu ego megalomaníaco?).vamos la eu tenho direito a replica.
        ((Apelo à Ignorância. Não é porque algumas coisas não possuem explicação (ainda) que vá ser prova de algum evento paranormal.))
        Perdão mais sua forma da se referir as coisas talvez tenha mais teor de ignorância,sou musico e vejo que a diferença entre meus alunos de níveis de aprendizado chega a ser gritante, o que foi mostrado na reportagem do fantástico nao tem nada de natural.

        ((Sua opinião, sem embasamento. O mundo não tem que ser perfeitinho só porque vc tem medo do que tem do outro lado da morte. Comparado a MY Cefei, vc não é nada, meu caro. Estrelas morrem sem deixar rastro, a não ser elementos mquímicos e radiação. Não vejo porque míseras formas baseadas em carbono, com uma massa tão ridícula que nem uma atração gravitacional decente proporiona, tem que ser melhor.))

        óhh agora eu tenho medo da morte daqui a pouco vc vai dizer qual cereal eu como no café da manhã, kkkkkkkk elementos mquimicos kkkkkkkkk cuidado cara seu pseudo intelecto pode qualquer hora te deixar louco, porque vc nao vai beber umas cervejas curtir um metal pegar umas periguetes de vez em quando é bom :twisted:

    2. @andré hard rock,
      “a reencarnação nada mais é do que um processo evolutivo,”
      Ôpa. Essa é uma afirmação científica, quais as provas?

      “como podem indivíduos que tiveram o mesmo acesso a cultura terem níveis de intelecto diferente,como pode uns nascerem perfeitos e outros defeituosos”
      Genética, ambiente, sorte/azar?

      “Eu creio que o universo seja perfeito, e na lógica nao existiria perfeição se simplesmente os indivíduos nascessem apenas uma vez ,morressem e pronto acabou tudo”
      Certo, qual a relação entre “perfeição do universo” e pessoas que “morressem e pronto, acabou”?
      Quero dizer, que importa para um super nova ou um quasar, quantas vezes alguém viveu ou morreu?

      “nao sou religioso ao contrario religião pra mim é apenas uma forma de controle”
      Tudo bem, você afirma que não é religioso, mas tem um pensamento cheio de dogmas e pensamentos “fundamentados” em “experiências” pessoais, isso me soa como religião, não importa o nome que você de a isso.

      “porem seria um insulto a meu intelecto achar que nao existe um ser superior, eu creio em reencarnação”
      Aham, quer dizer… você não acabou de dizer que não é religioso? Ah, tá, você se referia às estruturas sociais… para mim dá na mesma.

      “mais nao fico como um alienado tentando converter as pessoas a minha forma de pensar,meus conceitos nao agridem ou prejudicam ninguém,cada um sabe o que é melhor para si.”
      Isso é bom, não importa como você pensa, é com você, mas se você não fica com pregação em cima dos outros, já é um começo; vivamos nossas vidas, cada um como achar melhor, com nossas responsabilidades.
      Felicidades :grin:

    3. @andré hard rock,
      Ah, aproveitando o ensejo, “teoria” da reencarnação? Acho meio inapropriado, que tal “hipótese da reencarnação”?

  15. Olá! Meu nome é Paula e sou espítita desde criancinha, conheço bem a doutrina espírita e por isso me julgo capaz de esclarecer algumas dúvidas sobre reencarnação.
    1° – Porque não lembramos de reencarnações passadas?
    Para essa indagação existem várias respostas mas vou citar apenas algumas…
    Esquecer as nossas vidas passadas pode parecer incoerente, sem lógica. Mas não é
    O esquecimento de outras vidas, ao contrário do que muitos pensam, ajuda e muito no nosso processo evolutivo.
    Muitas coisas podem ter nos acontecido em outras encarnações: Pessoas que queriam o nosso mal, e para isso usaram todos os meios para nos prejudicar; pessoas que maltrataram fisicamente e moralmente pessoas queridas por nós; pode ter acontecido, por exemplo, o estupro de uma irmã ou de nossa mãe etc. Não sabemos ao certo o que nos aconteceu, isso são apenas hipóteses.

    Agora tomamos como exemplo o seguinte fato: Em outra encarnação sua mãe foi violentada sexualmente, não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo.
    E para que esse erro fosse reparado, Deus, em sua infinita misericórdia e amor,
    deu a vc, a sua mãe e a pessoa que a violentou a oportunidade de reencarnarem em uma mesma família, e dessa forma vcs teriam a chance de se amarem.
    Talvez seria ,realmente, mais fácil reparar um erro se nos lembrassêmos dele. Mas infelizmente isso não aconteceria com todas as pessoas. Vc poderia até perdoar uma pessoa que estuprou sua mãe, porém são poucas as pessoas que se encontram nessa evolução espiritual.
    Há no mundo pessoas vingativas e que ainda não tem total contole de suas emoções e que, ao invés de perdoar, queiram vingança
    Talvez vc não amaria sua mãe da mesma forma se descobrisse que um dia ela foi sua inimiga, talvez vc não amaria seus irmãos se ficasse sabendo que eles impediram sua felicidade em vidas passadas,não é?
    Esquecer o que nos aconteceu no passado, é um presente divino, pois assim reparamos o nossos erros, não pela obrigação de corrigi-los ou pq lembramos dele, e sim pelo amor que agora sentimos por quem, em outras vidas nós odiamos.
    E também é um equívoco afirmar que a cada encarnação esquecemos de tudo e voltamos a estaca zero. Isso não acontece!!! Apesar de não lembrarmos ao certo o que nos aconteceu, as experiências e aprendizados que tivemos em outar vidas ficam gravadas em nosso espírito, e assim, aos poucos, errando, concertando nossos erros , perdoando, amando seguimos o caminho da evolução!

    2° Porque acreditar em reencarnação?
    Para mim, e creio que pra vcs também, Deus é infinitamente misericordioso e seu amor também é infinito. E é por isso que eu acredito em reencarnação.
    Não acredito em um Deus tão radical, ao ponto de nos dar apenas uma chance. Não cometeu pecados, foi uma pessoa correta ,praticou o bem, vai pro céu. Pecou, praticou o mal, não amou as pessoas vai pro inferno e pronto.
    Se Jesus Cristo, nosso grande mestre e irmão superior nos ensinou o perdão, por que Deus não perdoaria os nossos erros e não nos daria todas as chances necessárias para melhorarmos o que somos?
    E se nós temos apenas uma vida, porque algumas pessoas vivem setenta anos, passando por provas, tentações, problemas, enfim tendo como praticar o pecado e outras nascem e morrem no mesmo dia não podendo assim nem pecar? Será que Deus nos ama de forma diferente? Claro que não!!!

    Antes de morrer na cruz,Jesus disse: Pai, perdoe-os eles não sabem o que fazem! E agora será que os assasinos de Cristo quando morreram foram viver eternamente no inferno ou Deus ouviu seu filho e lhes deu outras chances?
    Se Deus perdoa sempre, é lógico que ele não condena ninguém ao inferno eterno, pois isso não é perdoar!!! É apenas nos privar da perfeição, da evolução, de melhorar nossa condição de espírito. Além do mais, ninguém, em apenas uma vida,consegue ser tão perfeito, ao ponto de merecer o paraíso eterno e ninguém consegue também, em uma vida,ser tão mal e desumano ao ponto de merecer o inferno eterno.
    Reencarnação é a chance dada pelo nosso criador para evoluirmos através de nosso próprio esforço. Mas para que isso aconteça devemos aproveitar ao máximo cada existência e não ficar acomodados por saber que se não melhorarmos nessa vida logo vem outra. Esse não é o verdadeiro propósito da reencarnação!
    Um grande abraço a todos e espero ter ajudado!
    :wink:

    1. @Paula,

      1 – Nao existem reencarnacoes
      2 – Nao ha provas e evidencias
      3 – Nao ha provas de que Jesus tenha existido na Historia Humana
      4 – Nao ha provas da existencia de um deus ou deuses
      5 – Nao existem provas ou evidencia de almas ou espiritos
      6 – Nao existe céu e inferno

      Na ausencia de provas e evidencias que comprovem a existencia desses seres e lugares imaginarios, seu argumento perde força.

    2. @Paula,

      Reencarnação é a chance dada pelo nosso criador para evoluirmos através de nosso próprio esforço

      Em relação ao infeliz que violentou e engravidou a enteada de 9 anos, pergunto:

      1) Que tipo de alma reencarnou neste fdp, para que fizesse tanta barbaridade?

      2) Se a reencarnação é evolução, como você mesmo disse, então quer dizer que quando este FDP nasceu, a sua alma já tinha, de certa forma, evoluido, certo?

      Então, o que ele poderia ter sido/ter feito (em sua vida passada) antes de se tornar o traste que é hoje?

      E a menina? O que ela poderia ter sido/ter feito (em sua vida passada) para sofrer o que sofreu?

      Não acredito em reencarnação. Apenas estou tentando entender o que você quis dizer com “nova chance”.

  16. Outra,
    As revelações feitas a kardec por “espiritos” descrevendo as formas de vida em Marte, Venus, etc, estão de acordo com o que se acreditava na época e redondamente errados. Esses “espiritos” eram meio burrinhos, não! Os “espiritos” nunca ensinaram nada que não tivesse ao alcance do homem.
    E o chico xavier comprovadamente participou de embustes e farsas. Ora, se ele foi enganado, como sugerem os defensores, acreditar que montagens teatrais com tecido de algodão imitando “perispirito” denota que ele era desequilibrado mental, ou isso ou ele era um mentiroso mesmo…Não sei o que é pior… E esses são a “base” da religião espirita estabelecida…

  17. para mim o espiristismo é a coisa mais sem noção e por fora de explicar Deus…
    sou muito mais o cristianismo que tem como base a bíblia e não alan kardec.

    1. @JAQUELINE COSTA,

      É verdade… aquele cristianismo em os arcebispos que perdoam os estupradores e molestadores de criancas, mas excomungam as vitimas e os defensores delas ?

    2. @JAQUELINE COSTA,
      Para mim, o espiritismo é sem noção e… pasme, a mesma coisa para o seu cristianismo supersticioso: é igualmente sem noção, sem qualquer relação com a realidade, logo, pode colocar os dois no mesmo saco e jogar no poço da ignorância.
      PS: usar a bíblia para provar alguma coisa é como usar Harry Potter para provar a bruxaria.

    3. @JAQUELINE COSTA,
      “para mim o espiristismo é a coisa mais sem noção e por fora de explicar Deus…”

      Assim como tantas “coisas” (aka religiões em geral) que tentam explicar a vida, o universo e tudo mais, sem se basear em evindências q as comprovem.

      “sou muito mais o cristianismo que tem como base a bíblia e não alan kardec.”

      Não vou generalizar, mas, dá pra notar a típica intolerância dos crentes: “A minha religião é a que vale, e vc vai pro inferno.”

  18. Amigo , eu nao acredito em reencarnação, porém esse seu texto tem falhas grotescas tipicas de quem não conhece as coisas, vamos a elas :

    1- A “reencarnação” original é egipcia e indiana, hoje ela é praticada no hinduismo, os hindus tem um complexo sistema pra explicar tudo, inclusive os espiritos entram em corpos de animais e corpos inanimados como plantas e pedras , eles nascem no mundo espiritual e só vem a terra por necessidade.O espiritismo kardecista é uma coisa ocidental que pega as crenças orientais e as remenda criando uma religião bonitinha , mais com falhas.

    2- Amigo, a beleza e o status é oriundo de CADA CIVILIZAÇÃO, ou seja: na tailandia a beleza é medida pelo numero de argolas no pescoço PORQUE É CULTURAL E ANTROPOLOGICO, se colocar uma mulher ocidental lá(e ja colocaram) , os homens tailandeses a acham feia porque ela não tem argola no pescoço.Quando o leonardo di capprio e a gisele foram visitar uma tribo na amazonia , o pajé ficou assustado e queria fazer uma oração pra eles porque os considerou muitos magros e brancos, COMPLETAMENTE fora dos padrões esteticos indigenas em que se é moreno , com um corpo mais cheio e apetrechos na orelha e na boca. Na europa e norte dos EUA existe um grande racismo contra os negros , ja aqui no Brasil não ha porque nós somos oriundos dos negros africanos que vieram como escravos pra cá. VAI ESTUDAR ANTROPOLOGIA AMIGO.

    3- Como tudo isto é antropologico, uma pessoa que nasce no tibet considera os EUA um lixo de país e quem nasce nos EUA considera o tibet um lixo de país, porque ambos não oferecem o que a cultura a qual aquela pessoa fora criada espera. Se uma pessoa nasce e cresce no tibet ELA NUNCA vai gostar dos EUA, é o q acontece com os arabes do oriente medio, pra eles os EUA é o antro demonologico do mundo, porque tudo dos EUA pra eles é esquisito e diferente, PORQUE NAO FAZ PARTE DA CULTURA DELES…ENTENDEU AMIGO?

    4- Então se a sandy nascesse na etiopia ou no tibet ela jamais iria querer ser cantora, ela ir querer ser guerreira ou sacerdotisa porque faria parte da cultura daonde ela vive, no iran por exemplo NÃO TEM MUSICA é uma tradição iraniana de 5000 anos, as mulheres de lá consideram as cantoras ocidentais demonias enviadas pelo satan, é esta a visão que elas tem, e os EUA manipulam a opnião do cidadão BURRO e HOMER SIMPSON que não sabe antropologia e acha que o que ele vive(sua cultura e roupa) é que é certo e o resto do planeta(geralmente a maioria do mundo que não vive igual agente vive aq) tem que ser morta, esse sempre foi o principal argumento para se criar guerras. Baseado nesta falta de conhecimento é que os imperalistas criaram o mito ” do povo invadido que adora a cultura do invasor”, ou seja: seria como os tailandeses invadirem o Brasil e lá pra eles(só pra eles) passarem uma imagem de que o que nós brasileiros sempre quisemos mulheres com argolas no pescoço e eles vieram para nos salvar…ACORDA AMIGO DEIXA DE SER BURRO VAI ESTUDAR UM POUCO.

    5- Por tal razão os imperialistas(desde a babilonia, passando pelo egito faraonico, imperio romano , EUA e Urss) sempre tentaram impor suas culturas aos povos invadidos , para que eles passem a ter a visão do povo invasor, converter o povo invadido a religião do povo invasor é o primeiro passo.

    6- Grande parte das doutrinas filosificas de amor ao proximo nasceram de locais de guerra e desespero: Gandi, filosofos gregos, persas , judeus, arabes , egipcios que viviam em guerras constantes criaram grande parte das leis bonitinhas que conhecemos hoje como amar ao proximo, aos animais , a não matar e etc…

    7- Fica evidente que este texto não é cetico, ele tenta ser cristão fundamentalista, porém criticar uma doutrina e não apresentar respostas pra solucionar as questões pertinentes não ajuda em nada.O cristianismo tem ainda mais contradições do que a reencarnação(versão ocidental) vamos as contradições basicas do cristianismo :

    A – Como um ser que nos ama nos manda para o inferno para sempre ?
    B – Como um ser que é todo poderoso precisa ser adorado em oração, ele tem o ego inflado ?
    C – Porque “Deus” levou 6 dias de 24 horas para fazer o universo ? será que ele mandou trazer algum material de algum local e atrasou nos correios ? Deus não é todo poderoso ? pq ele não fez em 1 segundo ? e ainda descançou no setimo dia ! Deus ficou cansado , ha….
    D – Essa é forte : Como Deus pode ser onisciente (sabe tudo que vai acontecer) se nós temos livre arbitrio ? ou seja: se Deus sabe a decisão q eu vou tomar daqui a 10 dias ,É OBVIO QUE NA MENTE DE DEUS A DECISÃO Q EU VOU TOMAR JA FOI TOMADA, porque se daqui a 10 dias eu mudar minha desição Deus a 100 anos atras ja sabia que eu iria muda-la PORQUE NA MENTE DELE A DECISÃO É PREDESTINADA CLARO ….. ahahahah, por isto q varios lideres cristãos como calvin falavam na predestinação pra tentar solucionar esse problema, mais a ideia de presdestinação atrapalha o conceito de religião bonitinha e com falhas.

    O cristianismo tambem é uma religião que tenta por doutrinas bonitinhas e ai da nisso , são mais de 50.000 contradições e inexplicações biblicas…o cristianismo criticando a reencarnação é igual o sujo falando do mal lavado.

    Existem porém religiões que explicam grande parte desses problemas.

    1. Diz a verdade, Zé. Você não entendeu NADA do artigo. E sim, ele é um texto cristão fundamentalista. Nós fomos hackeados pela Montfort e agora estamos adorando a Santo Prepúcio de Nosso Senhor Jesus Cristo, amém, graças a Deus.

    2. Diz a verdade, Zé. Você não entendeu NADA do artigo. E sim, ele é um texto cristão fundamentalista. Nós fomos hackeados pela Montfort e agora estamos adorando a Santo Prepúcio de Nosso Senhor Jesus Cristo, amém, graças a Deus.
      .

  19. Pensemos, então, que a reencarnação não existe de fato. Há alguma prova de que a mesma existe ou não após a morte física. Será que não podemos considerar o ser humano como um estágio diferente de uma barata, por exemplo.

    Todos devem ter famílias – menciono o fato sem raciocinar sobre conceitos religiosos que são retirados e adaptados durante a existência humana, sem a crenças em divindades, sem os mitos – e ao tê-las geramos filhos, temos pais, irmãos e por aí vai; Será que esta relação humana, carregada de afeição, amor, lembranças, saudades, perdas, alegriasa , tristezas, são realmente destruídas após o falecimento. Não resta nada?

    Alguém poderia comentar algo sobre este questionamento, ou mencionar algum estudo sobre o mesmo?

  20. O texto critica mas é cheio de furos, que apenas um destes furos?

    Onde diz “E também se você evolui de vida em vida nascendo em condições cada vez melhores, qual a necessidade para um salvador?” deveria se informar que para espiritas não existe o tal salvador, ou seja, não existe esta de Jesus que veio para resgatar pegados e nos salvar, alias, se dentro do conceito espirita se não há céu ou inferno, se não há condenação eterna, como pode haver salvação?

    Então, criticas são sempre boas, mas tem que ter fundamento e ser irrefútavel, do contrário é algo mais inutil que aquilo que se critica.

    Algumas colocações e comparações de fatos como gato que faz xixi e coco, mostra o quanto as criticas são baseadas em “parabolas” e não fatos!

    1. Ah, não? Então porque eles ficam enchendo o saco com Jesus isso e os livros do Evangelho Segundo o Espiritismo?

      se dentro do conceito espirita se não há céu ou inferno, se não há condenação eterna, como pode haver salvação?

      Tem o Umbral, onde um monte de espíritos-de-porco ficam te atazanando e vc só é liberto se elevar seus pensamentos ao manda-chuva bíblico. Mesmo pq, ao que me consta, kardecismonão louva Buda.

      1. @André,

        Ah, não? Então porque eles ficam enchendo o saco com Jesus isso e os livros do Evangelho Segundo o Espiritismo?

        E onde você viu dizendo nestes livros que “Jesus Salva”? É completamente diferente eles “encherem o saco” como vc diz, de dizer que Jesus é Salvador. Na visão espírita não há informação que jesus veio para salvar alguem, por isto repito, este artigo é uma critica FURADA!

        Tem o Umbral, onde um monte de espíritos-de-porco ficam te atazanando e vc só é liberto se elevar seus pensamentos ao manda-chuva bíblico. Mesmo pq, ao que me consta, kardecismonão louva Buda.
        E daí? Isto em momento algum invalida o que eu disse, do ARTIGO SER FURADO! Umbral, purgatório etc não é inferno de pena eterna. Agora se não acredita em Umbral, ai é outra história…
        Use o termo e interpretação do que quiser, mas isto não tira os furos do artigo ao afirmar que o espiritismo prega salvação de alguem por meio de jesus, isto só existe na cabeça de quem quer criticar colocando tudo que é diferente do que pensa como sendo igual.
        Então, reitero, tem que ter fundamento e ser irrefútavel, do contrário é algo mais inutil que aquilo que se critica. Agora se quer levar a discussão a outros pontos furados do espiritismo, não me interesso em discutir religião ou ateísmo, meu interesse é apenas discutir este artigo e seus furos.

        1. E onde você viu dizendo nestes livros que “Jesus Salva”?

          Na mesma Bíblia que os seguidores de Kardec seguem, ora.

          E daí? Isto em momento algum invalida o que eu disse, do ARTIGO SER FURADO!

          Vc pode dizer qq coisa, até que tem uma vaca verde. Me mostrar a vaca verde é o problema.

          Umbral, purgatório etc não é inferno de pena eterna. Agora se não acredita em Umbral, ai é outra história…

          Vc me prova que existe, depois conversamos.

          Use o termo e interpretação do que quiser, mas isto não tira os furos do artigo ao afirmar que o espiritismo prega salvação de alguem por meio de jesus, isto só existe na cabeça de quem quer criticar colocando tudo que é diferente do que pensa como sendo igual.

          Vc está me dizendo que a Bíblia que os kardenazis seguem está mentindo ao dizer que Jesus é o caminho, a verdade e a vida?

          Então, reitero, tem que ter fundamento e ser irrefútavel, do contrário é algo mais inutil que aquilo que se critica.

          Vc não refutou, ficou de mimimi. Dizer que o artigo tem furos não fará com que o artigo tenha furos.

          Agora se quer levar a discussão a outros pontos furados do espiritismo, não me interesso em discutir religião ou ateísmo, meu interesse é apenas discutir este artigo e seus furos.

          Entendi, senhor jacobprimeiro@yahoo.com.br . O artigo critica a crença religiosa da reencarnação, mas vc não quer discutir reencarnação nem religião. Quer ficar enchendo o saco. Não admitimos trolls. Vai lá conversar com os ispritus no umbral, vai. Aqui não posta mais.

    2. Jacobpr

      ‘…mostra o quanto as críticas são baseadas em ‘parábolas’e não fatos’

      Curioso você pedir que se apresentem provas fáticas numa crítica ao espiritismo quando o espiritismo não apresenta fatos a embasar sua doutrina. Dois pesos e duas medidas?

  21. Cara, dentre todas as teorias e crendices que existem essa, de reencarnação, sempre foi a pior de todas. Tentar provar que o ser humano é um capacho do destino e que não tem responsabilidade nenhuma pelos seus erros e acertos na vida é a completa ignorância. Mas, fazer o que, né? Tem gente que bebe xixi e acha que faz bem…

  22. Ao decorrer da história a humanidade acreditou, e continua acreditando em uma série de misticismos, um espaço cético é o que precisamos, um lugar para discutir fatos e não fantasias, interessante quantas vezes perguntamos algo a uma pessoa e ela acha que esta respondendo com lógica mas esta apenas nos atirando fantasias, vejo esse como um lugar para que isso não aconteça…

    Meu ponto de vista sobre o assunto é diferente do seu, eu acredito na teoria da reencarnação, porém a forma com que vejo isso é diferente das massas espíritas, vejo o ponto de vista deles como muito pobre, não acho que foi o que alan kardec desejava… “nós temos que ser bonzinhos”, isso é uma mentira, no universo não existe isso de bem ou mau, basta olhar ao redor para perceber, o que existe é evolução / involução, as pessoas mais evoluídas ganham mais espaço, e as menos evoluídas se limitam, o caso de fazer caridade seria ajudar na evolução, o que faria com que ti cedam espaço.
    pois bem, como acredito que funciona a reencarnação e porque não nos lembramos (de forma científica, é claro):

    considerando que podemos encarnar em diversos planetas/galáxias é natural que o corpo utilisado seja diferente, atue de forma diferente, a terra esta sob tais influências, tal distância do sol, todo o sistema nervoso, todo o cérebro funciona de uma maneira e armazena as memórias etc. da sua forma, não precisamos ir para muito longe, vamos imaginar um corpo físico em Marte, ele já vai carregar outra composição, e é lógico que o cérebro, núcleo do corpo vai ser diferente, enfim, apenas nessa galáxia teríamos corpos muito diferentes, o que causaria problemas de conectividade

    nosso corpo tem uma quantidade muito pequena do seu potêncial desperta, esquecemos o que fizemos na semana passada, imagine a tanto tempo atrás

    então o que falei agora são simples teorias, se vamos falar do assunto, devemos falar com ciência, ví um grande desconhecimento sobre o assunto no seu post, vc falou demais da forma como se sente a respeito disso e pouco ligou para a razão nos seus fatos (embora acredito que vc achou que tinha falado com razão, mas não falou), não peço que acredite no invisível, mas se você vai apresentar um artigo no ceticismo.net, escreva com ciência, não com emoções vagas…

  23. Gostaria que lesse alguma coisa sobre o Racionalismo Cristão, pois o mesmo tenta repassar a idéia de reencarnação, fora da religiosidade e tem a ciência como um fator atuante e parceira. Sou um pesquisador da reencarnação, porém fora da religião que tras muitos dógmas e misticismo. Na realidade sou um agnóstico, mas continuo querendo saber o porque das coisas, sou um livre pensador. Não creio nesse deus criador e que pune as pessoas, que toma partido de outras etc…. O Racionalismo Cristão, tem como base a evolução, começando pelo reino mineral, passando pelo vegetal e depois o animal e aí sim, entra o livre arbítrio no homem.
    Pesquisar não custa nada, vamos ler e evoluir, tudo dentro da lógica, pois sem amesma fica esquisito, parecendo fantasia.
    Orestes Mineiro

  24. A perfeição da teoria da reencarnação reside justamente no argumento que utilizou para descreve-la e refuta-la: se lhe parece injusto por não se lembrar do delito praticado no passado, imagina para quem foi sua vítima?
    Admitindo-se que a reencarnação é real e que você fez algo ruim que não se recorde, isso nada muda, se questione se para a pessoa que foi sua vítima se sua atitude no passado foi justa para ela? Então a ingenuidade de sua vítima do passado se repete em você pelo seu esquecimento. Nem sempre também alguém perderá um dedo porque no passado o arrancou de um inimigo, a bem da verdade quase nunca se dá o popular ‘olho por olho, dente por dente’ como muitos acreditam. Mas não duvide: mesmo que um mal praticado for perdoado pela vítima, ele precisa ser reparado, é a lei da ação e reação. Usar um cachorro como comparação foi bem ingênuo de sua parte amigo, não somos irracionais, se bem que muito insistem em ignorar a própria natureza….

    1. Humildade é não se achar superior a outros que não compartilham de uma crença que é alçada ao status de verdade absoluta e irrefutável só para não magoar os floquinhos de neve que precisam se sentir especiais.

  25. Eu sou ateu e cético, mas quando comecei a estudar Jung e meus sonhos além da física quântica, teoria de Everett e teoria do multiverso voltei a me abrir para a possibilidade da consciência ter mais dimensões do que percebemos. Lembrei de histórias que ocorreram em 1630, que estavam encaixotadas em minha mente. Não sei se são memória genética ou se nossa consciência trabalha em 5, 6 ou mais dimensões.

  26. Eu não acredito em Carl Sagan. Eu me baseio nas PROVAS que cientistas mostram. Quero as provas que acupuntura funciona fora do percentual de efeito placebo

    1. O problema e que em alguns lugares Carl Sagan tem sido alcado a condicao de santo, o que deve fazer ele se revirar no tumulo.

      Nao duvido que daqui a alguns anos, ele vai ter caminhado sobre as aguas, curado doentes e expulsado demonios.

  27. Pelo que sei sobre espiritismo, o próprio espírito que escolhe onde quer reencarnar, não existe um Deus que vai mandar vc encarnar mendigo na Índia, você mesmo que escolheria isso, pra tirar algum aprendizado disso. E o motivo de alguém querer isso seria que essa vida em termos de tempo cósmico, seria insignificantemente rápida. A coisa toda é muito mais complexa.
    Quanto ao karma, mais uma vez, não é Deus que vai te punir ou te agraciar, é a sua consciência dos seus atos que vai te fazer escolher viver o sofrimento que você proporcionou em prol do aprendizado, ou quando você evoluiu o bastante você terá mais facilidade de evitar “roubadas” instintivamente e ter uma vida mais saudável.
    Lógico que tudo é teoria, cada um entra com a sua. Isso que escrevi eu encaro como uma fantasia, mais uma teoria entre tantas outras interessantes, que fazem a gente sonhar, pensar, viajar, como um bom filme ou livro. Não vivo em função disso, na pragmática do dia-a-dia, lógico que me baseio em fatos e na ciência. Mas não custa nada sonhar. “Já pensou se somos criações dos Annunakis? Já pensou se viemos de outra galáxia e usamos a Terra como escola experimental?” Claro que tem os retardados que fazem guerra se baseando nisso, mas tem cético burro também, como acho que você é, pelo seu texto raivoso. Não leve essas crenças tão a sério. Você deve ser um cara chato pra caralho pra se tomar uma cerveja conversando ou ver um filme. Daqueles que ficam gritando indignados “que mentira da porra!!” numa cena de ação do Mad Max. “Esse filme não é fiel às leis da física”. Ora, vai tomar no cu!! Vai ver um documentário então, achando que é um recorte fiel da realidade.

    Outra coisa, você se considera cético, mas vi o tempo todo no texto você colocando Deus no meio. Até onde nem cabe. Caindo na própria armadilha que quer desmascarar. A teoria de um Deus ou força divina dando as cartas é a mais idiota de todas, só um estúpido acredita, e pior ainda é ficar se esforçando pra refutá-la.

    Tenha um bom dia!

        1. Não sou o maior dos especialistas em reencarnação, espíritos e o caralho a quatro, mas, acho que você, tão sabido, vai ter que explicar os seguintes excertos das sua próprias falas:

          … o próprio espírito que escolhe onde quer reencarnar, não existe um Deus que vai mandar vc encarnar mendigo na Índia…

          Aí, eu te pergunto: por que, então, não somos todos multimilionários e imunes a doenças, se basta a nossa escolha para tanto? Alguém em sã consciência escolheria reencarnar em um somali que passará fome durante a vida inteira? Se você acha que viver com retidão é o que nos faz “passar de fase” mais facilmente, que provas tem disso? Sua vontade de acreditar? Não percebe que isso é uma forma de culpar os próprios pobres e explorados pela sua condição? É um argumento de uma escrotidão e crueldade imorais!

          … E o motivo de alguém querer isso seria que essa vida em termos de tempo cósmico, seria insignificantemente rápida. A coisa toda é muito mais complexa.

          Você deve ter um bazilhão de provas para provar este ponto fundamental de seu argumento, não é? Tipo, artigos científicos e tal…

          Se não tiver, só posso responder com uma coisa: UMA ESTRONDOSA GARGALHADA!

          Lógico que tudo é teoria, cada um entra com a sua. Isso que escrevi eu encaro como uma fantasia, mais uma teoria entre tantas outras interessantes, que fazem a gente sonhar, pensar, viajar, como um bom filme ou livro. Não vivo em função disso, na pragmática do dia-a-dia, lógico que me baseio em fatos e na ciência. Mas não custa nada sonhar.

          Se você mesmo admite que é tudo sonho, desejo, wishful thinking, o que deabos está tentando fazer aqui? E, por que deveríamos ouvir a opinião de um sujeito que não leva a sério nem mesmo às próprias crenças?

          Outra coisa, você se considera cético, mas vi o tempo todo no texto você colocando Deus no meio. Até onde nem cabe. Caindo na própria armadilha que quer desmascarar.

          Prova por indução ao absurdo, essa desconhecida…

          Você podia se prestar a estudar um pouquinho de lógica, talvez te faça bem!

    1. A realidade por si só, já é algo admirável, mas vcs insistem em elucubrações vãs numa tentativa patética de tornar o mundo bonitinho com espiritusinhos impossíveis de se falsificar.
      Tá na hora de acordar, Alice.

  28. Outra coisa, convido você a experimentar ayahuasca. Não precisa ser em nenhum ritual, tome como quiser, mas tome até bater a borracheira. Depois você vem aqui e relata as suas certezas materiais.

    1. O cara ficar doidão depois de tomar uma bebida psicoativa é evidência do espiritismo? Sério mesmo?

  29. Olá amigo o processo reecarnatorio é real sim

    Prove.

    e por vc não entender sobre o assunto usa exemplos que não servem para descrever o fato reencarnação

    Se é fato, tem provas. Mostre-as.

    E mais, tudo tem um propósito e uma explicação neste planeta e Universo

    Qual o propósito do formaldeído se trimerizar em paraformaldeído?

    e a doutrina que mais explica sobre esse assunto é o Espiritismo.

    Aquela que diz que vc vai se foder se não seguir um plano divino que ninguém disse qual é, daí vc reencarna sem saber porque e terá que passar tudfo de novo sem saber o motivo para fazer aquilo que ninguém te falou o que?

    Leia a codificação de Kardec como por exemplo livro dos Espíritos ou Evangelho Segundo Espiritismo

    Aqueles livros que quando pergunta o que é Deus, ele desconversa e diz que índios são seres inferiores aos brancos?

    irão te ajudar a entender melhor e até responder suas dúvidas mal resolvidas.

    Eu li. Não vi nenhuma resposta.

    Por exemplo, esse esquecimento que todos passam é uma dádiva para os que aqui estiveram na prática do mal ou seja quase todos é só ler livros de história.

    Se vc acha que isso faz sentido…

    Por isso eu te desafio a ler e depois conversamos

    Eu li. Achei uma merda.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s