O passado arcaico era como o nosso presente. O futuro avançado é um passado mítico

Vi mais cedo hoje a imagem que abre este artigo. Isso nos dá uma triste noção do tempo, pois, eu vi De Volta para o Futuro no cinema. Faz 41 anos. Também me lembro de como era o mundo há 30 anos, mas não é disso que eu quero falar. Quero falar da falta de percepção das pessoas e sobe como o mundo evolui. Comentaram o seguinte: se alguém viajasse para 1994, ficariam fascinados com um iPhone. E foi aí que eu ri. Continuar lendo “O passado arcaico era como o nosso presente. O futuro avançado é um passado mítico”

Pesquisadores querem saber o que faz alguém redigir leis com juridiquês no 11

Ler leis e decisões judiciais é um saco. Tem horas que efetivamente você não entende nada do que está escrito lá. Mas, a cidadania não começa com você tomando conhecimento das leis, não só para respeitá-las, mas exigir que sejam cumpridas? Bem, como faremos isso com uns textos empolados? De onde veio este péssimo hábito de escrever daquele jeito?

Um estudo recente conduzido por cientistas cognitivos do MIT revelou os motivos pelos quais os documentos legais são notoriamente difíceis de entender, mesmo para advogados experientes. A pesquisa sugere que a linguagem convoluta do “juridiquês” serve a um propósito específico: transmitir uma sensação de autoridade.

Continuar lendo “Pesquisadores querem saber o que faz alguém redigir leis com juridiquês no 11”

Elon Musk fechará escritório no Brasil, ajudando brasileiros a terem tempo de procurar emprego

E mais uma vez, vem a frescura que o Twitter (só o dono chama de X, mas quem se importa com ele?) vai fechar. Isso porque o Elon Musk, que eu prefiro chamar de Almíscar, recebeu notificação de outro big X (no caso, Xandão) para fechar contas. Não irei entrar no mérito da questão da decisão, e sim o Almíscar dizendo que ia encerrar os escritórios aqui, já que a pena para o não cumprimento era prender os funcionários daqui.

Teve gente que acreditou.

Continuar lendo “Elon Musk fechará escritório no Brasil, ajudando brasileiros a terem tempo de procurar emprego”

O sábado anuncia: o domingo morreu

Eu me lembro quando era menino. Era um mundo estranho que muitos de vocês não reconheceriam. Era um mundo pré-internet. Computadores eram coisa de ficção científica. Ter acesso a todo o conhecimento da Humanidade? Só se abrisse a Barsa (é algo com um monte de folhas de papel escritas. Tinhas uns mapas de imagens. Perguntem aos seus pais). As mães preparavam “O” almoço, um almoço de domingo. Os pais estavam em casa, depois de uma semana de trabalho. Era um evento. O evento do almoço de domingo. Às vezes com avô e avó, tios, ou apenas só os de casa. Sim, vocês não sabem, o que isso significa, a geração de cada um pega o seu prato, vai pro quarto e fica no celular.

Havia outra coisa certa aos domingos: um homem. Ele trabalhava aos domingos! Um terno simples, um auditório. Microfone preso no pescoço. Um imenso sorriso. Desde a manhã até a noite, aquele homem conduzia a diversão. Jogos, divertimento, para as senhoras e senhores, moças e rapazes, meninas e meninos. Era um mundo de alegria, mas esse mundo acabou, não existe mais, já era. Se foi. Os almoços, as reuniões, os programas, o homem. Sílvio Santos morreu, e com ele morreu o domingo. Continuar lendo “O sábado anuncia: o domingo morreu”

Analisando séries e filmes de super-heróis XXXII

The Age of Fans is Now!

O filme do Wolverine & Deadpool está, como diria uma gíria antiga (porque eu sou antigo), arrebentando a boca do balão. Os anúncios da DC Studios e da Marvel Studios estão voltando a empolgar depois de um festival de flops sequenciais de uma maneira geral. Ok, DC está confortável, mas a Marvel tem tomado na cabeça direto. O que está gerando esta empolgação?

A resposta é simples: Finalmente quem é o verdadeiro fã dos filmes. Continuar lendo “Analisando séries e filmes de super-heróis XXXII”

Artigos da Semana 210

Estamos em período festivo de festa junina. Graças a Hades, Nosso Senhor, não inventaram mais aquela baboseira de festa julina (espero que não inventem este ano). Então, para comemorar a época festiva, começo com a relação de artigos da semana por um que fala até de quadrilha. Evoé, João.

Não, péra!

Continuar lendo “Artigos da Semana 210”

Tim Tim, lá vem o trem de Darwin!

Pessoal aparece com umas modas do nada e sem sentido que acaba sempre por um lado bom, e esse lado bom é melhorar nosso pool genético, em que alguns idiotas fazem o favor de sair da humanidade por livre e espontânea estupides. E o caso do bando de imbecis que resolveu bancar os influenceiros de linha de tem e cismaram de tirar selfie com trem vindo. Tem havido uns finais felizes.

Observando um monte de toscos levando na cabeça (literalmente), esta é a sua SEXTA INSANA! Continuar lendo “Tim Tim, lá vem o trem de Darwin!”

Artigos da Semana 207

Acabou o feriadão e sentirei saudades. Agora, é esperar as férias de meio do ano. Obviamente, eu me preocupo com vocês. Então, não deixei ninguém sem, artigos. Se você estava fora no feriado também, taqui a chance de ler. Se ficou trabalhando que nem todo bom peão, taqui a sua chance de ler.

Continuar lendo “Artigos da Semana 207”

Bando de pregos sem ter o que fazer engarrafa o caminho pro Everest

Eu não entendo alpinismo. O cara sai do conforto do lar e gasta uma grana preta em equipamentos, guias, transporte, começa a se cansar subindo uma droga de montanha para chegar lá em cima e… nada, só isso. Daí desce se achando o maioral. Não entendo. E isso piora com o Everest por acusa de duas coisas e o primeiro é por causa do segundo. Primeiro, porque você só pode ficar muitos poucos minutos, e o segundo é porque aquela bosta está congestionada e um monte de idiotas querem chegar no alto do pico, porque só o cume interessa. O resultado disso? Tá tendo engarrafamento. Continuar lendo “Bando de pregos sem ter o que fazer engarrafa o caminho pro Everest”

Eita Feriadão!

Este é o segundo dia do feriadão. EBA! Estou muito feliz, além de cansado ainda nem sendo meio do ano. Feriadão é bom pra isso, apesar do Corpus Christi este ano ser em maio. Bem, pra mim tá beleza!

Continuar lendo “Eita Feriadão!”