Obesidade, Diabetes e Câncer: agora os animais estão no mesmo barco furado que a gente

Você achava que diabetes tipo 2, obesidade e artrite eram privilégios exclusivos da humanidade sedentária e viciada em carboidratos refinados? Pois bem, prepare-se para uma revelação ao mesmo tempo fascinante e deprimente: conseguimos democratizar nossas doenças crônicas. Gatos, cachorros, vacas, porcos, baleias beluga e até salmões de cativeiro agora compartilham conosco o mesmo fardo de condições que, até pouco tempo atrás, pareciam ser punições reservadas apenas para nossa espécie excessivamente civilizada. É como se tivéssemos organizado uma festa de confraternização interespécies, mas em vez de canapés e champanhe, servíssemos poluição, estresse crônico e dietas desastrosas.

Um estudo recente acaba de apresentar um modelo conceitual que tenta explicar esse fenômeno cada vez mais comum: doenças não transmissíveis se espalhando pelo reino animal como tendências virais no TikTok. Estamos falando de câncer em baleias, diabetes em gatos domésticos, osteoartrite em porcos de criação intensiva e obesidade generalizada em praticamente qualquer bicho que tenha a má sorte de conviver próximo demais de seres humanos.

Continuar lendo “Obesidade, Diabetes e Câncer: agora os animais estão no mesmo barco furado que a gente”

No mundo greco-romano também havia pais de pets

O escritor romano Cláudio Eliano (séculos II e III E.C.) nos conta uma história curiosa sobre um menino e uma cobra de estimação:

Um menino comprou uma pequena cobra e a criou com muito cuidado. Quando ela cresceu, ele falava com ela como se ela pudesse ouvir, brincava com ela e a deixou ficar em sua cama enquanto ele dormia. Quando ela ficou muito grande, a cidade a mandou para um lugar desabitado. Mais tarde, quando a criança, agora um jovem, voltou de uma diversão, ele e seus companheiros foram atacados por bandidos. Houve uma comoção, e a cobra apareceu. Ela dispersou alguns dos atacantes e matou outros, salvando o jovem.

O menino teve sorte. Sua cobra de estimação lembrou-se de sua gentileza anterior e veio salvá-lo em seu momento de necessidade, se pudermos acreditar na história.

Este é um dos muitos contos do mundo greco-romano sobre pessoas e seus animais de estimação. Assim como hoje, as pessoas naquela época amavam e gostavam da companhia de animais em suas casas. Então, que tipos de animais de estimação eles tinham e o que sabemos sobre eles? Continuar lendo “No mundo greco-romano também havia pais de pets”

Como ganhar dinheiro de manés: Tarot para pets. PROFIT!!!

E na editoria Pequenas Empresas, Grandes Otários Dando Dinheiro, sabemos muito bem como tirar dinheiro das pessoas: explorar a crença delas, e isso vale desde Espiritismo até propaganda de políticos. A maravilha crédula de hoje é uma taróloga que se especializou em atender pets, porque se as pessoas acreditam em algo, é que seus pets precisam de uma dona que joga umas cartas e adivinham tudo o que está acontecendo.

Continuar lendo “Como ganhar dinheiro de manés: Tarot para pets. PROFIT!!!”