Canguru fujão e visto dando rolê no Texas

A todo momento vem notícias que o ICE (ICE Baby) anda varando geral em todos os locais catando ilegais, matando pessoas que se opõem às práticas insanas deles e até tentando invadir consulados estrangeiros. Deve ser por isso que muitos estão fugindo, e um desses casos é um canguru que não quis dar mole e entrou em modo fuga preventiva. Vai que alguém resolve deportar marsupial por excesso de sotaque australiano.

E foi nesse clima de paranoia zoológica que Cindy White acordou, pegou a estrada em Lumberton e quase atropelou um canguru no meio da Highway 69, algo bem sério mas que se dilui na mente Quinta Série de vocês que eu sei. Continuar lendo “Canguru fujão e visto dando rolê no Texas”

O guardião contra o Apocalipse Digital e o bot que sabia demais

Existe um momento na vida adulta em que você percebe que vivemos, sim, na Matrix, e a simulação não é a nada próximo de uma civilização avançada, mas numa grande experiência social mal supervisionada por máquinas contaminadas por vírus. Esse momento chega quando você descobre que o chefe da cibersegurança dos EUA, o Zé Ruela cujo trabalho é basicamente impedir que segredos vazem como cano velho, decidiu subir documentos sensíveis para o…

ChatGPT! E nem é o pago, mas o gratuitão, mesmo! Continuar lendo “O guardião contra o Apocalipse Digital e o bot que sabia demais”

A treponema que atravessou milênios

Existe algo profundamente perturbador em descobrir que uma doença que achávamos conhecer tão bem guarda segredos de 5.500 anos. É como abrir o armário de casa e encontrar um esqueleto (literalmente, no caso) que muda tudo o que você pensava saber sobre a família. E foi exatamente isso que aconteceu quando cientistas resolveram dar uma olhada mais atenta nos restos mortais de alguém que viveu na região de Bogotá, na Colômbia, numa época em que a roda ainda era uma ideia revolucionária e a escrita nem existia.

O que eles encontraram foi nada menos que o genoma mais antigo já recuperado da bactéria Treponema pallidum, aquela espiroqueta simpática responsável por doenças como sífilis, bouba e bejel. E aqui começa a ficar interessante: essa cepa ancestral não se encaixa em nenhuma das categorias modernas que conhecemos. Continuar lendo “A treponema que atravessou milênios”

O assalto que revolucionou a Psicologia

Existe um momento mágico na vida de todo policial: aquele instante em que levanta uma das sobrancelhas e se pergunta “É sério isso?”. Foi mais ou menos isso o que aconteceu com a polícia de Pittsburgh, na Pensilvânia, em 6 de janeiro de 1995. Naquele dia, dois homens roubaram o Mellon Bank na agência de Swissvale (de onde levaram US$ 5.200 às 14h47min) e o Fidelity Savings Bank no bairro de Brighton Heights, achando que estavam encenando “11 Homens e Um Segredo”, mas com serias restrições orçamentárias.

A dinâmica do assalto foi simples: um deles fazia papel de vigia na fila enquanto o outro apontava uma arma para o caixa, pegavam alguns milhares de dólares e ambos picavam a mula. Nada de sofisticação hollywoodiana, nada de disfarces elaborados. Aliás, nada de disfarce algum! Continuar lendo “O assalto que revolucionou a Psicologia”

Artigos da Semana 290

Tá chovendo a semana toda. Eu estou aqui, com uma caneca de chocolate quente, entre minhas cobertas, feliz da vida ainda de férias. Lancei esta semana dois livros em que eu conto histórias, e lançarei mais livros separando os volumes por eras e assuntos. Tem até um artigo que eu só falo disso, além de outras coisas que eu postei durante a semana. Bóra ler?

E comprem meus livros. Custa só R$24,90 cada um.

Continuar lendo “Artigos da Semana 290”

Esposa usa de poderes místicos de amarração para conter marido bebum

Todo casado sabe que a vida conjugal é um campo vasto de negociações silenciosas, pequenas concessões, olhares atravessados e ter duas pessoas no relacionamento: Quem está sempre certa e o marido. Em casos mais extremos, muitas esposas apelam para a amarração completa do marido… literalmente!

Um caso assim aconteceu no meu país favorito, Índia. A cremosa simplesmente amarrou a metade da laranja à cama como se fosse um eletrodoméstico fora de controle. Mais especificamente onde? Ora, que outro lugar seria se não… Continuar lendo “Esposa usa de poderes místicos de amarração para conter marido bebum”

Quando a vaca vai para o brejo e leva três meganhas junto

Existe uma máxima universal que deveria estar gravada em placas de bronze nas delegacias do mundo inteiro: se você vai forjar provas contra alguém, pelo menos tenha a decência de fazer um trabalho minimamente competente. Mas não. Você SEMPRE terá algum idiota metido a esperto, não surpreendentemente integrando forças policiais. Um exemplo foi os três meganhas que tiveram a inspiração de algum vilão de desenho da Hanna-Barbera e pensando que seria uma boa ideia extorquir gente, alegando que estava abatendo vacas… na Índia!

Churrascando o réu primário, esta é a sua SEXTA INSANA! Continuar lendo “Quando a vaca vai para o brejo e leva três meganhas junto”

Dois Ivãs entraram numa fria por malocar baseado do comandante

Você tá esperando aquele lance “War, War never changes”. Às vezes “chenja”. Enquanto  você ainda acha que guerra é feita de estratégia, mapas bem desenhados e generais com cara séria apontando para setas vermelhas, sinto informar: você está atrasado alguns séculos. A guerra real, essa que acontece longe das coletivas de imprensa e perto demais da estupidez humana. Nossos amigos Ivãs que o digam.

Dois soldados russos foram amarrados nus a árvores, no meio do frio brutal, porque, segundo os próprios colegas, roubaram… Comida? Armas? Passaram a mão na bunda do oficial? Não! Eles roubaram a maconha do comandante. Não, não é metáfora. Não é sátira. É só a realidade, nua e pendurada num tronco congelado. Continuar lendo “Dois Ivãs entraram numa fria por malocar baseado do comandante”

Lançados livros de História como você nunca leu. Quem escreveu? Eu, André

Este é um ano que começou com novidades em termos de projetos. Um projeto que eu já vinha conduzindo há um tempo e com cuidado. Algo que finalmente deslanchei (ainda que não totalmente). Então, depois de revisões e tal, começou a saírem eles: meus livros! Continuar lendo “Lançados livros de História como você nunca leu. Quem escreveu? Eu, André”

A insana Bomba de Morcegos

Planeta Terra, cidade Tóquio. Como todas as grandes metrópoles em sua época, Tóquio tinha um grande problema: a Segunda Guerra Mundial. No amanhecer de 1943, o rugido de um avião irrompe o ar frio da manhã, cruza o céu e larga um container que parece uma bomba comum. Só que não é. A uns 300 metros de altitude, o troço se abre e liberta milhares de morcegos. Silenciosos, rápidos, quase invisíveis, eles se espalham pela cidade procurando um cantinho escuro para descansar. Infiltram-se sob telhados, em casas e prédios, sem critério especial. Mas esses não são morcegos comuns.

Cada um carrega uma pequena bomba incendiária amarrada ao corpo. Quando o sol nasce, o temporizador dispara. Milhares de ignições simultâneas incendeiam as construções de madeira do Japão. Em minutos, a cidade inteira está em chamas. Continuar lendo “A insana Bomba de Morcegos”