A verdadeira História da Páscoa

Muito antes de ser considerada a festa da ressurreição de Cristo, a Páscoa anunciava o fim do inverno e a chegada da primavera. A Páscoa sempre representou a passagem de um tempo de trevas para outro de luzes, isto muito antes de ser considerada uma das principais festas da cristandade. A palavra “páscoa” – do hebreu “peschad”, em grego “paskha” e latim “pache” – significa “passagem”, uma transição anunciada pelo equinócio de primavera (ou vernal), que no hemisfério norte ocorre a 20 ou 21 de março e, no sul, em 22 ou 23 de setembro.

A páscoa judaica (em hebraico פסח, ou seja, passagem) é o nome do sacríficio executado em 14 de Nissan segundo o calendário judaico e que precede a Festa dos Pães Ázimos (Chag haMatzot). Geralmente o nome Pessach é associado a esta festa também, que celebra e recorda a libertação do povo de Israel do Egito, conforme narrado no livro de Êxodo.

A festa cristã da Páscoa tem origem na festa judaica, mas tem um significado diferente. Enquanto para o Judaísmo, Pessach representa a libertação do povo de Israel no Egito, no Cristianismo a Páscoa representa a morte e ressurreição de Jesus (que supostamente aconteceu na Pessach) e de que a Páscoa Judaica é considerada prefiguração, pois em ambos os casos se celebra uma “libertação do povo de Deus”, a sua passagem da escravidão (do Egito/do pecado) para a liberdade.

De fato, para entender o significado da Páscoa cristã, é necessário voltar para a Idade Média e lembrar dos antigos povos pagãos europeus que, nesta época do ano, homenageavam Ostera, ou Esther – em inglês, Easter quer dizer Páscoa.

Ostera (ou Ostara) é a Deusa da Primavera, que segura um ovo em sua mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor de seus pés nus. A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida. Ostara equivale, na mitologia grega, a Persephone. Na mitologia romana, é Ceres.

Estes antigos povos pagãos comemoravam a chegada da primavera decorando ovos. O próprio costume de decorá-los para dar de presente na Páscoa surgiu na Inglaterra, no século X, durante o reinado de Eduardo I (900-924), o qual tinha o hábito de banhar ovos em ouro e ofertá-los para os seus amigos e aliados.

Por que o ovo de Páscoa?

O ovo é um destes símbolos que praticamente explica-se por si mesmo. Ele contém o germe, o fruto da vida, que representa o nascimento, o renascimento, a renovação e a criação cíclica. De um modo simples, podemos dizer que é o símbolo da vida.

Os celtas, gregos, egípcios, fenícios, chineses e muitas outras civilizações acreditavam que o mundo havia nascido de um ovo. Na maioria das tradições, este “ovo cósmico” aparece depois de um período de caos.

Na Índia, por exemplo, acredita-se que uma gansa de nome Hamsa (um espírito considerado o “Sopro divino”), chocou o ovo cósmico na superfície de águas primordiais e, daí, dividido em duas partes, o ovo deu origem ao Céu e a Terra – simbolicamente é possível ver o Céu como a parte leve do ovo, a clara, e a Terra como outra mais densa, a gema.

O mito do ovo cósmico aparece também nas tradições chinesas. Antes do surgimento do mundo, quando tudo ainda era caos, um ovo semelhante ao de galinha se abriu e, de seus elementos pesados, surgiu a Terra (Yin) e, de sua parte leve e pura, nasceu o céu (Yang).

Para os celtas, o ovo cósmico é assimilado a um ovo de serpente. Para eles, o ovo contém a representação do Universo: a gema representa o globo terrestre, a clara o firmamento e a atmosfera, a casca equivale à esfera celeste e aos astros.

Na tradição cristã, o ovo aparece como uma renovação periódica da natureza. Trata-se do mito da criação cíclica. Em muitos países europeus, ainda hoje há a crença de que comer ovos no Domingo de Páscoa traz saúde e sorte durante todo o resto do ano. E mais: um ovo posto na sexta-feira santa afasta as doenças.

Por que o Coelho de Páscoa?

Coelhos não colocam ovos, isto é fato! A tradição do Coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.

Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida?

No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.

Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertililidade que os coelhos possuem. Geram grandes ninhadas! Assim, os coelhos são vistos como símbolos de renovação e início de uma nova vida. Em união com o mito dos Ovos de Páscoa, o Coelho da Páscoa representa a renovação de uma vida que trará boas novas e novos e melhores dias, segundo as tradições.

Outros símbolos da Páscoa

O cordeiro é um dos principais símbolos de Jesus Cristo, já que é considerado como tendo sido um sacrifício em favor do seu rebanho. Segundo o Novo Testamento, Jesus Cristo é “sacrificado” durante a Páscoa (judaica, obviamente). Isso pode ser visto como uma profecia de João Batista, no Evangelho segundo João no capítulo 1, versículo 29: “Eis o Cordeiro de Deus, Aquele que tira o pecado do mundo”.

Paulo de Tarso (na primeira epístola a Coríntio no capítulo 5, versículo 7) diz: “Purificai-vos do velho fermento, para que sejais massa nova, porque sois pães ázimos, porquanto Cristo, nossa Páscoa, foi imolado.

Jesus, desse modo, é tido pelos cristãos como o Cordeiro de Deus (em latim: Agnus Dei) que supostamente fora imolado para salvação e libertação de todos do pecado. Para isso, Deus teria designado sua morte exatamente no dia da Páscoa judaica para criar o paralelo entre a aliança antiga, no sangue do cordeiro imolado, e a nova aliança, no sangue do próprio Jesus imolado. Assim, a partir daquela data, o Pecado Original tecnicamente deixara de existir.

cruz_ominiatura.jpgA Cruz também é tida como um símbolo pascal. Ela mistifica todo o significado da Páscoa, na ressurreição e também no sofrimento de Jesus. No Concílio de Nicea em 325 d.C, Constantino decretou a cruz como símbolo oficial do cristianismo. Então, ela não somente é um símbolo da Páscoa, mas o símbolo primordial da fé católica.

O pão e o vinho simbolizam a vida eterna, o corpo e o sangue de Jesus, oferecido aos seus discípulos, conforme é dito no capítulo 26 do Evangelho segundo Mateus, nos versículos 26 a 28: “Durante a refeição, Jesus tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai e comei, isto é meu corpo. Tomou depois o cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos, porque isto é meu sangue, o sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens em remissão dos pecados.

Por que a Páscoa nunca cai no mesmo dia todos os anos?

O dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Concílio de Nicea em 325 d.C, definir a Páscoa relacionada a uma Lua imaginária – conhecida como a “lua eclesiástica”).

A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa, e portanto a Terça-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa. Esse é o período da quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas.

Com esta definição, a data da Páscoa pode ser determinada sem grande conhecimento astronômico. Mas a seqüência de datas varia de ano para ano, sendo no mínimo em 22 de março e no máximo em 24 de abril, transformando a Páscoa numa festa “móvel”. De fato, a seqüência exata de datas da Páscoa repete-se aproximadamente em 5.700.000 anos no nosso calendário Gregoriano.

Tabela com as datas da Páscoa até 2020

  • 2000: 23 de Abril (Igrejas Ocidentais); 30 de Abril (Igrejas Orientais)
  • 2001: 15 de Abril
  • 2002: 31 de Março (Igrejas Ocidentais); 5 de Maio (Igrejas Orientais)
  • 2003: 20 de Abril (Igrejas Ocidentais); 27 de Abril (Igrejas Orientais)
  • 2004: 11 de Abril
  • 2005: 27 de Março (Igrejas Ocidentais); 1 de Maio (Igrejas Orientais)
  • 2006: 16 de Abril (Igrejas Ocidentais); 23 de Abril (Igrejas Orientais)
  • 2007: 8 de Abril
  • 2008: 23 de Março (Igrejas Ocidentais); 27 de Abril (Igrejas Orientais)
  • 2009: 12 de Abril (Igrejas Ocidentais); 19 de Abril (Igrejas Orientais)
  • 2010: 4 de Abril
  • 2011: 24 de Abril
  • 2012: 8 de Abril (Igrejas Ocidentais); 15 de Abril (Igrejas Orientais)
  • 2013: 31 de Março (Igrejas Ocidentais); 5 de Maio (Igrejas Orientais)
  • 2014: 20 de Abril
  • 2015: 5 de Abril (Igrejas Ocidentais); 12 de Abril (Igrejas Orientais)
  • 2016: 27 de Março (Igrejas Ocidentais); 1 de Maio (Igrejas Orientais)
  • 2017: 16 de Abril
  • 2018: 1 de Abril (Igrejas Ocidentais); 8 de Abril (Igrejas Orientais)
  • 2019: 21 de Abril (Igrejas Ocidentais); 28 de Abril (Igrejas Orientais)
  • 2020: 12 de Abril (Igrejas Ocidentais); 19 de Abril (Igrejas Orientais)

No final das contas, a páscoa é mais um rito de povos antigos, assimilado pela Igreja Cristã de modo a impor sua influência. Substituindo venerações à natureza (como no caso da Lua ou do Equinócio, tipicamente pagãs) por uma outra figura da mitologia, tomando os siginificados do judaísmo, os símbolos celtas e fenícios, remodelando mediante os Evangelhos e dando uma decoração final, criou-se um “ritual colcha de retalhos”.


2 Pings to "A verdadeira História da Páscoa"

  1. Blog da Jana » Blog Archive » Páscoa disse:

    [...] Fonte: PUC-Rio, Sua Pesquisa, Ceticismo.net [...]

  2. A Páscoa, o Coelho, o Chocolate e o Ovo? | Desimpossíveis disse:

    [...] descobrir mais sobre as origens da páscoa fica aqui as fontes de pesquisa para este artigo: Fonte1 Fonte2 Fonte3 [...]


80 respostas para "A verdadeira História da Páscoa"

  1. 1. mirtes disse:

    cada dia mais, a pascoa serve para descanço, juntar a família, dar presentes, visitar amigos, passear, do que comemorar algo mais “religioso”.

    e no fim, a finalidade de tudo, não é a mesma? juntar uma sociedade, um grupo num momento de confraternisação? é necesário ficar se bolando datas, e motivos religiosos, ou misticos, pra isso?

    não basta o prazer da convivência pacifica e agradável?

    Fico imaginando como seria uma ceia pascal, entre judeus, muçulmanos cristãos, místicos pagãos e ateus, se todo mundo comeria e beberia da mesa do outro (respeitando-se os limites das crenças, sem impor nada ), ou se sairiam no tapa, um querendo ser mais verdadeiro que o outro!

    Administrador André respondeu:

    Na boa: Páscoa só serve pra comprar ovos de chocolate, satisfazendo as necessidades de mercado.

    Chico Sá respondeu:

    @André, Já eu aproveito tudo quanto é feriado religioso pra encher a cara de cerveja. Detesto chocolate, já um coelho assado na brasa…..

    STEPHANIE respondeu:

    Eu adorei a pesquisa pois tem bastamte coisa que presiso. so reclamo de uma coisa era para ser menor da uma pequena resumida :oops: falei de mais mais acho que n tem problema obrigado pella oportunidade tive ate uma :ideia: vcs podem ate me manda essas pesquisas pelo meu email ok :!: !!!!

    Administrador André respondeu:

    No máximo eu te mando um dicionário para ver se você aprende a não escrever tão errado.

  2. 2. mirtes disse:

    bom eu a uso, pra outros meios, durmo até tarde, almoço com a família, etc.

    é uma escolha de cada um, mas bendita hora, que inventaram essa forma de ajudar o comércio, pense em quantas pessoas se beneficiam com a venda?

    mais ou menos o beneficio do dia das mães, pais, natal, etc.

    embora eu ache que na verdade são dias hipócritas, pois todo dia deveria ser um dia pra se respeitar sua mãe, seu pai, e ao semelhante, por outro lado, são formas de se aquecer o comércio, evitando a falência e desemprego de um monte de gente.

  3. 3. Gilberto Baer disse:

    A pascoa é mais uma prova do sicretismo que é a igreja romana , esse festejo pertencia a todas religiões suas antecessoras , ela apenas floreou mais , inventando a ressurreição de um sujeito que seria o mais fabuloso que passou pela terra , mas ninguem viu .
    Durante três anos percorreu a Judeia por todos os lados ,eressuscitando morto em praça publica , e ninguem viu , nenhum historiador registrou , só louco ou ignorante pode acreditar nisso.

    Josiel Mendes respondeu:

    Como ninguém viu, se está registrado em muitos e muitos livros, de todas as formas, e em todo o mundo, inclusive incluso em quase todos calendários do mundo, será que vc é um gênio e todos ignorantes e tapados?

    Administrador André respondeu:

    Por favor, me traga os MILHARES de historiadores que testemunharam a existência do Jóquei de Jegue. data por data, os chineses estão com mais de 5000 anos.
    .
    Buda te abrace (por trás).

    Josiel Mendes respondeu:

    Em todo o mundo está registrado não só em história como sugere, mas em fatos, escavações e achados que a cada dia só comprovam mais e mais a veracidade dos escritos.

    Quem é Buda? Onde ele está?
    Jesus é o Maior ser humano que já existiu não só ações como em sabedoria e poder! E está vivo para sempre!!!

    Administrador André respondeu:

    Em todo o mundo está registrado não só em história como sugere, mas em fatos, escavações e achados que a cada dia só comprovam mais e mais a veracidade dos escritos.
    .
    Cite uma.
    .
    Quem é Buda? Onde ele está?
    .
    No Céu , olhando por nós. Ele nos guiará até o Nirvana. Prove o contrário.
    .
    Jesus é o Maior ser humano que já existiu não só ações como em sabedoria e poder! E está vivo para sempre!!!
    .
    Ele citou uma porrada de escritoras de forma errada, se levarmos a Bíblia em consideração. Mas nós dois sabemos que ele não existiu, já que vc AFIRMOU que não tem religião.

    Josiel Mendes respondeu:

    O túmulo e todas as demais coisas que estão cada uma em seu respectivo lugar citados nas literaturas afins.
    No céu? que céu? Então vc reconhece que existe um céu (lugar divino que ficam as almas dos que morrem?rs)
    Como não? O que tem a ver religião com fatos?!! rs

    Administrador André respondeu:

    O túmulo e todas as demais coisas que estão cada uma em seu respectivo lugar citados nas literaturas afins.
    .
    Um túmulo vazio. GRANDES MERDAS. Nos meus tempos de colégio, eu estudei com um garoto chamdo Jesus e o pai dele era José (eu não estou inventando). Um dia ele vai morrer, é claro. Daí encontrarão um túmulo de Jesus, filho de José. E aí? Só não sei te dizer se ele era do Pará.
    .
    Me mostre dados HISTÓRICOS que os Judeus libertavam prisioneiros na época da Páscoa (Pessach).

    .
    No céu? que céu? Então vc reconhece que existe um céu (lugar divino que ficam as almas dos que morrem?rs)
    .
    Não existem almas no Budismo, ignorante. :-D
    .
    Crente é tão burro que cai nas armadilhjas mais toscas.

    .
    Como não? O que tem a ver religião com fatos?!! rs
    .
    Nenhum. Por isso mesmo. religião se baseia em dogmas. Ciência se baseia em fatos e seu criaBURRIcionismo é religiãozinha de 5ª categoria, cre(n)tin(h)o.

    Fabio K respondeu:

    @Josiel Mendes,
    Essa é uma das dificuldades para se dialogar com crentes: a mentira na cara dura.
    Olha só como você começa um comentário, lá embaixo:

    Só pra constar não tenho religião!

    Em todo o mundo está registrado não só em história como sugere, mas em fatos, escavações e achados que a cada dia só comprovam mais e mais a veracidade dos escritos.
    Você não tem vergonha de falar tanta besteira, sem saber do que se trata? Que registros, fatos e achados? Cite UM.

    Quem é Buda? Onde ele está?
    Você, que é quase um ateu, deveria saber responder essa.

    Jesus é o Maior ser humano que já existiu não só ações como em sabedoria e poder! E está vivo para sempre!!!
    Que sabedoria? Aquele mendigo que teria dito para odiar pai e mãe? Que queria trazer a guerra? Que amaldiçoava pobres plantas?
    Que ações? Ser pregado num pau de arara?
    Meu caro, os crentes não conseguem provar que existiu esse cara; quebraram o maior pau, no início do cristianismo para DECLARAR se ele existiu ou não; não se entendem sobre a mãe dele, se ela era virgem ou não, se continuou virgem depois de parir outros filhos, ou não; apresentam duas genealogias diferentes a partir do PAI, que nem teria participação na concepção; e, cereja do bolo, as duas igrejas comemoram a páscoa em datas diferentes, esse ano.
    No resumo, cada xtian faz a imagem que quiser desse cara imaginário.

    Administrador Abbadon respondeu:

    @Josiel Mendes,

    Vc tera de provar que Jesus existiu na vida real, como um personagem historico. Na ausencia dessas provas, ele sera tratado como ser mitologico.

    Buda ? Ele existiu, e essa é a diferença entre ele e Jesus. Melhor ainda, ele nao faz ameacas de morte e inferno se vc nao puxar o saco dele e adora-lo. Ja viu as imagens de Buda ? Sempre sorridente, com uma filosofia de vida, com etica e moral…!

    Cleber respondeu:

    @Abbadon,

    Você deve saber que aquela imagem do gordinho sorridente não corresponde a do histórico Buda. Jogada de marketing.
    Outra, vc deturpam inteiramente as palavras de Jesus Cristo, é impressionante.
    Em suma, tudo o que o Senhor ensinou foi amar ao próximo, respeitar a todos inclusive os animais e a natureza. A diferença é que ele indicou as consequências da não obediência dessas coisas. Porque, vocês são bons exemplos, o homem (humanidade), é arrogante, soberbo, egoísta, metido a ser autosuficiente e hipócrita.
    Se de um lado estão os cristãos louvando a Deus e tudo mais do outro estão vocês dar crédito a ciência, mas peraí, a ciência estuda o que já existe não é mesmo.

    Administrador André respondeu:

    Seu G-zuis mandou odiar os pais. Que tal? Sou auto-suficiente? OBRIGADO!! Significa que não preciso de muletas psicológicas. Hipocrisia é alegar que deus é bom e não fazer nada pelo próximo. Seu deusinho disse que se dois de vocês rezarem em nome dele, Papai do Céu atenderá. Vc alguma vez experimentou pedir para acabar com a miséria no mundo? Se não fez, VOCÊ é o hipócrita. Se fez, fica-se comprovado que não adianta nada, já que o mundo ainda está cheio de coisa errada. E aí?

    mirtes respondeu:

    Concordo com o André, cada um acredita, ou não, no que quiser, (e por favor não nos encham o saco, querendo mudar nossas cabeças, vocês não tem esse direito e nem esse poder – em tempo, não sou atéia, lidem com isso se puderem)

    O grande problema é que muitos preferem a crença passiva, achando que é Deus que vai resolver todas as mazelas do mundo, esquecendo-se de que a responsabilidade por nosa vida e pelo crescimento moral deste mundo é NOSSA.

    Tenho muita raiva dos que acham que deus (se ele existe mesmo), vai fazer descer uma chuva de milagres do céu e salvar todo m undo.

    Se somos seres pensantes, e temos nosso livre arbítrio isso significa NÃO FICAR atrelado na dependência deum ser superior, para dar um jeito na nossa vida e nas mazelas e injustiças deste mundo, é nosso dever e obrigação, ajudar ao próximo, lutar pela justiça, pela igualdade, pelo respeito, tolerância, educação cooperação, camaradagem, tudo acima de crença, raça, cor da pele, etnia, ganhos materiais, pois só assim estaremos praticando o “amai-vos uns aos outros como a si emsmo” e o “não faça ao teu irmão um mal, que não quer que façam à você”.

    Os que ficam esperando cair do céu, são preguiçosos, fracos, iludidos e acomodados, na ilusão de que nada depende deles e sim de uma força externa, cuja existência nem mesmo é creditada por toda a humanidade.

    Mas a crença de que respeito mútuo, compreenção, e demais, é tudo coisa boa e todos gostam, essa sim, é compartilhada mundialmente.

  4. 4. Rodrigo disse:

    Páscoa, um feriado qualquer como o aniversário da minha cidade.

    Nada de + :lol:

    Fabio K respondeu:

    @Rodrigo,
    Como nada de mais? :shock:
    Temos que ignorar essa apropriação de nossa festa, sua importância e significado para todos, principalmente as crianças.
    Campanha divulguem o aniversário do Coelhinho da Páscoa, já.
    @Topic
    Lua eclesiástica é f**a demais, quanto esforço pra fazer a “verdade” ser vista…

  5. 5. Rodrigo disse:

    É mesmo, a Nestlé tem q vender né? hhehehe :lol:

    Paula respondeu:

    @Rodrigo,

    Hoje eu vi um outdoor dizendo que o verdadeiro espírito da pascoa é kopenhagen (chocolates). O que não deixa de ser uma verdade.

  6. 6. Paula disse:

    Genteeeeeee, na sexta feira da paixão não pode comer carne, heim!
    Agora no sábado prepare-se para comemorar o suicidio de Judas e cacetar o boneco pendurado representando Judas mas com o nome de alguém conhecido, se cuida heim André! kkkkkk
    Será que serve dois hamsters no lugar dos coelhos, são fertéis tanto quanto coelhinhos?

    Administrador André respondeu:

    @Paula,
    Pra mim, esse negócio de malhar o Judas é coisa de Vodu. E como todos sabemos, vodu é pra Jacu.

    Paula respondeu:

    @André,

    Para mim é coisa de gente idiota, mesmo espancando um boneco mostra uma atitude primitiva, uga uga uga!!!! ou medieval, coisa de bárbaros, incentiva as crianças e adolescentes a violência.

    Fabio K respondeu:

    @Paula,
    Sexta feira do peixão é daqueles feriados para convidar a família para um churrascão e cerveja gelada, como todos os anos (feriado prolongado é pra isso mesmo).

    Paula respondeu:

    @Fabio K,

    kkkk do peixão é ótimo! O churrasco hummmm, delicia!

    XaparraL respondeu:

    @Paula,

    O jejum de carne não seria durante toda a quaresma (da quarta de cinzas até sexta santa)?

    Se todos os cristãos do Brasil levassem a tradição a sério, a matemática nos abençoaria —

    Queda no preço da carne + feriados prolongados = churrascos santos.

    Paula respondeu:

    @XaparraL,

    Antigamente podia até fazer esse tipo de jejum com essa desculpa, isso para não dizer que não podia comprar, afinal carne era um luxo, hoje temos em abundância, dá até peninha dos boizinhos, meu filho me disse que eles também querem viver, é melhor nem pensar nisso, se não eu choro e não como, nós somos tão mau! Fico até com remorso.
    Uma vez viajando esquecemos que era sexta-feira santa paramos numa churrascaria que só tinha a gente, eu, meu marido e meu filho, estranhamos, depois é que nos demos conta.
    Pior é que já ouvi gente falar que se comer carne na sexta-feira da paixão “vira cachorro”, kkkkkk castigo de Deus.

    mirtes respondeu:

    @Paula, e eu, que, quando criança, esqueci da semana santa, e comi pão com mortadela, e tive que confessar pro padre, estimulada (eu diria forçada), pela minha mãe?

    engraçado, que ela nunca me explicou, a verdadeira razão bíblica, para não se comer carne nesses dias, ela respondia com coisas como “respeito, pela data, luto pelo nosso senhor, por que é certo.”

    Ou, seja respostas bem lógicas e explicativas.

    Elviro respondeu:

    @mirtes,

    A carne vem do sexo (concebida no pecado) e o peixe não faz sexo, ou pelo menos faz de uma maneira muito sem graça, por isso pode comer peixe, peixe não é carne (não ria)…acredite se quizer :lol:

    Chico Sá respondeu:

    @Paula, na sexta-feira eu como carne de porco, só de birra!

  7. 7. warley disse:

    A pascoa é muito especial para mim porque relembra DEUS se ligue jesus esta voltando e vcs vão para o inferno morar mais o diabo então procure se converter a jesus isso é só um aviso de amigo taaaaaaaaaa

    Administrador André respondeu:

    Seu Jesus é uma fraude e sua crença é ridícula. Não estou nem aí pro seu aviso.

    Josiel Mendes respondeu:

    Porquê fraude André?
    se vc confessa que ELE é verdadeiro todos os dias, quando se levanta e olha o calendário, ou assina um cheque ou qualquer documento, está confirmando que ELE existiu a 2009 d.C.(depois de Cristo) anos atrás.
    O aviso é bom e válido, seria bom você reconsiderar.

    Abraço

    Administrador André respondeu:

    Eu moro na China. Aqui não usamos o calendário gregoriano.

    XaparraL respondeu:

    @warley,

    Já estamos morando no inferno.

    Culpa de um conterrâneo seu: o querido presidente.

    Chico Sá respondeu:

    @warley, hahahahahahahahahahahahahahahahahah!

    Chico Sá respondeu:

    @warley, prefiro o inferno, se existisse, a companhia de crentes idiotas.

    Fabio K respondeu:

    @Chico Sá,
    Ixi, o inferno não ia te livrar dos crentes, meu camarada, lá estaria cheio deles, com o livrinho mágico embaixo do braço.

  8. 8. cleia disse:

    :roll: :cool: devemos nos lembrar de jesus de verdade pois ele e o nosso cominho ta

    Administrador André respondeu:

    Cominho? Jesus virou tempero?

    XaparraL respondeu:

    @André,

    Jesus é um tempero e a GULA é um pecado capital.

    Abuse de Jesus e vá para o inferno ou então sofra de hemorróidas.

    Rodrigo Souza, a.k.a. Sargento respondeu:

    hahahahaha!

    Se Jesus é o cominho o diabo é a pimenta?

  9. 9. Josiel Mendes disse:

    Como poderia algo tão perfeito como uma simples planta ser obra acidental?

    E o cérebro humano então?!!! Não há mínimas chances e possibilidades de serem obras do acaso! Por favor não deixem que as cortinas das religiões tapem seus olhos e inteligência!

    Administrador André respondeu:

    Como pode um sistema óptico como o nosso ter um ponto cego? Como pode um projeto tão inteligente permitir uma coluna cervical ser tão sujeita a danos? Como pode um ser supremo permitir que tenhamos órgãos inúteis como o apêndice? Como pode as pessoas terem problemas mentais, doenças congênitas, má formação em fetos, alergias, imunodeficiencias etc etc?

    Josiel Mendes respondeu:

    O ser humano tem um pequeno ponto cego no olho. Fica localizado no fundo da retina. Está situado ao lado da fóvea e é o ponto que liga a retina ao nervo óptico. Estranhamente é desprovido de visão. [Estranhamente (e desprovido de visão) não quer dizer que seja inútil]!
    A coluna cervical como todas as coisas tem seu limite e que com certeza é o mais adequado possível!
    Estudos indicam que o apêndice faz parte do sistema imunológico, produzindo glóbulos brancos.
    Para toda ação há uma reação, isso também entra no caso da formação de fetos e pessoas!

    Administrador André respondeu:

    Um projetista INTELIGENTE não cometeria estes erros. Aliás, para que precisamos de um sistema imunológico? Poderíamos ser criado automaticamente imunes a qq coisa.
    .
    Projetista vagabundo…

    Josiel Mendes respondeu:

    Quem pode dizer que são erros?!
    Rsrsrs… qual seria o sentido se fossemos assim?!! rs

    Quais são os projetos superiores que já viu?

    Administrador André respondeu:

    Nenhum. Aí que está. Se houvesse um projetista menos incompetente, não veríamos o monte de merda por aí. Por exemplo, o que acontece se eu chutar o seu saco? Viu só? Eu teria projetado para que nossos testículos fossem internos, de modo a não serem alvo fácil.

    Kesia respondeu:

    Fulano sabe porque, porque somos pó, e voltaremos para ele!!!!!!!!!!!! Deus é perfeito e não um projetista ele é Deus, a Biblia fala quem é a coisa criada para dizer ao Criador, o que fazes????

    Vá estudar teologia, seu ignorante, a TEOLOGIA È RECONHECIDA PELO MEC!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Administrador André respondeu:

    Astrologia tb.

    Administrador Abbadon respondeu:

    @Kesia,

    Na verdade, a Teologia nao é reconhecida pelo MEC como ciencia exata, e sim somente para grau de bacharelado.

    Vc precisa tanto assim do reconhecimento do MEC para dar valor à Teologia ? O que so prova que a Teologia nao consegue nada por si mesma, nao possui valor proprio, nao tem credibilidade.

    O que ha de perfeito num deus que nao consegue provar por si mesmo que existe, sem depender de crença e fé ?

    XaparraL respondeu:

    @Kesia,

    Deus é perfeito e não um projetista ele é Deus, a Biblia fala quem é a coisa criada para dizer ao Criador, o que fazes????

    Bebeu?
    Leia em voz alta e veja depois se alguém(normal) conseguiu entender.

    Nem construir frases com algum sentido vocês conseguem…
    Já ouviu falar em gramática?
    Para você seria muito mais útil que teologia.

    Fabio K respondeu:

    @Josiel Mendes,
    Acho que você está confundindo as coisas, perfeição é fissura de religioso, além do que, você pode ver que não há “perfeição” na natureza.
    O que você quer dizer com “obras do acaso”? Não há acaso nenhum nesses exemplos que você deu, mas uma força motora chamada EVOLUÇÃO.

    Por favor não deixem que as cortinas das religiões tapem seus olhos e inteligência!
    Peraí! Você é o mesmo cara que quer usar o calendário como prova? :shock:

    Josiel Mendes respondeu:

    Só pra constar não tenho religião!
    E perfeição citada, é referente a tão elevada forma de vida e desenvolvimento.
    E porquê tão admirada evolução extinguiu-se? Porquê nunca mais ninguém viu sequer traços de evolução no macaco, muito menos algum deles tornando-se humano???
    Um china, quantos países adotam o calendário gregoriano? Por acaso a china é o país mais desenvolvido e representa maioria em porcentagem no mundo?!!

    Administrador André respondeu:

    Como identificar um crente…
    .
    Só pra constar não tenho religião!
    .
    Primeiro passo: Ser mentiroso. O cara não tem religião, mas virá com argumentos religiosos, querem ver?
    .
    E perfeição citada, é referente a tão elevada forma de vida e desenvolvimento.
    .
    Uma bactéria, nesse sentido, é mais perfeita. Extremófilos conseguem viver à beira de vulcões. Vc consegue?
    .
    E porquê tão admirada evolução extinguiu-se?
    .
    Segundo passo: Ignorância.
    .
    A Evolução não se extinguiu, idiotinha.

    .
    Porquê nunca mais ninguém viu sequer traços de evolução no macaco, muito menos algum deles tornando-se humano???
    .
    Está coroado crente do dia, já que falou uma grande e sonora MERDA.
    .
    A Evolução é lenta e se dá em níveis gênicos. Não que eu ache que vc saiba o que é um gene. Ela ocorre todos os dias. E não, vc n~]ao pode ver uma macaco virar homem, SEU IMBECIL, pq macacos NUNCA viraram homens. Pegue sua Bíblia e vá pro culto. Não temos tempo a perder com cre(n)tin(h)os.

    .
    Um china, quantos países adotam o calendário gregoriano? Por acaso a china é o país mais desenvolvido e representa maioria em porcentagem no mundo?!!
    .
    Qual é o PIB da China e qual é o do Brasil? Qual é a multinacional brasileira lá e qual é a multinacional chinesa aqui? Aposto que seu mp3 veio de lá. :P

    Josiel Mendes respondeu:

    O que é crente pra vc?
    Nossa, já está apelando para ofensas?
    E quem vc acha que fez a bactéria?
    Nossa, mais apelações?!!! O que está acontecendo, acabou seus argumentos sadios?! rs
    Se crente pra vc, for crer em algo e respeitar as pessoas e suas idéias, com certeza o sou. Nossa mas não é isso que é a evolução? me ensinaram errado na escola?!!rs Opa pode deixar que logo mais vou fazer isso sim com certeza, eu tenho este prazer de cultuar alguém real. Rsrsrsrs, vc quir dizer: não aguento né?!rs
    PIB não é nada relacionado a qualidade de vida meu amigo, quantidade não quer dizer qualidade!!!rs
    Só pra constar meu mp3 veio de Taiwan, porém foi desenhado e projetado na Califórnia

    Administrador André respondeu:

    O que é crente pra vc?
    .
    Um zé ruela que crê em coisas estapafúrdias, sem ter uma única provinha do que alega.
    .
    Nossa, já está apelando para ofensas?
    .
    Vc acha que ser chamado de crente é ofensa? HAHAHAHAHAHAHA Ainda bem que notou que crenças são coisas muito ruins. Se me chamarem de CIENTISTA (o que de fato sou), não me incomodarei. Pois Ciência não é algo ruim.
    .
    E quem vc acha que fez a bactéria?
    .
    Hã… Alguém que queria que contraíssemos doenças, só de sacanagem? Mesmo caso dos vírus… Crente só sabe dar tiro no pé.
    .
    Nossa, mais apelações?!!! O que está acontecendo, acabou seus argumentos sadios?!
    .
    Argumentar com um acéfalo que não traz prova nenhuma dos besteiróis que alega? Vai ser sacaneado sim. Ou então, rala daqui.
    .
    Se crente pra vc, for crer em algo e respeitar as pessoas e suas idéias, com certeza o sou.
    .
    Seu deus mandou executar quem não se submetesse a ele. Ou vc acredita nele, e se mostra alguém bem idiota e de má índole, ou vc NÃO SEGUE isso e terá que aceitar que o Cristianismo é uma merda.
    .
    Nossa mas não é isso que é a evolução?
    .
    Não. Evolução é o processo em que as espécies se tornam outras espécies.
    .
    me ensinaram errado na escola?
    .
    Deixe-me adivinhar: vc estudou em alguma escolinha de merda financiada pela igreja, né?
    .
    Opa pode deixar que logo mais vou fazer isso sim com certeza, eu tenho este prazer de cultuar alguém real.
    .
    Pode me cultuar então. Fica aí de quatro e reze.
    .
    vc quir dizer: não aguento né?!rs
    PIB não é nada relacionado a qualidade de vida meu amigo

    .
    Pelo que sei, estamos atrás da Suécia, e eles são ateus.
    .
    BANG!!!
    .
    AI MEU PÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ

    .
    quantidade não quer dizer qualidade!!!rs
    .
    POR ISSO!!!! Agora entendi pq tem tão poucos ateus no Brasil e tantos cristãos. Nenhum desses último vale porra nenhuma!! HAHAHAHAHAHAH
    .
    Mais um que sai aleijado daqui de tanto tiro no pé. HAHAHAHA

    .
    Só pra constar meu mp3 veio de Taiwan, porém foi desenhado e projetado na Califórnia
    .
    Tradução: É um xing-ling vagabundo pirateado de um original que reamente funcionava…

    Fabio K respondeu:

    @Josiel Mendes,
    E perfeição citada, é referente a tão elevada forma de vida e desenvolvimento.
    Como já foi dito para você, não existe “perfeição” na natureza, é tão difícil assim, entender? Querer explicar a complexidade da vida, apelando para um criador, além de preguiça intelectual, é ignorar que a evolução é bem mais simples.

    E porquê tão admirada evolução extinguiu-se?
    A evolução não é uma espécie, para poder se extinguir, é um processo, entende a diferença?

    Porquê nunca mais ninguém viu sequer traços de evolução no macaco, muito menos algum deles tornando-se humano???
    Em parte porque a evolução, ao contrário do que os crentes possam achar, não acontece em um piscar de olhos, mas sim em escala de tempo muito maior; mas principalmente porque os homens não vieram do macaco.

    Um china, quantos países adotam o calendário gregoriano? Por acaso a china é o país mais desenvolvido e representa maioria em porcentagem no mundo?!!
    Para sua informação, há, atualmente, cerca de 40 calendários diferentes, em uso no mundo, para não falar dos que existiram.
    Seu argumento é fraco, “ser maioria” ou “mais desenvolvido” não possui relação com o modo como os dias são contados.
    Se seu deus fosse tão bom, teria feito os xtians antigos melhores matemáticos, para não precisar mudar o calendário de bobeira, ou criar uma lua imaginária para marcar a páscoa; se a folhinha de parede é seu melhor argumento, você está com problemas.
    Quanto ao número de nações que adotam esse sistema, há muitos motivos, inclusive colonização e imposição de cultura (com a boa e velha destruição da já existente); pergunte aos povos colonizados/escravizados se eles tiveram escolha.
    Caso você tenha faltado à aula de história do século 20, saiba que, nos primeiros anos do pós guerra, “maide in japan” era sinônimo de produto descartável, cópia barata, sem tecnologia e só servia para enfeitar drinks, isso te lembra de algo atual?
    Recomendo ler “Made in Japan”, de Akio Morita, é uma leitura bem leve, e mostra com clareza como foi o Japão após a 2ª Guerra e como chegou onde está.
    Para finalizar, percebo uma certa veia xenofóbica em seu comentário, mesmo que esse tipo de preconceito seja de se esperar em religiosos, não posso deixar de manifestar meu repúdio.

    JULIO respondeu:

    Se quiser me mande um email que te paço endereço de psicologos e psiquiatras cristãos você precisa de terapia, sua alma esta machucada pela natureza caida!!!!!!!!!!!

    SHALOM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Administrador André respondeu:

    E vc precisa precisa de um professor de português. Quer que eu te paSSe o telefone de algum?

    Fabio K respondeu:

    @JULIO,
    Tsc, tsc, quanta ignorância.
    Obrigado por ser mais um exemplo da intolerância, ignorância, preconceito e falta de capacidade de argumentar, tão característica dos fanáticos religiosos.
    Que Tupã lhe mostre a verdade.

  10. 10. Cleber disse:

    Seu G-zuis mandou odiar os pais. Que tal?
    - O 5º mandamento do Senhor é: Honra a teu pai e tua mãe para que se prolonguem os teus dias na terra que o senhor teu Deus te dá. /que tal?
    Sou auto-suficiente? OBRIGADO!! Significa que não preciso de muletas psicológicas.
    - A palavra do Senhor diz que todo aquele que se exalta perante Ele será abatido e todo aquele que se humilha na presença dEle será exaltado.
    Hipocrisia é alegar que deus é bom e não fazer nada pelo próximo.
    - Como não não! A misericórdia de Deus é tão grande que ele permite que todos nós, bons ou maus vejamos o sol todos os dias, além de permitir que pessoas que zombam dEle como vocês acordem cada dia.. Mas tenham cuidado. Porque Deus é amor mas também é Justiça.
    Seu deusinho disse que se dois de vocês rezarem em nome dele, Papai do Céu atenderá.
    - Jesus disse que se dois ou mais de nós, incluindo vc, porque a palavra de Deus não exclui ninguém, se reunirem em nome dEle, Ele se fará presente.
    Vc alguma vez experimentou pedir para acabar com a miséria no mundo?
    Se não fez, VOCÊ é o hipócrita. Se fez, fica-se comprovado que não adianta nada, já que o mundo ainda está cheio de coisa errada. E aí?
    Em primeiro lugar Jesus ensinou a ORAR assim: “…seja feita a TUA vontade assim na terra como no céu…”. Quer dizer que a vontade de Deus é soberana. em segundo porque o homem não sabe pedir as coisas. Por exemplo: você já houviu falar de alguém que pediu para ser mais humilde de coração ou ser mais generoso ou ainda, já ouviu fala de alguém que depois de enriquecer pediu sabedoria para poder ajudar os necessitados ou honestidade para tomar aquilo que não lhe pertence.
    Você falou em miséria: vc por acaso ajuda alguma instituição com frequência, dá esmolas, você tem feito a sua parte para amenizar a miséria de alguém, pelo menos. Pensa comigo, você que usa muito mais do que os 10% da sua capacidade cerebral, (como vc mesmo já insinuou por aqui, apesar de essa informação ser ceintíficamente comprovada), a miséria é umal que Deus imp^s ao homem ou o homem causa ao próprio homem? Analisando os fatos será que o Desejo de Deus não seria que o homem fosse mais compassivo com a miséria do próprio homem?

    Administrador André respondeu:

    Seu G-zuis mandou odiar os pais. Que tal?
    - O 5º mandamento do Senhor é: Honra a teu pai e tua mãe para que se prolonguem os teus dias na terra que o senhor teu Deus te dá. /que tal?

    .
    Que ótimo! Seu Jesus merece ser apedrejado ent~çao, segundo a religião DELE. hahahahaha
    .
    Sou auto-suficiente? OBRIGADO!! Significa que não preciso de muletas psicológicas.
    - A palavra do Senhor diz que todo aquele que se exalta perante Ele será abatido e todo aquele que se humilha na presença dEle será exaltado.

    .
    Manda seu deusinho me pegar agora, manda. Estou morrendo de medo.
    .
    Hipocrisia é alegar que deus é bom e não fazer nada pelo próximo.
    - Como não não! A misericórdia de Deus é tão grande que ele permite que todos nós, bons ou maus vejamos o sol todos os dias, além de permitir que pessoas que zombam dEle como vocês acordem cada dia.. Mas tenham cuidado. Porque Deus é amor mas também é Justiça.

    .
    Eu vi a justiça dele qdo o deusinho de TPM manda matar mulheres e crianças indefesos. Ei! O deusinho de TPM disse para apedrejar aquele que se voltar contra os pais. Deve serpor isso que o Jóquei de Jegue foi pregado num pedaço de pau. Olha a justiça aí! hehehe
    .
    Seu deusinho disse que se dois de vocês rezarem em nome dele, Papai do Céu atenderá.
    - Jesus disse que se dois ou mais de nós, incluindo vc, porque a palavra de Deus não exclui ninguém, se reunirem em nome dEle, Ele se fará presente.

    .
    Você viu Jesus aparecer pra vc? Tirou foto? Alucinação não conta.
    .
    Vc alguma vez experimentou pedir para acabar com a miséria no mundo? Se não fez, VOCÊ é o hipócrita. Se fez, fica-se comprovado que não adianta nada, já que o mundo ainda está cheio de coisa errada. E aí?
    Em primeiro lugar Jesus ensinou a ORAR assim: “…seja feita a TUA vontade assim na terra como no céu…”. Quer dizer que a vontade de Deus é soberana.

    .
    Então as pessoas sofrem porque ELE QUER. Onde está a justiça? Aquelas crianças famintas, abandonadas… Ah, bem… crente só olha o próprio umbigo.
    .
    em segundo porque o homem não sabe pedir as coisas. Por exemplo: você já houviu falar de alguém que pediu para ser mais humilde de coração ou ser mais generoso ou ainda, já ouviu fala de alguém que depois de enriquecer pediu sabedoria para poder ajudar os necessitados ou honestidade para tomar aquilo que não lhe pertence.
    .
    Não venha com essa. A passagem diz que TUDO que pedirem em nome do Jóquei de Jegue, Deus fará. Tudo significa TUDO. Pede aí pra acabar com a fome no mundo. Vc não estará sendo arrogante, pelo contrário. Estará demonstrando amor e piedade pelos que sofrem, num gesto altruísta. Mas obviamente nunca imaginei que sua laia fosse altruísta…
    .
    Você falou em miséria: vc por acaso ajuda alguma instituição com frequência, dá esmolas, você tem feito a sua parte para amenizar a miséria de alguém, pelo menos.
    .
    E se eu disser sim? Claro que vc não acreditará. Sabe por que? Porque VOCÊ não faz. Logo, acha que todo mundo é algum escroto como vc mesmo.
    .
    Pensa comigo
    .
    Você pensa?
    .
    você que usa muito mais do que os 10% da sua capacidade cerebral
    .
    Não, não uso. Uso INTEIRAMENTE.
    .
    http://www.projetoockham.org/boatos_cerebro_1.html
    .
    Não tenho culpa se vc não sabe pensar.

    .
    (como vc mesmo já insinuou por aqui, apesar de essa informação ser ceintíficamente comprovada)
    .
    Acabei de provar que vc falou merda. :-D
    .
    a miséria é umal que Deus imp^s ao homem ou o homem causa ao próprio homem?
    .
    Deujs faz tudo. Vc disse que ele sempre faz a vontade DELE. Logo…
    .
    Analisando os fatos será que o Desejo de Deus não seria que o homem fosse mais compassivo com a miséria do próprio homem?
    .
    Tomando por base seu livrinho de merda, seu deus sempre ordenou morte, violência, massacre, pilhages, estupros e genocídios. Tá tudo no seu livrinho.

  11. 11. Cleber disse:

    Que ótimo! Seu Jesus merece ser apedrejado ent~çao, segundo a religião DELE. hahahahaha.
    - Jesus honrou seus pais mas, vc insiste em dizer que não, pelo que Ele disse a Maria na sua cruscificação. Mas ele quis dizer que ela não deveria se afligir por ele pois já sabia do propósito da vinda dEle ao mundo.
    Manda seu deusinho me pegar agora, manda. Estou morrendo de medo.
    - Eu não faria isso pois não foi isso que Jesus ensinou. Além disso eu creio que vc ainda poe ser salvo.
    Eu vi a justiça dele qdo o deusinho de TPM manda matar mulheres e crianças indefesos. Ei! O deusinho de TPM disse para apedrejar aquele que se voltar contra os pais. Deve serpor isso que o Jóquei de Jegue foi pregado num pedaço de pau. Olha a justiça aí! hehehe
    - Bom vamos devagar para vc entender.
    Deus Eliminou muita gente sim mas em todos os casos Deus sempre advertiu sobre os maus caminhos que estas pessoas tomavam toda a idolatria, mentira, prostituição, violência, maldades, enfim aquilo que as pessoas parece que já trazem do berço.
    Já o sacrifício de Jesus foi anunciado, previsto, profetizado e se fez necessário para dar ao home a esperança do arrependimento e da salvação. Vc realmente deve achar que não existe o bem e o mal, mas se vc se desse o trabalho veria que não é bem assim e poderia até mudar alguns conceitos.
    Você viu Jesus aparecer pra vc? Tirou foto? Alucinação não conta.
    VC também não costuma ver a eletricidade fazer peripécias por aí mas já deve ter tomado um choque, é mais ou menos isso vc sente a presença dEle
    Então as pessoas sofrem porque ELE QUER. Onde está a justiça? Aquelas crianças famintas, abandonadas… Ah, bem… crente só olha o próprio umbigo.
    Não venha com essa. A passagem diz que TUDO que pedirem em nome do Jóquei de Jegue, Deus fará. Tudo significa TUDO. Pede aí pra acabar com a fome no mundo.
    Espera um instante. A grande muralha que está entre as pessoas e Deus é justamente a FÉ. Pela fé é possível interceder por qualquer um. A palavra diz a oração do JUSTO pode muito em seus efeitos, mas a fé de cada um é que traz a benção sobre a sua vida. Você já tentou ajudar alguém que acha que não precisa da sua ajuda? É a mesma coisa
    Vc não estará sendo arrogante, pelo contrário. Estará demonstrando amor e piedade pelos que sofrem, num gesto altruísta. Mas obviamente nunca imaginei que sua laia fosse altruísta…
    Altruismo pra vc é o que mesmo tentar acabar com a fé das pessoas, acabar com a esperança de ter seu vazio interior preenchido de verdade. E u não estou falando de religião, estou falando de um Deus que provem tudo, de um Deus amoroso que consola, que protege, que livra, que liberta.
    E se eu disser sim? Claro que vc não acreditará. Sabe por que? Porque VOCÊ não faz. Logo, acha que todo mundo é algum escroto como vc mesmo.
    Pelo contrário. Pro cara se dar o trabalho de tentar tirar dúvidas das pessoas sobre diversos assuntos, inclusive num feriado, eu acredito que você tenha realmente vontade de ajudar as pessoas eu só acho que vc escolheu uma maneira errada, pois vc não crê (ainda) que Deus existe não quer dizer que Ele não esteja em todas as coisas. Você busca provas da existência de Deus, só que vc não dá a Deus o Benefício dá dúvida (como se Deus estevesse em julgamento, hum…). Enfim Jesus falou sobre isso quando ressuscitou e apareceu aos discípulos e Tomé não acreditou que ele havia ressuscitado até que o viu. Jesus disse que crêu porque viu, mas bem aventurados seriamos que acreditassem sem ver.
    Eu ainda não consegui entender uma única coisa: De onde vem o seu problema com Deus? Só porque vc não entende ou não tem provas, vamos dizer didáticas, da existência dEle? Ou é algo mais profundo?
    Que Deus te abençoe

    Administrador André respondeu:

    - Jesus honrou seus pais mas, vc insiste em dizer que não, pelo que Ele disse a Maria na sua cruscificação. Mas ele quis dizer que ela não deveria se afligir por ele pois já sabia do propósito da vinda dEle ao mundo.
    .
    Não, meu filho. Se vc ler sua própriaBíblia, verá que em Lucas 14:26 ele REALMENTE manda odiar os pais. E não me venha com história que era pra se libertar do julgo para conhecer a verdade. A Lei é clara: odiar os pais é punido com apedrejamento. Será que crente nunca leu a própria Bíblia?
    .
    - Eu não faria isso pois não foi isso que Jesus ensinou. Além disso eu creio que vc ainda poe ser salvo.
    .
    não é o que seu deusinho manda fazer em Lucas 19. Quero ver alguém me executar na frente dele. E não venha com falácia que é parábola, pois pelo contexto sabemos muito bem que é a ele mesmo que o Jóiquei de Jegue se refere como sendo o tal cara.
    .
    Deus Eliminou muita gente sim mas em todos os casos Deus sempre advertiu sobre os maus caminhos que estas pessoas tomavam toda a idolatria, mentira, prostituição, violência, maldades, enfim aquilo que as pessoas parece que já trazem do berço.
    .
    Isaías disse que tudo de bom e de MAU no mundo é obra de Deus. Logo, se as pessoas são más, é por culpa dele mesmo.
    .
    Já o sacrifício de Jesus foi anunciado, previsto, profetizado e se fez necessário para dar ao home a esperança do arrependimento e da salvação. Vc realmente deve achar que não existe o bem e o mal, mas se vc se desse o trabalho veria que não é bem assim e poderia até mudar alguns conceitos.
    .
    Mentira. Não tem uma única profecia nesse sentido. Isaías 53 se refere ao povo de Israel e não a Jesus. Não me venha com essa bobagem.
    .
    VC também não costuma ver a eletricidade fazer peripécias por aí mas já deve ter tomado um choque, é mais ou menos isso vc sente a presença dEle
    .
    Vejo a eletricidade em qq faísca elétrica. posso medir a ddp com um multímetro, bem como sua intensidade de corrente. E Deus? Onde está?:
    .
    Espera um instante. A grande muralha que está entre as pessoas e Deus é justamente a FÉ. Pela fé é possível interceder por qualquer um.
    .
    Então, nenhum cristão faz, já que o mundo continua do mesmo jeito. Fé é, portanto, inútil.
    .
    A palavra diz a oração do JUSTO pode muito em seus efeitos, mas a fé de cada um é que traz a benção sobre a sua vida. Você já tentou ajudar alguém que acha que não precisa da sua ajuda? É a mesma coisa
    .
    Já e consegui. Mas não o briguei a seguir minha linha de pensamento. OS cristãos por outro lado vão em comunidades que NÃO PRECISAM deles e os OBRIGAM a seguir a merda do Cristianismo. Não vi a Africa melhorar por causa desses missionários. O mais engraçado é que a Bíblia manda matar os moissionários. hehehe
    .
    Altruismo pra vc é o que mesmo tentar acabar com a fé das pessoas, acabar com a esperança de ter seu vazio interior preenchido de verdade.
    .
    Começou a choradeira. Patética a sua falta de argumento, apelando para o emocional.
    .
    E u não estou falando de religião, estou falando de um Deus que provem tudo, de um Deus amoroso que consola, que protege, que livra, que liberta.
    .
    Eu vejo como ele provê qdo eu vejo as reportagens no Nordeste Brasileirto, onde a maioria das pessoas rezam pro seu deus. Resultado: ou eles morrem de fome, ou correm pra vir pra cá. Foi isso que seu deus providenciou? Um caminhão pau-de-arara?
    .
    Pelo contrário. Pro cara se dar o trabalho de tentar tirar dúvidas das pessoas sobre diversos assuntos, inclusive num feriado, eu acredito que você tenha realmente vontade de ajudar as pessoas eu só acho que vc escolheu uma maneira errada, pois vc não crê (ainda) que Deus existe não quer dizer que Ele não esteja em todas as coisas.
    .
    Vamos esclarecer uma coisa: não é feriado pra mim, posto que eu trago trabalho pra casa. Segundo, esta data pra mim é insignificante, tal qual a sua crença. Em segundo lugar, eu não creio no seu deus e é certo que não mudarei de idéia. A não ser que vc traga uma prova incontestável que seu Jesus existiu. Eu não quero ajudar ninguém com este site. Eu ajudo, mas de outra forma que não é da sua conta. Este site é um compartilhamento de infomações. Só isso. Para finalizar, o fato de vc achar que seu deus está em todas as coisas não significa que ele existe e realmente esteja.
    .
    Você busca provas da existência de Deus, só que vc não dá a Deus o Benefício dá dúvida (como se Deus estevesse em julgamento, hum…).
    .
    Tudo bem, eu dou o benefício da dúvida: traz seu deus aqui que eu acreditarei nele. peça a ele para acabar com todo o mal da face da Terra. Aí acreditarei. Que tal?
    .
    Enfim Jesus falou sobre isso quando ressuscitou e apareceu aos discípulos e Tomé não acreditou que ele havia ressuscitado até que o viu.
    .
    Seu Jesus tb disse que NAQUELA geração ele voltaria. cadê? hehehehehe
    .
    Jesus disse que crêu porque viu, mas bem aventurados seriamos que acreditassem sem ver.
    .
    Bem-aventurados os ignorantes e alienados. Sei. E se eu disser que bem-aventurado é aquele que acreditar em Odin sem ver e quem não acredita em Thor estará condenado ao inferno, hein?
    .
    Eu ainda não consegui entender uma única coisa: De onde vem o seu problema com Deus? Só porque vc não entende ou não tem provas, vamos dizer didáticas, da existência dEle? Ou é algo mais profundo?
    .
    Eu não tenho problemas com Deus, como não tenho problemas com Unicornios. Só com ridículos que ficam enchendo o saco afirmando que ele existem, sem provas e causando todo tipo de mal, como foram as Cruzadas, a Noite de São Bartolomeu e tantas guerras que aconteceram em nome de sua religiãozinha mequetrefe. Não, o problema não é com seu deus e sim contra a manipulação absurda que os religiosos como vc insistem em infringir em todos os lugares, desrespeitando quem pensa diferente, mas se sentindo ofendidinhos quando dizemos que sua mitologia não se difere em nada de cultuar um trevo de 4 folhas ou arriar um despacho pra Exu. Sua participação se encerra aqui. Pregações não são bem-vndas e vc demonstrou que não pode provar nenhuma de suas alegações.
    .
    Feliz dia de espancar Jesus.

    NICOLAS respondeu:

    @André,

    :wink: Crente é tão burro
    Como identificar um crente…
    Primeiro passo: Ser mentiroso.
    Segundo passo: Ignorância.

    Agora entendi pq tem tão poucos ateus no Brasil e tantos cristãos. Nenhum desses último vale porra nenhuma!!

    E se eu disser sim? Claro que vc não acreditará. Sabe por que? Porque VOCÊ não faz. Logo, acha que todo mundo é algum escroto como vc mesmo.

    :arrow: Na política de comentários do site diz… Em suma: respeite para ser respeitado.

    CIENTISTA (o que de fato sou),

    :arrow: Uma pessoa tão esclarecida, como devem ser os cientistas,não deveria trocar picuinhas e sim mostrar na ciência o seu ponto de vista dando respostas mais elaboradas e com mais embasamento cientifico.

    Este site é um compartilhamento de informações. Só isso.

    :arrow: É exatamente isso, um site de informações e não um lugar pra desrespeitar a liberdade religiosa das pessoas. E crente é uma pessoa que crê em qualquer coisa então você também é um crente, pois como você mesmo disse é um cientista e cientistas crêem nas provas e nos fatos. Fora toda essa discussão a matéria sobre a história da páscoa está bem interessante.

    Administrador André respondeu:

    Esqueceu de dizer, nenê, em quais condições eu falei isso. A política de comentários diz que se não se comportar, vai receber de volta no melhor estilo “bateu, levou”. Ou, como o filhote postou, respeite para ser respeitado. Não me respeitaram, não fiz nada mais que responder à altura.
    .
    Por mim, qq zé ruela é livre até pra venerar um bode preto. E eu tenho liberdade de dizer que ele é um idiota, ainda mais qdo invade (sim, INVADE) aqui para soltar um monte de besteiras.
    .
    Para fionalizar, sua fala de dizer que eu sou crente mostra burrice tb. Afinal, não se CRÊ em Ciência. Crença é aceitar algo SEM PROVAS, diferente da Ciência que se baseia em fatos e comprovações. Fato é fato. Não se crê que o Sol é uma estrela. Ele É. Não se crê que lava é rocha em estado de fusão, ela É. Se vc não sabe o significado de crença e conhecimento, lamento muito, mas veio ao lugar errado.

  12. 12. Mari. disse:

    Mais um retalho para o cristianismo, como sempre. Mas os nomes são originais pelo menos, não?

    Acho que o mais fascinante desta data para a ICAR é o fato de na quarta de cinzas Jesus ter morrido na cruz, e ressucitou após três dias depois que foi posto morto na gruta. E por que há um delay de 46 dias para isso? (Dele ter morrido e sido posto na gruta, já que a sexta-feira da paixão só acontece antes do feriado da páscoa e não logo após a quarta-feira de cinzas).
    Depois o povo reclama das imagens do Jesus Manero reclamando do respawn da época e do lag no servidor.

    Uma curiosidade tola, que eu vou pesquisar agora, é saber porque carnaval nunca tem data certa. A páscoa eu sempre calculo por contar os dias após o carnaval, fica mais fácil.

    Fireex respondeu:

    @Mari.,
    manu vai estuda! Isso dos 46 dia foi instituído pela igreja católica (pura hipocrisia por cauda do carnaval) pra fazerem a quaresma e essa historia de não comer carne é outra mentira inventada pela religião, pois na bíblia não fala nada sobre isso.

    Administrador André respondeu:

    Pois é, né? O que vale é o que a Bíblia diz, com seus dragões e unicórnios.

  13. 13. Fireex disse:

    Fireex
    paulistinhaloretti@hotmail.com
    187.127.142.162

    Li um monte de baboseiras nesses comentários, vocês céticos que se dizem tanto inteligentes de mente aberta, se mostram os mais ignorantes, pois em nenhum capitulo da palavra de Deus ele disse que devemos odiar pai e mãe pelo contrario o que o Senhor Jesus mais ensinou foi amar o próximo e perdoa sempre, se vocês lesem a bíblia pelo menos para ver o que ta escrito, e não falar coisas distorcidas burras e sem nenhum entendimento, tudo o que os cientistas dizem sobre a criação do homem e do planeta não passa de teoria e se eles se esforçarem para pensar um pouco mais viriam que são umas piores do que as outras, todas teorias das evoluções das espécies não tem base, amanha venho termina meu comentário tenho que ir, so digo q antes de abrirem a boca pensem no que estão falando.

    Administrador André respondeu:

    Li um monte de baboseiras nesses comentários, vocês céticos que se dizem tanto inteligentes de mente aberta, se mostram os mais ignorantes, pois em nenhum capitulo da palavra de Deus ele disse que devemos odiar pai e mãe pelo contrario o que o Senhor Jesus mais ensinou foi amar o próximo e perdoa sempre

    Lucas 14:26 — Se alguém vem a mim e não odeia seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos, suas irmãs e até a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.

    se vocês lesem a bíblia pelo menos para ver o que ta escrito, e não falar coisas distorcidas burras e sem nenhum entendimento

    Ainda coloquei o link para um site católico.

    tudo o que os cientistas dizem sobre a criação do homem e do planeta não passa de teoria e se eles se esforçarem para pensar um pouco mais viriam que são umas piores do que as outras

    Certo mesmo é o mundo aparecer do nada e o homem ser feito de um punhado de terra.

    todas teorias das evoluções das espécies não tem base

    Isso é o que vc quer que seja verdade.

    amanha venho termina meu comentário

    Não conte com isso.

    Eu_Fireex respondeu:

    @André, Se alguém vier a mim, e não aborrecer a pai e mãe, a mulher e filhos, a irmãos e irmãs, e ainda também à própria vida, não pode ser meu discípulo. Lucas 14:26. Descordo de você, se em algumas bíblias estão odiar, estas estão erradas, pois em varias passagens da bíblia Jesus diz: Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
    E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes
    Marcos 12:30-31
    existem bíblias q distorcem o texto original, procure se aprofundar mais no assunto. e não to aqui pra faze com que você creia em Deus, pois Deus não precisa que nos creiamos Nele, mas nós que precisamos Dele.
    e mais uma coisa, não culpe Deus pelas coisas que os homens fazem Deus deu o livre arbítrio, como você escolheu não crer em Deus e nem acreditar Nele, outros escolhem mata, rouba e fazer tudo que vemos, é que nem um filho q não segue os ensinamentos do pai, no futuro ele não vai poder culpar seu pai por ter uma vida destruída se ele não praticou o que foi ensinado. mas Deus é muito paciente conosco por isso ele deu seu filho por nos “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3:16.
    alguns aceitam, muitos não

    Administrador André respondeu:

    Descordo de você, se em algumas bíblias estão odiar, estas estão erradas, pois em varias passagens da bíblia Jesus diz: Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.

    Vc é tão analfabeto que nem sabe escrever “discordo”. Mas, beleza. Vou só te fazer passar vergonha dessa vez, ok? Então temos que as traduções que NÃO trazem “odiar” estão certas. A saber, só a João Ferreira de Almeida e esta é baseada na King James. Será? O que a versão King James diz?

    Luke 14,26 — If any man come to me, and HATE not his father, and mother, and wife, and children, and brethren, and sisters, yea, and his own life also, he cannot be my disciple.

    Mas, claro, o bom mesmo é usar a versão no idioma original: grego: ει τις ερχεται προς με και ου μισει τον πατερα εαυτου και την μητερα και την γυναικα και τα τεκνα και τους αδελφους και τας αδελφας ετι δε και την εαυτου ψυχην ου δυναται μου μαθητης ειναι (ei tiV ercetai proV me kai ou MISEI ton patera eautou kai thn mhtera kai thn gunaika kai ta tekna kai touV adelfouV kai taV adelfaV eti de kai thn eautou yuchn ou dunatai mou maqhthV einai)

    O que significa MISEI (μισει)?

    μισεω
    miseo
    mis-eh’-o

    from a primary misos (hatred); to detest (especially to persecute); by extension, to love less:–hate(-ful).

    Da raiz primária misos (ódio, aversão, antipatia, má vontade); detestar (especialmente para perseguir) por extensão, sem amor: cheio de ódio.

    Fontes:
    http://www.htmlbible.com/sacrednamebiblecom/kjvstrongs/B42C014.htm
    http://www.htmlbible.com/sacrednamebiblecom/kjvstrongs/FRMSTRGRK34.htm#S3404
    http://www.bibliaonline.com.br/acf+receptus/lc/14

    Gostou? Ótimo, pois só retirei seu banimento para fazer vc passar vergonha, crentinho mequetrefe. Vá ler a bosta do teu livro inteiramente e não as merdas que seu pastor vagabundo manda.

    Apocalyptica respondeu:

    @Eu_Fireex, Como se aborrecer os pais tivesse lógica.

    Enfim, sempre gostei mais das histórias mitológicas onde os deuses se arriscam ou se sacrificam, afinal sacrificar os outros é fácil e pouco honroso.

    A historinha de Castor e Pólux é muito legal. :mrgreen:

    Apocalyptica respondeu:

    @Apocalyptica, Não sei pq o crentes defendem o “aborrecer”.

    Será que eles praticam o aborrecimento com o próximo?

    Será que um crentinho, lá pelas 23h50, ao perceber que não aborreceu os pais acidentalmente o fará propositadamente?

    Ex: Os pais estão dormindo, o filho, que não quer ir para o inferno, obedecerá a palavra de deus e entrará no quarto dos pais gritando, consecutivamente os acordando. O pai irritado e xinga o filho de FDP, a mãe ao ser insultada dá uma porrada no pai.

    Um aborrece o outro e todos dormem felizes por terem cumprido a palavra do senhor.

    Apocalyptica respondeu:

    @Fireex,”todas teorias das evoluções das espécies não tem base”

    Verdade! Os europeus preferiram escravizar os negros porque os índios eram um bando de preguiçosos.

    (Obs: Cadê a barra dos emoticons?)

  14. 14. GusC disse:

    Ah….época de Páscoa….bons tempos pra revisitar esse post.

    Acho que vou mandar o link pra mailing list da paróquia ali perto de casa.

Deixe um comentário

Mas, antes, leia a nossa Política de Comentários. Obrigado por sua participação.

Você precisa estar logado para deixar um comentário.