Grandes Nomes da CIência

Biografias de cientistas conhecidos ou não tão conhecidos assim. Curiosidades e fatos sobre suas pesquisas, inclusive gente anônima que fez ciência e não recebeu os devidos créditos. Mais »

Livro dos Porquês

A sabedoria e o conhecimento. Isso é Poder! Abra sua mente, aprenda mais sobre questões básicas (e complexas) e tire suas dúvidas, de forma mais didática possível, sem ser aquelas aulas chatas de colégio. Mais »

Grandes Mentiras Religiosas

O mundo não é tão bizarro quanto fazem parecer. Mentiras e enganações para ludibriar as pessoas, lindamente desmontados, de forma a trazer à luz a desonestidade para tentar lhe fazer parar de pensar e simplesmente aceitar o que querem que você pense. Mais »

Caderno dos Professores

Para quem quer ensinar e muitas vezes se pergunta como abordar um tema. Como deixar a aula interessante, como levar conhecimento aos seus alunos por meios que pedagogos lhe odiarão, mas serão amados pelos estudantes. Mais »

 

Examinando o motor keppe

Volta e meia, mandam para o e-mail do Fale Conosco perguntas sobre o motor keppe. Esta maravilha promete ser um motor sustentável, onde a única fonte de energia seria o próprio motor, apesar de não ser isso o que dizem, a princípio, mas eu não sou bobo. Muitos estão achando O MÁXIMO este motor, já que o preço dos combustíveis estão lá na estratosfera, e um lobby das empresas de combustível está manipulando nossas mentes com o aval da Rede Globo, os Illuminatis e o seu Juca da padaria, que reitera aos 4 ventos que o homem pode sim viver de pão. Onde está a verdade? Quem poderá nos ajudar?

Spectreman O pensamento crítico.

Primeiro de tudo: quem criou este motor? Norberto Keppe é vendido como presidente da SITA – Sociedade Internacional de Trilogia Analítica (Psicanálise Integral, e eu nunca ouvi falar disso!), tem formação psicanalítica em Viena, onde foi treinado por professores como Viktor E. Frankl (Hospital de Policlínicas, Escola de Análise Existencial), Knut Baumgarten (Child Guidance Clinic) e Igor Caruso (Círculo de Psicologia Profunda). É fundador e presidente da Sociedade de Psicanálise Integral (Trilogia Analítica) desenvolvendo sua própria teoria e método científicos de tratamento de doenças psíquicas, sociais e orgânicas. Lecionou na PUC, e na Faculdade de Medicina da USP como professor convidado, entre outras instituições e faculdades. Chefiou e dirigiu o Grupo de Estudos de Medicina Psicossomática, fundado pelo prof Edmundo Vasconcelos, na Segunda Clínica Cirúrgica no Hospital das Clínicas. É autor de 31 livros, publicados em português e traduzidos em mais de 8 idiomas (inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, sueco, finlandês e russo). Seus livros são estudados nos cursos de inglês, espanhol, francês, italiano e outros idiomas na Millennium Línguas (onde trabalha!). Trabalhou durante 13 anos nos Estados Unidos e Europa, onde desenvolveu importante parte de sua obra no campo da Sociopatologia, da "Metafísica e da Nova Física". (informações colhidas AQUI)

Keppe é ainda conferencista internacional, e foi considerado pelo Centro Nacional de Pesquisa Científica da França como "sem dúvida o mais original autor heterodoxo entre os contemporâneos" (seja lá o que isso signifique). De volta ao Brasil em 1997, continua presidindo a Sociedade Internacional de Trilogia Analítica, o seu trabalho de atendimento clínico, treinando psicanalistas, escrevendo livros sobre psico-sócio-patologia (não pergunte).

Ele não é engenheiro, não é físico, não é projetista de motores, não sabe nada sobre combustíveis, eletrodinâmica, física, química, matemática, mecânica ou algo diferente da pseudociência psicanalítica. Usando a busca do currículo Lattes por Keppe, com todas as opções marcadas (mestres, doutores etc) e sem nenhum filtro, o retorno foi… ZERO! Pesquisei em sites de publicações indexadas. Como "Keppe Motor" daria resultados misturado com outros motores, tentei apenas "Keppe". Busca na Science: ZERO. Busca na Nature: ZERO. American Psychological Association: ZERO. PloS One: tem muitos com "Keppe", mas nenhum artigo de "Norberto Keppe". Nenhum artigo científico, nem mesmo na PloS One, onde pagando eles publicam? Um conferencista tão famoso que não é mencionado me lugar nenhum? Bem, de repente ele não liga para isso e prefere que sua ciência seja divulgada, sem almejar glórias, como Grigory Perelman, o matemático russo que recusou o prêmio de um milhão de dólares por ter desvendado a Conjectura de Poincaré. Vamos examinar este motor Keppe

O motor Keppe é tido como uma forma sustentável de se ter trabalho, consumindo pouca energia. Ok. Em teoria, ele consumiria 2 watts de uma simples pilha para fazer o mesmo trabalho de um motor hoje padrão que consome 100 watts! O segredo? Ele não dissipa calor! Temos videozinho? Tem, sim senhor!


Física da Metafísica Desinvertida (coloque quantas exclamações quiser!)

Os produtos que usam o motor keppe podem ser usados para melhorar a qualidade de vida, como saúde e educação? Como assim? Vamos ligar um motor keppe no fiofó dos alunos para ver se eles estudam mais? Ou ele será usado para trazer médicos cubanos?

Bem, de acordo com o vídeo, a bateria de 9 V gera corrente e toda corrente elétrica gera um campo magnético. Este campo magnético perto de um ímã tende a alinhar os polos, positivo com negativo. Quando esta corrente é pulsante, os polos "ligam e desligam", fazendo com que eles nunca consigam se alinhar. Isso faz com que o eixo gire e tenhamos assim um movimento contínuo, enquanto a energia elétrica estiver acionada. Nada demais desde os tempos de Faraday. Curiosamente, se você fizer um campo magnético oscilar, você terá corrente elétrica. Ou seja, faça o processo inverso acima e você terá um gerador. Novamente, Faraday já tinha dito isso. O motor Keppe nada mais é que um sistema com duas bobinas e um motor elétrico, onde ele alega que está reproduzindo energia. Na verdade, é um transformador. Show né? É por isso que 9 V conseguem fazer uma lâmpada de xenônio acender. Isso parece meio maluco!

Entendam, para que eu quero um gerador de energia elétrica se eu já estou usando um sistema elétrico? A questão é que este treco é vendido como sendo um gerador mais eficiente, onde ele gera mais energia do que consome, além de consumir muito menos do que os motores convencionais por causa da NÃO PRODUÇÃO de calor. Isto é, o motor não emite calor, consumindo totalmente a energia cedida a ele, gerando trabalho 100% eficiente. Ele simplesmente violou a SEGUNDA LEI DA TERMODINÂMICA, que diz que NENHUM, N-E-N-H-U-M sistema é 100% eficiente. Não tem nada a ver com organização, já que isso é um contexto subjetivo e Física não é conduzida por confluências quânticas de um Universo em equilíbrio enviando energia através de pedaços de metal em frente a castelos no planeta Etérnia.

Eu só queria saber como elétrons passando por um meio condutor NÃO GERAM calor.Até mesmo superfícies supercondutoras, resfriadas com nitrogênio líquido, geram calor e não são 100% eficientes. Isto parece uma nova Física… a Física do Engodo!

Pesquisando sobre os princípios físicos empregados, não encontrei NADA. O que é Física da Metafísica Desinvertida? Ninguém sabe, não há um único site de divulgação científica, publicação indexada ou artigo exposto ao vento. Só sites metafísicos e em português. Ninguém lá fora se interessou? Não é mencionado nem no site do Greenpeace. Não há uma única equação que demonstre teoricamente o funcionamento do motor keppe, não há modelos computacionais, não há NADA!  Só blogs esparsos de gente idiota que se maravilha com qualquer coisa que joguem em cima, pois o mundo está sendo dominado por capitalistas em busca da Nova Ordem Mundial, sendo que a gasolina brasileira é a mais cara do mundo e quem detém o monopólio do petróleo e seus derivados aqui é o próprio governo. A Shell, Texaco etc. não têm poder nenhum aqui, mas estes mantém lobbies no Congresso? Sério que um bando de retardados acredita nisso?

Bem, acreditam em coisa bem mais idiota, por que não nisso?

Não existe nenhuma Física Metafísica Desinvertida. Isso parece aqueles nomes malucos que eu invento para as postagens de primeiro de abril. E, pior que isso, sempre tem algum mané que leva a sério as loucuras que eu escrevo para este dia.

Eu nem vou questionar o doutor Keppe (tá, darei um voto de confiança em seu doutorado) por sua formação, já que Faraday se alfabetizou com os livros que ele encadernava para os clientes e Lavoisier começou a pesquisar sobre Química quando cursava a Universidade… no curso de Direito! Agora, doutor Keppe, eu só queria o princípio teórico, com equações, projetos etc. Dizer:

o Keppe Motor captura a energia essencial ou escalar do assim chamado “vácuo” do espaço – que vem se provar não ser absolutamente um “vácuo”. Na verdade, todos os tipos de motores fazem isso, mas as teorias científicas prevalecentes não reconhecem esse fato. A tecnologia atual continua presa na tentativa de se conseguir a energia da matéria e esse processo antiquado na realidade bloqueia a captura de energia livre encontrada no espaço. Dessa maneira, os motores de hoje em dia são muito menos eficientes do que poderiam ser.

É tirar onda com 500 anos de pesquisa científica. Muito pior é vender ventiladores, quando uma maravilha dessas deveria ser empregada em máquinas de grande porte ou mesmo carros populares.  Empresas como a Electrolux, Consul, Dako, Arno etc não se interessaram neste motor? Teriam ventiladores mais eficientes, podendo conbbrar mais caro e certamente venderiam como água! Não, né? Vender ventiladores assim é fácil de enganar as pessoas. Eu desafio levarem o motor keppe para a UFRJ e deixar na mão do pessoal da COPPE, mas são cientistas ortodoxos, escravos de pensamentos antigos e mecanicistas e blábláblá. Fico pensando como os surtados Amit Goswami e Fritjof Capra não tiveram esta ideia primeiro ou apareceram defendendo este invento. Quando nem os principais malucos de sempre aparecem para defender algo "fantabulástico" como isso, é porque isso tem mais problemas do que à primeira vista faz supor.

Isso significa que uma nova física não pode aparecer? Pode, claro. Foi assim com a Mecânica Quântica. Mas ela tinha base teórica e foi exaustivamente examinada pelas maiores mentes científicas da época e ainda hoje está sob análise, bem como a Teoria da Relatividade de Einstein. Mas tudo isso passou pelo crivo de publicações indexadas, com repetição e análise de vários laboratórios do mundo todo. Niels Bohr não estava interessado em apenas vender ventiladores.

Quanto a você, você tem o direito de acreditar no que quiser, como fadas, gnomos e que existem motores que retiram energia do Universo de forma misteriosa. O dinheiro é seu mesmo.

null

Sobre André Carvalho

και γνωσεσθε την αληθειαν και η αληθεια ελευθερωσει υμας