Pombos, mensagens, heróis e fotos

Anatomia de uma história

Muitos de vocês devem se perguntar por que eu escrevo estes artigos. De onde vem a inspiração? Ou – o que é mais provável – a maioria de vocês realmente não tem grandes interesses do porquê eu escrevi, apenas se deleitando com o texto, o que não deixa de ser válido. Ainda assim, eu gosto de compartilhar a inspiração. Foi no artigo científico sobre como pássaros voam.

Eu li e pensei em fazer um post, um simples post de divulgação científica comum. Mas eu queria informar um pouco mais, começar com uma introdução sobre pombos-correio, como eles eram usados na Antiguidade e como foram importantes como forma de comunicação. Passei pela história de Cher Ami, depois eu esbarrei com a história de pombos carregarem câmeras fotográficas para ter imagens tiradas lá do alto, foi passando e vi sobre balões depois balões na Guerra do Paraguai e daí eu já estava revirando a Internet por tudo o que pudesse ter um mínimo de relação com isso tudo.

Acreditem, não coloquei nem 20% do que eu descobri, mas que faria o artigo extremamente longo. Normalmente, isso acontece com todos os meus artigos especiais e, por isso, alguns deles eu pretendo rever para ampliar e melhorar a escrita, pois nunca gostamos do que escrevemos depois que se passa um tempo e pensamos “hummmm, eu posso melhorar este texto”, enquanto em certas ocasiões eu penso “pelo amor de Deus, que lixo é esse que eu escrevi?”.

Passei várias semanas escrevendo este texto, mas não ininterruptamente. Eu parei para dar atenção a outras coisas, inclusive aos artigos diários. Mas volta e meia eu voltava aqui, escrevia, refinava, reescrevia, completava, apagava e todo o processo tedioso de alguém que quer um trabalho bem feito. E este trabalho é pra vocês e, como diria J. R. R. Tolkien, me sinto no direito, na qualidade de autor, de dizer que esta é a forma final. Talvez algum dia eu volte aqui e veja que poderia ter escrito melhor ou ainda que pense “pelo amor de Deus, que lixo é esse que eu escrevi?”.


Bibliografia

Um comentário em “Pombos, mensagens, heróis e fotos

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.