Evolução vs Criacionismo

Analfabetismo Científico

Os criacionistas se dividem em mais exemplares que o número de todas as espécies vivas somadas. Isso se deve ao fato de existirem uma miríade imensa de religiões que pregam sua própria visão da Criação. Cada religião possui diferentes vertentes, como podemos citar os católicos, católicos ortodoxos, luteranos, mórmons, calvinistas, pentecostais, neo-pentecostais, adventistas de sétimo dia, testemunhas de Jeová etc. Ambos rezam pro mesmo deus, e mesmo assim vêm se matando mutuamente em nome de sua visão particular sobre como interpretar um livro que proíbe terminantemente que seja interpretado.

Quando confrontados com as provas obtidas pelos cientistas, normalmente apelam mais para o toque emocional do que pelo bom senso. Começam por dizer que o Homem não veio do Macaco.

Bem, tenho que concordar que eles estão certos, já que os seres humanos nunca evoluíram de uma espécie de macaco. Aliás, a Teoria da Evolução nunca afirmou tal coisa e eu DESAFIO que me mostrem uma publicação indexada que diga tal barbaridade. Procurem no próprio Origem das Espécies e vejam se Darwin disse tal coisa. Mas, cultura e fundamentalismo são entidades mutuamente excludentes.

O motivo dos criacionistas afirmarem estas bobagens reside – não numa evidência científica – mas na pura arrogância especista de se considerarem melhor que os demais seres vivos (algo um tanto irônico se considerarmos que eles têm como a humildade uma qualidade divina). Só que os fatos apontam em outro sentido.

Sim, os seres humanos são animais. Não somos melhores nem piores. Se bem que eu nunca vi uma outra espécie zoológica destruir o próprio ambiente no qual vive. Acham que mesmo assim somos mais racionais, mas eu tenho cá as minhas dúvidas quanto a isso.

Orangotangos e bonobos possuem uma organização social tão desenvolvida quanto a dos humanos (às vezes, até melhor). Golfinhos possuem laços de amizade e, similarmente aos humanos, fazem sexo por prazer e não apenas para procriação (ao contrário do que o fanatismo religioso exige de seus seguidores).

Criacionistas da Terra Jovem alegam que o Universo jamais poderia aparecer de uma explosão e que isso já é prova definitiva que a Evolução é uma farsa. Bem, nisso existe uns probleminhas.

1) Evolução não faz nenhuma menção sobre a origem do Universo. Isso cabe aos físicos e cosmólogos. É o mesmo que dizer que carros não podem andar porque tartarugas não possuem rodas.

2) O Universo não surgiu de uma explosão e sim de uma expansão, onde toda matéria estava condensada, com uma energia imensa, restrita a um único ponto e subitamente (esse “subitamente” não significa que seja de uma hora pra outra. Os conceitos de tempo em cosmologia são um tanto diferentes, logo, esqueça o senso comum de vez). Explosão sugere reações químicas que liberam grande quantidade de energia, mas os físicos nunca disseram que fora isso. Há muitas teorias científicas que explicam o porque disso ter acontecido. Todas são baseadas em cálculos e modelos matemáticos. Dizer que foi vontade divina implica em explicar quem teve esta vontade e de onde saiu esse “criador”. Alegar que nada ocorre sem ação de um criador recai numa pergunta: Quem criou o Criador?

Criacionistas da Terra Jovem acham que o mundo tem 6000 anos (outros dizem 10.000 anos), afinal é o que a Bíblia induz, através de cálculos genealógicos de pessoas que sequer existiram (estou esperando as provas que mostram que estou errado). A Bíblia é inerrante, porque ela diz que é inerrante etc. Mas, não é o que as evidências apontam.

Quando confrontados com essas verdades, alegam que é fantasia, que iremos pro inferno e caem no desespero, soltando milhões de versículos decorados (mas nunca compreendidos por eles). Não possuem nenhum embasamento científico para refutar nada. Não sabem o que é uma espécie, não sabem do que trata a Teoria da Evolução, não sabem nem de sua própria religião. Em suma, não sabem NADA!

Só sabem o que o pastor, padre, mulá, rabino ou quitandeiro metido a religioso querem que saibam e fazem sempre os mesmos ataques, alegando que a Bíblia fez previsões que deram certo e daí por diante é puro esperneio.

A função da Ciência não é se contrapor a qualquer religião. Ciência é a soma do conhecimento acumulado e ordenar este conhecimento de modo a favorecer as pessoas e o mundo em que vivem. A Ciência está se lixando pra qualquer religião. Mas, o medo e a imposição de dogmas freiam isso, como é o caso das pesquisas de células-tronco, onde afirmam que é assassinato usar um monte de células para desenvolver a medicina e fazer a saúde das pessoas melhorarem. Mesmo porque, se isso acontecer, não será mais necessário rezar (inutilmente) para um deus qualquer, arriar despacho, acender velas ou qualquer outra coisa aqui. Se as pessoas possuem uma fé frágil, a ponto de dizerem que cientistas assim são criminosos homicidas, deveríamos impedir que essas pessoas usassem os recursos da medicina e ficassem só nas igrejas rezando, quando estiverem com dor de cabeça.

Mas, a Ciência é para todos. Se ela é usada por interesses políticos, econômicos e religiosos, não é culpa dela e nem dos cientistas. A mesma energia atômica usada para matar milhares de pessoas no Japão, no fim da 2ª Grande Guerra é a mesma que pode gerar milhares de megawatts em usinas nucleares, evitando a queima de escassos combustíveis fósseis, afim de gerar eletricidade. Mas, foi decisão de Aiatolá Khomeini condenar Salman Rushdie à morte só porque não gostou de um simples livro. Não seria diferente com Darwin hoje. Condenaram Giordano Bruno à morte no passado, Galileu foi posto em prisão domiciliar, condenam escritores hoje, até mesmo nós, do Ceticismo.net, recebemos pregações virulentas quase todos os dias.

Uma lei idiota no estado do Tenessee proibia o ensino da Evolução, mas um professor chamado John Scopes não deu bola e fez o seu trabalho: ensinar Ciência e não mitologias baratas. Scopes foi preso e julgado, num evento que trouxe à baila as arbitrariedades de fundamentalistas fanáticos e seu medo de que sua crença não passe disso: apenas uma crença. Qual o medo deles, afinal? Até porque a Teoria da Evolução JAMAIS se declarou ser de cunho ateísta.

“Ame ao próximo, como a ti mesmo”… “Entre em acordo com seu inimigo”… Hipócritas!

O Criacionismo é apenas a expressão das religiões e foi lançado na lama pelas suas imensas falhas, como a ignorância cavalar de seus seguidores. Só que os religiosos não iriam desistir dessa luta. Seu fanatismo de impor a sua vontade, a sua crença, sobre todas as demais pessoas é forte demais, onde todos terão que se ajoelhar e confessar que Jesus é o Senhor (ou Alá, dependendo da religião).

Para isso, travestiram o Criacionismo em algo que aparenta ser científico, mas as aparências enganam.

Na próxima parte veremos o alvorecer do Design Inteligente.

2 comentários em “Evolução vs Criacionismo

  1. Olá, espero que esteja bem. Achei sua explicação útil e interessante, contudo, permita-me sugerir a prescindibilidade de desrespeitar opiniões e crenças dissemelhantes das suas..

    Ademais, seria possível elaborar um texto que trate da rápida taxa de decaimento do polônio no mineral zircão?

    Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.