Jesus Cristo e Super-Homem: A necessidade do herói mítico

superjesus.jpgTodos os povos primitivos desenharam para si um herói. Alguém que trouxesse todas as virtudes: forte em todos os sentidos, honesto e de grande moral. Servindo como baluarte entre o povo em questão e a completa destruição (tanto física, quanto moral) do referido povo.

Muitos são os heróis da Antigüidade: Perseu, Beowulf, Héracles (também chamado de Hércules), Sigfried, Cuchulain, Tristão, Orfeu etc. E esta “tradição”, digamos assim, perdura até hoje, quando vamos aos cinemas pra ver filmes do Rambo, Chuck Norris, 007 entre outros.

Entretanto, a maior expressão folclórica de heróis com superpoderes, numa eterna luta do Bem contra o Mal, está presente sob a forma de Histórias em Quadrinhos (HQ’s); sendo o Super-Homem o primeiro, mais famoso e mais poderoso dentre eles.

Há muito tempo, discute-se sobre as várias semelhanças entre o Super-Homem e outra figura mítica: Jesus Cristo – o qual, até que provem o contrário, também não passa de mais um mito. Essas semelhanças são tão grandes que paramos para pensar se foram por acaso ou fruto de uma clara ligação entre estas duas personagens.

Examinando as personagens

O mito do Jesus Bíblico é do conhecimento de muita gente. Críticas sobre sua existência real são discutidas na série A maior farsa de todos os tempos; portanto, seria apenas superlotamento de espaço aqui se retomarmos o tema. Entretanto, a referida série é recomendada para estudo.

Muito bem, o Super-Homem é uma criação de dois amigos de origem judia, desenhistas de quadrinhos, Joe Shuster e Jerry Siegel em 1938, aparecendo no primeiro número da revista Action Comics.

Siegel e Shuster criaram um herói em sua tradição clássica, que lutava para corrigir os erros daqueles tempos, combatendo a tirania e a injustiça social em prol da verdade, justiça e moral da América. Depois, por causa de uma – digamos assim – “globalização”, os criadores fizeram o favor de estender a benevolência do Super-Homem a todo o mundo e, depois, para o Universo.

Os criadores presentearam seu herói com uma roupa e tanto! Um colant azul e vermelho bem chamativos, cinto dourado e uma capa esvoaçante, além da famosa “cueca sobre a calça” (que, por sinal, virou peça comum em qualquer uniforme de um Super-Herói que se preze). Da mesma forma, como todo herói moderno, ele exibe o seu símbolo sobre o peito (por favor, atentem para este detalhe, pois voltarei a isso mais tarde).

Além dos seus poderes sobre-humanos – como super-audição, velocidade quase infinita, força imensa, visão telescópica, visão de raio X, visão de calor entre outras coisas – o que mais caracteriza o Super-Homem é sua bondade extrema e caráter inigualável. Somando-se a isso, ainda tem o fato dele ficar de guarda em órbita da Terra, usar um disfarce de repórter – afim de saber o que se passa no mundo –, ter a capacidade de ver tudo e todos (mesmo atrás de paredes, exceto se forem de chumbo) e ser capaz de ouvir até mesmo sussurros. Isso nos permite afirmar com certeza que o Super-Homem é onisciente. Sua força incrível o faz onipotente e sua velocidade permite que seja praticamente onipresente. Interessante, não é mesmo?

Nada disso seria espetacular, mediante o conceito humano de qualquer entidade superpoderosa. Muitos heróis são fortes, rápidos, inteligentes etc. Mas, somente deuses possuem mais de uma, ou mesmo todas essas características.

O Jesus tal como descrito na Bíblia não foge a essa regra, já que ele foi capaz de caminhar sobre as águas (vôo?), ter força pra expulsar demônios, mostrar-se ciente de tudo o que o cercava e saber de antemão o que o destino lhe reservava, entre outras coisas.

Na página a seguir, estudaremos as semelhanças entre o mito da Palestina e o herói de Krypton.

45 comentários em “Jesus Cristo e Super-Homem: A necessidade do herói mítico

  1. Há um erro no texto, quando mostra o ranking de quem é mais “herói mitológico”:

    “Como vocês podem ver, Shiva, o deus hindu, possui mais atributos “heróicos” do que Jesus.”

    O deus hindu que aparece na lista é Krishna, e não Shiva.

    Curtir

  2. adorei pesquisar nesta pagina é muito interessante ,você que esta do outro lado fica absmado com tanta história,interessante, você aprende e tbm ensina bjos da sua amiga taiala priscila

    Curtir

  3. Eu acho que deveriam ler mais a biblia e participar mais de eventos religiosos,
    pois existe um Deus vivo que nos liberta e que nos cura. Não gostamos quando fala de Jesus como “Mito” pois esta comprovado e consumado nas escrituras e num mundo espiritual que ele está no nosso meio…

    Mais ele te pedoa de todos os pecados!!!!

    Deus abençoe vcs…

    Curtir

    1. Eu acho que deveriam ler mais a biblia e participar mais de eventos religiosos

      Ler o que exatamente ? Mitologias, lendas, fabulas, contos, historinhas copiadas de outras religies ? Aprender como matar quem trabalhar no sabado, apedrejar pessoas, cortar fora as maos e o penis, massacrar povos, odiar meus pais, etc ?

      Eventos religiosos, para que ? Ser enganado pelo pastor ?

      pois existe um Deus vivo que nos liberta e que nos cura.

      As prisoes continuam lotadas e os hospitais estao abarrotados de doentes.

      Não gostamos quando fala de Jesus como “Mito” pois esta comprovado e consumado nas escrituras e num mundo espiritual que ele está no nosso meio…

      E continua um mito. Nao foi provada historicamente e arqueologicamente a existencia desse ser na vida real. O onus da prova é seu. Nao gostou ? Problema seu.

      Mais ele te pedoa de todos os pecados!!!!

      Que pecados ? Onde ? Cade ? E acaso pedi perdao ? Nao devo satisfacoes a ninguem.

      Deus abençoe vcs…

      Que Thor te abencoe !

      Curtir

      1. @André,
        eu euvi essa frase na comunidade Ateus do orkut, kkk
        tenha certeza, vai ser a próxima a entrar no livro de auto-ajuda Ateu.
        você foi ridículo, nada mais que isso….
        que Javé Deus te abençoe MUITO André!

        (na hora de me abençoar escolha Shiva, porque amo ela em Final Fantasy, e gosto da destruição) :wink:
        há não…. é o Abbadon que abençoa… não o andré … kkkkk

        ainda prefiro discutir
        vegetarianos x carnívoros
        (nesse blog tem algo sobre isso ? )

        Curtir

    2. Caraca de novo,

      Sr. Augusto, todos aqui ou a maioria ja leu bastante a bíblia, e não só os mesmos versos que o pastor / padre / (insira aqui seu sinônimo de picareta estelionatário favorito) mandam ler, mas uma leitura completa de tudo que está lá contido. De uma olhada pelo site que você vai ver que de conhecimento bíblico o pessoal do site tá cheio.

      Quanto a libertação e cura você poderia falar exatamente ao que você se referia?

      Jesus é um mito mas acredite todos estão loucos para verem provas concretas (não vale a lógica circular da bíblia, que diz que é a palavra de Deus, e por isso tudo que está nela está certo, porque ela é a palavra de Deus, mas ela que diz que é a palavra de Deus, mas por ser a palavra de deus tudo que está nela é verdade etc etc etc ad infinitum) que isso é uma mentira seja você o primeiro a apresentá-las. Uma coisa que é importante atentar é que mesmo que acontecesse de um crente provar que todas as leis e teorias científicas estão erradas isso não prova o cristianismo certo.

      Para ele se provar certo ele precisa de argumentos que em si não possam ser refutados com provas contrárias. Afinal provar que a ciência poderia estar errada não prova que não existe o espaguete voador. E provar que todas as outras alternativas não cristãs estão erradas sem provas de que o cristianismo está por sua vez certo so coloca ele em uma posição igual todas as outras alternativas refutadas

      Curtir

  4. vocês desmascaram Jesus para….. Ateus ?
    qual a graça disso ?
    eu pelo menos cheguei a conclusão que os Ateus estão evoluindo.
    kkkkkkkkk

    Curtir

    1. @Marina,

      E vc consegue provar que estamos errados, em vez de fazer comentarios sobre nos ?

      Ah, é claro que nao… vc nao tem provas, nenhuma evidencia, nenhuma refutacao, nada solido ou verificavel..

      Bem, podemos concluir que vc ainda nao comecou a evoluir.

      :-D

      Curtir

  5. achei errado essa tabela (2), pois na minha opinião ela apresenta uma informação de forma a forçar algo, como a semelhança entre o super-homem e Jesus. Isso para mim é como tentar jogar com os dados afim de chegar em algum lugar.

    OBS: Se a intenção do texto é justamente essa, por qualquer razão, por favor desconsiderar o meu comentário, pois errei ao não perceber isso.

    Curtir

      1. exatamente, mas tipo eu estou levando esse site a sério, tipo eu só gostaria de entender melhor esse (sei lá) “tópico”. Mas tudo bem, deixa pra lá.

        Curtir

        1. @110, Tipo assim, se tivesse sido um comentário tipo assim, sem nenhuma palavra tipo, tipo assim eu acharia um comentário tipo assim pertinente. Visto que tipo assim, li muitos tipos, tipo assim não achei um comentário digno de tipo assim ser objeto de maiores considerações!
          O maternal veio agora debater aqui no Cet.net? :evil:

          Curtir

          1. @Rafael, Bem, essa agressão supondo que sou criança, ou até mesmo bebê é relevante? Senão, julgo desnecessário esse seu comentário.

            Resposta ao andré, tudo bem, está certo, mas essa não era a minha intenção, e sim ter pelo menos um conhecimento superficial do que se tratava. Por isso fiz uma pesquisa rápida no google. Esse assunto espero terminar por aqui, tendo em vista que ninguém precisa se justificar mais, se é que alguma vez precisou.

            Questão que deixo em aberto, apesar de ser um tanto fora de contexto do tópico, mas dentro do assunto ceticismo.net, existe algum preconceito para com novatos aqui?

            Curtir

          2. @110, aliás, agora reparei em mais uma coisa, o único comentário que falou sobre o artigo em si, foi o meu primeiro, os demais foram comentários e críticas ao meu comentário. Talvez uma excessão a isso que escrevi foi o segundo comentário do andré, porém ñ tenho certeza, tendo em vista que não entendi muito bem o que ele quis dizer com “mitologia comparada”, se está falando sobre o que alguns fazem que é comparar algumas histórias, como o filme “zeitgeist” ai sim já ouvi falar e dai sim está dentro do contexto.

            Curtir

          3. @110, Minha intenção não foi agredir, mas fazer como diz o sábio André, me divertir com quem vem aqui tentando dar uma de galo com argumentos toscos.

            Mas não te preocupa, eu também tive uma fase mística, acreditando em teorias da conspiração, ufos, bobagens esotéricas, mas o estudo honesto e de mente aberta me mudou, e eu passei a enxergar as coisas como elas realmente são. Quem sabe tu não chega lá também.

            Curtir

  6. tá agora entendi o andré. Tudo bem, oq eu quis dizer desde o principio, foi o seguinte, na página 2 (2), existe uma tabela e eu discordo da forma de escrita dela perante os “fatos”², pois é como se ela tomasse partido e quisesse forçar as semelhanças. Não q elas ñ existam, mas parece forçado. Acho q agora expliquei-me melhor. Além do mais, não tem necessidade de relacionar o assunto em questão com o trazido por você, pois estou me referindo na forma do autor do artigo escrever as coisas como querendo enfatizar algo, não o assunto “Jesus Cristo e Super-Homem: A necessidade do herói mítico”

    Rafael, pagar de galo? Bem, pense oq quiser, mas me respeite, principalmente quando vc julga saber oq penso. Se bem, que não entendi muito bem, oq disse no segundo parágrafo, pois começa fazendo comparações (como se eu fosse aquilo), e na última oração, tu paga de superior dizendo q nunca chegaria a seu nível.

    (tá, confesso, eu realmente fiz uma pesquisa vagabunda, só coloquei no google “mitologia comparada” e como ñ vi nenhum link nos 3 primeiros nem me importei em ir atrás).

    ²fato em ” “, não por concordar ou discordar com a existência de qualquer relação com a realidade, mas fato no sentido de ser assim a história dos personagens referidos.

    Curtir

    1. oq eu quis dizer desde o principio, foi o seguinte, na página 2 (2), existe uma tabela e eu discordo da forma de escrita dela perante os “fatos”², pois é como se ela tomasse partido e quisesse forçar as semelhanças. Não q elas ñ existam, mas parece forçado.

      Parece forçado? Por quê? porque eu coloquei-as lado-a-lado ou porque eu alterei as histórias?

      Além do mais, não tem necessidade de relacionar o assunto em questão com o trazido por você, pois estou me referindo na forma do autor do artigo escrever as coisas como querendo enfatizar algo

      O autor do artigo (eu) apenas fez uma comparação entre os evangelhos e ua obra clara de ficção. Como o próprio artigo diz, eu poderia comparar com qualquer obra mitológica, como a história de Hércules, Aquiles etc. Por isso, eu coloquei a escala de heróis de Raglan, que até mesmo Joseph Campbell referenciava.

      (tá, confesso, eu realmente fiz uma pesquisa vagabunda, só coloquei no google “mitologia comparada” e como ñ vi nenhum link nos 3 primeiros nem me importei em ir atrás).

      Então, cuidado com o que vc escreve, afim de não sugerir falsa pesquisa ou tema inexistente, mesmo. Recomendo livro O Herói de Mil faces, do Campbell.

      Curtir

  7. essa seção do site não recebe comentários faz tempo ,o último foi em dezembro de 2011 . eu queria comentar a seção titulada doze “provas da inexistência de deus ” mas lá não tem espaço mais . bem , newton falou que nenhuma grande descoberta é acompanhada de uma suposição ousada.eu concordo com ele e afirmo que no caso de vocês a suposiçao ousada foi supor que todas as idéias existentes no universo são inteligíveis pelo seu cérebro ,pois a própria bíblia afirma que existem ciências não inteligíveis por mim em Salmos ,aliás ,se eu soubesse tudo eu seria deus .

    além disso quero que vocês mencionem apenas uma lei física ou química do mundo espiritual .Não sabem ,né?Mas se existem conceitos não inteligíveis por nós no campo da física e química então pode ser que também existam conceitos não inteligíveis no campo da psicologia e psiquiatria .

    outra coisa qual recurso persuasivo é mais poderoso , o argumento oral ou o experimento .O experimento ,certo ? aliás uma teoria só é válida se passar pelo experimento .Por isso que a teoria do big bang e da evolução sempre serão teorias mortas .Mas a bíblia não é morta porque ela tem experimentos esses experimentos são ,por exemplo ,a libertação a cura de doenças e as profecias e por isso que o evangelho sempre foi grande porque ele tem fundamento experimental . mas negar um fato usando argumento oral é ridículo ,concorada ? Imagine numa aula de física de hidrostática um professor pegar uma bola de isopor mergulha-lá completamente na água e depois sotá-la mostrando que seu empuxo é maior que o peso e um aluno falar assim : professor , se você soltar essa bola de isopor submerssa ela fica em repouso porque seu peso é igual ao seu empuxo.Se ligô , ele tentou derrubar o experimento usando um argumento oral ,ou seja ,tentou derrubar um elefante com uma formiga . quado li teoria de vocês vi que ela está boa só que mesmo assim vocês não conseguiram me convencer porque quando ela é submetida a um experimento não passa.

    Há quanto tempo as igrejas mostram o reino através de milagres e libertações na IURD IMPD e igreja da graça e até hoje nunca ninguém derrubou o experimento deles .Até hoje não teve sequer um dossiê mostrando que milagres e revelações são farças e olha que essa igrejas são perseguidas:fazem dossê denunciando compra de fazendas , jatos ,helícópteros por parte de seus lideres ,mas nunca teve um dossiê contra os experimentos bíblicos especificamente.

    mas o texto de vocês ficou bom. Vocês levantaram questões que todos nós já refletimos pelo menos uma vez na vida.

    Curtir

    1. na parte do experimento do empuxo faltou falar que quando o professor soltou a bola ela subiu e também teve alguns erros de português .I am sorry!

      Curtir

    2. newton falou que nenhuma grande descoberta é acompanhada de uma suposição ousada.eu concordo com ele e afirmo que no caso de vocês a suposiçao ousada foi supor que todas as idéias existentes no universo são inteligíveis pelo seu cérebro ,pois a própria bíblia afirma que existem ciências não inteligíveis por mim em Salmos

      Bíblia: o livro que fala que coelhos ruminam, morcegos são aves e insetos possuem 4 patas. E a prova que seu Jesus existiu é…?

      além disso quero que vocês mencionem apenas uma lei física ou química do mundo espiritual .Não sabem ,né?Mas se existem conceitos não inteligíveis por nós no campo da física e química então pode ser que também existam conceitos não inteligíveis no campo da psicologia e psiquiatria .

      Psicólogo e psiquiatra: duas coisas que vc está precisando.

      outra coisa qual recurso persuasivo é mais poderoso , o argumento oral ou o experimento .O experimento ,certo ? aliás uma teoria só é válida se passar pelo experimento .Por isso que a teoria do big bang e da evolução sempre serão teorias mortas

      Principalmente para quem é analfabeto em Ciência e nunca abriu um livro de ensino fundamental.

      Mas a bíblia não é morta porque ela tem experimentos esses experimentos são ,por exemplo ,a libertação a cura de doenças e as profecias e por isso que o evangelho sempre foi grande porque ele tem fundamento experimental .

      Bíblia: o livro que diz que dragões existem, assim com sátiros, serpentes falantes e unicórnios.

      mas negar um fato usando argumento oral é ridículo ,concorada ?

      Não usei um argumento oral. Aqui é um blog escrito e não um podcast.

      Imagine numa aula de física de hidrostática um professor pegar uma bola de isopor mergulha-lá completamente na água e depois sotá-la mostrando que seu empuxo é maior que o peso e um aluno falar assim : professor , se você soltar essa bola de isopor submerssa ela fica em repouso porque seu peso é igual ao seu empuxo.Se ligô

      O professor de História diz que mediante evidências arqueológicas e relatos históricos da época, não havia escravos ghebreus no Egito, judeus não libertavam prisioneiros na Pessach, não houve nenhuma ziquizira no templo e nem que que o reinado de Herodes foi contemporâneo ao censo de Quirino. O aluninho com problemas mentais diz que é verdade, pois está na Bíblia.

      quado li teoria de vocês vi que ela está boa só que mesmo assim vocês não conseguiram me convencer porque quando ela é submetida a um experimento não passa.

      Qual experimento vc faria para relacionar relatos de heróis míticos com outra figura tida como histórica, mas que falha em termos documentais?

      Há quanto tempo as igrejas mostram o reino através de milagres e libertações na IURD IMPD e igreja da graça e até hoje nunca ninguém derrubou o experimento deles

      Qual miagre? Este: https://ceticismo.net/2012/06/04/serva-do-senhor-da-a-luz-3-caveiras-malignas-salva-nos-jesus/

      Até hoje não teve sequer um dossiê mostrando que milagres e revelações são farças

      Nah, nah. Primeiro, vc tem que provar que são verdadeiros. mostre os laudos médicos antes e depois do milagre.

      e olha que essa igrejas são perseguidas:fazem dossê denunciando compra de fazendas , jatos ,helícópteros por parte de seus lideres ,mas nunca teve um dossiê contra os experimentos bíblicos especificamente.

      Bíblia: o livro que diz que a Terra é chata feito pizza, que o sol apareceu depois das plantas, que a Lua tem luz própria e existem mosntros marinhos.

      mas o texto de vocês ficou bom. Vocês levantaram questões que todos nós já refletimos pelo menos uma vez na vida.

      Duvido que vc tenha lido.

      Curtir

    3. @rogcr, Me permita fazer umas observações no seu texto:

      “além disso quero que vocês mencionem apenas uma lei física ou química do mundo espiritual .Não sabem ,né? ”

      Então, o problema é a existência deste mundo espiritual. Mundo que ninguém nunca viu, ou voltou de lá pra contar. Então sendo um “mundo” não estudado, como ele teria leis… Eu não posso afirmar que ele não existe, mas se eu afirmar que ele existe, eu teria que provar… vc consegue provar?

      “aliás uma teoria só é válida se passar pelo experimento .Por isso que a teoria do big bang e da evolução sempre serão teorias mortas”

      Teoria Cientifica é diferente do termo popular de “teoria”. Pesquise como funciona em ciência para que uma hipótese se torne uma Teoria Cientifica, vc terá uma grande surpresa. E o Big Bang e a Evolução são teorias cientificas. Fikdik,

      “Há quanto tempo as igrejas mostram o reino através de milagres e libertações na IURD IMPD e igreja da graça e até hoje nunca ninguém derrubou o experimento deles .Até hoje não teve sequer um dossiê mostrando que milagres e revelações são farças e olha que essa igrejas são perseguidas:fazem dossê denunciando compra de fazendas , jatos ,helícópteros por parte de seus lideres ,mas nunca teve um dossiê contra os experimentos bíblicos especificamente.”

      Eu queria comentar sobre isso, pois há muitos anos os evangélicos vem acusando os outros credos cristãos (aka catolicos) sobre farsas, sobre adoracao de imagens, sobre mentiras e sobre o passado negro deles.
      Mas poxa vida!!! Uma rapida busca no Youtube vc vê cultos onde pastores usando de meios tecnologicos e orkut/face pra enganarem seus fiéis dizendo ter o don da revelação e profecia. Ou então o don de linguas estranhas que falam sempre a mesma coisa.
      A briga entre eles, chorando na televisao que estao sendo perseguidos, mas andam por ai com seus carros importados e tem mansoes. Uma verdadeira guerra isenta de impostos e fiscalizacoes.
      Quantas e quantas denuncias de que os milagres sao farsas tambem. Quando pedem provas todos dao seu jeitinho de arrumar uma desculpa. Pra falar a verdade, nao eh preciso investigar, nem fazer dossiê de milagres, curas, revelacoes… esta na cara que sao mentiras, que sao farsas.

      Curtir

  8. Há uma discussão apaixonada do autor do texto sobre religiões. A ciência nada resolve nada sobre o verdadeiro sentido do Universo. Muito ajudou em esclarecer sobre curar muitas doenças, sobre a idade verdadeira da Terra, sobre tentar decifrar e descobrir um pouco de nossa origem (sim, um pouco, pois muito mais nos é escondido e não nos será mostrado). Insuficiente mostra-se, contudo, sobre compreender profunda e inteiramente a alma humana, pois acaba vendo o homem como um produto a ser decodificado e esmiuçado e não como um universo que deve ser sagradamente desvendado. Este é o grande problema do conhecimento científico. E o que isso tem a ver com a fé? Tudo, pois a ciência é e sempre será incompetente para explicar o que move um ser humano a enfrentar o desemprego ou uma doença terminal, dando a certeza de que somos muito mais.
    As suas referências para falar sobre Jesus são tão amadoras que nem vale a pena eu me delongar aqui, pois há estudos seriíssimos sobre a figura do Jesus Histórico e do Jesus Teológico, os quais não entrariam no seu escopo de entendimento por limitação intelectual mesmo. Antes de fazer um texto, posando de intelectual cool ou algo do gênero, leia (e leia muito) sobre conhecimentos teológico e filosófico e não fique com vídeos e textos débeis e lânguidos.
    A ligação feita do Superman com Jesus, comparando a uma condição mítica é realmente ridícula e deve ser amadurecida. Quem sabe ler e meditar a bíblia com sabedoria ajude-o a ter melhores resultados na análise? Abraço e fique com o Sagrado, não importando como o conceba.

    Curtir

    1. Há uma discussão apaixonada do autor do texto sobre religiões.

      Nope. Eu mostrei apenas que seu Jesus é um herói mítico. O mesmo foi apontado por vários miotologistas e estudiosos das religioões.

      A ciência nada resolve nada sobre o verdadeiro sentido do Universo.

      O que é totalmente irrelevante perante o tema do artigo. Mas de qualquer forma, sabemos que vc adora os frutos da Ciência. Adora seu smartphoninho, adora acessar internet, corre para a primeira farmácia quando está com dorzinha de cabeça.

      Muito ajudou em esclarecer sobre curar muitas doenças, sobre a idade verdadeira da Terra, sobre tentar decifrar e descobrir um pouco de nossa origem (sim, um pouco, pois muito mais nos é escondido e não nos será mostrado).

      E esse pouco é infinitamente mais do uqe as religiões fizeram, que foi… nada.

      Insuficiente mostra-se, contudo, sobre compreender profunda e inteiramente a alma humana

      Simples: ela não existe. Mas este não é o assunto do artigo. Chora, nega. Seu Jesus é apenas mais um arquétipo heróico.

      pois acaba vendo o homem como um produto a ser decodificado e esmiuçado e não como um universo que deve ser sagradamente desvendado.

      Adoro a prepotência daqueles que se dizem humildes. Mas vai lá correr de uma cheeta para ver se consegue. Tenta nadar mais rápido que um tubarão. Tenta uma disputa de braço de ferro para um urso. O ser humano tão perfeito e sagrado não resiste a uma bactéria.

      Este é o grande problema do conhecimento científico. E o que isso tem a ver com a fé? Tudo, pois a ciência é e sempre será incompetente para explicar o que move um ser humano a enfrentar o desemprego ou uma doença terminal, dando a certeza de que somos muito mais.

      O que move é a vontade de continuar vivendo. E isso não tem nada a ver em acreditar no seu Jesus fracote. Luta pela vida tem em todos os animais e até mesmo plantas. Aliás, é inerente em todos os seres vivos. O que faz o homem lutar contra o desemprego? A fatura do cartão de crédito é um bom exemplo. Ainda assim, não tem nada a ver com seu Jesus. Você ficou realmente incomodado com o texto, né? Nossa, como um simples texto abala a sua fé ridícula.

      As suas referências para falar sobre Jesus são tão amadoras que nem vale a pena eu me delongar aqui

      A desculpa de quem não tem argumentos, só bravatas. São Tomás de Aquino, Eusébio e Santo Agostinho já teriam escrito laudas e mais laudas rebatendo meus textos. Vocês crentóides são uma afronta aos Pais da Igreja. A retórica nula de vocês jamais teria feito o cristianismo sair de dentro das cavernas.

      pois há estudos seriíssimos sobre a figura do Jesus Histórico e do Jesus Teológico, os quais não entrariam no seu escopo de entendimento por limitação intelectual mesmo

      Lá Lá Lá. Ainda não refutou.

      Antes de fazer um texto, posando de intelectual cool ou algo do gênero, leia (e leia muito) sobre conhecimentos teológico e filosófico e não fique com vídeos e textos débeis e lânguidos.

      ,b><Texto tão débil que vc não conseguiu refutar uma linha. :D

      A ligação feita do Superman com Jesus, comparando a uma condição mítica é realmente ridícula e deve ser amadurecida

      O próprio Joseph Campbell seguiu essa linha. Não tenho culpa se os criadores eram judeus e estavam pensando num Messias. Sua bravata ou um mitologista? A quem darei mais ouvidos?

      Quem sabe ler e meditar a bíblia com sabedoria ajude-o a ter melhores resultados na análise?

      Eu li. É um belo manual de histórias épicas. Nada diferente da Ilíada ou Odisséia. Ambos são mitos, como sabemos.

      Abraço e fique com o Sagrado, não importando como o conceba.

      Nah, essa vc pode enfiar no cu, mesmo. Vai, comece me humilhando ao refutar cada ponto.

      Se puder

      Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.