Grandes Nomes da CIência

Biografias de cientistas conhecidos ou não tão conhecidos assim. Curiosidades e fatos sobre suas pesquisas, inclusive gente anônima que fez ciência e não recebeu os devidos créditos. Mais »

Livro dos Porquês

A sabedoria e o conhecimento. Isso é Poder! Abra sua mente, aprenda mais sobre questões básicas (e complexas) e tire suas dúvidas, de forma mais didática possível, sem ser aquelas aulas chatas de colégio. Mais »

Grandes Mentiras Religiosas

O mundo não é tão bizarro quanto fazem parecer. Mentiras e enganações para ludibriar as pessoas, lindamente desmontados, de forma a trazer à luz a desonestidade para tentar lhe fazer parar de pensar e simplesmente aceitar o que querem que você pense. Mais »

Caderno dos Professores

Para quem quer ensinar e muitas vezes se pergunta como abordar um tema. Como deixar a aula interessante, como levar conhecimento aos seus alunos por meios que pedagogos lhe odiarão, mas serão amados pelos estudantes. Mais »

 

Inferno Desmascarado

inferno.jpgAh, o Inferno!! Aquele lugar maravilhoso de sofrimento eterno, onde o fogo que nunca se apaga e a besta voraz, que rói sem clemência, irão nos torturar e atormentar para sempre. O mundo pós-vida onde seremos impingidos de dor e sofrimento, gritando e implorando por uma misericórdia que nunca virá, por séculos e mais séculos, a mando de um deus justo, bondoso e que nos ama infinitamente.

Aquele belo recanto agradável que os amantíssimos religiosos – ciosos de seu amor cristão – fazem questão que nós, céticos, sejamos jogados para nunca mais sairmos de lá. 😀

Infelizmente, para os religiosos, aí está mais um sério problema teológico: O que é o Inferno? Onde ele fica? De onde veio esse mito? Será inteiramente bíblico? Hummm… É exatamente isso o que examinaremos agora.

Os toscos religiosos podem sapatear, espernear, arrancar os cabelos e esbravejarem o quanto quiserem; mas não há NENHUMA menção de “Inferno” – como sendo um lugar de tormento eterno – na Bíblia, conforme as religiões cristãs pregam. A bem da verdade, o que temos são traduções canhestras de quatro palavras diferentes: Sheol, Hades, Geena e Tártaro.

Será que tais expressões representam a mesma idéia, ou seja, a de um inferno ardente, onde as pessoas são torturadas por toda a eternidade? Bem, nas páginas a seguir examinaremos atentamente cada uma dessas expressões, analisaremos as vertentes cristãs que pregam o tormento eterno, o tormento temporário e o aniquilacionismo, bem como as prováveis origens desse mito. Senhoras e senhores, peguem as suas roupas de amianto e me acompanhem, pois este será um artigo quente.

Sobre André Carvalho

και γνωσεσθε την αληθειαν και η αληθεια ελευθερωσει υμας

Pages: 1 2 3 4 5 6 7

  • 1) Não frequentei, no sentido de ir com frequência.
    .
    2) Sim.
    .
    3) O Diabo seria “Deus” e Deus seria o “Diabo”.
    .
    4) Principalmente quando se QUER acreditar.

  • Gima

    André, parabéns pelo artigo. Imagino que as pessoas que vão as igrejas e temem a Deus, chegassem a conclusão de que não existe inferno com certeza uma grande porcentagem abandonaria a religião, o que as segura na igreja é o medo do inferno, acho que também se igreja não desse lucro elas já teriam se acabado.
    Tenho uma pergunta, eu nunca vi um milagre de cura pessoalmente mas já ouvi vários testemunhos, também já presenciei nas igrejas manifestações “demoníacas” que analisei bem e fiquei um pouco intrigado, mas enfim as curas como ocorrem, e essas manifestações o que seriam? Pela bíblia eu sei a resposta, mas quais seriam as outras respostas? Obrigado.

    Icarus respondeu:

    @Gima,

    Foi exatamente o que aconteceu comigo 😉 . O dia que eu descobri que o Inferno nom eksiste, comecei a botar em check tudo o que eu sabia sobre Deus.

    Eu já vi várias curas pessoalmente. Hj tenho certeza que é o famoso efeito placebo. Prova disso: Procure em qualquer igreja por uma pessoa que tenha tido um membro amputado e que teve o mesmo restaurado. Se vc achar, vc vai fazer com que todos os ateus se converterem hahaha.

    Quanto as manifestações, uma vez eu fui a um evento de tecnologia, e o Fabio Puentes estava entretendo os convidados e fez meu sócio tocar violão “no ar” por um bom tempo 😀 . Curioso que estas coisas não funcionam comigo, pq será né?

    Depois que o filme Exorcista apareceu nas telas, apareceu gente “endemoniada” para todo o canto nos EUA. Coinscidencia?

    As pessoas querem acreditar que o demonio é o bixo que faz elas “pecarem”. Some isso a um culto que começa com músicas estimulantes e depois algumas “palavrinhas” certas do pastor, e pimba!

    Icarus respondeu:

    Errata: se converterem -> se contertam.

    Icarus respondeu:

    Errata II a missão: se converterem -> se convertam.

    Pressa é uma merda 🙂

  • Gima

    Valeu Icarus, com certeza muitas manifestações são uma fraude como tb um efeito psicológico vou continuar minhas pesquisas mas cada vez mais estou convencido disso! Quanto ao efeito placedo já estou estudando a respeito e realmente é muito interessante. Obrigado pela dica. Fligth of Icarus!

    Icarus respondeu:

    @Gima,

    Eu não usaria o termo fraude, eu acho que não descreve bem a coisa.

    Eu tenho muitos amigos pastores, que acreditam piamente que a pessoa transtornada na sua igreja esta endemoniada.

    Como também já tive oportunidade de falar com pessoas que manifestaram o “capeta” e honestamente não lembram o que fizeram durante aquele momento. ( Assim também como meu sócio que pagou um micão tocando violão e não se lembra de nada hahahaha).

    Também não podemos generalizar que todos os casos são indução, pois existem pessoas que sofrem de DPM (Distúrbio de Personalidade Múltipla) causado por tralma anterior, principalmente na infância e ainda outros que tem problemas como epilepsia, mas acredito que estes casos são a grande minoria nas igrejas, o maior mesmo é a indução.

    Só uma nota. Eu não sou um dos sábios senhores do site, :mrgreen: , logo a opinião deles pode ser diferente da minha sobre o assunto.

    Gima respondeu:

    @Icarus, Ok, parece bem lógico! Conheci uma mulher em uma determinada igreja que sempre manisfestava e o Pr sempre “expulsava” mas depois de poucos dias ela voltava a manifestar.

  • Icarus

    @Gima,

    Isso tá parecendo aquela piadinha do caçador de urso. hahahaha. Se vc não conhece, coloca no Google que aparece.

    Administrador André respondeu:

    “Você não veio aqui só pra caçar urso, né?”
    .
    hahahahahha

    Icarus respondeu:

    @André,

    é hahaha.

    Vc viu a história do pastô ai? Ele expulsava, e dias depois o “capeta” voltava. Apaixonou né? hahahaha

    pompeu respondeu:

    @André,

    Vixe…urso???
    Lembrei do Eliseu que rogou a deus e este fez 2 ursos despedaçar 42 crianças só por que chamou o santo profeta de careca…é…muuuito amor…

  • Pingback: Voz dos Alienados 7 » Ceticismo.net()

  • Pingback: A injustiça do Inferno » Ceticismo.net()

  • LitrixLinuxer

    Não entendi, a idéia da contra-argumentação é simplesmente provar que o Inferno está na Bíblia? Nada mais além disso? Não é necessário provar a “existência” do inferno per se nem de achar que ele seje “justo” e “certo” ou coisa parecida?

    “mas não há NENHUMA menção de “Inferno” – como sendo um lugar de tormento eterno – na Bíblia” (Trecho da postagem)

    “Será que tais expressões representam a mesma idéia, ou seja, a de um inferno ardente, onde as pessoas são torturadas por toda a eternidade?” (Trecho da postagem)

    Na verdade, existe sim esta menção de um “inferno com tortura eterna” na Bíblia :

    “Mateus 13:50 e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes.”

    Agora, eu dizer que eu acho “certo” em lançar céticos no inferno (até mesmo porque sou agnóstico, e mesmo quando eu era religioso achava horrível ameaçar ateus com o inferno) daí já são outros 500….

    Ganhei a aposta?

    Administrador André respondeu:

    Na verdade, existe sim esta menção de um “inferno com tortura eterna” na Bíblia :

    “Mateus 13:50 e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes.”

    Geena não é inferno.

    pompeu respondeu:

    @LitrixLinuxer,

    “Mateus 13:50 e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes.”

    Uai…achei que fosse um lago??? Já estava até pensando em entrar na natação…afinal…é forno ou lago?

  • Guz

    @Seguidor,

    Aí André: Mais um pro “A Voz dos Alienígenas, digo, alienados”

  • Pingback: Voz dos Alienados 27 » Ceticismo.net()

  • Caca

    Vocês conhecem esse texto?

    http://religiousstudies.uncc.edu/people/jtabor/future.html

    Administrador André respondeu:

    O que ele tem a ver com o artigo?

    Caca respondeu:

    @André,

    Fala sobre o Sheol judaico transformado em lugar de danação eterna por influência dos mitos helênicos.

    Administrador André respondeu:

    E não foi isso que eu escrevi, cáspita? E ainda faltou um detalhe: o Apocalipse de Pedro.

  • Caca

    “The ancient Hebrews pictured the universe divided into three parts or realms, as did other civilizations of the period. First, there was the upper realm of the Firmament (Sky) or Heavens, the dwelling place of God and his divine angelic court, as well as the place of the sun, moon, planets, and stars. Here no mortal belonged.[1] Then there was the realm of earth below, what the first chapter of Genesis calls “the dry land.” It is the proper human place, shared with all the other forms of plant and animal life–a thoroughly mortal realm. The earth was seen as a flat disk; at the edges were the threatening waters of chaos, held back by the command of God (Gen. 1:9-10; Ps. 104:5-9). Finally, below the earth was the dark realm of the dead, which was called Sheol by the Hebrews and Hades by the Greeks. Psalms 115:16-18 puts it succinctly: “The heavens are Yahweh’s heavens, but the earth he has given to the sons of men. The dead do not praise Yahweh, nor do any that go down into silence. But we [the living] will bless Yahweh from this time forth and for evermore.” [2]”

    “All the dead go down to Sheol, and there they lie in sleep together–whether good or evil, rich or poor, slave or free (Job 3:11-19). It is described as a region “dark and deep,” “the Pit,” and “the land of forgetfulness,” cut off from both God and human life above (Pss. 6:5; 88:3-12). Though in some texts Yahweh’s power can reach down to Sheol (Ps. 139:8), the dominant idea is that the dead are abandoned forever. This idea of Sheol is negative in contrast to the world of life and light above, but there is no idea of judgment or of reward and punishment. If one faces extreme circumstances of suffering in the realm of the living above, as did Job, it can even be seen as a welcome relief from pain–see the third chapter of Job. But basically it is a kind of “nothingness,” an existence that is barely existence at all, in which a “shadow” or “shade” of the former self survives (Ps. 88:10).”

  • Jefferson Junior Ateu

    @nhurson, pra os que ficaram ofendidos com esse artigo eu tenho uma dica: vai ler a Biblia, mas lê toda, e depois que terminar ler de novo e de novo…

  • Jefferson Junior Ateu

    @dino, e bestão, levou uma surra do André, kkkk

  • Jefferson Junior Ateu

    @André, Segundo a interpretação da igreja Adventista do Brasil, o inferno terá duração de 1000 anos e depois será extinto.

    pompeu respondeu:

    @Jefferson Junior Ateu,

    diga-nos o capitulo e versículo dessa sandice?
    quero ver vc achar algo do tipo “o lago de fogo queimará as pessoas vivas por 1000 anos e depois será fechado.”
    vou te ajudar…tá lá no livreco do velhote esquizofrênico..apocalipse.
    tente…vou aguardar…mas vá logo antes que o omi volta com as trombetas…

  • Rei Childerico

    @chicco, Além de tudo o que está nessa matéria e mostra claramente a besteira que é esse tal de tormento eterno, trago algumas palavras de Hannah Arendt a respeito da criação do inferno pela ICAR.

    Hannah Arendt diz que Platão foi o principal influenciador na construção do inferno pela Igreja CAtólica (e isso foi muito fácil pois, apesar de termos visto nessa matéria que a Bíblia não diz nada sobre isso, devemos lembrar que a maioria da população era composta de analfabetos durante a Idade Média e, mesmo aqueles que conseguiam ler, não tinham condições de comprar uma Bíblia – visto seu preço absurdo à época – e tampouco eram capazes de ler em latim – a Bíblia só foi traduzida a partir da reforma). Segundo a autora, acreditava que a sabedoria do filósofo só poderia convencer uma minoria e preocupado com o convencimento dos demais, Platão procurou formas adicionais de coerção, visto que a “coerção pela razão” não seria o suficiente:

    “A dificuldade com a coerção pela razão é que somente uns poucos se lhe submetem, de forma que surge o problema de como assegurar que os muitos, as pessoas que em sua multiplicidade compõem o corpo político, possam ser submetidos à mesma verdade. Aqui, seguramente, outros meios de coerção precisam ser encontrados e aqui, novamente, a coerção pela violência deve ser evitada, para que a vida política, como os gregos a entendiam, não fosse destruída” Arendt – O que é autoridade?

    O impasse que essa procura representou para a filosofia de Platão foi resolvido no final de A República com a introdução do “mito de recompensas e castigos futuros”. O problema todo é que os romanos outorgaram atoridade às ideias políticas de Platão e as utilizaram para nomear e para compreender a crise surgida no final do Império Romano e suas ideias sobre recompensas e castigos ganharam permanência no pensamento cristã no mito do inferno.

    “Em vista da enorme influência que esses contos exerceram sobre as imagens do inferno no pensamento religioso, é de alguma importância notar que eles foram projetados originalmente para propósitos puramente políticos. Em Platão são uma invenção engenhosa para impor obediência àqueles que não se submetiam ao poder coercivo da razão.” idem, ibidem

    Administrador André respondeu:

    O conceito de “inferno” como descrito aparece no evangelho apocalíptico de Pedro (obviamente não foi escrito pelo próprio Pedro). Recomendo a leitura de Evangelhos Perdidos, de Bart Ehrman, onde ele fala sobre isso.

  • Rei Childerico

    @chicco, A manutenção dos fieis na obscuridade tornou-se possível graças a Agostinho, que incorporou o Mito do Inferno Platônico Às crenças dogmáticas cristãs. Apesar de ideias parecidas circularem antes do século V DEC, foi apenas com a emergência do papado que a ideia de inferno foi incorporada como “elemento poderoso na religião tradicional, cuja utilidade para sustentar a autoridade da Igreja é auto-evidente” H. Arendt – Religião e Política
    Outra evidência do caráter político da doutrina do inferno é o termo teologia, que foi cunhado por Platão com o sentido de nomear a parte integrante da Ciência Política que ensinava aos poucos como governar os muitos.

  • Newton F m.a

    Lendo, percebi que quem criou o Inferno foram os católicos, porém quando Jesus contou aquela estória do rico e o lázaro(o pobre), ele não dissera que era uma parábola. Alguém poderia desmentir ou refutar isso?

    Administrador André respondeu:

    Poderia (ou não). Só que não tem nada a ver com o artigo.

  • Memores80

    Olá pessoal do cet,sou evangélico…frequento a Assembleia de Deus aqui em Campinas sp.
    Reunindo os conhecimentos que obtive cheguei a uma conclusão de que,realmente a nossa “querida” teologia cristâ deve muitas explicações e respostas satisfatórias.
    Comparando a teologia com o conhecimento cientifico e a mitologia etc,a teologia deixa muito a desejar….já estou tendo problemas lá onde estou frequentando,devido o meu ponto de vista a respeito da teologia e de tudo aquilo que eles pregam em cima do púlpito…

    Já me disseram que eu to com um pé no inferno….

    Abraço!

    pompeu respondeu:

    @Memores80,

    Meu caro colega…assembléia de deus é onde o povo fala o “embromachion”? A tal lingua dos anjos que nem os anjos entendem? só deus? ai, ai, ai…cuidado por que falar coisa com coisa é esquizofrenia pura heim…
    Sim a teologia deve muitas explicações, mas vai ficar devendo, pois é impossível explicar o inexplicável. Pois nada disso é real. Tudo não passa de manipulação mental em massa. Tipo esteria coletiva…knem acontece na hora do “embomachion.”
    Mas sempre é tempo de recomeçar…eu já fui alienado por esse sistema religioso e graças a minha razão e consciência, eu saí dessa hipnose mental.
    Fique tranquilo meu camarada, vc não crucificou ninguém e não comeu fruto proibido nenhum…ora se você já nasceu condenado por causa do erro de outros então isso é injustiça…uai…cadê o deus de amor e JUSTIÇA então… 🙄

    Memores80 respondeu:

    @pompeu,

    É issu ai meu camarada 😉

  • keitynha

    Não entendo pq vcs brigam tanto por causa de um post, não é mais fácil respeitar a opinião de cada um?Paz a todos.

    pompeu respondeu:

    @keitynha,

    Sim, mas quem tem o costume de sair na rua pegando os outros pelo cangote, pagam milhões em um canal de tv pra encher a cabeça do pobre coitado de lixo com o intuito de “salvar” não somos nós…são os crentes esquizofrênicos.
    Sabe uma coisa que é muito cômico…no livreco de louco diz que ninguém será condenado enquanto for ignorante e que deus não leva em consideração o tempo de ignorância….ora bolas…então bando de crentes, deixam as pessoas em paz, na ignorância, pois assim todas serão “salvas”…pensem bem, se vc revelar a tal “verdade” para ela e ela não concordar com essa demência então vc será o responsável direto por ela queimar e queimar e queimar…
    já pensou nisso?
    quer salvar uma vida? cala-te.
    simples não?

    keitynha respondeu:

    @pompeu, Ri muito com a sua resposta, aliás vcs são muito criativos. Olha respeito a opinião de todos, e tenho a minha, por isso li tooooda essa criatividade de ambas as partes. A mente do ser humano é muito interessante. Mas sinceramente me diga, vc realmente acha que toda essa sua inteligência, criatividade, e raciocínio é pura e simplesmente consequência das atividades químicas do seu cérebro ou vc acredita que td isso tem por trás do físico algo mais? Algo espiritual por exemplo?

    Ares respondeu:

    @keitynha,
    Além das ligações químicas e de proteínas tem ligações de certa forma elétricas.
    Mais não conhece muito o assunto e seria interessante saber se existe algum artigo no cet.net falando sobre o funcionamento do cérebro ou se poderiam explicar isto em um futuramente.
    Mais não acredito que tenha algo espiritual sobre algo explicado quase completamente,já se pode mover braços e pernas robóticas através do pensamentos.E o futuro ninguém sabe como é.

    Administrador André respondeu:

    Tente o site da neurocientista de plantão.

    drumyoshiki respondeu:

    @Ares, Jamais! Nunca iremos descobrir como funciona o cérebro de quem confunde mas e mais. 👿

  • pompeu

    @André,

    Esses crentes redardados…e pensar que eu já fui um…aff…
    Eles criam esta estorinha de inferno, lago de fogo, tormento eterno e blá blá blá só para encher os cordeirinhos de MEDO.
    O bondoso Deus de amor, misericórdia, paz, sabedoria etc e etc vai fazer o seguinte em seu “grand finale’.
    De acordo com as páginas do apocalipse escritas por um velho caduco e, claro, esquizofrênico, Deus irá ressussitar um morto para em seguida matá-lo de novo, de acordo com a IASD e Test de Jedi, digo Jeová. Ou de acordo com outras crendices o Deus de amos irá ressussitar o morto para jogá-lo num lago de fogo e enxofre…”inferno”. Imagine você quanto sadismo…de dar inveja até no próprio belzebu…Deus de amor vai ressussitar um morto que já tá fedendo faz anos, para julgá-lo e, se tiver pecado, tipo trabalhar em sábados, usar adornos, fazer um gatinho na luz elétrica, furtar um caxo de banana do vizinho, não dar o dízimo e etc e etc…e põe etc nisso…então o cidadão, seja homem, mulheres ou crianças serão jogados para serem queimados vivos num lago de fogo e enxofre para todo o sempre…ai, ai, ai…peraí…achei que o vilão da estórinha fosse o diabo…mas pelo jeito a gente tem que se cagar de medo é do Deus de amor, paz e misericórdia.
    Esses dias perguntei para um pastor a clássica pergunta do por que Deus não exterminou satanás logo de cara…e a resposta tosca foi a seguinte: Deus é tão bom e tão misericordioso que se assim fisesse ele seria visto pelos anjos e seres celestiais como um ditador, como alguém que quer ser adorado à força, Deus deixou satanás vivo devido a sua imensa misericórdia com o untuito de com o tempo todos os seres celestiais e os homens serem convencidos de que o pecado não vale a pena…mas no fim dos tempos o diabo será destruído.
    Aí eu não aguentei, minhas entranhas até deu um nó…eu retruquei de imediato:
    Ora pastor…quer dizer então que o seu Deus de amor, de paz, de misericórdia e de justiça deixou satanás viver, mas em contrapartida mata milhares de ciancinhas inocentes???mata e manda matar mulheres grávidas???mata e manda matar milhares de homens só por que são de outra crença???e ainda por cima vai ressussitar pessoas para julgá-las e condená-las a um lago de fogo para serem queimadas vivas para todo o sempre???e ainda querem que nós o adoramos não por pressão, mas livre e expontânea vontade???
    Me explique, pastos de Deus, como funciona essa misericórdia afinal…
    O dito cujo com os olhos arregalados disse que ia rezar para Deus tocar meu coração…e, claro, não explicou o inexplicável.

  • pompeu

    @junior,

    vc é evangélico?…então começou bem pedindo desculpas.
    não sabe o caítulo? vc não tem vergonha de se auto proclamar evangélico e não saber nada dos evangelhos?
    vc não tem vergonha de pessoas céticas saberem muito mais sobre o livreco de terror que vc com certeza carrega debaixo do suvaco?
    vou te ajudar…é no capítulo 20 do livro do esquizofrênico….
    putz…acho que compliquei…qual esquizofrênico? são tantos…

  • pompeu

    @André,

    Uai…achei que Paulo -the killer- havia ensinado que:
    “Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.”col 3:8

    Hiiii…cuidado que o deu deus de amor vai te queimar vivo heim…
    ajuelhe-se e implore por perdão agora…e lembre-se vc deve estar verdadeiramente arrependido…senão….óia o lago…

  • pompeu

    @Felipe,

    “André! é verdade dá vontade de te apedrejar, mas não faço isso”

    deveria fazer, já que o seu deus adora isso…”Estando, pois, os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado.

    E os que o acharam apanhando lenha o trouxeram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação.

    E o puseram em guarda; porquanto ainda não estava declarado o que se lhe devia fazer.

    Disse, pois, o SENHOR a Moisés: Certamente morrerá aquele homem; toda a congregação o apedrejará fora do arraial.

    Então toda a congregação o tirou para fora do arraial, e o apedrejaram, e morreu, como o SENHOR ordenara a Moisés.
    Números 15:32-36″

    “pois Jesus disse: ” aquele que está sem pecado que atire a primeira pedra”. Agora, você mentiu, pois sua vontade era de me apedrejar sim! Hipócrita!!!!!!!!!!!!!!!”

    Cuidado…olha o que Paulo ensinou…”não saia palavra torpe de sua boca…”
    Mas…quem foi que te ensinou a chamar os outros de hipócritas omi di deus?
    ah, já sei…foi o próprio nazareno…ele mesmo usa essa palavra 20 vezes no novo testamento…êêêta…discípulo bom heim…vai ganhar um doce.

    Vocês não sabem nada da vida! ah não sabem mesmo! Leia meu comentário na outra página. Se quiserem respondam no meu e-mail. Fui embora!!!

    Vai com deus e as pulgas como diz minha mãezinha. E cuidado com essa raiva heim…o laguinho de fogo é logo ali…

    E guilherme… eu…. há não não vale a pena falar…

    Não vale mesmo…pois o nazareno disse que vc será julgado pelo que sai de sua boca…portanto…cuidado omi di deus…ó o lago!!!

  • ANUBIS1313

    Amigo… tenho que discordar de você dessa vez!!! O INFERNO EXISTE !! Por acaso o nobre já teve oportunidade de ir a uma delegacia prestar queixa de furto de veículo? Não? Pois é… então não conhece o inferno!!! Porra, não tem quem te atenda, principalmente de o furto for a noite, daí vc tá phu e mal pago! Durante o dia o pessoal não te atende, faz cara de nojo ( ou pensa assim… mais um merda que foi assaltado… bem feito !!), e quando eles são obrigados a te atender… é aquela put@ má vontade, o telefone toca, o celular toca, dá vontade do servidor tomar café e te deixa aguardando um tempo da porra!!! Por isso, meu amigo… tenho que discordar de você… O INFERNO EXISTE SIM e está bem perto da gente.

    Borba respondeu:

    @ANUBIS1313, Esqueceste de mencionar os escrivães exigindo um “por fora” para liberar o B.O.!

  • Alexandre Figueiredo

    O inferno é aqui. Aqui se faz, aqui se paga.

  • Breno Bernardes

    Existe uma bíblia traduzida para o português que chegue o mais próximo dos originais, como a de James King? Abraço!