Grandes Nomes da CIência

Biografias de cientistas conhecidos ou não tão conhecidos assim. Curiosidades e fatos sobre suas pesquisas, inclusive gente anônima que fez ciência e não recebeu os devidos créditos. Mais »

Livro dos Porquês

A sabedoria e o conhecimento. Isso é Poder! Abra sua mente, aprenda mais sobre questões básicas (e complexas) e tire suas dúvidas, de forma mais didática possível, sem ser aquelas aulas chatas de colégio. Mais »

Grandes Mentiras Religiosas

O mundo não é tão bizarro quanto fazem parecer. Mentiras e enganações para ludibriar as pessoas, lindamente desmontados, de forma a trazer à luz a desonestidade para tentar lhe fazer parar de pensar e simplesmente aceitar o que querem que você pense. Mais »

Caderno dos Professores

Para quem quer ensinar e muitas vezes se pergunta como abordar um tema. Como deixar a aula interessante, como levar conhecimento aos seus alunos por meios que pedagogos lhe odiarão, mas serão amados pelos estudantes. Mais »

 

O último testemunho de Darwin

Charles Darwin foi um marco na Ciência!

Queiram os religiosos, ou não, a Teoria da Evolução é a melhor explicação até hoje para o surgimento das espécies. Claro que ignorantes, burros, apedeutas e analfabetos científicos procuram refutar usando de artifícios bobos como mencionar a 2ª Lei da Termodinâmica (que não tem nada a ver com Biologia) e com o Big Bang (que pertence à Cosmologia). Ainda procuram atacar pelo surgimento da vida, que não faz parte da Teoria da Evolução. Evolução explica tão somente como surgiram as espécies.

Repitam comigo: Espécies, espécies, espécies, espécies, espécies, espécies, espécies, espécies, espécies, espécies, espécies, espécies, espécies, espécies, espécies, espécies, espécies, espécies, espécies, espécies, espécies, espécies, espécies, espécies, espécies, espécies, espécies, espécies, espécies, espécies, espécies, espécies, espécies, espécies, espécies, espécies, espécies, espécies, espécies, espécies, espécies, espécies…

Na ânsia desesperada em provar que seu deus existe, usam de artifícios descarados como fazer com que Darwin renegasse a Evolução. Digno de risos. Vamos examinar as mentiras.

A conversão de CHARLES DARWIN no leito de morte, onde aceitou Jesus e renegou a Teoria da Evolução.

Este boato se refere à história de Lady Hope (Lady Hope Story). Elizabeth Reid Cotton, Lady Hope (9 de dezembro de 1842 – 8 de março de 1922) foi uma evangelista britânica da qual geralmente acredita-se ser a Lady Hope que afirmou em 1915 ter visitado o naturalista britânico Charles Darwin pouco antes de sua morte em 1882. Hope afirmou que Darwin rejeitou sua Teoria da Evolução em seu leito de morte e aceitou Jesus Cristo como seu salvador.

A família de Charles Darwin negou a história e sustenta que Lady Hope “Não estava presente durante a sua última doença ou qualquer doença”. A história de Lady Hope é amplamente conhecida, até mesmo por criaburricionistas, como sendo falsa – ou ao menos não verificável – e se for verdade, é provavelmente exagerada. A história permanece como uma lenda urbana popular, ainda que isto permaneça em nítido contraste com as publicações de Darwin e sua conhecida opinião à respeito do cristianismo.

Curta biografia: Elizabeth Reid Cotton nasceu em 1842 na Tasmânia, Austrália, filha do general britânico, General Sir Arthur Cotton. Aos 35 anos, casou-se com um viúvo, o aposentado Almirante James Hope, que era 34 anos mais velho do que ela, tornando-se Lady Hope de Carriden em 1877. Sir James faleceu quatro anos depois.

Ela e seu pai fizeram parte do movimento evangelista de temperança em Beckenham, Kent, a cerca de 9 km de Downe (onde Charles Darwin faleceu em 19 de abril de 1882), próximo ao ano de 1880.Hope casou-se novamente em 1893 com Thomas Anthony Denny, um comerciante irlandês 24 anos mais velho do que ela. Ela continuou a usar o nome “Lady Hope” ao invés de “Senhora Deny”. Deny morreu em 1909. Hope viajou para os Estados Unidos em 1913. Foi lá que, em 1915, 33 anos após a morte de Darwin, em Northfield, Massachusetts, que a história apareceu pela primeira vez.

Hope morreu aos 80 anos de câncer em 1922 em Sidney, Austrália, onde está enterrada.

A história de Lady Hope apareceu pela primeira vez em um jornal batista (como sempre, só aparece em publicações religiosas) americano chamado Watchman Examiner (Vol. 3, pag. 1071), em 15 de agosto de 1915. A autora foi apenas identificada como uma “consagrada mulher inglesa”, “Lady Hope”, mas a pesquisa feita por Leslie Gilbert Pine, um antigo editor do Burke’s Peerage (Nobreza de Burke), não encontrou outra Lady Hope senão Elizabeth Hope que já era adulta por volta de 1880 e que ainda estivesse viva em 1915.

O artigo foi precedido por um relatório de quatro páginas em uma conferência bíblica de verão realizada em Northfield, que ocorreu entre 30 de julho à 15 de agosto de 1915.

Vamos dar uma olhada no texto original do artigo:

Aconteceu numa gloriosa tarde de outono, que nós desfrutamos algumas vezes na Inglaterra, quando fui convidada a entrar e me sentar com o bem conhecido professor Charles Darwin. Ele estava acamado, tendo assim ficado meses até à morte. Erguendo-se da cama com o apoio de almofadas, a sua face parecia inundada de prazer quando entrei no quarto.

Ele levantou a mão para a janela a fim de assinalar o belo pôr do sol que se esboçava no horizonte, enquanto que com a outra mão segurava uma Bíblia aberta, que estava sempre a estudar.

“O que é que está a ler agora?”, perguntei. “Hebreus!”, respondeu. “Ainda estou a ler Hebreus, o Livro Real, como o costumo chamar”.Depois, apontando o dedo para certas passagens, comentou-as. Aludi, então, a algumas opiniões de peso expressas por muitos sobre a história da Criação, e depois aos seus comentários aos primeiros capítulos do Livro de Gênesis. Ele pareceu desolado, os seus dedos contraíram-se nervosamente, e sua face irradiou um sentimento de agonia, quando disse:”Eu era jovem e com idéias disformes. Levantei interrogações, fiz sugestões, assombrando-me sempre com tudo; e para meu espanto essas ideias espalharam-se, como o fogo tocado pelo vento. As pessoas fizeram delas uma religião”.

– Fez a seguir uma pausa, e depois de mais algumas frases sobre a Santidade de Deus, e sobre a grandeza deste Livro, olhando para a Bíblia que, com ternura segurava durante todo aquele tempo, disse:”No jardim tenho uma casa de verão onde cabem cerca de 30 pessoas; é ali (apontou na direcção da janela). Quero que fale ali muito. Eu sei que você lê a Bíblia às pessoas nas aldeias. Gostaria que amanhã à tarde alguns servidores do lugar, alguns locatários, e alguns vizinhos, se reunissem ali. Falar-lhes-ia?”

“Sobre que é que lhes falaria?”, perguntei.

“Cristo Jesus” – replicou ele logo, numa voz clara e enigmática, acrescentando num tom mais baixo – “e a Sua salvação. Não é o melhor tema? E depois quero que cante alguns hinos com eles. Você traz consigo o seu pequeno instrumento, não traz ?”

A radiância que a sua face emanou quando disse isto, jamais me esquecerei; pois ele acrescentou: “Se a reunião principiar às 3 da tarde, esta janela estará aberta, e saberá que me unirei a vós nos cânticos”

Seria lindo, não é? Papai Darwin se tornando uma Ovelhinha do Senhor após ler Hebreus, certo? Errado! Toda a família de Darwin negou a história e fez campanha contra a mesma.

Francis, filho de Darwin, escreveu em uma carta em 28 de maio de 1918: “O relato de Lady Hope sobre as idéias de meu pai à respeito de religião são totalmente falsas. Eu tenho acusado-a publicamente de falsidade, mas não vi nenhuma resposta. O ponto de vista agnóstico de meu pai é citado em meu “Vida e cartas de Charles Darwin”, Vol. I, pags. 304–317. Você tem a liberdade para publicar uma declaração sobre. isso. De fato, eu ficarei satisfeito se você assim o fizer.”

Após a história ter sido revivida em 1922, a filha de Darwin, Henrietta Litchfield, declarou em The Christian em 23 de fevereiro de 1922, um artigo com o título “Leito de morte de Charles Darwin: História de conversão negada”, por Sra R.B. Litchfield – Eu estava presente em seu leito de morte, Lady Hope não estava presente durante a sua última doença ou qualquer doença. Acredito que ele nunca nem mesmo a viu, mas de qualquer forma, ela não teve influência sobre ele em qualquer departamento de pensamento ou crença. Ele nunca desmentiu quaisquer de suas opiniões científicas, nem naquele momento e nem antes. Nós achamos que a estória de sua conversão foi fabricada no EUA (…) A história como um todo não tem fundamento de modo algum.

Em 1958 A Autobiografia de Charles Darwin foi republicada e editada pela neta de Darwin, Nora Barlow, que restaurou várias passagens da edição original de 1887, retiradas por Francis Darwin. Esta incluía a perspectiva de Darwin sobre Deus, bem como duras críticas ao cristianismo.

Lady Hope deu seu próprio relato levemente diferente em uma carta datada por volta de 1919 – 1920, recebida por S. J. Bole, autor de Battlefield of Faith (Campo de Batalha da Fé – 1940). O texto é citado no artigo do Dr. Paul Marston. A história se espalhou e se tornou uma lenda urbana popular. As alegações foram republicadas em outubro de 1955 na Reformation Review e no registro mensal da Free Church of Scotland em fevereiro de 1957.

Houveram subseqüentes investigações acadêmicas na história. The Survival of Charles Darwin, de Ronald W. Clark, explica a estória mas não entra em muitos detalhes. Em 1994, o professor da Open University, James Moore, publicou o livro The Darwin Legend, do qual alega que Hope visitou Darwin entre 28 de setembro à 2 de outubro de 1881, quando Francis e Henrietta estavam ausentes e a esposa de Darwin, Emma, estava presente, mas que Hope subseqüentemente enfeitou a estória. O artigo do Dr. Paul Marston dá uma analise diferente, mas geralmente suporta esta conclusão. Ele chama atenção para a discrepância entre o artigo de 1915 e a carta posterior de Lady Hope, da qual mais plausivelmente Darwin se encontrava descansando em um sofá ao invés de uma cama, e não inclui a sugestão de que Darwin estava “sempre estudando” a bíblia.

A alegação continua sendo usada por criacionistas modernos, incluindo Boniface Adoyo, o presidente da Aliança Evangelical do Quênia.

Podemos concluir, portanto, que não passam de falsas histórias. Mentiras sobre a “renúncia” em leito de morte são muito comuns. De fato, na biografia de seu avô, em 1879, o próprio Charles Darwin relatou como começou a história de que seu avô Erasmus Darwin teria chamado por Jesus em seu leito de morte em 1802, e ele conclui declarando que “Tal era o estado de sentimento cristão neste país no início do presente século… Nós podemos ao menos esperar que nada do tipo agora prevaleça”.

Por último, mesmo que Darwin tivesse abandonado os seus estudos em seu leito de morte, isto não teria qualquer relevância pois desde a publicação de sua teoria em 1858 até os dias atuais, a ciência vem acumulando toneladas de evidências à favor da evolução.

Inventar mentiras não alteraram as MILHARES de evidências que suportam a Evolução. E mesmo que a Teoria da Evolução caísse hoje, não significa que o criaburricionismo seria a sucessora. Criaburricionismo é mitologia, com suas cobras falantes e Adaltos que pregam que o homem conviveu com dinossauros.


Fontes:

Darwin’s Final Recantation

A creationist site reprints the text of the Lady Hope story.

Did Darwin become a Christian on his deathbed?

Creationist Malcolm Bowden on Lady Hope.

Did Darwin recant?

Answers in Genesis says that the story is probably false.

The Lady Hope Story: True – False

A creationist minister provides a case against the Lady Hope story.

The Lady Hope Story

The Stephen Jay Gould Archive adds some additional information to this account.

Mrs R B Litchfield, “Charles Darwin’s Death-Bed: Story of Conversion Denied,” The Christian, February 23, 1922, p. 12.

Down, the Home of the Darwins: The Story of a House and the People Who Lived There by Sir Hedley Atkins KBE, published by Phillimore for the Royal College of Surgeons of England, 1974.

MITO DETONADO


Capítulo anterior Índice Próximo capítulo
  • Considerando que vc não soube escrever nem o nome de Charles Darwin (sem G), não perderei meu tempo comentando. Té!

    Rodrigo respondeu:

    @André,

    De fato errei o nome, mas isso não é desculpa para não manter um debate. Ou talvez o fato de não ter ido “inteiramente” de encontro com o seu entendimento o tenha impedido de dialogar.

    Mas sabe o que eu acho, após ler outras postagens suas, talvez esteja na hora de você sair do laboratório e ir tomar uma skol ou outra de sua preferencia, Você anda muito tenso, saida do laboratório, relaxa…

    abraços!

    Administrador André respondeu:

    Desculpe, Rodrigo, sou hetero. Não curto sair com homens. Sobre o diálogo, lamento, não tem nada pra dialogar. CriaBURRIcionismo é idiotice religiosa. Se vc achou que eu concordei com alguma de suas bopbagens.. bem, vc acredita em cobras falantes. É capaz de acreditar em qq coisa.

  • Abbadon

    @Rodrigo,

    Criacionismo é uma piada de mau gosto. Tem status equivalente ao de pseudociencias como tarologia, astrologia, quiromancia, geomancia, alquimia, rabdomancia, etc

    Ou seja, nao é para ser levado a serio. Somente pessoas de QI abaixo de 10 acreditam nessa piada.

  • victorm

    cara, não posso dizer nada senão:

    JESUS TE AMA MESMO ASSIM.

    Acredito que vc pecou contra Deus (estude um pouco a bíblia e descubra o que isso quer dizer!)

    apesar de eu ter ficado extremamente irritado com tuas palavras,
    e ter tido vontade de te ofender, não o farei!

    Só te dou um conselho,
    leia a bíblia para aprimorar seu conhecimento
    e quando citar uma atitude de jesus ou situação
    da bíblia, por favor deixe o livro capítulo e versículo
    onde você leu.

    SABEDORIA DO HOMEM, LOUCURA PRA DEUS
    SABEDORIA DE DEUS, SALVAÇÃO PARA O HOMEM!

    BOA SORTE,
    VOCÊ VAI PRECISAR!

    Administrador André respondeu:

    Atenção, pessoal, agora vou dar mais um motivo para acharem que eu sou desrespeitoso e motivo para tirarem o Cet.net da lista dos favoritos e Feeds:

    SABEDORIA DO HOMEM, LOUCURA PRA DEUS
    SABEDORIA DE DEUS, SALVAÇÃO PARA O HOMEM!

    BOA SORTE,
    VOCÊ VAI PRECISAR!

    Pega seu deus e sua sorte e enfia no rabo!

    pronto, voltemos à programação normal.

    Joseph K respondeu:

    @victorm,
    Esse tipo de comentário crentosco é frustrante: não é virulento o suficiente, para entrar no Pérolas, nem hilário o bastante para a Voz e, nem tampouco, merecedor de um escárnio. Que desperdício.
    Que Buda tenha compaixão de você, e te ilumine.

    Administrador André respondeu:

    Já não se faz mais crentes como os de antigamente. Qualquer dia, eles estarão tão idiotizados que a religião acabará por serem incapazes de dizer frases complicadas como “Aleluia”.

    Icarus respondeu:

    @victorm,

    Deixe me ver se eu entendi, corrija-me se eu estiver errado, por favor:

    “SABEDORIA DO HOMEM, LOUCURA PRA DEUS”
    A sabedoria do homem levou a: Conhecimento sobre muitas doenças, muitos remédios eficientes, desvendou alguns mistérios do espaço, Ar condicionado (Meu preferido hahaha) , Máquina de Fazer Gelo (Meu segundo preferido) , carros, aviões, computadores, Internet, Telefone.. STOP.. esta lista vai longe….

    SABEDORIA DE DEUS, SALVAÇÃO PARA O HOMEM!
    A salvação de Deus (penso que vc esta falando de Cristo) levou a: Noites de São Bartolomeu, Inquisição, Cruzadas, Reforma Protestante, Dizimou culturas (principalmente na América Latina), preconceito contra homossexuais, uma confusão danada visto que existem milhares de dissidências do cristianismo… STOP… esta lista tambem vai longe..

    Vc precisa me explicar melhor isso, ou então, vc precisa rever os seus conceitos de Sabedoria e Loucura.

    LuizR respondeu:

    @Icarus, oO problema Iracus é que no começo confundiram tudo, tudo mesmo. Eu penso que deve ter havido uma briga entre os homens, la no começo da história da Biblia! Assim como deve ter havido um briga entre os adeptos originais de jesus. Uns achavam que Jesus era o próprio Deus encarnado ( nada contra pois se Deus é todo poderos Ele pode perfeitamente apresentar-se no corpo de um homem. ) outros achavam que não que jesus era um homem com uma inteligencia fantástica e que lhe havia ensinado um nova forma de viver…livres (livres da opressão dos poderosos). Certamente quem ganhou foi o grupo que acretitava que Jesus era o próprio deus encarnado. Ai começou a bagunça e não se acertaram até hoje. Pena porque as idéias de Jesus – leia a essencia do que está escrito – leia as entrelinha = tipo “voces podem fazer todas as coisas que faço e muito mais = eram e são realmente libertadoras e salvadoras – (não como querem que acreditemos mas no fundo são sim libertadoras.

    Abbadon respondeu:

    1) Nao ama, porque nao existe
    2) Como se peca contra algo que nao existe ?
    3) Guarde sua raivinha para vc mesmo
    4) Prefiro um bom livro qualquer de literatura (Shakesperare, por exemplo), que é muito melhor do que uma Biblia mal-feita.
    5) Prefiro a saberdoria humana, porque ela é real e é fruto de esforço e dedicacao
    6) Dispenso a “sabedoria divina” que nao presta para nada
    7) Nao preciso de sorte. Vc sim.

  • Luciano Marques

    O grande problema é sqie eres ” Imaginários” , principe do abismo, podem ser facilmente desvendado como mito e invenção… Agora fazer isso em relação à Deus…

    Acredito que não exista quem tenha tal capacidade.

    Para fazer uma associação de uma A com B é preciso provar antes com fatos que se tratam de coisas da mesma natureza, qualquer coisa fora disso é conversinha de criancinha mimadinha…

    E alias, vc alegou que DEUS não existe. Cabe ao afirmante o ônus da prova.

    Abaixo segue o melô do “losersismo” e a auto humilhação.

    Administrador André respondeu:

    Todos nós sabemos que Ishtar é a única deusa existente e todos os demais são falsos.

    Joseph K respondeu:

    @Luciano Marques,
    Olá ovelhinha!
    Vejo que você continua a saltar de um tópico para outro, sem se dar ao trabalho de apresentar um argumento que preste, por isso eu gostaria de lhe agradecer, honestamente, você presta um grande serviço à comunidade cética!
    fico feliz em ver os exemplos que você nos proporciona, para os “católicos não praticantes” ou outros “cristãos em dúvida”, que passam por aqui, uma breve lida em seus comentários é melhor que centenas de manifestos ateístas! Novamente, OBRIGADO!

    O grande problema é sqie eres ” Imaginários” , principe do abismo, podem ser facilmente desvendado como mito e invenção…
    Concordo, mona, mas você ainda não apresentou nenhuma evidência, que seu homem jesuis existiu, lá no outro tópico, sua probre memória recente consegue se recordar disso?
    Seus jesuis é só mais um mito, inveção barata.

    Agora fazer isso em relação à Deus…
    É o que tem sido feito, há séculos, como até você já deve ter percebido, do contrário teria postado alguma “evidência” que seu homem jesuis existiu, não é mesmo? Chore.

    Acredito que não exista quem tenha tal capacidade.
    Que importa o que pensa quem acredita em cobras falantes e unicórnios? Sua opinião, enquanto não embasada por fatos, é só um delírio de uma mente fraca.

    Para fazer uma associação de uma A com B é preciso provar antes com fatos que se tratam de coisas da mesma natureza, qualquer coisa fora disso é conversinha de criancinha mimadinha…
    Isso é verdade, por isso ainda esperamos as suas refutações sobre os versículos que o André postou: sua incapacidade de argumentar sobre o assunto demonstra, sem equívoco, que você é uma “criança mimadinha”.
    No entanto, devo admitir que sua frase tem uma certa verdade: é preciso provar, e V. Senhoria não apresentou uma única prova, que não fosse um tiro no próprio pé. Chore.

    E alias, vc alegou que DEUS não existe. Cabe ao afirmante o ônus da prova.
    Você não se cansa, mesmo, de tentar inverter o ônus da prova, não é?
    Se for necessário, posso de dar uma aula sobre o assunto, mas não será tão divertido, como foi até agora.

    Abaixo segue o melô do “losersismo” e a auto humilhação.
    Hum? Já está jogando a toalha? Ainda nem nos aquecemos!
    Continue, ovelhinha, precisamos deixar registrado o que é a ética e honestidade crental.

    Abbadon respondeu:

    Na verdade, o onus da prova SEMPRE cabe a quem alega a EXISTENCIA de algo.

    Faca o favor…

  • DGerth

    @André, Criacionismo é uma teoria, mas científica ? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

    Lendo estes posts, eu agora tenho a absoluta razão que Darwin estava errado. Ou melhor, sua frase estava errada.

    O Correto seria : Tudo evolui…, exceto acéfalos e criacionistas :mrgreen: :mrgreen:

    Administrador André respondeu:

    O Correto seria : Tudo evolui…, exceto acéfalos e criacionistas

    E idiotas que ficam floodando os campos de comentários sem agregar nada que preste, que nem você está fazendo. ÚLTIMO AVISO.

  • LuizR

    Penso que o mais lógico é crer que Deus criou todas as coisas, a partir da mais simples explicação. Criou lá um atomozinho e mais um e mais um e eles – os atomos – foram se juntando – se evoluindo, sob a administração do criador, é claro…e surgiu um momento em que um planetazinho foi materializado pela junção dos atomos e as coisas foram evoluindo e Deus supervisionando tudo. A evolução foi ocorrendo claro que isso a bilhoes de anos.
    Veja bem , pegue cada uma das eras de evolução da terra (isso para imaginarmos somente a criação da terra) e veremos que uma maravilhosa evolução ocorreu durante os períodos. até o surgimento do homem a milhões de anos, e o homem vai evoluindo até chegar ao tempos modernos,. E o homem achando que pode tudo resolve questionar o Criador. e como não conseguem entende-lo criam um super deus mau e perverso, destruidor de tudo o que não coimbina com ele. (é o alter ego do homem) . Ai como não conseguem controlar a sua criatura criaram um deus-homem .
    Cara tudo é muito simples Deus criou e vai supervisionando a evolução das esopécies.
    Simples assim.
    E com o passar dos tempos Ele vai delegando poderes aos anjos, superanjos, arcanjos e outros seres que chegaram até Ele. Evolução e criacionismo devem andar juntos pois o Criador certamente é muito mais inteligente que o homem que o criou.

    Administrador André respondeu:

    Tem tanto erro aqui que nem sei por onde começo.

    Agora, me diz uma coisa: QUAL deus criou isso tudo?

    Thiago respondeu:

    @André,

    Res ipsa loquitor…

    Acho que teremos em mto breve um novo VDA… :mrgreen:

    Administrador André respondeu:

    Kali te ouça.

    Thiago respondeu:

    @André,

    Amém! E sabemos que o nome de Kali tem poder! 😎

    Agora o que mais me chamou atenção no crente, foi o último trecho do texto dele:

    “Evolução e criacionismo devem andar juntos pois o Criador certamente é muito mais inteligente que o homem que o criou.

    Tamanha sabedoria e luminosidade acabaram me deixando ofuscado e sem palavras…. :mrgreen:

    voix69 respondeu:

    @LuizR,

    “Penso que o mais lógico é crer que Deus criou todas as coisas…”

    – Lógica e crença…duas palavras que não deveriam estar na mesma frase.

    “Criou lá um atomozinho e mais um e mais um…”

    – O átomo não é a menor partícula da matéria.

    “…– foram se juntando – se evoluindo…”

    – Se “juntando” como? Você sabe quais são as forças fundamentais da natureza?
    Átomo não evolui. Leia sobre evolução e sobre física.

    “…sob a administração do criador, é claro…”

    Claro, claro…

    “e surgiu um momento em que um planetazinho foi materializado pela junção dos atomos…”

    Hahahahaha…sim, sim, é exatamente assim que acontece 🙄 …hahaha
    As estrelas não tem nada a ver com isso. Pois todos nós sabemos que os átomos vão se “juntando” e formanto todos os elementos da tabela periódica sem que nenhuma estrela tenha a ver com isso. 😉

    “…até o surgimento do homem a milhões de anos”

    Como o homem surgiu?

    “..como não conseguem entende-lo criam um super deus mau e perverso, destruidor de tudo o que não coimbina com ele.”

    O VT (falando-se do cristianismo, já que você não especificou um deus em particular, vou supor que seja Javé) é prolífero em maudade, perversidade e destruição…tudo isso à mando do deus Javé.

    “Cara tudo é muito simples Deus criou e vai supervisionando a evolução das esopécies.”

    Se ele é um deus que não interfere na natureza, pois é somente um supervisor, é um Deus desnecessário. Não precisamos dele.

    “E com o passar dos tempos Ele vai delegando poderes aos anjos, superanjos, arcanjos e outros seres que chegaram até Ele.”

    Anjos, superanjos, arcanjos são seres mitológicos, do mesmo nível desse deus que você acredita.

    “Evolução e criacionismo devem andar juntos pois o Criador certamente é muito mais inteligente que o homem que o criou.”

    Evolução e criacionismo são incompativeis entre si.
    Quem criou o criador?

    E reforçando a pergunta do André…Qual deus criou isso tudo?

  • Lucas17

    O fato de não poder se explicar algo não implica que não exista, qualquer pesquisador sério sabe disso, por exemplo a ciência não consegue comprovar que exista cura para diabetes, isso não quer dizer que não exista, se ao menos existe a possibilidade de sua existência, logo, JAMAIS pode-se dizer que aquilo não exista.

    Platão dizia que o mundo real é a sombra do mundo de ideias, se no mundo de ideias (ou seja, no pensamento dos cristãos) Deus existe, logo temos a POSSIBILIDADE de existir Deus no mundo real.

    Realmente o onus da prova é para quem alega, ora, nesse contexto até aqui discutido, quem alega a existência de Deus deve provar que ele existe, porém quem alega que nem ao menos existe a possibilidade da existência de Deus também deve demonstrar provas claras disso por que isso também é uma afirmação, não se pode afirmar algo que não se pode provar.

    Espero respostas.

  • AleCetico

    É evidente que essa história é só isso, uma historinha inventada por religiosos. Já vimos inúmeros exemplos de que religiosos não se envergonham em criar mentiras para sustentar as baboseiras da religião. Mas até para mentir eles são ruins, como podemos ver ao analisar um pequeno trecho do tal “artigo”:

    ”Eu era jovem e com idéias disformes. Levantei interrogações, fiz sugestões, assombrando-me sempre com tudo; e para meu espanto essas ideias espalharam-se, como o fogo tocado pelo vento. As pessoas fizeram delas uma religião”.

    Veja que nesse trecho, Darwin supostamente se lamenta pelo fato de que suas “ideias disformes” foram muito facilmente aceitas, “espalhando-se como fogo tocado pelo vento” e logo em seguida compara isso a oquê? Religião!

    É engraçado como os tolos ao tentarem defender sua fé cega, acabam criando uma definição tão acertada de sua religião, aquilo que tanto queriam esconder.

  • Pingback: Evolution Academy | VIDEO DOS ANOS 80 COMPROVA QUE A EVOLUÇÃO É UMA MENTIRA… SÓQUENÃO!()

  • theu o ateu

    Esse texto mostra claramente como os religiosos são baixos quando se trata de quem pensa diferente deles prova tudo o q diz. Parabéns pelo seu trabalho.

    ihavenokia respondeu:

    @theu o ateu, e esta frase “Claro que ignorantes, burros, apedeutas e analfabetos científicos procuram refutar ” só mostra o quão o autor deste texto é “alto” quando se trata de quem pensa diferente deles. Respeito nunca faz mal, e acho que um site destes deveria dar novas hipóteses de estudo e não simplesmente chingar. Não pense que acredito num deus pessoal, longe disso.

    Administrador André respondeu:

    Pensar não significa estar certo. Por exemplo, você pensa que suas palavras fazem algum sentido.

  • ihavenokia

    “Claro que ignorantes, burros, apedeutas e analfabetos científicos procuram refutar”. Gostaria de saber porque que o administrador do site, site que só pelo nome, promove o ceticismo faz uma afirmação dessas. As leis/teorias/hipóteses são validadas na ciência se não se conseguem refutar. O que você está a tentar dizer é que quem tenta refutar as leis são isto e aquilo, mas se esquece que esse é o verdadeiro espírito do ceticismo, de quem quer saber a verdade. Se para você acha que essa teoria é a que melhor explica a evolução das espécies então não deveria ficar com medo quando alguém a tenta refutar. Seja sincero consigo mesmo e com os leitores deste site.

    Administrador André respondeu:

    Simples, caro analfabeto funcional: tem diferença entre refutar uma coisa e tentar refutar alegando sandices.

    Mas, claro, eu sei que isso é difícil para pessoas limitadas mentalmente de perceber a diferença.

    Almeida respondeu:

    @ihavenokia,
    As leis/teorias/hipóteses são validadas na ciência se não se conseguem refutar.
    .
    Sim, camarada anarfa. Mas esse pessoal que tentam refutá-la (estou olhando pra vcs, apedeutas ignorantes desprovidos de conhecimento científico) não tem Popper na veia, de modo que não usam a metodologia científica para esse fim.
    E não, não estamos te Xingando (com X!), mas sim descrevendo o que vc se mostrou ser.

  • Neano

    Esse assunto é polêmico e sempre da confusão. Isso se dá porque as pessoas geralmente não são imparciais e apenas citam suas fontes para tentar justificar suas crenças e ideologias. Qualquer um mal intencionado ira citar o que lhe interessa e esquecer sem querer o que não lhe interessa.

    Em primeiro lugar devo dizer que Charles Darwin NÃO se ocupou em explicar a ORIGEM da vida. Em nenhum lugar de seu trabalho Darwin aborda esse tema. A Teoria da Evolução aborda tão somente a EVOLUÇÃO da vida. Evolução é transformação, melhoria, adaptação. Para que alguma coisa evolua ela precisa primeiro EXISTIR. Que eu me lembre, quem tentou (e prestem atenção no verbo usado) usar o modelo darwiniano para explicar a origem da vida foi Alexander Oparin e não o próprio Charles Darwin.

    Segundo lugar devo dizer que “Teoria da Evolução das Espécies” (vulgo darwinismo) NÃO é sinonimo de EVOLUÇÃO, são duas coisas independentes. Ficou confuso? A evolução é um fato comprovado e só não é aceito por quem é muito mal informado ou mal intencionado. A Teoria da Evolução é uma TEORIA que tenta explicar como ou porque essa evolução ocorreu. Quer dizer, o fato da evolução existir NÃO SIGNIFICA que Darwin esteja certo, ele poderia ter se equivocado e compreendido de forma errada os indícios que observou.

    Em terceiro devo lembrar que a teoria darwinista NÃO É A ÚNICA que tenta explicar como a vida evoluiu. A bióloga Lynn Margulis desenvolveu uma teoria chamada de “Endossimbiosse Sequencial”, na qual tenta preencher várias lacunas deixadas pela teoria de Darwin. Leiam nessa entrevista para a revista Discover como a bióloga desconstrói o “neo-darwinismo”: http://discover.coverleaf.com/discovermagazine/201104?pg=68#pg68

    Atentem para o fato de nem a teoria de Darwin e nem a da Margulis explicar o SURGIMENTO da vida! Recentemente li um artigo de um físico do MIT chamado Jeremy England que apresentava uma teoria bastante interessante sobre a ORIGEM da vida. Leiam: http://www.businessinsider.com/groundbreaking-idea-of-lifes-origin-2014-12

  • Leila da Cruz

    Obrigada pela explicação.
    É preciso mais fé para acreditar na evolução
    do que na criação. Só pesquisar um pouco mais na arqueologia e vc verá
    que não estamos evoluindo mas denegrindo com o passar do tempo.

    Pryderi respondeu:

    1) DUVIDO que vc tenha lido todo o texto.

    2) Mentira sua sua arqueologia. Mesmo porque, arqueologia não estuda princípios biológicos, e garanto que vc não estudou nenhuma das duas coisas.

    3) Fique com sua crença tola, uma enorme quantidade de religiosos são cientistas e sabem que evolução é um fato. Vc só abriu a Bíblia, male e male, mediante o que seu pastoreco mandou ler.

    edilson respondeu:

    Bom dia Leila !Nem uma nem outra , fomos projetados para ser o que somos , a unica parte de nós que pode muta é nosso intelecto , o resto sempre foi igual desde as cavernas, somente atoas querem impor um pensamento que denigre tudo o que é natural,Eu creio creio no UL YAHUH ULHIM ,Falo com Ele e sempre obtive respostas , e mais ainda tenho dom de visão , e posso ver demônios e anjos a nossa volta ,e depois a arqueologia tem provado com suas descobertas, locais descritos nos manuscritos e com inscrições sobre o assunto e nomes de pessoas daquele período, no Egito foi encontrado inscrições em placas de pedra onde é relatado sobre os hebreus e seu D`US e em toda Mesopotâmia também se tem encontrado não só vestígios , mas provas dos fatos , e se a religião unica de um povo que a cultiva desde seu surgimento não serve de prova, quem, quiser crer no nada que seja feliz . Pensar se tivéssemos a propriedade de mutar , e mutar não é exatamente evoluir, como vocês falou ,Assim como hoje com a ciência bastante evoluída prova que o tempo do homem na terra não houve tempo suficiente para uma demudança física significativa, se mutamos ainda não deu para perceber alguma coisa , nem mesmo as aranhas mutam , elas se misturam dando novas aranhas , é como o homem , negros e brancos resultam em mulatos , mais ou menos na cxor da pele , e outras raças , quem nos criou gosta de diversidade , assim como relatos bíblicos , enquanto o mediocre homem ainda acreditava que a terra era redonda nas escrituras o DÙS criador já revelava que a terra era redonda, e toda a natureza mediocre do homem desde o inicio era também revelada por esse mesmo D`US , mas um patético homenzinho quer impor suas frustações e impotência diante todo poder da CRIAÇÂO que é como um relógio , tudo perfeito , a natureza em prol do homem , tudo no planeta a seu dispor como o Criador professou que deveria ser , e no final desta vez o homem destruindo tudo como vem sendo feito , é só prestar atenção nas noticias , Não sou religioso , religioso subintende frequentador de religiões , eu tenho um relacionamento com YAHUH ULHIM pessoal e particular e como YAHUSHUA o mashiach pregou bebo direto na fonte .

  • Thiago Vinand

    Esperneie, mas vcs sabem que é verdade?!

    Pryderi respondeu:

    Isso foi uma pergunta?

  • Veesh! Esse comentário deu medo!

  • Gostei da sua resposta. Respondendo o que ele quis dizer e não o que ele disse…rs…

  • Osiris também está furioso contigo por não adorá-lo.

  • Renata Ferreira

    deus ñ é uma fraude e quando ele voltar vc irá se arrepender dessas palavras pior q será tarde demais

    Pryderi respondeu:

    O grande deus Shiva está só te vendo rezar pro deus errado e está puto da vida contigo.

    NestorBendo respondeu:

    Tola! Thor observa sua crença inútil e tira você da lista dos Einherjar! Arrependa-se, ou será devorada pela Jormungand!

  • Pelo que eu saiba, é seu livro mágico quem diz isso.

  • NestorBendo

    Homens vêm do barro. Mulheres vêm de costela. Incesto permite povoar todo o planeta. Cobra falante. Chuvarada mágica aniquila tudo, mas não tudo, tudo. Jumenta falante. Dragões, sátiros, unicórnios. Disputa entre entidades mágicas influencia a vida na terra…

    Quer que eu continue?

  • Alessandro Cordeiro

    Certamente o proponente deste artigo fala com autoridade de quem mais do que leu os dois livros de darwin que viveu pouco mais de 70 anos e que por isso não pode fazer outra coisa senao postular uma opiniao baseada em conceituações flutuantes baseadas em mera observação, certamente estava lá e assistiu as celulas evoluirem ate o ponto de decidissem saltar do ambiente liquido para o seco ou quiçá por meio de visão presenciou coisas que nenhum outro olho pôde para hj estar aqui falando com tanta autoridade a respeito de coisas que sua vida mediocre e limitada sequer faz ideia que um dia tenham acontecido. Para um cetico, tudo é questionavel até que se prove correto, entao meu camarada você esta numa canoa furada ao aceitar a palavra de um unico homem como a unica verdade, por isso vale lembrar que até para a ciencia darwin ainda é uma teoria. Cara você é um sujeitinho amargo sem rumo, infeliz e por isso uma pessoa mediocre que tem fachada de ciencia mas nao passa de um proclamador da sua propria seita, por isso mesmo suas opinioes sao completamente metaforicas e tao infantis,
    Ou seja você nao passa de um cretino metido a besta.

    Pryderi respondeu:

    Um de nós dois invadiu o site do outro para falar besteiras e destilar recalque. O cretino não é bem eu não, meu caro retardadinho. Deixe que eu cuido da sua saída.

  • José Bauer Rodrigues Jr.

    assista o vídeo