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Livro dos Porquês

A sabedoria e o conhecimento. Isso é Poder! Abra sua mente, aprenda mais sobre questões básicas (e complexas) e tire suas dúvidas, de forma mais didática possível, sem ser aquelas aulas chatas de colégio. Mais »

Grandes Mentiras Religiosas

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Caderno dos Professores

Para quem quer ensinar e muitas vezes se pergunta como abordar um tema. Como deixar a aula interessante, como levar conhecimento aos seus alunos por meios que pedagogos lhe odiarão, mas serão amados pelos estudantes. Mais »

 

Outras fontes do cristianismo

confucio.jpgConforme disse várias vezes, o cristianismo tomou por empréstimo tudo quanto se fez necessário à sua formação. Assim, todos os ensinamentos atribuídos a Cristo foram copiados dos povos com os quais os judeus tiveram convivência. A sua moral, a moral que Cristo teria ensinado, aprendeu-a com os filósofos que o antecederam em muitos séculos. De modo que não há inovações em nenhum setor ou aspecto do cristianismo. Antigos povos, milênios antes, adoraram seus deuses semelhantemente.

Dentre as máximas adotadas pelo cristianismo, comento a seguinte: “Não faças aos outros o que não queres que a ti seja feito”. Este ensinamento não teria partido de Jesus, conforme pretendem os cristãos, não sendo sequer uma máxima cristã, originariamente. Encontraremos ela em Confúcio, e ainda no bramanismo, no budismo e no mazdeismo, fundado por Zoroastro. Era uma orientação filosófica e religiosa, adotada pelos hindus.

A originalidade do cristianismo consistiu apenas em criar as penas eternas, um absurdo desumano e irracional. Enquanto isso, o mazdeismo cria a possibilidade de regeneração do pior bandido, admitindo mesmo a sua plena reintegração no seio da sociedade. O perdão aos inimigos foi, muito antes de Jesus, aconselhado por Pitágoras. Os egípcios religiosos praticavam uma moral muito elevada. No “Livro dos Mortos” encontramos a confissão negativa, de acordo com a qual a alma do morto comparecia ante o tribunal de Osiris e proferia em alta voz as suas más ações. O sentimento de igualdade e fraternidade para com os homens foi ensinado por Filon.

O cristianismo adotou os seus ensinamentos, atribuindo-os a Jesus. São de Filon as seguintes palavras: “Os que exaltam as grandezas do mundo como sendo um bem, devem ser reprimidos.”; “A distinção humana está na inteligência e na justiça, embora partam do nosso escravo, comprado com o nosso dinheiro.”; “Porque hás de ser sempre orgulhoso e te achares superior aos outros?”; “Quem te trouxe ao mundo? Nu vieste, nu morrerás, não recebendo de Deus senão o tempo entre o nascimento e a morte, para que o apliques na concórdia e na justiça, repudiando todos os vícios e todas as qualidades que tornam o homem um animal”; “A boa vontade e o amor entre os homens são a fonte de todos os bens que podem existir”.

Como vemos, não há nada de novo no cristianismo. Platão salientou a felicidade que existe na prática da virtude. Ensinou a tolerância à injúria e aos maus tratos, e condenou o suicídio. Recomendou o humanismo, a castidade e o pudor, e condenou a volúpia, a vingança e o apego demasiado aos bens. Sua moral baseou-se na exaltação da alma, no desprezo dos sentidos e na vida contemplativa. O Padre Nosso foi copiado de Platão. Quem conhece bem a obra de Platão percebe os traços comuns entre a mesma e o cristianismo. Filon inspirou-se em Platão e, a Igreja, na obra de Filon, que helenizou o judaísmo.

Aristóteles afirmou que a comunidade repousa no amor e na justiça. Admitia a escravatura, mas libertou os seus escravos. Poderiam existir escravos, mas não a seu serviço. A comunidade deveria instruir a todos, independentemente da classe social, com o que ensinou o evangelho aos Evangelhos.

A abolição do sacrifício sangrento não foi introduzida pelo cristianismo. Não lhe cabe tal mérito. Gélon, da Sicília, firmando a paz com os cartagineses, estipulou como condição a supressão do sacrifício de vidas animais aos seus deuses.

Sêneca aconselhava o domínio das paixões, a insensibilidade à dor e ao prazer. Recomendava igualmente a indulgência para com os escravos, dizendo que todos os homens são iguais. Referia-se ao céu como fazem os cristãos, afirmando que todos são filhos de um mesmo pai. Concebia como pátria o Universo. Os homens deveriam se ajudar e se amar mutuamente. Enquanto isso, o humanismo cristão limitou-se apenas aos irmãos de fé. O bem visa somente a salvação da alma, o que é egoísmo, nunca humanismo. Sêneca manifestou-se contrário à pena de morte; o cristianismo, ao contrario, é responsável por inúmeras execuções. Admitia a tolerância mesmo em face da culpa. Em vez de perseguir e punir, por que não persuadir, ensinar e converter?

Epíteto e Marco Aurélio foram bons professores dos cristãos. Os filósofos greco-romanos foram grandes mestres da moral cristã e da consolação, sem que para isto criassem empresas, negócios ou castas. O cristianismo existente antes de Jesus Cristo já pregava a moral anterior ao martírio do Gólgota. A moral cristã não veio de Jesus Cristo nem dos Evangelhos, mas nasceu da tendência natural para o aperfeiçoamento do homem.

Não fosse a destruição sistemática de antigas bibliotecas, determinada pelo clero no intuito de preservar os seus escusos interesses, hoje seria possível patentear com documentos à mão que a moral anterior à cristã era bem melhor do que esta, tendo-lhe servido de modelo. Assim, se vê que a moral jamais foi patrimônio de castas ou de indivíduos, sendo uma lenta conquista da humanidade, com ou sem religião, e mesmo contra ela. Por isso é que o mundo racionaliza-se continuamente, e avança sempre no sentido do seu aperfeiçoamento.

A bondade humana independe da idéia religiosa. A razão nos ensina o que devemos ao nosso meio social, independentemente da fé e da religião. Para justificar o aparecimento de Jesus, se fez necessário recorrer a uma moral que, no entanto, já era um patrimônio da humanidade. Jesus nada mais foi do que a materialização de qualidades que já existiam. Por isso, mesmo em moral, Jesus foi ator, não autor. O cristianismo apenas sistematizou e industrializou essa velha moral, estabelecendo-a como um rendoso comércio. A Igreja é responsável pela deturpação dessa moral.

Havia a moral pela moral, que foi substituída pela moral bíblica, em que só se é bom para ganhar o céu. Superpondo-se um grupo empresarialmente forte, extinguiu-se a moral individual.

Próximo capítulo: Judaísmo e cristianismo

Veja os outros capítulos da série A maior farsa de todos os tempos clicando aqui.

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    Genio da lampada: Voce tem apenas 1 desejo
    Afm: Não deixe que a biblioteca de Alexandria seja queimada!!!!!!

  • LitrixLinuxer

    Ouvi dizer que o Judaísmo poderia ter evoluído á partir da “Antiga religião semita” (Vi isso em um livro de História, mas infelizmente não consigo recordar o nome). De acordo com a Bíblia, Moisés recebeu a ordem no Monte Sinai: “Eu sou ‘EL’. A palavra El possui dois significados: No Antigo Testamento, é tido como sinônimo de Yahweh, e também é usado como referência á um deus politeísta cananeu. Já vi um site de teologia evangélica que usava a palavra El como sinônimo do deus politeísta Baal Já ouviste dizer desta teoria (da evolução do ‘Politeísmo Semita’ para o Judaísmo?). Se sim, tens como me dar algumas dicas de alguma fonte que a mencione? Grato.

    Administrador André respondeu:

    Ba’al não é um nome próprio. Ba’al significa “Senhor” (sabe aquela história de “Assim diz o Senhor”? Pois, é). Realmnte há diversas menções diferentes a Javé, como ‘El Bet’ el (Gênesis 31:13; 35:7); ‘El ‘Olam (Gênesis 21:33); e ‘El Ro’i (Gênesis 16:13); ‘El ‘Elyon (Gênesis 14:18); e ‘El Saddai (Gen. 17:1), adoradíssimo por crentes quandoi fazem placas pra suas lojinhas como cabeleiros, manicures e até em papelotes de cocaína (eu não estou inventando!). Vc pode saber mais sobre isso se procurar por “henoteísmo hebreu” (coisa que estou pra escrever há um tempão). Maiores informações vc pode ler aqui: http://str.com.br/Scientia/origem.htm

  • LitrixLinuxer

    Só uma pequena objeção de uma frase (e apenas desta):

    “A originalidade do cristianismo consistiu apenas em criar as penas eternas (…)”

    A crença nas penas eternas, anjos, demônios, messianismo e ressureição já era defendida pelos Escribas (Doutores da Lei) e Fariseus, sendo rejeitada pelos Saduceus. A narrativa da criação foi escrita pelos sacerdotes do exílio da Babilônia (586-538 a.C.). Como vc mesmo havia dito, sendo levados cativos para a Babilônia, os judeus tiveram contato com uma História muito semelhante á da descrição bíblica. No livro de Gênesis, por exemplo, querubins, são designados por Deus para guardar o caminho para a Árvore da Vida, ao oriente do Jardim do Éden, armados com espadas flamejantes. E vc mesmo havia falado nesta postagem:

    https://ceticismo.net/religiao/inferno-desmascarado/

    “mas não há NENHUMA menção de “Inferno” – como sendo um lugar de tormento eterno – na Bíblia, conforme as religiões cristãs pregam. A bem da verdade, o que temos são traduções canhestras de quatro palavras diferentes: Sheol, Hades, Geena e Tártaro.”

    Na verdade também, a crença do Purgatório foi definida por Gregório o Grande, no ano de 593, não constando na Bíblia nem no Cristianismo Primitivo, motivo pela qual é tão refutado pelos Protestantes.

    Administrador André respondeu:

    Mas aí que está. A Bíblia NÃO FUNDOU o Cristianismo. Ele foi construído aos poucos, por diversos grupos de cristãos primitivos, cujas teologias eram completamente diferentes entre si. Recomendo o livro Evangelhos Perdidos, de Bart Ehrman.