Grandes Nomes da CIência

Biografias de cientistas conhecidos ou não tão conhecidos assim. Curiosidades e fatos sobre suas pesquisas, inclusive gente anônima que fez ciência e não recebeu os devidos créditos. Mais »

Livro dos Porquês

A sabedoria e o conhecimento. Isso é Poder! Abra sua mente, aprenda mais sobre questões básicas (e complexas) e tire suas dúvidas, de forma mais didática possível, sem ser aquelas aulas chatas de colégio. Mais »

Grandes Mentiras Religiosas

O mundo não é tão bizarro quanto fazem parecer. Mentiras e enganações para ludibriar as pessoas, lindamente desmontados, de forma a trazer à luz a desonestidade para tentar lhe fazer parar de pensar e simplesmente aceitar o que querem que você pense. Mais »

Caderno dos Professores

Para quem quer ensinar e muitas vezes se pergunta como abordar um tema. Como deixar a aula interessante, como levar conhecimento aos seus alunos por meios que pedagogos lhe odiarão, mas serão amados pelos estudantes. Mais »

 

Os deuses redentores

vaticansungodsymbol.jpgPercebendo a importância da luz do Sol sobre a Terra, o homem imaginou que essa luz seria uma emanação protetora de Deus. Da idéia de que existia um único Sol surgiu o monoteísmo, isto é, a crença em um só Deus.

Das palavras Devv e Divv, que em sânscrito significam Sol e luminoso, originou-se a palavra deus. Daí, em grego, a palavra Zeus; em latim, deo; para os irlandeses, dias; em italiano dio, etc.

A parte do tempo em que a Terra recebe a luz do Sol recebeu o nome dia em oposição ao período de trevas, a noite. O dia teria sido um presente divino, graças à luz solar. Conseguindo produzir o fogo, aumentou a crença humana no deus Sol. Graças ao fogo, o homem pôde libertar-se de um dos seus maiores inimigos, que era o frio, assim como passou a cozinhar os seus alimentos. Devendo cada vez mais a vida ao calor, a gratidão do homem para com o Sol cresceu ainda mais. Foi assim que nasceu o mito solar, do qual Jesus Cristo é o último rebento.

Por uma série de deduções, chegaram igualmente à concepção do significado místico da cruz. Dos raios solares foi criada uma cruz, espargindo raios por todos os lados. Da mesma forma foi a idéia do Espírito Santo, um espírito caridoso que irradia a bondade divina. Depois a seqüência mística do Sol, o fogo e o vento, dando origem a Salvitri, Agni e Vayu, do mito védico.

O rito védico celebra o nascimento de Salvitri, o deus-sol, em 25 de dezembro, no solstício, quando aparecem as refulgentes estrelas. As estrelas trazem a boa nova, a perspectiva de boas colheitas. Daí os sacrifícios e os ritos propiciatórios oferecidos ao deus-sol.

Assim os cristãos encontraram o seu Jesus Cristo.

A vida dos deuses redentores é a vida do Sol. Por isso, todos eles tiveram suas datas de nascimento fixadas em 25 de dezembro: Mitra, Horus e Jesus Cristo. Também é simbólica a ressurreição na primavera, tempo da germinação e das folhas novas. Baseando-se nisto, Aristóteles e Platão admitiram uma certa racionalidade dos que adoravam o Sol.

Heródoto e Estrabão diziam que Mitra era o deus-sol, tendo por emblema um sol radiante. Plutarco conta que o culto de Mitra veio para a Sicília trazido pelos piratas do mar. Em escavações feitas no solo italiano, foram encontradas placas de barro solidificados ao sol trazendo esta inscrição: “Deo Soli Invicto Mitrae”, lembrando o deus dos persas.

Niceto escreveu que certos povos adoraram a Mitra como o deus do fogo, outros como sendo o deus-sol. Júlio Fírmino Materno disse que Mitra era a personificação do deus fogo, enquanto Aquelau considerava-o o deus-sol. São Paulino descreveu os mistérios de Mitra como sendo os de um deus solar e redentor. Karneki, rei hindo-escita, no começo de nossa era, mandou cunhar moedas em que se vê a efígie de Mitra dentro de um sol radiante. Mitra ainda era representado com um disco solar na cabeça, segurando um globo com a mão esquerda.

Do mesmo modo os cristãos representam Jesus Cristo. Era o Senhor. Ao surgir o cristianismo, os cristãos primitivos ainda chamavam o Sol de “Dominus”, com o que, lentamente, foi absorvendo o ritual mitráico. No Egito, o Sol era o “Pai Celestial”. Um obelisco trazido para o Circo Máximo de Roma trazia esta inscrição: “O grande Deus, o justo Deus, o todo esplendente”, tendo um sol espargindo seus raios para todos os lados. Da mesma forma, todos os deuses dos índios americanos pertenciam ao rito solar, assim como os deuses dos hindus, dos chineses e japoneses. Os caldeus, adorando o Sol como seu deus, dedicaram-lhe a cidade de Sípara, onde ardia o fogo sagrado, eternamente, em sua honra. Em Edessa e em Palmira foram encontrados templos dedicados ao deus-sol. Orfeu considerava o sol como sendo o deus maior. Agamenon disse que o sol era o deus que tudo via e de que tudo provinha.

Os judeus e os líderes do cristianismo, para a formação deste, só tiveram que adaptar as crenças e rituais antigos a uma nova personagem: Jesus Cristo. Toda a roupagem necessária para vestir o novo deus pré-existia. Apenas era necessário moldá-la um pouco.

Próximo capítulo: Jesus Cristo é um mito solar

Veja os outros capítulos da série A maior farsa de todos os tempos clicando aqui.

  • Luciano Marques

    Fácil de refutar. Vou matar dois coelhos com uma cajadada só. Olhem : Eu estava procurando evidências Históricas que me pediram sobre Jesus e encontro no lugar onde menos se podia esperar : Dentro desse próprio site cético. 😀

    http://ceticismo.net/2009/04/01/jesus-e-um-personagem-historico-incontestavel-dizem-cientistas/

    E nos comentários, o principe do abismo alega que Jesus é uma copia religiosa, de horus , etc.

    André o repreende da seguinte forma :

    @Abbadon, Esclarecimento: O livro está errado! Krishna não era de família pobre, não veio de uma mãe virgem, não morreu virgem e muito menos foi pregado num pedaço de pau. Nasceu de uma princesa, foi casado com mais de 15000 esposas e morreu com 125 anos de idade, ferido no calcanhar, por um caçador, cercado por uma penca de filhos. Veja aqui: http://www.gita.ddns.com.br/krsnapriya/krishnatempo.php
    .
    Hórus era filho de Ísis que era casada com Osíris. E eu não acredito que Osíris tenha ficado sem fazer fuc-fuc. Só disso já dá pra termos uma ideia de quão confiável este livro é.

    E o mesmo Abbadon, cita o livro em destaque como uma das fontes do artigo ” A “maior farsa” (?)… ”

    Em suma dois tiros no pé no mesmo artigo. Enfim, este artigo esta refutado. Infelizmente para vcs, essa vcs perderam ! Espero que vcs não tenham problema de brigas e ordem dentro da própria casa.

    Administrador André respondeu:

    HAHAHAHAHAHAHAHAHUAAQHUAHUAHUSAHUSAHUSAHUSAHU

    HUAHUSUASHUA COF.., COF… COF… COF… HAHAUSHUAHUAHSA

    HUASHUASHUAHAHAHAHAHHAHAUHAHAHAHAHAHAHAHAHSAHUSAHUSAHUSA
    HUAHUSAHUHAUHAUHUAHUASHUSAHUSA

    AAAAAHHHHHHHHH COF… COF… COF… COF… COF….

    EU SABIA QUE ISSO IA ACONTECER!!!

    HAHAHAHAHAHAHHAHA Estou chorando de rir aqui.

    Alguém explica a este IDIOTA o que tá escrito no artigo que eu postei, explica. Eu estou prestes a ter uma convulsão de tanto rir. HAHAHAHAHAHAHAHAHA

    Luciano Marques respondeu:

    @André,

    Pois é… não dizem por aew que hiena come merda e fica rindo ? 😆

    Vc não apresentou nenhuma refutação… E sim, e nescessario que alguem explique o texto para vc, devido ao seu mau caratismo intelectual/pessoal e sonsatez, seu merdinha.

    Por mim, pode ficar ai rindo que nem uma bestinha

    Administrador André respondeu:

    Mateus 5:21-22 – Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não matarás, mas quem matar será castigado pelo juízo do tribunal. Mas eu vos digo: todo aquele que se irar contra seu irmão será castigado pelos juízes. Aquele que disser a seu irmão: Raca, será castigado pelo Grande Conselho. Aquele que lhe disser: Louco, será condenado ao fogo da geena.

    Tem gente que vai parar no inferno. :mrgreen:

    Mateus 5:25 – Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás em caminho com ele, para que não suceda que te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao seu ministro e sejas posto em prisão.

    Alguém pode pegar as algemas?

    Mateus 5:5 – Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!
    Mateus 5:7 – Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!
    Mateus 5:9 – Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!
    Mateus 5:43-44 – Tendes ouvido o que foi dito: Amarás o teu próximo e poderás odiar teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos maltratam e perseguem.

    “O único cristão que existiu morreu na cruz”

    Agora, pessoal, vamos consultar o Dr. Sylwanah e saber o que ele acha:

    Ou é melhor o Dr. Thanus?

    Seja crente e passe vergonha. :mrgreen:

    Joseph K respondeu:

    @André,
    “O único cristão que existiu morreu na cruz”
    E nós, que tivemos acoragem de matar deus, temos que ter a coragem, de ser nosso próprios deuses.
    Um dia, até mesmo essa ovelhinha deveria entender isso.

    Icarus respondeu:

    @André,

    Sacanagem hein cara? hahahaha. Eu não tinha lido este texto ainda.

    Vc pediu para alguem explicar para ele, mas eu não vou fazer não. Deixa o bestão pagar mico 😉

    Agora olha que interessante: Ele continua firme querendo refutar tudo MMMMAAAAASSS ele ainda esta pesquisando na internet para defender G-ZUIZ. Ele não tem nada em mãos. Este ai não tem mais pé de tanto tiro que deu. 😉

    Outro detalhe mais interessante ainda: Ele vai colar qualquer coisa aqui que ajude ele e nem vai se certificar antes da veracidade. :mrgreen: Seria esta a honestidade crental?

    Joseph K respondeu:

    @Icarus,
    Seria esta a honestidade crental?
    Sempre em primeiro lugar, mais certo que o “sempre alerta”. 😎

    Joseph K respondeu:

    @André,
    Alguém explica a este IDIOTA o que tá escrito no artigo que eu postei, explica. Eu estou prestes a ter uma convulsão de tanto rir. HAHAHAHAHAHAHAHAHA
    E acabar com a graça da piada?
    Jamais!

    Joseph K respondeu:

    @Luciano Marques,
    http://ceticismo.net/2009/04/01/jesus-e-um-personagem-historico-incontestavel-dizem-cientistas/
    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!

    COF! COF! ARGH!

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!
    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!
    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!
    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!

    Você é muito bom, mesmo!
    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!
    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!
    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH!

  • Luciano Marques

    @André,

    Coloque quantos versiculos vc quiser. Vc distorce a própria bíblia, colocando os textos fora de contexto.
    Todo aquele que CRE NELE, já está salvo.

    E vc ainda está devendo o ônus da prova de suas alegações. Eu refutei todas elas. E o unico idiota aqui é vc , que escreve e mantém no ar artigos faláciosos, desmentidos por vc mesmo, faz pose de sabido e não consegue me refutar.

    Seja esse ignorante que vc é, e vc nunca irá evoluir na vida. Nunca chegará a ser maior que um grão de poeira debaixo de meu sapato.

    Administrador André respondeu:

    Coloque quantos versiculos vc quiser. Vc distorce a própria bíblia, colocando os textos fora de contexto.
    Todo aquele que CRE NELE, já está salvo.

    Não é o que está escrito. Eu possoi te mandar tomar no cu (coisa que a mona deve ADORAR), mas vc tem que dar o outro lado.

    E vc ainda está devendo o ônus da prova de suas alegações. Eu refutei todas elas. E o unico idiota aqui é vc , que escreve e mantém no ar artigos faláciosos, desmentidos por vc mesmo, faz pose de sabido e não consegue me refutar.

    Ô seu BURRO. Aquilo é um artigo de primeiro de abril, IDIOTA.

    Fé ou Cérebro. Cada um escolhe o que prefere ter.

    Seja esse ignorante que vc é, e vc nunca irá evoluir na vida. Nunca chegará a ser maior que um grão de poeira debaixo de meu sapato.

    Ui, a mona acha que eu sou menor que o saltinho alto dela. Ui!

    Esperneia, crente. :mrgreen:

    Abbadon respondeu:

    1) Porque VC mesmo nao nos explica o “contexto” ? rs
    2) Crer nao prova nada e nao faz existir
    3) O onus da prova é seu
    4) Xingar so faz vc perder a credibilidade e a razao
    5) Deixe de pose

    Joseph K respondeu:

    @Luciano Marques,
    Todo aquele que CRE NELE, já está salvo.
    Ô ovelhinha, tem certeza?
    Será que não são os atos que salvam? Cite a parte de seu livro mágico, que diz que é a crença, não os atos, que salva (sim, é pegadinha mesmo, e daí?)

    E vc ainda está devendo o ônus da prova de suas alegações.
    Por falar em ônus da prova, ovelhinha, você ainda não provou que a) seu deus existe (e os outros não); b) Stalin matou “em nome do ateísmo”; c) seu macho jesus existiu e d) “centenas de milhões” de pessoas foram mortas “pelo ateísmo”.
    Aproveite esse espaço, antes de pular ao próximo tópico, e apresente as provas para esses assuntos, ovelhinha do sinhô.

    Eu refutei todas elas.
    HAHAHAHA!
    Tolinho.
    O mais perto que você chegou, de tentar fazer isso, foi aquela coisa patética de “ah, meus deusinho criou só coisas boas, ele num criô o mal, apesá di tá iscrito isso nu meu livrinho mágicu”.
    Seu tosco, vai precisar, de novo, da ajuda do pastor, para encerrar o assunto e fugir dele, de uma vez?

    E o unico idiota aqui é vc , que escreve e mantém no ar artigos faláciosos, desmentidos por vc mesmo, faz pose de sabido e não consegue me refutar.
    HAHAHAHAHAHAHAHAHA!
    Ah, eu, por mim, deixaria a mona achando que o artigo de 1º de abril é verdadeiro, só para você espalhar entre suas amigas ovelhinhas.

    Seja esse ignorante que vc é, e vc nunca irá evoluir na vida. Nunca chegará a ser maior que um grão de poeira debaixo de meu sapato.
    Ué?! Já começou o xororô crental? Já cansou de apanhar?
    Já está pronta para admitir que seu jesus nunca existiu, logo é tudo uma farsa? A maior farsa de todos os tempos? Deve estar, afinal se a ovelhinha aí tivesse encontrado UMA única prova, que seu homem jesus existiu, com certeza já teria postado aqui.
    O fato de ter que apelar para piadas de primeiro de abril, mostra como você é desonesto e desesperado; tenho que lhe dar os cumprimentos: você respondeu bem, à minha sugestão de ridicularizar os crentoscos. Parabéns. 😎

  • carlos90

    interessante

  • carlos90

    “A vida dos deuses redentores é a vida do Sol. Por isso, todos eles tiveram suas datas de nascimento fixadas em 25 de dezembro: Mitra, Horus e Jesus Cristo.”

    1°nunca ouvir falar de alguma evidencia na qual hórus teria nascido em 25 de dezembro

    2°nos evangelhos não diz se Jesus nasceu em 25 de dezembro.A Igreja Católica incorporou o natal nas suas celebrações,como meio de convercer que pagões se juntassem a igreja.

    “Agamenon disse que o sol era o deus que tudo via e de que tudo provinha.”

    “Um obelisco trazido para o Circo Máximo de Roma trazia esta inscrição: “O grande Deus, o justo Deus, o todo esplendente”, tendo um sol espargindo seus raios para todos os lados”

    “O rito védico celebra o nascimento de Salvitri, o deus-sol, em 25 de dezembro, no solstício, quando aparecem as refulgentes estrelas”

    e outras AFIRMAÇÕES

    .Quais são as fontes que as comprovam?

    (nota:em relação as fontes NADA de “procura no google”, “ou se vira” ou ainda “leia todos os livro de J.P. Meier, Bart Ehrman, Dominic Crossan, Geza Vermes, André Chevitarese, Rudolf Buttmann”)

    Administrador André respondeu:

    Sacred Texts é um dos mais conhecidos portais sobre mitologia comparada. Dá uma olhadinha lá.

  • Somos reptilianos. Estamos fazendo experimentos sociais com vocês. Nossa conclusão até agora que isso que vocês chamam de “religião” é apenas uma psicopatologia.

    Nós compreendemos.

  • Caguei pro que você pensa.