Grandes Nomes da CIência

Biografias de cientistas conhecidos ou não tão conhecidos assim. Curiosidades e fatos sobre suas pesquisas, inclusive gente anônima que fez ciência e não recebeu os devidos créditos. Mais »

Livro dos Porquês

A sabedoria e o conhecimento. Isso é Poder! Abra sua mente, aprenda mais sobre questões básicas (e complexas) e tire suas dúvidas, de forma mais didática possível, sem ser aquelas aulas chatas de colégio. Mais »

Grandes Mentiras Religiosas

O mundo não é tão bizarro quanto fazem parecer. Mentiras e enganações para ludibriar as pessoas, lindamente desmontados, de forma a trazer à luz a desonestidade para tentar lhe fazer parar de pensar e simplesmente aceitar o que querem que você pense. Mais »

Caderno dos Professores

Para quem quer ensinar e muitas vezes se pergunta como abordar um tema. Como deixar a aula interessante, como levar conhecimento aos seus alunos por meios que pedagogos lhe odiarão, mas serão amados pelos estudantes. Mais »

 

Jesus e o tempo

nascimentojesus.jpgO mítico dia do nascimento de Jesus Cristo foi oficializado por Dionísio, o Pequeno, no século VI, que marcou no ano 1 do século I, correspondendo ao ano 753 da fundação de Roma, com um erro de previsão calculado em seis anos. Para chegar a essa artificiosa fixação, serviu-se de diversos sistemas de cálculo. Calvísio e Moestrin contaram até 132 sistemas e Fabrício arredondou para 200.

Para uns, teria sido entre 6 e 10 de janeiro, para outros, 19 ou 20 de abril, enquanto outros ainda situavam entre 20 e 25 de março. Os cristãos orientais determinaram a data entre 1 e 8 de janeiro, enquanto os ocidentais escolheram a 6 de janeiro. Em 375, São João Crisóstomo escreveu que a data de 25 de dezembro foi introduzida pelos orientais. Entretanto, antes do ano 354, Roma já o havia fixado para esta mesma data, segundo o calendário de Bucer.

Essas diferenças foram o resultado da preocupação da Igreja em fazer com que o nascimento de Jesus coincidisse e se confundisse com os dos deuses solares, os deuses salvadores, e especialmente com o Deus Invictus, que era Mitra. E era justamente ao mitraismo que a religião cristã pretendia absorver. No dia 25 de dezembro todas as cidades do império romano estavam iluminadas e enfeitadas para festejar o nascimento de Mitra.

A preocupação de ligar o nascimento de Jesus ao de Mitra denota o artificialismo que fundamentou o cristianismo. Foi a divinização do deus dos cristãos às custas da luz do Sol dos pagãos. Foi um dos grandes trabalhos de mistificação da Igreja a convergência dos dois nascimentos para a mesma data. Assim, o nascimento do novo deus apagava da memória do povo a lembrança de Mitra, no fim do inverno.

A tradição religiosa, desde milênios, fizera com que todos os deuses redentores nascessem em 25 de dezembro. Quanto ao lugar de nascimento de Jesus, disseram ter sido em Belém, para combinar com as previsões messiânicas que, fazendo de Jesus um descendente de David, teria a adesão dos judeus incautos. O II e o IV Evangelhos não mencionam o assunto, enquanto o I e o III aludem ao caso, mas se contradizem. Uns dizem que os pais de Jesus moravam em Belém, enquanto outros afirmam que eles ali estavam de passagem. Essa insegurança deve-se ao fato de pretenderem ligar a vida de Jesus à de David, conforme as profecias. Todavia, isto confundia as tendências históricas ligadas ao nascimento dos deuses solares.

A preocupação apologética, contudo, invalidou a pretensão histórica. De tudo isto resultou que a História pode hoje provar que tudo aquilo que se refere a Jesus é puro convencionalismo, e sua existência é apenas ideal e não real. De modo que a morte dos inocentes nada mais é do que a repetição da matança das criancinhas egípcias, contada no Êxodo. A estrela só pôde ser inventada porque naquele tempo o homem ainda não sabia o que era uma estrela; tanto assim que a Bíblia afirma que Josué fez parar o sol com um aceno de sua mão apenas. Assim, a estrela que guiou os magos é coisa realmente absurda. Antes de tudo, ninguém soube realmente de onde vieram esses reis e onde eram os seus países. Outros fenômenos relatados como terremotos, trevas e trovões, assinalados pelo Bíblia, não o são pela História dos judeus nem dos romanos. Só os interessados no mito puderam ver tais acontecimentos.

Os escritores que relataram fatos ocorridos na Palestina e no Império Romano não transmitiram estes fatos que teriam ocorrido na morte de Jesus à posteridade. Muita coisa pode ter acontecido naqueles tempos, menos as que estão nos Evangelhos. Pilatos, por exemplo, morreu ignorando a existência de Jesus. Os legionários romanos jamais receberam ordens para prendê-lo. Nenhum movimento social, político ou religioso contrário às normas da ocupação surgiu na Judéia, para justificar a condenação de seu líder por Pilatos. Entretanto, Jesus teria sido julgado e condenado pelos sacerdotes judeus, pois Pilatos deixara o caso praticamente em suas mãos e do povo, lavando as suas próprias.

Nem Pilatos, nem Caiaz, nem Hannã deixaram qualquer referência acerca desse processo. Nenhum deles poderia dizer qual a aparência física de Jesus. Tertuliano, baseando-se em Isaías, disse que ele era feio, ao passo que Agostinho afirmou que ele era bonito. Uns afirmaram que ele não tinha barba, outros que tinha. Sua cabeleira espessa e barba fechada resultaram de uma convenção realizada no século XII. O Santo Sudário retrata um Jesus Barbudo. Nada do que se refere a Jesus pode ser considerado ponto pacífico. Tudo é discrepante e contraditório.

Ora, se aqueles que tinham e os que ainda têm interesse em defender a veracidade da existência de Jesus não conseguiram chegar a um acordo no que lhe diz respeito, isso não é bom sinal. Moy escreveu: “Desde que se queira tocar em qualquer coisa real na vida de Jesus, esbarra-se logo na contradição e incoerência”. Por isso, até o aspecto físico de Jesus tornou-se discutível, o que ajuda a provar que ele nunca existiu. De acordo com a História, não se pode aceitar o que está escrito nos evangelhos como prova de sua existência. Também a Igreja não dispõe de argumentos válidos, nesse sentido. A arqueologia, por outro lado, nada encontrou até aqui capaz de elucidar a questão.

De tudo isto concluímos que a existência física de Jesus jamais poderá ser provada de modo irrefutável e, como consequência, é muito difícil de ser acatada por homens cultos e amantes da verdade. O romance, as lendas, os contos, a ficção, interessam como cultura, como expressão do pensamento de um povo, e desse modo são perfeitamente aceitos. Entretanto, a apresentação de tais modalidades de cultura como fatos reais, consumados e verdadeiros e como tal serem impostos ao povo, é condenável. A atitude do cristianismo tem sido, através dos tempos, justamente a que nós acabamos de condenar: a imposição das lendas, do romance e da novela como realidade palpável, como fato verdadeiro e incontestável.

Pages: 1 2

  • Kim Felipe

    Muitos dizem que nao se pode provar que ele nao existiu, como nao se pode provar que ele existiu, mas as provas contra o fato de ele ter existido sao muito mais concretas do qua as contrarias. A ironia disso tudo, é que muios céticos, que afirmam que Jesus não existiu, cria teorias para o fato de o mesmo, ter se casado, ter tido filhos e etc! Mas contradições fazem parte da história, quem nunca se contradiz? Só que as contradições armadas na bíblia, são erros ridículas, que incrivelmente atordoa Bilhoes até hoje!

    Administrador André respondeu:

    A ironia disso tudo, é que muios céticos, que afirmam que Jesus não existiu, cria teorias para o fato de o mesmo, ter se casado, ter tido filhos e etc!

    Só se for cético que só lê livro do Dan Brown.

    Kim Felipe respondeu:

    @André, É verdade André, quando assistimos canais como Discovery Chanel, Natgeo, etc… vemos aqueles programas como “Decodificando Da Vinci” que relatam as origens das teses segundo “especialistas” que se julgam céticos, e cada documentário contradiz em muitas coisas com os outros! Claro que muitos que se julgam céticos, na verdade não o são, apenas apreciam ou pensam que são; Mas creio que você deve concordar comigo, que independente da tese levantada, é sim uma ironia, no caso da História de Jesus, que enquantos uns acham provas que ele não existe outros acham provas de que ele se casou, e assim por diante. Esse é a grande maravilha da ciência! Eu aprecio, pesquiso, leio artigos sobre assuntos religiosos, científicos, sociais etc. Sempre tento aplicar um “ceticismo” para julgar e acreditar em alguma coisa que leio ou vejo e me chama a atenção, mas sou capaz de identificar que ainda não posso me considerar “cético” pois ainda não consigo analisar essas situações de maneira tão contundente quanto vocês, e talvez pela minha idade (17 anos) ainda não tenha um vasto conhecimento, mas sei que estou no lugar certo para isso!
    Parabéns pelo site, artigos muito bons, mas confesso que o que mais me entretem, são suas respostas para crentes! Eu rio com suas respostas! e o que de certa forma comove, é o fato de os coitadinhos ainda estarem sendo (maniplados)enganados pela igreja, e você zombar deles! hahahahah

    Quem tem fé e crê no sobrenatural, não tem capacidade para acreditar no “natural” e na ciência provada!

    Abraço e Parabéns pelo site!

    Administrador André respondeu:

    O melhor é sempre ler bastante. Não tenha preconceitos, leia de tudo. Eu já li até mesmo lixos apologéticos de Josh MacDowell, por exemplo. Sempre conheça antes de se opor. Ler muito e guardar o máximo possível ampliará sua visão do mundo.

    Kim Felipe respondeu:

    @André, Concerteza vou seguir
    seu conselho! Mas vê se pega leve com a “crentaiada” hahahahaha

    Abraço!

  • Abel

    O que é ser crente? a vossa sabedoria os seus comentarios gargalhadas me lembram uma profecia tenho respostas para muitas respostas que revelam que realmente sao vcs espiritualmente falando se e que creem em espirito. mais vejo que a biblia pra vcs e uma fabula. sabes o que e uma fabula para pessoas como vcs e uma fabula somente para sabios uma verdade. o mais humilde dentre os crentes digo isto em sabedoria o mais criança deles e o maior no reino do meu Pai sinto dizer isto desta forma mais querem ver se deus existe verão sim mais em breve quando a noite chegar para vcs. dai verão verdadeiramente de onde vem o fruto da vossa sabedoria so que sera tarde Gostaria de convencelos mais sei pra quem trabalham tenho uma profecia pra vcs VOSSO PAI EM BREVE VIRA E LIBERTARA VCS DAS RELIGIOES E DOGMAS DO JESUS QUE VCS TANTO ODEIAM SERA O VOSSO MESSIAS. guardem esta palavra. Amém.

    Administrador André respondeu:

    O que é ser crente?

    Alguém que acredita em dragões, unicórnios, monstros marinhos e seres fantásticos como os descritos na Bíblia.

    a vossa sabedoria os seus comentarios gargalhadas me lembram uma profecia tenho respostas para muitas respostas que revelam que realmente sao vcs espiritualmente falando se e que creem em espirito.

    Alguém traduz o que esta mula quis dizer?

    mais vejo que a biblia pra vcs e uma fabula.

    ‘magina!

    sabes o que e uma fabula para pessoas como vcs e uma fabula somente para sabios uma verdade.

    Fábula é uma história fantasiosa, escrita para crianças que nunca frequentaram colégio.

    o mais humilde dentre os crentes digo isto em sabedoria o mais criança deles e o maior no reino do meu Pai sinto dizer isto desta forma mais querem ver se deus existe verão sim mais em breve quando a noite chegar para vcs.

    Antes de ver seu deus, quero ver um de vocês saber diferenciar “mais” de “mas”.

    dai verão verdadeiramente de onde vem o fruto da vossa sabedoria so que sera tarde

    Que medo. Brrrrrrrrr

    Gostaria de convencelos mais sei pra quem trabalham tenho uma profecia pra vcs VOSSO PAI EM BREVE VIRA E LIBERTARA VCS DAS RELIGIOES E DOGMAS DO JESUS QUE VCS TANTO ODEIAM SERA O VOSSO MESSIAS. guardem esta palavra. Amém.

    Declaro para os devidos fins a mkorte cerebral desta criatura. Podem retirar os órgãos.

  • Abel

    Que pena, Tenho de colocar mais virgulas pra ver se vcs entendem. Era so um teste de conhecimento e percebi na sua resposta que vc ainda e uma criança. Talvez encontre alguem sabio entre os ceticos com opnioes nao tao infantis, vejo que os dominadores deste seculos tem de dominado direitim. os ceticos sao todos iguais FRUSTRADOS e sem opniões. e te digo a biblia que os crentes usam tem respostas pra tudo. A respeito da simbologia biblica eu fico surpreso que nao saiba que sao meramente simbolos para que a verdade fique nas maos apenas de quem Deus queira. Interessante achei Sua resposta ao meu comentario parece que ficou meio sem jeito né, estuda mais talvez ainda nao saiba muito. Nem todos os crentes sao iguais. Se me responder como homem talvez batamos um papo se insistir como criança te drago na proxima um doce ou um livrinho de piadas e essa a felicidade dos ceticos e dos que nao tem Deus.

    Administrador André respondeu:

    Que pena, Tenho de colocar mais virgulas pra ver se vcs entendem.

    Acredite, colocar vírgulas é o menor dos seus problemas.

    Era so um teste de conhecimento e percebi na sua resposta que vc ainda e uma criança.

    Mas sei escrever corretamente.

    Talvez encontre alguem sabio entre os ceticos com opnioes nao tao infantis

    Vc encontrará alguém tão analfabeto quanto vc, isso sim. E será na sua igreja.

    vejo que os dominadores deste seculos tem de dominado direitim.

    😈 Muahahahahahaha 😈

    os ceticos sao todos iguais FRUSTRADOS e sem opniões.

    Além de sabermos acentuar palavras.

    e te digo a biblia que os crentes usam tem respostas pra tudo.

    Me mostre a parte que diz como os judeus libertavam prisioneiros na Páscoa, sendo que eles mesmos afirmam que isso nunca existiu.

    A respeito da simbologia biblica eu fico surpreso que nao saiba que sao meramente simbolos para que a verdade fique nas maos apenas de quem Deus queira.

    Eu conheço símbolos sim. Sou um Illuminati-maçom-ateu-chauvinista-muçulmano.

    Interessante achei Sua resposta ao meu comentario parece que ficou meio sem jeito né, estuda mais talvez ainda nao saiba muito.

    Eu realmente não sei como pode ter tanta gente analfabeta como vc com esta grande quantidade de escolas por aí.

    Nem todos os crentes sao iguais.

    Isso é verdade. Muitos vêm aqui debater, mas não são como você. Estes a quem me refiro são alfabetizados.

    Se me responder como homem talvez batamos um papo se insistir como criança te drago na proxima um doce ou um livrinho de piadas e essa a felicidade dos ceticos e dos que nao tem Deus.

    Livro de piadas? OBA! Eu gosto da parte que fala de peixes gigantes, cobras que falam e pessoas que saem voando em carros de fogo. Acho que o nome é Bíblia ou o livro do Casseta & Planeta. Estou em dúvida.

    (não, gente, ele não vai pra Voz dos Alienados ainda)

    krebys respondeu:

    @André,

    Bíblia ou o livro do Casseta & Planeta

    ou Praça é Nossa… :mrgreen:

  • Baldim

    Esses comentários estúpios tem um lado bom. Atualizam a caixa “Últimas Mensagens” e nos fazem conhecer artigos antigos excelentes, como esse. :mrgreen:

  • Abel

    Sabe que to gostando deste site tem muita coisa interessante, nos alienados tem gente que escreve pior que eu.
    Sabia que tudo que vcs semearem colherao. ate suas minimas atitudes tudo vcs colhem. so que estao cegos nem percebem. e tb satanas ama vcs. vcs so creem no que veem te dou um conselho se quiser ver a Deus Purifique o seu coraçao.
    quando se le a biblia nao se a entende quando se vive a biblia a entendemos.
    os erros da igreja catolica nao sao os erros de Deus quem entende a Biblia sabe isso. Sera que vc entende isso “O Juizo Começa pela casa de Deus” nos que vamos a igreja suportamos muitos lideres ignorantes que pregam suas paixoes sofremos sim mais fz o que o Homem Bom do Bom tesouro do coraçao tira coisas boas o resto vcs sabem ne. A igreja ja esta sendo julgada todos os dias em seus erros o que da força a vcs. mais calma tudo e a palavra se cumprindo NADA FOGE DO CONTROLE DA PALAVRA ate pessoas cheias de espirito do mundo como vcs que estao acentadas sobre as sua fezes e dizem o senhor nao faz bem nem mal. calma a eternidade esta em um piscar de olhos.Amém.

    Administrador André respondeu:

    Sabe que to gostando deste site tem muita coisa interessante, nos alienados tem gente que escreve pior que eu.

    Mas não somam tantos assim.

    Sabia que tudo que vcs semearem colherao.

    É uma colher grande?

    ate suas minimas atitudes tudo vcs colhem. so que estao cegos nem percebem. e tb satanas ama vcs. vcs so creem no que veem te dou um conselho se quiser ver a Deus Purifique o seu coraçao.

    Que nem Jesus que mandou odiar os pais e executar quem não quisesse segui-lo.

    quando se le a biblia nao se a entende quando se vive a biblia a entendemos.

    Vc fumou a Bíblia, pelo visto. A propósito, vc CUMPRE as leis bíblicas? Sim, ou não?

    os erros da igreja catolica nao sao os erros de Deus quem entende a Biblia sabe isso.

    Deus mandou rasgar barrigas de mulheres grávidas e esmagar criancinhas contra rochedos. O que a ICAR fea de diferente?

    Sera que vc entende isso “O Juizo Começa pela casa de Deus” nos que vamos a igreja suportamos muitos lideres ignorantes que pregam suas paixoes sofremos sim mais fz o que o Homem Bom do Bom tesouro do coraçao tira coisas boas o resto vcs sabem ne.

    O juízo começa não tendo alucinações, isso sim.

    A igreja ja esta sendo julgada todos os dias em seus erros o que da força a vcs.

    E muitos já foram devidamente punidos. Não foram mais pq a escória da qual vc faz parte os protege.

    mais calma

    BANG! Um bebê hipopótamo foi morto pelo uso indevido de “mais” no lugar de “mas”.

    tudo e a palavra se cumprindo NADA FOGE DO CONTROLE DA PALAVRA ate pessoas cheias de espirito do mundo como vcs que estao acentadas sobre as sua fezes e dizem o senhor nao faz bem nem mal.

    Isso tudo e ainda dizem que temos livre arbítrio. Aliás, o que a “palavra|” disse? Que Jesus voltaria ainda para aquela geração. Pessoal tá sentadinho esperando lá em Jerusalém.

    calma a eternidade esta em um piscar de olhos.Amém.

    Sua burrice, nem tanto.

  • Abel

    Pelo visto Nao cre em profecia né mesmo elas se cumprindo. fico com o pensamentos dos proverbios melhor e encontrar uma ursa que teve seus filhos roubados do que um louco na sua estulticia. A biblia ganha vida em todas pessoas que confiam em seus mandamentos e fazem dela sua bussola. Engraçado e pq vc tem tanto raiva dos crentes que pregam que ela e a verdade.
    ja que e tao superior em sabedoria pq nao os ignora. ate o tolo quando se cala nao se torna sabio? ou isso tb e mentira so pq ta na biblia. Vc tem raiva da palavra e pq ela te condena, ela penetra ate os seus segredos mais intimos suas paixoes podres seu periodo de cío como de um cão sem controle. entrar dentro de uma igreja e chorar pedindo perdao impossivel aceitar a jesus em publico jamais pq a cruz e muito pesada pra vc, melhor viver nos prazeres nao tem dominio do proprio corpo jamais sentirá o espirito”a resposta branda desvia o furor” isso é mentira? será? faz o teste e seja Homem o suficiente pra assumir se e verdade ou não. Tenho Outra ó sabio incensato vou te ensinar pq o mandamento e lampada, na sua preguica de ser servo. “O que encobre a transgressão busca a amizade, mas o que renova a questão separa os maiores amigos” e isso e mentira tb. ta na biblia ela e cheia de conselhos de Deus para quem quer. Com esta tua SABEDORIA tornara a ter sede mais com a do meu Mestre nunca mais terei sede. antes de me falar sobre esta passagem ja sei viu! suas respostas sao infantis e previsiveis queria olhar nos teus olhos orar do teu lado uma semana e saberia se existem espiritos ou não.

    Administrador André respondeu:

    Pelo visto Nao cre em profecia né mesmo elas se cumprindo.

    Quero que me cite uma profecia ipsis literis que dizia que a Dilma subiria ao Poder. Prever guerras, peste e fome não é grande coisa, pois são fatos que acompanham a humanidade desde que esta surgiu.

    fico com o pensamentos dos proverbios melhor e encontrar uma ursa que teve seus filhos roubados do que um louco na sua estulticia.

    Por falar em ursa:

    II Reis 2:23-24 Então subiu dali a Betel; e, subindo ele pelo caminho, uns meninos saíram da cidade, e zombavam dele, e diziam-lhe: Sobe, calvo; sobe, calvo! E, virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou no nome do SENHOR; então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois daqueles meninos.

    Mas Deus é bom e perdoa:

    Isaías 43:25 — Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados não me lembro…

    Não se lembra antes ou depois de matar crianças de forma bárbara? Ah, sim. elas mereceram, que nem o pessoalzinho que matou em nome da ICAR nas Cruzadas e na Noite de São Bartolomeu. Não que os protestantes tenham mãos limpinhas, é claro. Deus puniu estes? Não, como sabe qualquer um que estudou História.

    A biblia ganha vida em todas pessoas que confiam em seus mandamentos e fazem dela sua bussola.

    Levítico 24:16 — E aquele que blasfemar o nome do senhor deve ser morto; toda a congregração deve apedrejá-lo.

    Eu CUSPO em seu deus vagabundo. Pronto, blasfemei. Vai cumrir a lei de Deus agora?

    Êxodo 21:20 — Se alguém ferir a seu escravo ou a sua escrava com pau, e este morrer debaixo da sua mão, deve ser castigado; mas se sobreviver um ou dois dias, não será castigado; porque é sua propriedade.

    LE-GAL! Posso ter escravos!

    2 Pedro 1:20 — Sabendo primeiramente isto: que NENHUMA profecia da Escritura é de particular interpretação.

    Escreveu, tá escrito. Não pode interpretar, tem que ser literal.

    Mateus 5:18 — Pois em verdade vos digo: passará o céu e a terra, antes que desapareça um jota, um traço da lei.

    Não podemos mudar as leis. Showzaço, né? Todos vocês deveriam ser presos por incitação ao ódio.

    Engraçado e pq vc tem tanto raiva dos crentes que pregam que ela e a verdade.

    Leia as leis acima e vc entenderá, pulha.

    ja que e tao superior em sabedoria pq nao os ignora.

    Pq é DELICIOSO massacrar vcs com seu próprio livrinho de merda. Eu o conheço de trás pra frente, mas duvido que vc saiba algo de cabeça, salvo ovelho blábláblá de pastor.

    ate o tolo quando se cala nao se torna sabio?

    Não, o tolo continua tolo quando se cala. Sábios como eu divulgam o que sabe. Idiotas como vc fazem a diversão do povo.

    ou isso tb e mentira so pq ta na biblia.

    O livro que fala de dragões e unicórnios, não se esqueça.

    Vc tem raiva da palavra e pq ela te condena, ela penetra ate os seus segredos mais intimos suas paixoes podres seu periodo de cío como de um cão sem controle.

    Olha, não julgue os outros por vc. A mim nada penetra, não curto essas coisas. Mas aposto que vc tem um vibrgador com citações da Bíblia.

    entrar dentro de uma igreja e chorar pedindo perdao impossivel aceitar a jesus em publico jamais pq a cruz e muito pesada pra vc

    Nada que um serrote não resolva. Mando tudo pra madeireira.

    melhor viver nos prazeres nao tem dominio do proprio corpo jamais sentirá o espirito”a resposta branda desvia o furor”

    Digam se isso não é a coisa mais aviadada que já leram.

    isso é mentira? será? faz o teste e seja Homem o suficiente pra assumir se e verdade ou não.

    Desculpe, nada disso fará seu Jesus ser mais verdadeiro que o Harry Potter.

    Tenho Outra ó sabio incensato vou te ensinar pq o mandamento e lampada, na sua preguica de ser servo. “O que encobre a transgressão busca a amizade, mas o que renova a questão separa os maiores amigos” e isso e mentira tb.

    Se vc acha que isso disse alguma coisa…

    ta na biblia ela e cheia de conselhos de Deus para quem quer.

    Tem mesmo:

    Salmos 137:9 — Feliz aquele que pegar em teus filhos e der com eles nas pedras.

    E a Babilônia continuou existindo. Hebreu só levou porrada, mesmo. Pode me dar alguma lei assaassina na babilônia? Não, claro que não. Um verme como vc não leu nem a Bíblia.

    Com esta tua SABEDORIA tornara a ter sede mais com a do meu Mestre nunca mais terei sede. antes de me falar sobre esta passagem ja sei viu! suas respostas sao infantis e previsiveis queria olhar nos teus olhos orar do teu lado uma semana e saberia se existem espiritos ou não.

    Mentira. Vc é um VERME que nem coloca seu próprio nome e inventa um e-mail fake.

    Ainda assim, sei os seus dados:

    Abel
    [email protected]
    201.14.110.12

    Regozijai-vos em vosso ostracismo. Usuário expulso.

    Borba respondeu:

    @André,
    E ele ainda por cima faz uma proposta indecente!

    …queria olhar nos teus olhos orar do teu lado uma semana…

    Tenso!… 😯

  • Digam se isso não é a coisa mais aviadada que já leram.

    SIM! Com certeza!

    Mentira. Vc é um VERME que nem coloca seu próprio nome e inventa um e-mail fake.

    [email protected]

    Sério, eu estava aguardando isso… Tava na cara que era fake/troll, falando “bunito” achando que ia conquistar atenção…

  • @krebys, Esqueci de clicar no “Responder” 🙁