YouTube desmonetizou canais anti-vacina. Sabem o que isso significa?

Um cometa que nos visita, mesmo estando longe
Reforço Positivo Negativo e o Experimento Monstro

A rigor, Nada. Mas pessoal ainda acredita na bondade do YouTube. Sim, eles realmente estão removendo as monetizações (e não propaganda) de vídeos que promovem conteúdo anti-vacinação, citando a proibição de material “perigoso e prejudicial”. O Tubo foi lá nas empresas que anunciam em canais de anti-vaxxers para dar aquele toquezinho camarada. Obviamente, você é burro e comprou esta ideia, né? Se comprou, não se preocupe, você não foi o único.

Desde canais anti-vaxxers até canais de “medicina alternativa” (que se funcionasse seria chamada “medicina”), Google (vocês gostam de chamar YouTube, mas eu chamo pelo nome de quem realmente manda) alegou que tem políticas rígidas que regem quais vídeos são permitidos que hajam anúncios. O porta-voz alegou que isso canais com conteúdo anti-vaxxer violam essas políticas.

Fez “awnnnn”? Então, deixe-me jogar um balde de água fria, para mandar os cubos de gelo na sua cabeça, seu otário! YouTube já cassou monetização de vídeo com conteúdo humanitário, como foi o caso de Casey Neistat, o youtubeiro que começou uma campanha para angariar fundos que seriam revertidos para famílias de vítimas e sobreviventes do atentado terrorista de Las Vegas em 01 de outubro de 2017.

A alegação do YouTube? “ain, nós entendemos que você está ajudando, mas foda-se, não veiculamos anúncios de vídeos com tragédias. Se fode aí”

Eu já expliquei várias vezes como YouTube funciona. Não é bondade e DFo No Evil é o cacete. Ele poderia, sarcasticamente, pegar a grana e doar para pesquisa de vacinas, estalar os dedos na cara dos anti-vaxxers e dizer “Rá. Tome isso!”. Não, o YouTube só está não compartilhando a grana. Nunca os anúncios somem. E se esses grupos forem espertos, chamarão seus advogados. Meio que prevendo isso, mas preferindo arriscar num ponto, Google sabe que se capar de vez o canal vai implicar na violação da Primeira Emenda, que garante liberdade de expressão.

Vocês podem ficar aplaudindo o YouTube que nem focas de circo. A verdade é que ali não tem bondade ou altruísmo. Ele ganhou uns pontinhos de divulgação e marketing sempre é bom. Na semana que vem continuará desmonetizando os outros por motivo nenhum e toca o bonde.

Versão TL;DR: vocês são um bando de manés.

Um cometa que nos visita, mesmo estando longe
Reforço Positivo Negativo e o Experimento Monstro

Sobre André Carvalho

και γνωσεσθε την αληθειαν και η αληθεια ελευθερωσει υμας