Descobertas evidências mais antigas do uso de animais de tração

A primeira das grandes inovações tecnológicas foi a roda. Sem a roda, não teríamos saído do lugar, pouco nos aventurando pelas cercanias. Uma coisa é você sair pra dar um rolé. Outra é ter que ir buscar coisas e como todos os homens sabemos, o lance é fazer uma viagem só de ida e volta. A domesticação do gado foi crucial para isso. Não só para as deliciosas vaquinhas nos darem leite pra fazer manteiga como a maravilhosa picanha nossa de cada dia, mas também para o gado bovino servir como animal de tração.

Os egípcios, há uns 4000 anos, já usavam animais de tração, o que não significa muito já que a estimativa de início do uso de força animal estava sendo estipulada como sendo em torno de 6 mil anos, mas parece que não é bem assim, pois pesquisadores encontraram vestígios mais antigos.

Antes de começar o artigo, devo salientar que alguns retardados (aka, Jornaleiros) pegaram a pesquisa e entenderam como “Stonehenge foi construída com auxílio de vacas”. Em NENHUM lugar do artigo publicado é mencionado Stonehenge. Bem, o que foi descoberto?

Primeiramente, o estudo sobre o uso de animais para tração na Europa pré-histórica foi ligado à “revolução dos produtos secundários”. O problema é que isso não nos diz muito sobre a identificação da exploração menos especializada de animais para a tração durante o Neolítico Europeu.

A dra. Jane Gaastra é pesquisadora associada do Instituto de Arqueologia da Universidade College London. Infelizmente, os Tommies não deram à pesquisadora uma página pessoal que preste. Nenhuma página pessoal da UCL presta. Sua pesquisa foca no uso de tração animal usada por europeus no Neolítico, e ao fazer uma análise e comparação sistemática do material de 11 sítios neolíticos nos Balcãs Ocidentais (c. 6100-4500 AEC) chegou nas mais antigas evidências do uso de gado para tal fim.

Se você não sabe, vai ficar sabendo agora: os países que formam a área chamada de “Balcãs Ocidentais” são Albânia, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Macedônia, Montenegro Sérvia e o Kosovo (pero no mucho).

Vocês viram alguma menção à Inglaterra ou Reino Unido aí? Porque no paper não tem nenhuma menção a eles. Jornaleiro sempre tentando inventar bobagens e arrastar a sardinha pra sua brasa bairrista. [1] [2] [3]

Os pesquisadores encontraram 12 amostras de ossos de bovinos, tanto de bovinos machos como fêmeas (predominantemente vacas), de 11 sítios neolíticos nos Balcãs centrais e ocidentais (Croácia, Sérvia, Roménia e Bósnia-Herzegovina), abrangendo 6.000 a 4.500 AEC. Os locais eram assentamentos ao ar livre de múltiplas fases do Neolítico. O osso das patas foi escolhido por ser o mais afetado pelo estresse de puxar e é mais comumente preservado no registro arqueológico. As amostras que a equipe da drª Gaastra encontrou mostravam padrões de desgaste específicos que só poderiam pertencer a gado usado ??como animais de tração. Ao determinar a tração, os arqueólogos estavam procurando por um crescimento ósseo extra na parte interna do pé, já que é tipicamente onde o pé toma a maior parte da carga.

Descobertas evidências mais antigas do uso de animais de tração

//s.imgur.com/min/embed.js

Com isso, teve uma reviravolta em termos de sociedade, pois os fazendeiros podiam transportar objetos pesados, como troncos, pedras e grandes colheitas se fosse necessário. Alguns extrapolaram daí que eles carregaram pedras para os megalitos de Stonehenge, mas nada disso foi encontrado lá. Repetindo, os sítios arqueológicos ficam nos Balcãs Ocidentais.

Esta foi a primeira evidência conclusiva que os agricultores estavam usando gado de tração quase 2.000 anos antes do consenso anterior. A região na qual os ossos foram encontrados era formada por densas florestas no período neolítico, então cortar árvores para criar assentamentos exigiria muito recursos e logística de transporte. O gado, portanto, teria sido um ativo vital, ajudando a transportar itens como madeira para habitação.

A pesquisa, com os detalhes das análises feitas, você poderá ler no periódico Antiquity.

E StoneHenge de reto é órgão sexual intumescido!

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.