“Médico” reconhece que acupuntura é palhaçada

Vai um tijolinho tóxico aí?
Como é bom um país que não odeia Ciência

Todo mundo que seja minimamente versado em como funciona a Ciência (cerca de 2% da população) sabe que acupuntura, homeopatia, fosfoetanolamina, radiestesia, toque terapêutico e colocar galhinho de arruda atrás da orelha são a mesma coisa: crendices. A pessoa acha que galhinho de arruda cura câncer e fosfoetanolamina traz boa sorte (ou algo assim), e não adianta tentar mostrar fatos. Mesmo porque, pode-se provar qualquer com eles.

Daí um “médico” acupunturista reconhece que acupuntura é o que realmente é: efeito placebo, e tenta defender esta tristeza com argumentos “mimimi placebo também salva o mundo das cáries”.

O dr. Dirceu de Lavôr Sales (que não tem Lattes, ao que pude determinar) é “médico” especializado em coisas muito importantes, como…. ok, ele não é. A especialidade dele é acupuntura e homeopatia, coisas do tempo em que se achava que apendicite era nó na tripa (sim, eles realmente achavam que o intestino dava um nó).

Ele é coordenador da NAPA – Núcleo de Apoio à Pesquisa em Acupuntura, além de presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura e professor da Residência em Acupuntura do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco. O legal da NAPA é ter um cantinho para as incríveis publicações indexadas sobre acupuntura. Uma delas é esta AQUI, cuja conclusão eu transcrevo.

CONCLUSIONS: Our review suggests that acupuncture is an effective treatment for obesity. However, the amount of evidence is not fully convincing because of the poor methodological quality of trials reviewed. In conclusion, there is an urgent need for well-planned, long-term studies to address the effectiveness of acupuncture for treating obesity.

CONCLUSÕES: Nossa análise sugere que a acupuntura é um tratamento eficaz para a obesidade. No entanto, a quantidade de evidências não é totalmente convincente por causa da má qualidade metodológica dos estudos revistos. Em conclusão, há uma necessidade urgente por pesquisas bem-planejadas, e de longo prazo, para abordar a eficácia da acupuntura no tratamento da obesidade.

Tradução: Acupuntura funciona, mas não temos nenhuma prova. Por favor, arrumem provas aí, porque ninguém aqui achou porra nenhuma!

Para Sales, o efeito placebo é muito importante e temos que reverenciá-lo, pois sem ele, acupuntura não funcionaria, COMO NÃO FUNCIONA!

Este sujeitinho vem com a maior cara-de-pau reconhecer que a merda da pseudoespecialidade dele serve para algo. É o mesmo que darmos comprimidos de farinha, fazermos cafuné, colocar um olho-de-boi num copo com água atrás da porta etc. Efeito placebo é uma maravilha e funciona mesmo que você sabia que é placebo, funcionando até em animais!

O doutorzão ainda diz que acupuntura é ótima para dores, mas não serve pra nada se algum Zé Ruela quer largar a cachaça, emagrecer e coisas assim. Então, para que serve acupuntura? Para dar muito dinheiro a “médico” acupunturista, ora essa! Ah, sim. E o cara ainda fica ofendido se comparamos homeopatia, a arte de pegar uma gota de princípio ativo e diluí-la ao equivalente a uma piscina olímpica e dar pro paciente, fazendo-o acreditar que aquilo vai servir para algo. por efeito placebo, até pode ser, mas não mais que mitigar a dor por algumas horas e só.

Se ficaram interessados no que este sujeito diz, vejam a entrevista concedida à Folha.

Se quiserem mais informações sobre como homeopatia funciona, acessem este site.


PS. Vocês não acharam que eu ia esquecer de colocar o vídeo do Plantão Médico Homeopático, né?

Vai um tijolinho tóxico aí?
Como é bom um país que não odeia Ciência

Sobre André Carvalho

και γνωσεσθε την αληθειαν και η αληθεια ελευθερωσει υμας

Quer opinar? Ótimo! Mas leia primeiro a nossa Polí­tica de Comentários, para não reclamar depois. Todos os comentários necessitam aprovação para aparecerem. Não gostou? Só lamento!

  • Oras, ele afirma que a homeopatia funciona por agitação. Sendo assim, com certeza não temos doentes no Equador e Japão nessa data.

  • Robson_Costa

    nunca vi lógica em enviar pedaços de metal nos tecidos, além de não ajudar pode atingir algum nervo (acho eu, não sei o tamanho mínimo que um pedaço de metal precisa ter pra causar algum dano nos tecidos)

  • cloverfield

    Eis que minha mulher me diz que a tia dela ia fazer acupuntura duas vezes por semana.
    Diante do meu olhar de eterno desprezo ela me responde: “Eu que nao vou perder tempo tentado explicar para ela que essa bosta nao funciona”.
    Que orgulho eu senti. Rsrsrs.

    Off topic: parece que o rss dos comentarios nao esta funcionando.

    Pryderi respondeu:

    Aí é com o Disqus

  • Cleverson Biora

    A acupuntura é algo que me intriga, pois realmente não há como funcionar, não faz sentindo, e se vc ouve a explicação do funcionamente desiste de vez, mas deve ser o efeito placebo com o maior alcance que ja vi, sera que existe uma classificação de efeito placebo? Hahahha. Conheço muita gente que faz acupintura e por varios motivos e ninguem diz que não funciona.

  • Slade

    Achei que essa estorinha de pontos de pressão tinha alguma base científica. Até pq meu sogrão chinês diz ter curado suas dores crônicas nas costas com isso.

    Bom, agora sei que é mais uma lenda.

  • Pirata Spacial

    Se acupuntura funcionasse, eu não ganharia tétano pisando em prego!!!!!