O Brasil dos Índices Educacionais 2016

Brasilzão mostrou a que veio mais uma vez. Tiramos o 58º lugar nos índices educacionais, numa relação de 65 países. As notas estão abaixo da média mundial, e isso pode significar um monte de coisas, mas eu prefiro ser sucinto e dizer o ponto básico: somos um país de ignorantes.

Eu já falei várias vezes sobre isso e, claro, eu que sou o errado. Nosso sistema educacional é lindo, maravilhoso, fantástico. Todos nós com Paulo Freire no coração. Pena que a realidade não é bem essa, como o vídeo a seguir mostra.

Inscreva-se em nosso canal.

https://apis.google.com/js/platform.js
function onYtEvent(payload) {
if (payload.eventType == ‘subscribe’) {
// Add code to handle subscribe event.
} else if (payload.eventType == ‘unsubscribe’) {
// Add code to handle unsubscribe event.
}
if (window.console) { // for debugging only
window.console.log(‘YT event: ‘, payload);
}
}


18 comentários em “O Brasil dos Índices Educacionais 2016

  1. Com um sistema onde o importante é passar os alunos a qualquer custo, complica de ter uma educação boa. Em uma das escolas onde meu pai dá aula, a recuperação é MENSAL. Mesmo na melhor escola pública da cidade, a recuperação é bimestral. O aluno não tem que se preocupar com as notas, afinal é só estudar pra recuperação, que se duvidar ainda fazem do mesmo jeito da prova.

    Curtir

    1. Chama-se recuperação paralela. Um bom modo de ganhar dinheiro. Sai muito rentoso pro colégio, ainda mais quando alunos ficam em TODAS as disciplinas, e papai paga para não querer saber.

      Curtir

      1. Nesse caso as escolas que citei são públicas. Fiz Ensino Infantil e Fundamental em escolas particulares em 3 escolas diferentes e a recuperação era semestral e só, porém não sei quanto a pagamentos porque nunca fiquei. Ensino Médio fiz nessa que citei que era bimestral. Em todo o caso, os alunos são passados sem terem o mínimo de formação.

        Curtir

  2. Fico imaginando como serão os adultos da próxima geração, junto comigo no segundo ano do ensino médio tinha gente que lia umas 100 vezes pior que a minha irmã de 8 anos. Depois de ver isso perdi totalmente a fé na educação dessa terra que nós chamamos de “braziu”.

    Curtir

    1. Não precisa imaginar. É só olhar a geração que existente atualmente. Toda ela fruto desta BOSTA de “aprovação automática”.

      Essa geração está completamente perdida. Não se recupera mais.

      Curtir

  3. Pois é André.
    Olha, eu servi no Colégio Militar de Campo Grande. Como soldado mesmo, puxar hora, arrancar grama com a mão, etc, não fui aluno. Mas eu lembro que a estrutura lá não era muito melhor que um colégio estadual, por exemplo. Mas lembro a disciplina da gurizada. Era impressionante, nas aulas, você via todos prestando atenção no professor, sem a algazarra que vemos em outros colégios.
    Depois disso vi que uma das coisas que faltam para nossos alunos é disciplina. Coisa que métodos heterodoxos de ensino pregam que é prejudicial. Falo isso com pouquíssimo conhecimento de causa, o que tenho é uma esposa que trabalha dentro de sala de aula como interprete de LIBRAS recém formada em pedagogia ( eu sei, mas ela tem consciência, pela prática em sala de aula, que aquilo que ela aprendeu é um monte de baboseira ). As coisas que ela me conta que já viu em sala de aula…eu fico impressionado. Guri batendo boca com professor, professor dando aula e muleque perambulando pela sala, achando ruim quando o professor chama a atenção, etc. Ninguém aprende assim. Acredito que se tivessem disciplina, se o professor tivesse autoridade de punir o aluno ( no CMCG, aluno que era indisciplinado era punido ), as coisas seriam um pouco diferentes.

    Curtir

  4. Desde criança estudei em Escola Pública e acompanhei o retrocesso que é a educação brasileira.
    Conforme os anos passam os alunos não melhoram,eles pioram,pois já que eles não precisam se preocupar em estudar(pois a Escola os passa de ano)eles não ligam a minima para a educação,para estes alunos conhecimento é algo que não os levara para algum lugar,é algo desnecessário.
    E irá continuar assim por muito tempo,caso não mudar agora só irá piorar,e mais retrocesso irá existir,mas por causa que a alienação da dinheiro,então eu não espero nenhuma melhora na educação.

    Curtir

    1. A noção de recompensa pelo estudo na escola morreu e paralelamente o incentivo punitivo, um desastre educacional completo e retumbante.

      Curtir

  5. A situação está tão crítica, que daqui a alguns anos veremos vídeos do André dançando em sala de aula para prender a atenção dos floquinhos de neve…

    Curtir

  6. Uma coisa que sempre me questiono quando sai o resultado do PISA é: qul seria a posição minimamente aceitável? entre os quinze primeiros?
    Sei que é uma pergunta hipotética….

    Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.