Carta do prof. João Batista Canalle esclarecendo sobre a vakinha

No dia 14, eu divulguei um craudifundingui promovido pelo comitê organizador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Nele, o pessoal do OBA, coordenado pelo prof. dr. João Batista Canalle, pedia a colaboração para a compra de um planetário digital, a fim de melhorar um pouco o ensino de Astronomia, num pais que ainda vive na Idade Média.

Aquilo realmente mexeu comigo. Eu fiquei bolado, Fiquei irritado. Fiquei puto bagarai. Dinheiro pra Estádio tem. Gente doando dinheiro para político ladrão sentenciado pela Justiça, tem. arrumar uma grana pra melhorar o ensino não tem? Aqui, ó!

Comecei uma cruzada tuiteira. Redes sociais funcionam? Vamos ver…

Eu enchi o saco do pessoal na semana passada. Eu ficava toda hora repassando a mensagem, pedindo para ajudarem a vakinha (por sinal, você AINDA PODE DOAR!). Eu até mandei para alguns políticos. Afinal, eles estão trabalhando para mim, para você, para todos nós.

//platform.twitter.com/widgets.js

//platform.twitter.com/widgets.js

//platform.twitter.com/widgets.js

Desses, depois de muita insistência, apenas o Cristóvam Buarque repassou o link (uma vez e continuei a ser ignorado)

//platform.twitter.com/widgets.js

Hoje, recebi um e-mail, assinado pelo dr. Canalle, com alguns esclarecimentos. Claro, resolvi publicar inteiraente:

Prezado editor do portal Ceticismo.Net,

Gostaríamos muito de agradecer pelo seu entusiasmo em defender a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). É muito importante termos pessoas que defendam o nosso trabalho. A OBA é organizada desde 1998 e ampliada a cada ano. Em 2009, por exemplo, iniciamos o programa de capacitação itinerante de professores chamado de Encontros Regionais de Ensino de Astronomia (EREA). Até 2013, foram realizados 45 encontros, capacitando cerca de 4.500 professores.

E dispondo de um planetário inflável digital, propiciaremos melhor capacitação aos educadores participantes e também aos alunos. Atualmente, utilizamos o céu real, nem sempre disponível devido às nuvens, ou uma projeção do céu através de uma simples apresentação de power point.

Encaminhamos então um pedido para a compra do planetário inflável digital ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e ao Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI), que sempre foram nossos grandes parceiros. Estas instituições financiam a OBA há anos. Mas, dessa vez, não conseguimos que o pedido fosse aprovado no edital. Diante disso, veio a ideia de fazer uma "vaquinha", um conhecido sistema de apoio coletivo dos brasileiros, já que se trata de um valor muito alto para os nossos padrões.

Entendemos perfeitamente a sua reação diante do fato de termos que fazer uma “vaquinha”. Mas devemos ser justos com o CNPq e o MCTI, que nos ajudam há anos e sempre com montantes maiores, até porque a nossa olimpíada só faz crescer. Gostaríamos que você desse essa informação no seu blog. Claro que essa verba facilitaria muito as coisas, mas não podemos ser injustos, esquecendo-nos do apoio que essas duas instituições têm nos dado durante todos esses anos, propiciando um crescimento exponencial da OBA.

Por favor, continue nos apoiando e divulgando, sempre quando possível, nossas iniciativas.

Muito obrigado.

Att,

Dr. João Batista Garcia Canalle

Eu fiquei muito empenhado na semana passada, nem tanto nesta agora. Quando publiquei o artigo e os primeiros twits, a vakinha estava com pouco mais de 2% arrecadado. Hoje está com pouco mais de 27% concluída. Meu ego imagina que eu fui o responsável por muito disso, mas sei que não é verdade. Os grandes responsáveis foram cada um que repassou meus twits. Cada um que retuitou para os políticos, blogueiros, vloggers etc. Pelo menos eu tenho a certeza de ter contribuído do meu bolso e que pelo menos um contato meu fez uma doação (obrigado, Ronaldo).

Talvez eu tenha exagerado e que, segundo o dr. Canalle, o CNPq e o MCTI realmente sejam bons parceiros (embora eu ainda tenha certas reservas, se o próprio Canale falou, para mim basta).

O que eu goste foi de saber que ainda que a larga maioria queira mais saber de desfile ator, jogador de futebol em escola de samba e mulher pela em jogo de futebol (acho que a ordem era essa), ainda há muita gente interessada em melhorar nossa situação. Espero que isso compense.

Para finalizar, lembre-se que você ainda pode doar mais uns caraminguás. Ainda mais porque eu fiz uma aposta:

//platform.twitter.com/widgets.js

E eu sei que você está doido para me ver pagar mico. ;) Vocês têm até o dia 22/02, às 23:59 para fechar os 50 mil reais.

8 comentários em “Carta do prof. João Batista Canalle esclarecendo sobre a vakinha

  1. Depois dessa promessa que você fez, fui correndo fazer a minha doação. :lol:

    Agora falando sério, prefiro mil vezes dar o meu dinheiro para instituições de filantropia e iniciativas como essas do que dar o meu dinheiro na forma de “contribuição” “”assistencial”” de sindicato. Sei que o dinheiro vai ser muito bem usado.

  2. Doei 50 mil agorinha….hahahahahaah. Brincadeirinha, já fiz um pouquinho da minha parte, de verdade.
    Parabéns pelo empenho.

  3. Aonde estão aqueles crentes cegos burros e raivosos que frequentam o blog e saem arrulhando como pombos enxadristas? Bem que um pastor indignado podia doar um pouquinho da sua fortuna, só pelo prazer de ver o André usando um cordão cheiroso… Eu não me importaria de aguentar essa imagem mental. É por um bem maior, certo?

    Pensando bem, eu devia cuidar mais com o que desejo… É o tipo de coisa que uma vez visto, não pode jamais ser “desvisto” o.O

  4. Agora já é de noite, mas logo vou imprimir um boleto e ajudar com o pouco que eu tenho.

    Continue na empreitada que, logo logo, eles teram o planetário deles \o

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s