1º Hangout Cético – Comentários

Bem, se você acompanhou durante a manhã, viu a mim e o Gilmar do E-Farsas num bate-papo sobre ceticismo. Foi uma excelente experiência, ainda mais que eu sabia (mas não tinha certeza da extensão) do quanto eu falo demais. Não, sério! Eu não sou prolixo, eu simplesmente falo pra cacete!

Como experiência foi ótimo e gostaria de compartilhar algumas coisas.

Primeiramente: hangout é uma bosta de organizar, de manter e toda hora aquela bagaça estava caindo. Ok, foram só 3 vezes, o que já é muito, para mim. Mas é o melhor atualmente para compartilharmos uma conversa.

,Eu tinha a ideia que a gente ia fazer o hangout na semana que vem, mas como o Gilmar perguntou se podia fazer hoje, que diabo!, por que não? Acabou que tivemos 3 blocos, sendo que o último estava mais estabilizado e durou quase uma hora e meia. Eu falei que era prolixo… Veja mais embaixo os 3 vídeos.

A bem da verdade, não tínhamos uma pauta. Foi na base do "Nah, vamos falar sobre ceticismo" / "Já é!"

Falamos sobre diversos temas, como numa mesa de bar. Futuramente, a gente pode fazer hangouts temáticos (um sobre pirâmides, outro sobre medicina alternativa, criacionismo etc). Talvez, por isso, tenha sido muito longo; mas hoje é domingo e fora o seu macarrão com salsicha, você não tinha nada melhor pra fazer hoje, de qualquer forma.

Falamos (quer dizer: eu falei mais que o Gilmar. Parecia programa de entrevistas) um pouco sobre o que é método científico, sobre a diferença entre teoria e teoria científica, curas milagrosas, o papel de religiões na vida política etc. Em suma, foi muito bom e eu teria ficado o dia inteiro conversando, para no final ter uma legião de aldeões com ancinhos, foices e archotes aqui na porta, esperando para me fazer calar.

Enfim, foi uma excelente experiência a qual espero repetir, mas um pouco mais orgaqnizadamente. Curtam a conversa abaixo.

E vocês? O que acharam?


33 comentários em “1º Hangout Cético – Comentários

  1. Gostei, foi bem claro, facil de entender. Minha parte favorita foi quando vc diz ser criminoso o que a TV mostra da pseudociência.

    Curtir

  2. Gostei bastante. Um tema pros próximos seria bom sim. Acredito que o André leva jeito… Agora vou salvar o vídeo em mp3 e ouvir de novo.

    Curtir

  3. Bem, não consegui ver ao vivo. Nada no youtube do link citado permitia acessar o evento. Isso usando um smartphone.
    Nunca utilizei essa ferramentas do Google. Sendo assim, se não for inconveniente, poderia por favor dar um descrição sucinta da estrutura técnica?
    O Gilmar abre uma sessão que você loga junto, porém remotamente e isso é distribuído via youtube para centenas de ouvintes ? A ferramenta hangouts do Google para smartphones é utilizada para isso de alguma forma? Os ouvintes poderiam enviar comentários online?
    Bem agora vou ver a gravação. Comentários sobre o conteúdo após isso.

    Curtir

  4. Foi muito bom, apesar dos problemas, mas acontece nas melhores famílias. Como alguns já comentaram no próprio uTube, o André é muito diferente do que eu imaginava, hehe, e tem cara mesmo de professor de química (talvez pq se pareça com um que eu tive).
    Acho que seria interessante pra vcs um formato podcast como alguns sugeriram, mas os vídeos hangouts ficam legais e com certeza vocês devem fazer outros com mais convidados e com temas bem definidos.
    Não sei quais sugerir, vc já falou alguns, mas seria interessante discutir mais sobre pseudociências, UFOs, religião, e quem sabe política. Seria interessante ver tbm algumas séries de artigos aqui do Cet em formato de áudio/vídeo.
    Mais uma vez digo que ficou muito bom e aguardo ansiosamente os próximos (seria demais esperar programas semanais?)

    P.S.: Vc fala muito mesmo Andre, hehe.

    Curtir

  5. Falei no outro tópico mas falarei neste também. Foi muito bom e realmente deu para perceber que você fala bastante, mas como sabe do que está falando foi ótimo, o último bloco assisti todo e passou rapidinho.

    Já estou no aguardo dos próximos, com certeza tem muita coisa boa pra vir por aí.

    Curtir

  6. Comentários sobre o evento:
    1) você não tem cara de mamão. Tem cara de bebê. É muito mais novo do que eu fazia idéia. Por várias expressões e citações nos seus artigos , dados que eu tive contato quando mais jovem , achei que tivesse mais idade. Eu sou mais velho. Bem agora que mostrou seu rosto e personalidade em vídeo, vai passar para outra fase de vida no cet.
    2) você é muito menos agressivo falando que quando escrevendo. Deveria manter essa postura no cet. Sim, o blog é seu e você faz o que quiser e se eu não gostar , que vá para outro lugar. Mas pelo que demonstrou no evento (e também em vários artigos no cet), procura divulgar o seu conhecimento e experiência de vida para que outros possam usufruir isso e melhorar suas vidas. Mantém o cet por paixão e por discordar dos absurdos, principalmente religiosos, que vê no dia a dia. Isso é bom, mas precisa tratar melhor seu público no cet.
    De uma forma ou de outra, o público do cet não é desprezível em quantidade e você assumiu uma responsabilidade social considerável ao manter o site. O seu exemplo de comportamento dará a tônica e credibilidade das suas idéias, bem como o tipo de seguidores que vai atrair. Não basta seu conhecimento técnico e facilidade de expressão escrevendo. Em muitas discussões você passa como um rolo compressor sobre os leitores de outras opiniões. Isso não resolve. Demonstra apenas intolerância excessiva. Essa postura também bloqueia a sua possibilidade de aprender com o que o outro fala.

    Bem André , não estou aqui para adulação. Você pediu opinião sobre o evento e acho que isso tem que ser sincero. Faço votos que aproveite sua experiência nova e converta isso em uma melhoria no cet e na sua vida. Reitero meus votos de um ano de 2014 mais inspirado e produtivo.

    Curtir

  7. Bem, terminei de ver o 3 bloco. Em relação ao seu pedido de colaboração financeira, no quadro lateral do blog, decidi não vou colaborar não! Assuma sua missão , ou melhor, destino de super herói do cet. Coloque seu anel e pronto. Hehehe.

    Curtir

  8. De minha parte achei muito bom, estarei aguardando os próximos que hão de vir. Pra quem tem boa dicção, falar bastante não torna-se um problema.
    Percebe-se que a Força estava com você.
    Atesto e dou fé.

    Curtir

  9. Poderiam convidar para o prox. hang o André Mauro, iria ser interessante o debate entre vocês 3, desde que os argumentos não sejam como sempre é com ofensas e xingamentos, vai ser um hang muito bom.

    Estou vendo o hang gravado.

    Curtir

      1. @André,

        André Mauro do site o show da lua.

        Se ele é mané não sei, pois não tive oportunidade de ver ninguém confrontando ele, acredito que poderia ser uma oportunidade.

        Vi o hang, abordaram assuntos que indiquei, legal, tem tudo para ser melhor a cada hang.

        Curtir

        1. Desculpe, não perco meu tempo com idiotas que colocam que a Terra não gira ao redor do Sol, bombas atômicas não existem e outras ideia retardadas, provavelmente tiradas do reto.

          Curtir

  10. “eu teria ficado o dia inteiro conversando, para no final ter uma legião de aldeões com ancinhos, foices e archotes aqui na porta, esperando para me fazer calar.”

    A medida do sucesso é a quantidade de aldeões querendo invadir o seu castelo por um trabalho bem feito.

    Curtir

    1. @Magno, Se eu tivesse irritado tanta gente em tantos anos faria o vídeo com a cara digitalizada Tabajara e voz de pato Tabajara.

      O hangout foi um sucesso, parabéns Andre e Gilmar.

      Curtir

  11. Muito bom, gostei. Acho que é o primeiro hangout que consigo assistir até o fim.Vi depois à tarde. Com certeza os próximos serão melhores, com mais participantes.

    Curtir

  12. Muito legal esse hangout. Ah André, apareceram alguns fãs lá nos comentários do E-farsas te fazendo ótimos elogios como “bostão” por exemplo kkk. Com certeza foi alguém que saiu chutado daqui. Abraços.

    Curtir

    1. @Baldim, Foi o que eu percebi também. Inclusive tem um que reuniu provas que iriam desmascarar o André, mostrando como ele não é professor.

      Digamos que ele não mostrou as tais provas até hoje. :mrgreen: :mrgreen:

      Curtir

  13. POOOORRAAAAA…..você, André, tem idade pra ser meu tataraneto. Não venha nunca mais com mal-criação pro meu lado. Gostei do que ouvi, você é muito mais alcalino falando (fala pra canário) do que escrevendo. Nova forma daqui pra diante, aguardo novidades.

    Curtir

    1. O mal de vocês é julgar as pessoas pela aparência. E se acha que sou seu tataraneto, está enganado, filho.

      E bases podem ser muito mais cáusticas que a grande maioria dos ácidos.

      Curtir

      1. @André, não fiz julgamento, pela tua fisionomia tens idade para ser meu tataraneto….dá pra calcular minha idade, então. Jamais conseguiria ser seu filho, seria legal, mas impossível.

        Curtir

  14. Aí André, tinha um monte de gente questionando tua formação lá no e-farsas. Aposto um real que pelo menos um deles está querendo umas aulas particulares de Química. Hahaha! Legal o hangout, compartilhei. Detalhe: aqui pelo blog tu parece um cara nervosão, mas ao vivo tu é sossegado. Hehe!

    Curtir

  15. Sei lá, o tio Pryderi me parece menos ameaçador no vídeo que nos comentários. :razz: :lol: :mrgreen:

    Agora sério: na minha opinião, o Hangout ficaria melhor com um terceiro ou quarto elemento. Apenas o casal aí é complicado: a suruba de opiniões diversas é que é boa! :roll:

    Curtir

  16. Muito maneiro André. Mas tenho que ser sincero. 99% das pessoas queriam ver sua verdadeira face. Rsrsrsrs. Cara, te imaginava um cara completamente diferente. Sei lá. Mas pra Olavo de Carvalho do que essa cara de bom moço. E você não tem cara de mamão, tem cara de bonzinho.Tô achando que tu andou tomando uns Diazepan antes do hangout, tá muito calmo. Mas valeu, foi muito maneiro.

    Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.