Brilho de nossas noites escuras

A noite é escura. Eu já até expliquei o motivo. Todos os seres vivos deixam a sua marca onde vivem, não importa o quão pequena seja; entretanto, além das algas azuis, somente o Homem deixa sua marca visível no planeta, visto do Espaço. Durante a noite, só a presença humana é facilmente identificável, graças aos zilhões de watts-hora  gastos para iluminar as cidades. Nossa presença é marcante e é o símbolo de nosso desenvolvimento tecnológico.

Desde Las Vegas até o deserto de Gobi, os seres humanos deixam sua pegada luminosa. Ainda que seja alguns pontos luminosos, oriundos de fogueiras em acampamentos ou na profusão de luzes de Paris, passando pelo Rio de Janeiro, Londres, Berlim, Nova York, Dehli, Camberra etc, vemos como nos espalhamos pelos quatro cantos do mundo.

O Suomi National Polar-orbiting Partnership Satellite é um satélite mantido pela NASA e o NOAA. Sua missão é  recolher e distribuir sensoriamento remoto da terra, mar e dados atmosféricos para as comunidades meteorológicas e climáticas globais. Ele usa o VIRS – Visible and Infrared Scanner, que faz exatamente seu nome diz: ele rastreia e pesquisa na faixa de luz visível e infra-vermelho, que basicamente são ondas de calor. Com isso, pode-se ter imagens bem nítidas como a do vídeo abaixo.

Fogueiras, assentamentos, navios, cidades populosas, campos petrolíferos etc. Nossa marca luminosa varre o planeta. Tudo bem, é poluição luminosa e atrapalha quando queremos contemplar as estrelas. Mas nossa pegada luminosa também pode ser contemplada de fora, marcando como míseros 200 mil anos de história humana mudou todo um planeta.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s