10 perguntas embaraçosas sobre a Bíblia

Segundo Papa, a ICAR deve refletir sobre abuso infantil
Isaac Asimov: O homem que previu o Ceticismo.net

A Bíblia não suscita nenhuma dúvida ou questionamento… Ao menos, para dois tipos de pessoas: a) Os que se aferram à fé e não questionam nada, pois temem estar pecando e irem pro Inferno (coisa que eu já demonstrei não existir pelo próprio texto bíblico); b) Os que nunca a leram. Não raro, as primeiras pessoas se confundem com as segundas.

Dessa forma, quero deixar aqui 10 perguntinhas simples (e que minha bola de cristal prevê que será a origem de muitas pérolas religiosas). Cada pergunta vem com um argumento sobre o porquê do questionamento. E então? Posso perguntar?

1 – Dizem que Jesus veio para redimir nossos pecados. Que pecados, se eu não era nascido?

Argumento: A Bíblia não faz nenhuma menção direta sobre reencarnação. O que se tem são extrapolações. Então, que pecados são esses? O Pecado Original? Então, ninguém mais precisa se preocupar, pois já nascem sem pecados e podem viver a vida tranquilos, sem precisar de religião, certo?

2 – Como um deus ordena matar mulheres e crianças num dia ordena que amamos nossos inimigos no outro dia?

Argumento: Afinal, se o que vale é o tempo da Graça, temos um problema, pois a Bíblia não fala nada de prazo de validade. Mas os mandamentos ainda valem, mas parece que são só alguns. Então, por que ainda mantém o Velho Testamento?

3 – Afinal, Jesus nasceu no tempo de Quirino ou no de Herodes?

Argumento: O Censo de Quirino ocorreu no ano 6 E.C., enquanto Herodes,o Grande morreu no ano 1 E.C. Logo, os dois eventos não são contemporâneos. É o mesmo que dizer que eu nasci no ano que Newton publicou o Principia e Einstein nasceu.

4 – Se Noé e sua família sobreviveram ao Dilúvio, pois eram as únicas pessoas puras de coração, isso significa que Matusalém não prestava e por isso morreu afogado?

Argumento: Matusalém, teve seu primeiro filho, Lamec, com a idade de 187 anos (Gênesis 5:25). Lamec, ao completar 182 anos, gerou a Noé (Gênesis 5:28) e Noé tinha 600 anos quando irromperam as águas do dilúvio (segundo o mito contido em Gênesis 7:6). Obviamente, não estou levando em consideração o absurdo dos anos vividos e já já ou dizer o porque.

Com uma simples adição, obtemos o número 969 (187+182+600), que é exatamente o número de anos vividos por Matusalém (Gênesis 5:27)! A conclusão é que Matusalém morreu afogado no Dilúvio, junto com Lamec. E se os anos vividos não são anos verdadeiros, então a Bíblia está mentindo. Se a Bíblia não está mentindo e isso é apenas algum obscuro estilo literário, temos outro problema, pois ela mesma disse que não é para ser interpretada, pois é a Palavra de Deus. E se a Bíblia não está mentindo, então Matusalém era sim uma pessoa pérfida. Mas qual crime ele cometeu perante os olhos de Deus?

5 – Com quem Jesus estava falando quando disse “Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?”

Argumento: Sendo Jesus Deus, e o verbo que se fez carne (João 1:14), então não deveria haver outro deus, posto que deus é um só. Se havia o pai de Jesus, o verdadeiro deus Javé, então Jesus e Deus são duas entidades diferentes, o que acarreta em uma espécie de “biteísmo”. Afinal, Jesus se sentiu desamparado e isso é sinal que Deus abandonou seu próprio filho, por quem se comprazia, à própria sorte, mesmo levando a palavra divina.

6 – Por que Deus tem preferência pelos profetas do Velho Testamento?

Argumento: Segundo as tradições cristãs, todos os mensageiros da palavra divina (segundo o Novo Testamento), acabaram morrendo de forma ignominiosa. Seu filho foi pregado e posto pra secar ao sol; Pedro foi pregado, mas de cabeça pra baixo. Saulo de Tarso (o que mais propagandeou a palavra de Deus) foi decapitado, assim como João Batista (este, por causa de um rabo de saia); Estêvão foi apedrejado; Justino, foi decapitado também (rezar pra Jesus faz as pessoas perderem a cabeça) entre muitos outros que foram mortos de forma bárbara, também. Mas em compensação, no Velho Testamento, Daniel é alimentado por um anjo e salvo da Cova dos Leões, Isaías era telefonista de Deus e sempre transmitia as ordens de Deus; Davi, apesar de assassino, mulherengo, proxeneta, adúltero e ter um caso com Jônatas, não pagou por nada nem sofreu um quinto. Jonas, ok, foi pra dentro de uma baleia (ou peixe ou monstro marinho, dependendo da tradução), mas não morreu. Jó viu sua família e seu gado morrerem, mas sua mulher ficou intacta e Deus deu a ele outros filhos (quem morreu, portanto, foi os filhos, e por causa de uma aposta!). Ser mensageiro de Deus antes da (suposta) vinda de Jesus era mais vantagem!

7 – Como se melhora o que é perfeito?

Argumento: Jesus disse que nem um til nem um jota da lei passariam, e também disse que não só não veio abolir essas mesmas leis, como veio para levá-las à perfeição. Então, as leis não eram perfeitas? Deus faz coisas imperfeitas? Assim, seria válido matar alguém que viesse à sua casa para te levar a adorar outros deuses. Mas também diz “não matarás”. Então, posso presumir que esse “não matarás” foi uma frase cuja continuação se perdeu (o que não é incomum). Sendo assim, caso qualquer Testemunha de Jeová que vier aqui em casa, eu poderei matá-los, posto que outros cristãos afirmam que Jesus NÃO É Jeová.

8 – Havia doenças quando Adão foi expulso do Éden?

Argumento: Adão e Eva foram expulsos do Paraíso. Assim, começaram a vagar pelo mundo e Adão teve que, até mesmo, inventar ferramentas. Teve até que inventar a metalurgia. Isso exposto ao tempo, com trabalho árduo e uma terra amaldiçoada. Assim, não havia frutos e ele teve meses de fome até que aparecessem as primeiras colheitas. Nesse tempo, deveria haver bactérias, fungos e vírus. Não havia saneamento básico e Eva deve ter tido complicações no parto, pois tanto ela quanto Adão eram inexperientes. Fora os acidentes, cortes, queimaduras (a Bíblia não fala como Adão inventou o fogo, se é que foi ele e não os filhos) ou as bundinhas dos seus filhos assadas, pois o hipoglós ainda não fora inventado.

9 – Como Noé pode ser um patriarca?

Argumento: Uma das defesas em prol da veracidade do Dilúvio é que várias culturas possuem mitos semelhantes. Mas a Bíblia disse que foram cobertas todas as montanhas com água. Mesmo deixando isso de lado, temos um problema. Em cada mito, que não bate em termos de cronologia, situando diversos dilúvios em épocas diferentes, em cada narrativa algumas pessoas se salvam e começam a povoar o mundo. Assim, temos dois raciocínios: 1) Estes relatos não são verdadeiros, o que leva a pensar que o de Noé pode ser o falso, e um dos outros seja o verdadeiro, fazendo com que a Bíblia minta; 2) Todos se salvaram, oque faz da Bíblia um poço de mentiras, pois ela é clara ao dizer que só a família de Noé sobreviveu e seus descendentes repovoaram o mundo. Isso lembrando que o épico do Gilgamesh vem ANTES do relato de Noé. Será que foi Gilgamesh o verdadeiro comandante da Arca e Noé era seu oficial imediato?

10 – Deus se sente solitário?

Argumento: Não há motivo para um ser supremo precisar fazer um Universo inteirinho. Isso supondo que ele não tenha feito outros universos. Ele possui tantas características humanas (dor, raiva, compaixão, ódio, vingança, desprezo etc). Será a solidão mais uma peculiaridade divina?


As perguntas não acabam aqui. Estas foram só as que pensei primeiro, sem consultar nada. Muito provavelmente, teremos outras perguntas semelhantes a estas, mas sem data de serem publicadas. Acessem nosso RSS e fiquem de olho nas nossas atualizações.

Segundo Papa, a ICAR deve refletir sobre abuso infantil
Isaac Asimov: O homem que previu o Ceticismo.net

Sobre André Carvalho

και γνωσεσθε την αληθειαν και η αληθεια ελευθερωσει υμας

Quer opinar? Ótimo! Mas leia primeiro a nossa Polí­tica de Comentários, para não reclamar depois. Todos os comentários necessitam aprovação para aparecerem. Não gostou? Só lamento!

  • Joseph K

    @aline,
    Primeiramente, a Biblia é um livro que pode ser interpretado de diversas formas.
    Deus é incapaz de inspirar as pessoas a escrever com clareza?

    Nossas experiencias e nosso conhecimento que vão direcionar essa interpretação.
    Se a vivência prévia é tão importante, então o livro é desnecessário.

    É normal uma pessoa que pouco a conheça tenha tantas duvidas.
    Mais normal, ainda, são pessoas que não a conhecem quererem defedê-la.

    A mesma coisa de eu como biologa ler um livro de fisica ou calculo, não vou entender o contexto, (…)
    Biólogos estudam cálculo E física (pelo menos na USP), então a) você estuda (ou) em uma faculdade muito fuleira b) você está mentindo sobre sua formação, na tentativa de criar um apelo a autoridade ou c) não estudou direito.

    A Biblia e a religião não são da área de exatas.
    Acontece que a religião e -por extrapolação- a bíblia fazem afirmações sobre o mundo natural -aka milagres- que invadem o terreno da ciência.
    Querem ser tratados como “área separada do conhecimento”? Sem problemas, basta agir de acordo.

    Pessoas que leem a Biblia com olhar preconceituoso nao terao suas duvidas sanadas.
    Pessoas que “lêem” a bíblia sem senso crítico acreditam que ouro enferruja.

    1- Antigamente as pessoas que pecavam teriam que redimir seus pecados . O pecado era redimido quando fosse derramado o sangue inocente (sem pecados) por isso utilizavam animais como cordeiros,(…)
    Errado. O sacrifício animal, realizado por sacerdotes, era apenas UMA das formas de expiação dos pecados; de qualquer maneira, derramar o sangue inocente para expiar o pecado alheio é a chancela divina do bode expiatório: punir o inocente pelo crime alheiro. Muito bonito.
    No mais, a doutrina do pecado original depende da veracidade do Gênesis: se Adão e Eva eram seres “metafóricos”, então o pecado original não pode ser real, e todo esse salvacionismo de JC passa a ser uma alegoria sem sentido.

    2…
    Wtf? E responder a pergunta, sem fugir do assunto, tem como?
    O mesmo deus manda rasgar a barriga de grávidas e raptar meninas virgens e depois, em uma crise de esquizofrenia, diz para todos se amarem: é essa a pergunta.

    E a pergunta 3?
    “3 – Afinal, Jesus nasceu no tempo de Quirino ou no de Herodes?”

    4-4- Deus estava Irado com as pessoas e acontecimentos na Terra e por isso aconteceu o diluvio.
    Errado, de novo. Deus não estava “irado”, estava arrependido. Isso mesmo, seu deus se arrepende, e só se arrepende quem erra.
    “6. O Senhor arrependeu-se de ter criado o homem na terra, e teve o coração ferido de íntima dor.”(gen 6)

    Noé e sua familia nao sobreviveram pois eram bons de coração e sim pq acataram a uma ordem de Deus. mesma coisa de dizer ” nao pule no abismo.” voce nao sera salvo pq tem bom coração mas sim por saber ouvir e obedecer.
    OK. Então você está dizendo que Noé poderia não ser um cara legal -e, ainda assim sobreviveu- enquanto Matusalém era bom e morreu. Muuuiiito justo esse deus.

    5- A trindade santa é realmente algo dificil de ser compreendido. (…) é complicado de entender mesmo.
    1º – A pergunta não era sobre a trindade;
    2º – a trindade é fácil de ser entendida: é um mito formado por assertivas não comutativas;
    3º – pergunte sobre a trindade aos islâmicos, aos adventistas do sétimo dia, aos TJ ou aos donos do mito, os judeus pois
    4º – a pergunta não foi essa.

    6 – Por que Deus tem preferência pelos profetas do Velho Testamento?
    Sem resposta.

    7- Deus conhece nossa limitações como humanos. Mas acredito que possa ser melhorado a nossa realidade como humanos.
    E como isso justifica a alteração do comportamento desse deus?
    Mais um caso que esse deus se arrepende do que fez, e quer arrumar as coisas?

    e na idade média as pessoas morriam de miseria e de doenças trazidas pelo precario saneamento (media de vida 35 anos).
    Nossa, quer dizer que a expectativa de vida melhorou com o passar do tempo… mas Adão não viveu 930 anos?

    9 – Como Noé pode ser um patriarca?
    Sem resposta.

    10- Há varias respostas para essa pergunta,
    Errado. Uma pessoa se sente só ou não.

    mas ao meu ver Deus nao se sentiria sozinho pois no ceu Ele nao esta sozinho pois exite os anjos.
    Quem criou os anjos? Se foi ele, estaria só antes? Se não foi ele, quem é o outro criador? Bhrama?

    Apocalipse 4:11 diz: “…porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas”. Colossenses 1:16 repete:
    “Eu formo a luz e crio as trevas; eu faço a paz e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas essas coisas.” (Is 45)

    Ou seja, Deus é criativo ( exemplo, ornitorrinco) e faz as coisas pq Ele quer e faz um proposito para essas coisas.
    Tá, mas o importante é que ele se sentia solito, não é mesmo?

  • Joseph K

    @aline,
    Acho que falta estudo e respeito em algumas pessoas que comentam nesse fórum,
    1º sim, na maior parte são os crentes, essas “algumas”;
    2º esse site NÃO é um fórum, é um blog.

    pois debato assuntos parecidos com meus amigos da pós em engenharia e eles ouvem a opiniões dos outros e respeitam sem ofendê-los,
    O mero fato de se graduar em engenharia não guarda relação com as qualidades argumentativas do graduando.
    Quanto ao “respeito às idéias”, ele é devido na razão de seu valor.
    Ou você respeita o racismo? A escravidão? O genocídio? A limpeza étnica? O rapto de incapazes?
    Êpa. A bíblia defende tudo isso.

    Infelizmente já percebi que nao encontrarei liberdade de expressão aqui,
    Você TEVE liberdade de expressão: você fez seu comentário, agora…

    somente repressão caso pense de forma contraria a voces.
    agora agüente as conseqüências. Rebata as críticas. Mostre que sabe argumentar; ficar choramingando não te ajudará em nada.

    vai aniquilar todo mundo pq nao pensa igual a voce? ou vc “aniquila” ou vai morar na caverna.
    Inquisição? Alguém lembrou de Inquisição? o/

    O que eu fiz foi somente interpretar o texto (Biblia),
    Quando a própria bíblia diz para não se interpretar o que está escrito, mas tomar ao pé da letra, tsc, tsc, vai pro inferno.

    se voces nao fazem isso quando leem algo, sinto informá-los mas são analfabetos funcionais (maldita inclusao digital).
    Poverita. Isso, vindo de alguém que não consegue responder 10 perguntas sem a) fugir do assunto b) ser pega de calças arriadas ou c) nem responder?

    Voces “céticos” precisa (…)
    Quanta choradeira. E os argumentos? Vai ficar só nisso?

    Sem Mais. Boas Festas : )
    Aproveite o solstício.

  • Joseph K

    @Icarus,
    NÃÃÃOOO!
    Chuvarada, Sol que para, bisteca mumificada… essas coisas atraem os mais toscos.

  • Joseph K

    @El,
    1 – Jesus veio para redimir todos os pecados: o pecado original, do qual não temos culpa mas sofremos suas consequências, e os pecados pessoais.
    1º – Se sofremos pelos pecados que não cometemos, sob a aprovação divina, esse deus é o sujeito mais injusto e mesquinho que poderia existir; é como prender o neto pelo crime do avô;
    2º – para assurmir que o pecado original é real, que ele existe, é preciso assumir que Adão e Eva existiram, como descrito no gênesis, você afirma isso?

    Mas para ter os benefícios dessa redenção alcançada por Cristo, é preciso acessá-la fazendo uso dos sacramentos da igreja (católica),
    Êpa lá! Então os protestantes vão pro inferno?

    Todas as celebrações cristãs têm a ver com algum sacramento, que são as vias de acesso aos méritos de Cristo.
    O que você quer dizer é que o bode espiatório é chancelado por seu deus?

    2 – Note-se que a Igreja (católica romana) não é contra a pena de morte,
    Pois é, a Inquisição não nos deixa esquecer disso, nem as execuções no pio Texas.

    Há também a diferença entre a responsabilidade de um único indivíduo e a responsabilidade de uma autoridade ou do governo. Então, a regra seria “Não matar, a não ser que não haja outro jeito. E de acordo com a responsabilidade nos seus ombros”.
    Tá, já fez seu comercial, agora responda, sem fugir do assunto: como um deus que manda matar todas a criaturas vivas -em uma região- pode mandar todos se amarem?

    A explicação é a doutrina da SSma. Trindade: Jesus, a segunda pessoa, rezava para a primeira (o Pai) e a terceira (o Espírito Santo) que estavam “no céu”.
    Aff, mais trindade. Quer dizer que os judeus passaram séculos venerando um deus que eles não conheciam? Ou seriam os cristãos que se apropriaram do mito, e o modificaram a seu gosto?

    8 – Provavelmente as doenças passaram a existir depois que a natureza inteira entrou em desordem por causa da desobediência dos dois.
    Hum? QUE natureza entrou em desordem? E QUANDO?

    10 – De acordo com a doutrina da Trindade, não.
    Ou seja, os judeus passaram um tempão venerando um deus, chegaram uns caras e o modificaram depois de passar por umas briguinhas internas. Isso é a trindade, e ela explica muito, desse modo.

    Os atributos dados a Deus pelo homem vão desde os mais incompreensíveis aos mais humanos.
    Atributos dados a deus PELO homem. O deus como criação do homem. Os judeus tinham um deus, que os cristãos resolveram alterar, para suprir suas necessidades. Assim caminha deus, sempre na iminência da nova mudança necessária.

    Deus é mistério,
    Eu gostaria que os crentes parassem de repetir isso.
    Dizer que algo é um mistério é assumir que não sabe do que está falando, então como se atrevem a falar com tanta propriedade do que não conhecem?

    mas no seu relacionamento com o ser humano, ele adota características humanas.
    É mesmo? E onde, na bíblia, está escrito isso?

    Ele mesmo se tornou humano em Jesus Cristo.
    Segundo os judeus, os donos originais do mito messiânico, JC não era divino.

    Aliás, essa é a segunda parte da fé cristã (a primeira é a trindade): o mistério de Jesus Cristo ser homem e Deus ao mesmo tempo.
    Mistérios… sempre que leio isso imagino um crente de olhos esbugalhados e babando.
    ONDE, na bíblia, JC diz que é deus encarnado? Uma citação. Uma. Por favor?

    juniorus respondeu:

    @Joseph K, João 1:1 e 14

  • Mauro Cesar

    Deus está bravo. E decide destruir todos os humanos, animais, répteis e aves, “para desfazer toda carne em que há espírito de vida.” Ele planeja afogar todos. [6:7, 6:17], Quem ficaria para amarmos? legalzinho esse deuso.

  • Prestos

    Uma pequena correção, quem comandou a arca na epopéia de Guilgamesh foi Utnapishtim, na verdade o próprio Guilgamesh nasceu muito depois do dilúvio. É Utnapishtim quem conta a tal história para Guilgamesh quando esse procura uma forma de ser imortal.

    Administrador André respondeu:

  • Lilian Mara Berta

    Ao ler este artigo lembrei de outro que é exatamente a forma como eu penso http://wvuwvu.blogspot.com/2011/01/falta-de-logica-em-escolher-uma.html

    Administrador André respondeu:

    Espero que não. O texto está cheio de erros. Para mente desse pessoal, parece que o fenômeno religioso começou ontem, do nada.

    Lilian Mara Berta respondeu:

    @André, Que erros?

  • Pingback: Papa confirma que Jesus nao nasceu quando nasceu. Esperto ele, hein? » Ceticismo.net()

  • wevertonservodeJesus

    @André, olá andre passei pela sua pagina e depois de ler um pouco notei que voce está tentando fazer o mesmo que o diabo tentou fazer com Jesus no deserto (Mateus 4:1-11), o diabo tentou confundir Jesus distorcendo a palavra de Deus e não aceitou os fatos. notei nos seus comentarios que voce é alguem que tenta preencher um vazio que há dentro de voce não te jugo porque eu sei que voce está sendo enganado pelo diabo. e por pensar que conhece as escrituras diz o que diz.
    mas deixa eu te falar uma coisa, não arrisque provocando a Deus e a sua palavra, pois em sua palavra Ele diz:
    Não erreis: de Deus não se zomba porque tudo o que o homem semear isso também ceifará.(Galatas 6:7)
    não quero te ofender nem te julgar com esse comentário, mas cuidado, pois se voce respira é porque Deus tem misericordia de voce, se voce pode trabalhar é porque Deus tem misericordia de voce se voce nasceu é porque Deus teve misericordia de voce, portanto não fique zombando a Deus nem questionando a sua palavra, pois Ele é quem criou todas as coisas, e por ter criado a vida Ele também pode tirar a vida, pois Ele é dono da vida.
    Deus jamais será injusto ainda que Ele destruisse este planeta em um piscar de olhos somente Ele teria esse direito, pois foi Ele que criou.
    nós vivemos porque Ele nos ama (Ioão 3:16), e ainda que ele tire a nossa vida nós não teriamos o direito de questionar o porque; Ele deu e Ele pode tirar.
    se voce quer um conselho meu
    aceite a Jesus com se unico e suficiente Salvador, que Ele te dará todas as respostas que voce precisa, e preencherá esse vazio que voce sente em seu coração.

    mais uma vez eu te peço não me leve a mal nem pense que eu estou te julgando, pois é a palavra de Deus quem nos julga.

    se quiser conversar melhor aqui está meu email ([email protected]).

    eu responderei todas as duvidas que voce tiver,

    que a paz do Senhor Jesus seja convosco!

    Administrador André respondeu:

    😈 http://i.imgur.com/eFmwU.jpg 😈

    El Residente respondeu:

    @wevertonservodeJesus,

    Cheguei cá eu, bonitinho, a sentar no meu computadô enquanto dava meu intervalo entre preces satânicas ao Anton LaVey e cia, e vejo que há novos comentários. Aí eu vi o nome. Pensei cá comigo que talvez fosse um sobrenome muito peculiar, um tanto quanto específico.

    Então, eu selecionei para vocês um top 5 de momentos brilhantes deste solilóquio, que, sucintamente, demonstram todo o poder de alcance deste monólogo, deste ensaio digno de uma letra do Van Der Graaf Generator.

    “(…)notei que voce está tentando fazer o mesmo que o diabo tentou fazer com Jesus no deserto(…)”

    “(…)mas deixa eu te falar uma coisa, não arrisque provocando a Deus e a sua palavra(…)”

    “(…)não quero te ofender nem te julgar com esse comentário, mas cuidado, pois se voce respira é porque Deus tem misericordia de voce, se voce pode trabalhar é porque Deus tem misericordia de voce se voce nasceu é porque Deus teve misericordia de voce, portanto não fique zombando a Deus nem questionando a sua palavra, pois Ele é quem criou todas as coisas, e por ter criado a vida Ele também pode tirar a vida, pois Ele é dono da vida.” (Não é o dono da lua, polque a Mônica não deixa, pola.)

    “(…)Deus jamais será injusto ainda que Ele destruisse este planeta em um piscar de olhos (…)”

    “(…)e preencherá esse vazio que voce sente em seu coração (…)

    Menções honrosas:

    O fato de que ele capitalizou “Deus” e “Ele” todas as vezes em que fora necessário, mas não capitalizou as palavras após o ponto.

    “(…)preencher um vazio que há dentro de voce não te jugo – Me encanta jugo de naranja – porque eu sei que voce está sendo enganado pelo diabo.”

    Vejo vocês no VdA do mes que vem.

    Guilherme H respondeu:

    @wevertonservodeJesus,

    olá andre passei pela sua pagina e depois de ler um pouco notei que voce está tentando fazer o mesmo que o diabo tentou fazer com Jesus no deserto

    Nossa! Como não pude notar isso? Agora tudo está esclarecido: Satanás está fingindo-se de blogueiro cético para desviar as pessoas do caminho da salvação, publicando artigos.

    Que estratégia magnífica!

    não quero te ofender nem te julgar com esse comentário, mas cuidado, pois se voce respira é porque Deus tem misericordia de voce, se voce pode trabalhar é porque Deus tem misericordia de voce se voce nasceu é porque Deus teve misericordia de voce, portanto não fique zombando a Deus nem questionando a sua palavra, pois Ele é quem criou todas as coisas, e por ter criado a vida Ele também pode tirar a vida, pois Ele é dono da vida.
    Deus jamais será injusto ainda que Ele destruisse este planeta em um piscar de olhos somente Ele teria esse direito, pois foi Ele que criou.

    https://ceticismo.net/religiao/tipicas-justificativas-religiosas/#75
    https://ceticismo.net/religiao/tipicas-justificativas-religiosas/#48

    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/2618561/aurelinho-dicionario-infantil-ilustrado-da-lingua-portuguesa-nova-correcao-ortografica

    voix69 respondeu:

    @wevertonservodeJesus,

    “notei nos seus comentarios que voce é alguem que tenta preencher um vazio que há dentro de voce”
    -Sempre essa mesma ladainha. Cara…pessoas com uma tremenda baixa estima, e um certo grau de ignorância, acham que possuem “um vazio” a ser preenchido.
    -O vazio que existe, provavalmente, é fome. :mrgreen:

    “não te jugo porque eu sei que voce está sendo enganado pelo diabo. e por pensar que conhece as escrituras diz o que diz.”
    -O diabo não existe. Se existe é culpa de Deus (Isaías 45:7).
    -Outrossim, mais uma vez “ad hominem” é usada.

    “mas deixa eu te falar uma coisa, não arrisque provocando a Deus e a sua palavra…”
    -Não seria um crentosco sem proferir uma ameaça…

    “…e por ter criado a vida Ele também pode tirar a vida, pois Ele é dono da vida.”
    -Quando leio coisas desse tipo lembro de um comentario feito aqui que dizia que o deus da bíblia parecia Sauron. E eu concordo…

    “Deus jamais será injusto ainda que Ele destruisse este planeta em um piscar de olhos somente Ele teria esse direito, pois foi Ele que criou.”
    -Se você de fato concorda com isso, só posso dizer que sinto muito por você.
    Esse seu Deus é um deus injusto, assassino e imoral.
    Seu Deus é um deus mimado e ciumento, que precisa ser bajulado. Dispenso esse deus, vivo melhor sem ele.

    “nós vivemos porque Ele nos ama.”
    -HAHAHAHA…ele nos ama, mas está pronto para mandar-nos para o inferno se não puxarmos o saco dele. Deus mimado esse heim?

    “aceite a Jesus com se unico e suficiente Salvador, que Ele te dará todas as respostas que voce precisa, e preencherá esse vazio que voce sente em seu coração.”
    -Seu “Jesus Salvador” nunca existiu. Todas as respostas que existem apontam para isso. É triste, para você, mas é a verdade.

    “que a paz do Senhor Jesus seja convosco!”
    -Que Apolo te ilumine e te sabedoria.

  • saguhh00

    @André,

    Deixa ver se eu entendi: eu preciso aceitar Jesus para ter redenção de um pecado que EU NÃO COMETI. Ok, sem maiores considerações.

    Pois é: o cristianismo cria um problema que não existe e oferece uma solução.

    Como disse Mencken: o papel de um padre é salvar idiotas de um Inferno imaginário. Ele não é diferente dos homeopatas que vendem óleo de fígado de pato para reumatismo.

  • juniorus

    1 – Dizem que Jesus veio para redimir nossos pecados. Que pecados, se eu não era nascido?
    Os pecados que vier a cometer serão perdoados se aceitar o sacrifício de Jesus em substituição ao seu.

    2 – Como um deus ordena matar mulheres e crianças num dia ordena que amemos nossos inimigos no outro dia?
    A ordem para aniquilar os canaanitas foi um instrumento punitivo de Deus e seus agentes foram os israelitas repatriados. Vale lembrar que Deus concedeu 430 anos para que aquelas nações se arrependessem de seus pecados que incluíam idolatria, sacrifícios humanos em rituais religiosos e violência. Foi também um gesto de amor à nação israelita que precisava de estabilidade política e religiosa para se formar.

    3 – Afinal, Jesus nasceu no tempo de Quirino ou no de Herodes?
    Jesus nasceu no tempo de Herodes cerca de 4 anos antes do ano ao qual se atribui. De fato, houve um erro de cálculo entre os piedosos homens que marcaram o nascimento de Cristo. Mas esse erro é extrabíblico.

    4 – Se Noé e sua família sobreviveram ao Dilúvio, pois eram as únicas pessoas puras de coração, isso significa que Matusalém não prestava e por isso morreu afogado?
    Não há nenhuma menção que Matusalém tenha morrido nas águas do dilúvio, mas no ano. Bom lembrar que o dilúvio durou 40 dias e o ano lunar tem 360. Dá um total de 320 dias para que o homem tenha morrido.
    De fato, o pai de Matusalém, Enoque é apontado no livro de Judas como um pregador do Julgamento. Existem especulações sobre uma profecia que dizia que quando Matusalém morresse, o dilúvio viria. Isso também é extrabíblico.

    5 – Com quem Jesus estava falando quando disse “Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?”
    Jesus estava falando com o Pai. A Divindade é composta de três pessoas iguais e coeternas. Isso não representa um exemplo de politeísmo. Em Gênesis 1:1 a palavra Deus em hebraico Elohim que significa Deuses, muito embora o verbo bara está no singular (criou). De fato, temos uma pluralidade na unidade de Deus. A declaração de fé judaica diz que Deus é um (hebraico Echad) o que também implica em pluralidade em uma unidade.

    6 – Por que Deus tem preferência pelos profetas do Velho Testamento?
    Erro grotesco este, o que revela superficial conhecimento da Bíblia. Como castigo, vou responder apenas com citações: Veja o depoimento do apóstolo Paulo, de Estêvão e de Jesus sobre a morte dos personagens do antigo testamento em Hebreus 11:32-39, Atos 7:52, e Mateus 23:35.

    7 – Como se melhora o que é perfeito?
    A Lei de Deus é perfeita (Salmo 19:7). As interpretações, não. Leia Mateus 5 e veja que Jesus explica que o real cumprimento ou o descumprimento da lei se estabelecem a partir dos sentimentos como amor, fidelidade, compaixão ou ódio, infidelidade, cobiça e vingança.
    Quanto ao texto citado, Jesus não veio levar a Lei à perfeição, mas veio cumpri-la, o que pode ser entendido de duas formas: a. observar e provar que é possível guardar a Lei de Deus; b. dar o cumprimento dos tipos do antigo testamento como cordeiros, sacerdotes e demais símbolos do santuário.

    8 – Havia doenças quando Adão foi expulso do Éden?
    Adão não era tão suscetível a doenças como nós, com milênios de deterioração. Também era mais inteligente. A Palavra de Deus só precisou ser escrita depois que a mente do homem já não era capaz de guardar toda a verdade sem deturpação. Ademais, Adão não foi lançado a um deserto como proposto no argumento, também não era um macaco para fazer suas necessidades fisiológicas no mesmo lugar em que dormia e comia.

    9 – Como Noé pode ser um patriarca?
    Gregos, egípcios, mesopotâmios, etíopes e até chineses… todas essas nacionalidades são explicadas em Gênesis 10. Para entender como diversas culturas falavam sobre o mesmo evento basta entender que elas são descendentes de Sem, Cam ou Jafé, conforme a narrativa bíblica. As diferenças entre as narrativas se deve ao fato de que, cada país contou a história sob sua perspectiva. Compare a história de Órion (mit. Grega) com a narrativa bíblica da história de Ismael.

    10 – Deus se sente solitário?
    Impossível, pois coexiste em três pessoas. Mas é bastante criativo.

    Administrador André respondeu:

    Os pecados que vier a cometer serão perdoados se aceitar o sacrifício de Jesus em substituição ao seu.

    Entendi. Aceito Jesus e posso roubar, matar, pilhar, estuprar, usurpar, chacinar e cometerr outras 1001 barbaridades. Isso explica as Cruzadas e a Noite de São Bartolomeu, por exemplo.

    A ordem para aniquilar os canaanitas foi um instrumento punitivo de Deus e seus agentes foram os israelitas repatriados. Vale lembrar que Deus concedeu 430 anos para que aquelas nações se arrependessem de seus pecados que incluíam idolatria, sacrifícios humanos em rituais religiosos e violência. Foi também um gesto de amor à nação israelita que precisava de estabilidade política e religiosa para se formar.

    Mas o que velhos, deficientes e crianças de colo têm a ver com isso? Cadê o perdoar 70 vezes 7? Não é à toa que os Marcionitas odeiem este deus.

    De fato, houve um erro de cálculo entre os piedosos homens que marcaram o nascimento de Cristo. Mas esse erro é extrabíblico.

    Nope. O censo e o nescimento estao na Bíblia. De repente, há o erro extrabíblico que existiu um certo Jesus.

    Não há nenhuma menção que Matusalém tenha morrido nas águas do dilúvio

    Se todo mundo morreu, todo mundo é todo mundo, ora. Ou vc deu um submarino pra ele?

    Jesus estava falando com o Pai. A Divindade é composta de três pessoas iguais e coeternas.

    1) Isso não é falado na Bíblia
    2) Isso então prova que não existe um único deus.

    A declaração de fé judaica diz que Deus é um (hebraico Echad) o que também implica em pluralidade em uma unidade.

    Nope. Implica que a Bíblia é o livro mais vagabundo de mal escrito da face da Terra.

    Erro grotesco este, o que revela superficial conhecimento da Bíblia. Como castigo, vou responder apenas com citações

    Citação não vale. Quero uma explicação, mas seu pastor não deu, né?

    A Lei de Deus é perfeita (Salmo 19:7). As interpretações, não.

    Exemplo de lei perfeita:
    CP. Art. 284. “Exercer o curandeirismo:

    I – prescrevendo, ministrando ou aplicando, habitualmente, qualquer substância;
    II – usando gestos, palavras ou qualquer outro meio;
    III – fazendo diagnósticos:
    Pena – detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos.
    Parágrafo único. Se o crime é praticado mediante remuneração, o agente fica também sujeita à multa.”

    Viu? Se seu pastorzeco cismar de dizer que está fazendo “curas”, ele épreso de 6 a 2 anos. Ou seja, fazer estas presepadas que essas igrejolas fazem é crime. Não há o que interpretar.

    Vamos usar um exemplo Bíblico:

    Não matarás.

    Não matar é não matar. Simples, assim. Agora está NO SEU LIVRECO, que seu deus manda estraçlalhar crianças, esmagá-las em rochedos, passar a fio de espada muheres grávidas etc.

    Na sua interpretação, rasgar barriga de mulheres grávidas NÃO MATA o feto?

    Jesus não veio levar a Lei à perfeição, mas veio cumpri-la,

    Mateus 5:17 Não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição.

    Cumprir a lei que não cumrpiu ao não se lavar antes de comer, trabalhou no sábado e não apedrejou a dúltera. Não importa se ninguém tinha pecado, a LEI dizia que tinha que encher a periguete de pedra.

    Adão não era tão suscetível a doenças como nós, com milênios de deterioração. Também era mais inteligente.

    Inteligente, mesmo. Até estava num lugar onde o Deusão não sabia. :mrgreen:

    O resto do seu blábláblá é especulação.

    todas essas nacionalidades são explicadas em Gênesis 10

    Noé veio ANTES, manezinho. Vem com outra. A não ser que vc confirme que a Bíblia errou, mais uma vez.

    Para entender como diversas culturas falavam sobre o mesmo evento basta entender que elas são descendentes de Sem, Cam ou Jafé, conforme a narrativa bíblica. As diferenças entre as narrativas se deve ao fato de que, cada país contou a história sob sua perspectiva.

    Isso eu concordo. A hebreuzada inventou este monte de insânia, que o resto do mundo cheio de imbecis acreditou ser verdade.

    Impossível, pois coexiste em três pessoas. Mas é bastante criativo.

    Poderia ter criado um povo que prestasse, mas o deusão bíblico só fez merda.

    Gangrel respondeu:

    @juniorus,

    1 – Os pecados que vier a cometer serão perdoados se aceitar o sacrifício de Jesus em substituição ao seu.
    – Entendi, se eu aceitar que Jesus existiu e morreu numa cruz, então posso fazer qualquer coisa que o Paraíso está garantido. Deve ser por isso que tantos pastores roubam descaradamente o dinheiro dos crentes e tantos padres passam anos e anos fazendo sexo com menininhos. Aceitaram o sacrifício de Jesus, todos os pecados que vierem a cometer já estão pré-perdoados. Muito interessante…

    2 – A ordem para aniquilar os canaanitas foi um instrumento punitivo de Deus e seus agentes foram os israelitas repatriados. Vale lembrar que Deus concedeu 430 anos para que aquelas nações se arrependessem de seus pecados que incluíam idolatria, sacrifícios humanos em rituais religiosos e violência.
    – Quantos anos Deus concedeu para que os israelitas se arrependessem de todos os pecados e atrocidades que cometeram? Eles também andaram sacrificando humanos (como em II Rs 23:20, Lv 27:28-29, Jz 11:29-40, II Sm 21:8-9 e I Rs 13:2). Violência por parte dos israelitas, então, melhor nem comentar nada… Se Deus fosse justo [supondo que ele existisse 😉 ], julgaria todos com o mesmo rigor.

    Foi também um gesto de amor à nação israelita que precisava de estabilidade política e religiosa para se formar.
    – Exterminar um povo inteiro pra agradar os israelitas. Isso é que eu chamo de puro amor divino! Hitler estava a um passo da divindade, pelo seu ponto de vista. Ele também queria exterminar os povos que impediam sua terra de gozar de estabilidade política e religiosa, um gesto de amor à Alemanha. O Deus da bíblia deve ter aprovado…

    5 – A Divindade é composta de três pessoas iguais e coeternas. Isso não representa um exemplo de politeísmo.
    – Se são iguais, porque Jesus disse que “o Pai é maior do que eu” (Jo 14:28) e que existiam coisas que “ninguém saberia (nem ele mesmo nem o Espírito Santo), a não ser o Pai” (Mc 13:32)? E ele chamava o próprio pai de “Meu Deus” (Jo 20:17). Acho que os crentes vão dizer que as três pessoas eram iguais, mas diferentes…

    7 – A Lei de Deus é perfeita (Salmo 19:7).
    – É isso que você entende quando lê Hb 8:6-7?

    Quanto ao texto citado, Jesus não veio levar a Lei à perfeição, mas veio cumpri-la…
    – E ele cumpriu? Várias passagens da Bíblia mostram que não…

    8 – Adão não era tão suscetível a doenças como nós, com milênios de deterioração
    – A bíblia fala isso? Então os crentes não acreditam na evolução, mas creem na involução das espécies. Curioso…

    [Adão] Também era mais inteligente.
    – Foi por isso que ele só percebeu que estava pelado depois de comer daquela fruta proibida? Sei, sei, muito esperto o rapaz…

    10 – Impossível, pois coexiste em três pessoas. Mas é bastante criativo.
    – Criativo mesmo, a ponto de inventar coisas tão loucas como a circuncisão e aquelas leis interessantes sobre sacrifícios de animais…

  • MarceloGuaxinim

    Ok! vim aqui ensinar uma coisa a esse Ateu/Satanista

    1- Nunca usasse um banco? Ele veio nos dar um vale pecado! e vc com esse post já gastou o seu.
    2- OBVIO! no antigo testamento ele estava solteiro! AI É TOCAR O TERROR RAPAZ! Dai veio mulher, filho… a gente toma jeito… é a evolução natural….
    3- hahahaah TOLO usando livros de história pra tentar entender a biblia! seu tolo o correto é mondar os livros de historia pela palavra sagrada.
    4- Você nunca formatou um computador? e quando a barrinha tava carregando tu lembrou PUTZ Não salvei a lista de favoritos…
    Então: CARAIO! ESQUECI MATUSALEM!
    5- A cara! ele tava lá cansadão no sol! é normal numa situação dessa falar em terceira pessoa! O MarceloGuaxinim faz isso direto tbm!
    6- antes eram amigos! época de solteiro! depois muda tudo cara, vc tem que cuidar da casa e acaba não dando tão atenção aos amigos. normal.
    7- O que fale é o ultimo. foi um patch de correções só. era perfeito, mas agora fica em tela cheia e tal…
    8- Haviam doenças! mas naquele tempo não tinha sus pras pessoas morrem nos corredores, dai todos vivam bem.
    9- O correto é noé os outros relatos são de datas diferentes pq o povo era analfabeto e não sabia marcar corretamente os dias…
    10 – UM: tempo livre. DOIS somos feitos a sua imagem e semelhança! uns mais que os outros…

    ariel estrela respondeu:

    Cara vc esculhambou. Parabens kkkkkk esse cara mereceu kkkkkkkkkkklll

    Julio Cesar Ferranti respondeu:

    Não consigo identificar se você está falando sério ou de zoeira!

  • Eu li. Não tem nenhuma prova lá que Deus existe.

    Agora, RESPONDA as minhas perguntas.

    Jhonathan Silva respondeu:

    Se mata e vc terá a resposta que tanto busca simples assim

    Pryderi respondeu:

    Tenho uma ideia melhor. Seu deus disse que TUDO o que você pedir a ele, ele fará. Por gentileza, peça para que a fome no mundo acabe amanhã.

    Ok, vou facilitar: peça que todos os doentes no Instituto Nacional do Câncer se curem.

    Cristiane Freire respondeu:

    Faltou um pequeno detalhe. Deus fará tudo o que aquele que crer pedir, desde que seja da vontade dele.

  • nattan ls

    ae man da uma olhada nesses links acho que vai te ajudar a entender melhor:
    http://www.3minutos.net/

    http://www.respondi.com.br/

    abraço

    Pryderi respondeu:

    Este monte de MERDA não respondeu as minhas perguntas, crentinho.

  • Fé é querer acreditar em qualquer besteira, mesmo sabendo ser mentira.

    kerolyn respondeu:

    Não, fé é acreditar naquilo que não se pode ver. A gente não acredita em Deus apenas por acreditar, nós o conhecemos de verdade! Deus é a razão da minha vida e nada que você escreva aí vai mudar o que eu penso. Os meus pés estão firmados sobre a rocha!
    Que um dia você possa ter a oportunidade de conhece-lo. Deus te abençoe e tenha misericórdia de você.

    Pryderi respondeu:

    Sua fala não é nada diferente de um maluco que explode um bairro em nome de um deus que só existe na cabeça dele.

    Sabe onde vc pode enfiar a bênção de seu deus? Pois, é.

    Everaldo andrade respondeu:

    todo ateo crer em alguma coisa! ou tô errado?

    NestorBendo respondeu:

    Eu creio piamente em crentes inteligentes. Você não é um deles, infelizmente.

    Márcio S. respondeu:

    Você poderia ter colocado em versos! :S lol

    Jhonathan Silva respondeu:

    Como vc pode ter tanta raiva de um Deus que pra vc não existe???

    Pryderi respondeu:

    Por que vc tem tanta raiva de quem não acredita nas bobagens que vc acha que é verdade e vem aqui encher o saco? Eu não fui na sua casa pentelhar. Fui?

    Daniel respondeu:

    Justamente, então você tem muita fé na teoria de evolucionismo, pois essa teoria contradiz as leis da física e de química quântica.

    William S D Borba respondeu:

    “Teoria de evolucionismo”?
    Segundo os crentes, para falar sobre a bíblia deve-se lê-la na íntegra. Porém, para eles, a recíproca não é verdadeira no que concerne aos livros científicos.

    NestorBendo respondeu:

    Discorra. Se peidar pra dentro, é porque não sabe do que está falando. Aposto que todas as perguntas que você fizer poderão ser respondidas apenas linkando para a nossa seção “Típicos Erros Criacionistas”.

  • ci8da

    A única coisa que eu consegui com td isso foi rir, Que DEUS com letra maiúscula, possa ter misericórdia de vc, só isso…

    Pryderi respondeu:

    Histeria é comum em pessoas religiosas. Nada demais.

    Ricardo Alves respondeu:

    Histeria é comum ao ser humano em geral. De uma olhada nas torcidas organizadas, nas manifestações em prol de um ou outro candidato antes das eleições,nos distúrbios de 1992 em Los Angeles e em muitos outros…

    Pryderi respondeu:

    Concordo plenamente.

  • Show me the paper.

  • Cristiane Freire

    Uma coisa que me intriga é a onisciência de Deus. Se ele sabe tudo que acontecerá na vida de cada um, ele sabia que Adão e Eva pecariam, seriam expulsos do Éden e o pecado se espalharia pelo mundo. Seria Deus um menino apontando uma lupa para um formigueiro num dia de sol?

  • Ezequiel 18:20 – A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai levará a iniquidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.

    Refutado. Tente de novo.

    Ricardo respondeu:

    Refutado pra você que não tem apreço pelo criador. Um leitor sincero tentará entender o contexto. Caso queira procurar mesmo a respostar: http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/2010210
    Mas não ficar discutindo com você (Mateus 7:6).

    Pryderi respondeu:

    Pera. Ou você é o único responsável pelos seus atos ou este será repassado para os descendentes. Não tem como conciliar as duas coisas.